Exame Online - Funcionalidades

Exame Online - Funcionalidades

por rafael andrade -
Número de respostas: 2
Bom dia. Estou prestes a desenvolver um sistema para uma escola de idiomas.
Gostaria de utilizar o moodle, se possível para aplicar prova de nivelamento. Nunca tive contato com o moddle, gostaria de saber se ele possui funcionalidade para aplicar exames online da seguinte maneira:

. Cadastrar uma base de dados de questões.
. No exame as questões aparecem aleatoriamente
. Tempo para resposta
. No final a nota não deve aparecer.
.Para os alunos responderem as questões tem que estar devidamente cadastrados.


Algo parecido com isso, alguém sabe me dizer se é possível ?



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à rafael andrade

Re: Exame Online - Funcionalidades

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Boa tarde Rafael.


Tudo isso é possível e nem é muito difícil. Apenas questão de configuração.

Apenas uma coisa que eu não entendi muito bem sobre o tempo de resposta: esse tempo é por questão ou pelo questionário completo? Se for por questão não sei se é possível, mas pelo questionário sim.

Lembrando sempre que se algum requisito oferecido pelo Moodle não suprir sua necessidade, pode existir algum plugin disponível que faça o que você precisa, e há também a possibilidade de desenvolver um.


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à rafael andrade

Re: Exame Online - Funcionalidades

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

 Vamos aos detalhes

Cadastrar uma base de dados de questões.

Moodle tem isso. Você cadastra quantas questões quiser e se chama "Atividade de Base de dados"

O módulo de atividade de banco de dados permite que os participantes possam criar, manter e procurar registros. A estrutura das entradas é definido pelo professor como um número de campos. Tipos de campo incluem caixa de seleção, botões de rádio, menu dropdown, área de texto, URL, imagem e arquivo enviado.

O layout visual de informações ao listar, visualizar ou entradas de banco de dados edição pode ser controlado por modelos de banco de dados. Atividades de banco de dados podem ser compartilhados entre os cursos como presets e um professor pode também importar e entradas de banco de dados de exportação.

Se o filtro de auto-linking banco de dados estiver ativado, nenhuma entrada em um banco de dados será vinculado automaticamente onde as palavras ou frases aparecem dentro do curso.

Um professor pode permitir comentários sobre entradas. As entradas também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação pelos pares). As classificações podem ser agregados para formar uma nota final, que está registrado no livro de notas.

Atividades de banco de dados tem muitos usos, tais como:

  • Uma coleção colaborativa de links da web, livros, resenhas de livros, referências de jornal etc.
  • Para exibir criado por estudantes fotos, cartazes, sites ou poemas para comentário dos pares e avaliação
Leia mais aqui: https://docs.moodle.org/29/en/Database_activity_module

No exame as questões aparecem aleatoriamente 

Após você criar a base de dados, podes adicionar um "Questionário"

O módulo de questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e / ou mostrar as respostas corretas.

E após adicionado importar as questões da base de dados.

Tempo para resposta

Na hora que você cria o "Questionário" podes definir o tempo para resposta

No final a nota não deve aparecer.

Tem isso também:

Para os alunos responderem as questões tem que estar devidamente cadastrados.

Sim, eles só podem responder se forem alunos deste curso. Visitantes não podem responder.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -