Sessões Sincronas e assincronas?

Sessões Sincronas e assincronas?

por Cats Cats -
Número de respostas: 2
Olá pessoal
O moodle permite ter sessões sincronas e assincronas?

Sincronas é quando todos estão presentes, os professores e os alunos de uma determinada disciplina.

Sónia Mendes
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cats Cats

Re: Sessões Sincronas e assincronas?

por José Antonio Rocha -

Tanto faz, você pode usar de qualquer maneira. Mas eu, cada vez mais, me convenço que aulas síncronas são uma camisa de força sem grande utilidade pedagógica. Coisas como videoconferências e chats são uma perda de tempo. O que meu alunos (de turmas presenciais com suporte online) mais gostam é de fazer as aulas online quando querem.

O ensino presencial pressupões duas situações:

  1. Os envolvidos tem de estudar no mesmo lugar.
  2. Os envolvidos têm de estudar ao mesmo tempo.

Em geral, com ensino a distância a tendência é apenas liberar os participantes do imperativo de lugar, mas não de horário: se imagina aulas a distância com todos os alunos trabalhando ao mesmo tempo.

No entanto, as ferramentas de ensino atuais permitem que se libere as pessoas também do imperativo de horários, e isto é pouco explorado. E é uma das coisas que os alunos mais gostam, estudar ao seu próprio ritmo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Antonio Rocha

Re: Sessões Sincronas e assincronas?

por cassia pimenta -

Estamos em vias das descobertas da interatividade, e essas ferramentas fazem o repensar no ensino.As ferramentas assincronas e sincronas possibilitam a relaçáo de ensino e aprendizagem em tempo real ou nao.

Contagem das avaliações:  -