Problema instalação: moodledata sem permissão escrita

Problema instalação: moodledata sem permissão escrita

por cristian santos -
Número de respostas: 1

Olá pessoal! Estou tentando instalar o moodle em meu servidor. Como meu servidor não trabalha com PHP 5.4 tive que tentar o moodle 2.6. Acontece que na hora da instalação não consigo criar o DIRETÓRIO DE DADOS, o moodledata.


Procurei bastante na internet e já entendi que o diretório deve estar antes do diretorio do site. Entendi também que é preciso dar permissão de escrita nesse diretório. Já tentei em vários diretórios e nada. Segundo instruções da net, apliquei:

chown apache nome_diretorio

chmod 777 -R nome_diretorio

Mas continua dando erro de permissão. Não entendo. Aparece o seguinte erro acima:

Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/data/moodledata) is not within the allowed path(s): (/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/edicoescobra_com_br:/var/zpanel/temp/) in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/edicoescobra_com_br/moodle/install.php on line 337 Warning: is_writable(): open_basedir restriction in effect. File(/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/data) is not within the allowed path(s): (/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/edicoescobra_com_br:/var/zpanel/temp/) in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/edicoescobra_com_br/moodle/install.php on line 341


E abaixo aparece em vermelho:


O diretório pai (/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/data) não pode ser escrito. O diretório de dados (/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/data/moodledata) não pode ser criado pelo instalador.


Tentei configurar manualmente o config.php pra pular a instalação mas o erro persiste aparecendo de outra forma quando tento acessar o moodle:


Fatal error: $CFG->dataroot is not configured properly, directory does not exist or is not accessible! Exiting.


Compreendi que o erro é de permissão do diretório, mas já mudei o dono para APACHE e dei permissão total 777. Alguém tem ideia do que estou fazendo errado?


Muito obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à cristian santos

Re: Problema instalação: moodledata sem permissão escrita

por Rogerio Siqueira -

Cristian bom dia, 

pelo que estou vendo vc está utilizando uma hospedagem compartilhada, se sim tente verificar no painel de sua hospedagem se tem a opção de arrumar as configurações de permissão..  outra questão é em hospedagem compartilhada não se usa o usuário do apache, ele por padrão utiliza algum nome ligado a sua hospedagem, recomendo vc entrar em contato com o suporte e solicitar a aplicação do nome correto e colocar permissão de leitura e escrita para a pasta public_html e tb a moodledata. ... 

 

qq coisa é so falar. 

att

Contagem das avaliações:  -