SCORM

SCORM

por Douglas Eduardo Andreto -
Número de respostas: 6

 Boa tarde a todos.. espero que vocês consigam me ajudar sorriso , pessoal, eu como muitos estou de forma pioneira desvendando as qualidades do moodle, e cheguei em mais um universo novo, o tão falado SCORM boca aberta.
  Se entendi bem, SCORM é um pacote que contém materiais que posso utilizar no curso(Objetos para Aprendizagem), mas se eu não me engano, já me disseram que o moodle já é um scorm sorriso , ai ai ai, onde estou chegando... alguém pode me fornecer uma breve e simplificada explicação do que vem a ser o SCORM?? Se estou no caminho certo?? Como faço para criar meu SCORM?? Eu já procurei nos tópicos e não achei nada parecido, ou procurei pouco, e se possível, gostaria de abusar um pouco mais solicitando se possível que alguém me envie um pacote emprestado ..hehehehehehe.. só para mim fazer testes, garanto que esta curiosidade é puramente acadêmica..
  Um enorme abraço a todos e tenham uma ótima semana..

  Desde já agradeço a todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Douglas Eduardo Andreto

Re: SCORM

por Maria João -
Só agora vi novamente o seu pedido. Talvez entretanto tenha conseguido explorar o tema Scorm, de qlqr forma aqui vai um link para a partilha de materiais dentro no Moodle: http://moodle.org/mod/glossary/view.php?id=2740
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maria João

Re: SCORM

por Daniel Bastos de Oliveira Bomfim -
Olá, Maria. O link fornecido parece não estar mais disponível.

Quanto ao problema de obtenção de dados do SCORM, o que eu já percebi que é a troca do pacote zera os relatórios, pois é como se fosse adicionada uma nova atividade.

No relatório de atividades ainda constam visitas, mas de SCORMs que não existem mais, mais ou menos.

Mas aconteceu várias vezes na plataforma na qual eu trabalho, alunos acessaram várias vezes e não constava nenhuma participação. Seja de telas em flash ou atividades em Quizmaker.

Creio que devemos atentar à geração dos módulos no Reload e à criação da atividade, mas não detectei a fonte exata do problema e a melhor configuração para os SCORMs.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Douglas Eduardo Andreto

Re: SCORM

por antonio souza -

Oi Pessoal!

O SCORM é um modelo de referencia para objetos de conteúdos compartilháveis. Esse modelo permite a comunicação entre o conteúdo (objeto digital de aprendizagem) e o LMS - Sistema Gerenciador de Aprendizagem (Moodle). A troca de informações consiste em pegar dados do aluno ou interator, informar se o interator já concluiu a lição (página ou SCO) e quanto tempo demorou em cada lição. Além de permitir criar questionários e enviar a pontuação desse questionário para o Moodle.

Toda essa troca de informações pode ser consultada no relatórios de atividades do objeto de aprendizagem criado no padrão SCORM.

Estamos criando uma ferramenta de autoria colaborativa para objetos digitais de aprendizagem no modelo SCORM. O ODIKI é software livre e em breve, código aberto.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à antonio souza

Re: SCORM

por Paula de Oliveira -

Olá Antonio e colegas,

Quando acesso o Relatório de Atividades as lições aparecem com o status: "Não tentativas". Mas o aluno entrou na lição, passou por todas as páginas e perguntas, pois consigo ver isso através do link "Todos os acessos".

Gostaria de saber por quê as lições não ficam registradas com o número de visitas, número de páginas visitadas, respostas corretas, etc.

Abs, Paula.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Oliveira

Re: SCORM

por Rafael Costa -
Bom Dia Paula!

Encaro esse mesmo tipo de problema. Verificamos o relatório de atividades e, para alguns alunos que constam como se não tivessem realizado alguma atividade, temos as informações das respostas dos mesmos e etc.

Eles responderam as atividades porém no relatório não aparece.

Caso tenha obtido a solução, poderia compartilhá-la comigo?

Bjs


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Douglas Eduardo Andreto

Re: SCORM

por Adriano Lima -
Prezados,

Segue abaixo um resumo que descrevi sobre as definições do padrão SCORM em análise à documentação oficial desenvolvida pela ADL e do portal http://www.etutors-portal.net/

SCORM - Conjunto de normas (regras) para permitir aos Sistemas de Gestão de cursos e-learning (LMS) procurar, importar, exportar, compartilhar e reutilizar seus conteúdos (cursos). Essa norma foi projetada incialmente para fornecedores de LMS, posteriormente passaram a ser usadas pelos programas de autoria que produzem conteúdos (cursos), permitindo saber como adaptar tecnicamente seus cursos para estarem conformes o padrão SCORM.

DESCRIÇÃO GERAL - Em geral, podemos dizer que o SCORM é a parte inteligente, "o cérebro do LMS", pois com ele, controla-se um conjunto de serviços agregados ao LMS, e com isso, oferecer um acompanhamento preciso sobre o progresso dos alunos, como: descreve a sequência dos tópicos, reporta o conhecimento do conteúdo visto pelos estudantes durante o curso, o ponto onde parou após interromper o conteúdo exibido, notas. o SCORM sabe o que tem que fornecer ao aluno, como ao concluir uma determinada competência, saber que o aluno poderá passar adiante.

Conteúdos que não são elaborados conforme as normas do padrão SCORM, ficam sujeitos a serem simplesmente "links" de uma página a outra. Não há controle de gestão.

A ADL - Advanced Distributed Learning em conjunto com a AICC - Aviation Industry CBT Commitee desenvolveram no padrão SCORM uma abordagem amigável permitindo através da chamada API uma forma de comunicação com o LMS, sem necessidade de sistemas pesados e lentos como banco de dados, assim o SCORM permite rapidamente mostrar como catalogar, agregar conteúdos, e controlar o progresso do aluno.

Espero que essas descrições ajudem
Contagem das avaliações:  -