"Está faltando no disco"

"Está faltando no disco"

por Fernando Abreu -
Número de respostas: 12

Prezados, estou trabalhando com o moodle 2.6, como teste para uma futura instalação mais completa.

Recentemente tentei instalar alguns plugins mas está acontecendo algum problema.


A instalação passa sem erros pela validação, porém ao verificar em Visão Geral dos Plugins, aparece ao lado do plugin a mensagem  "Está faltando no disco"., e pede para atualizar a versão.


Tento atualizar mas nada acontece.

Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Gisele Brugger -

Olá Fernando, 

Você fez uma instalação do zero ou fez um upgrade de versão?

Pois essa mensagem ocorre geralmente quando você faz um upgrade de versão ( onde tinha um plugin na versão anterior e na atualização você não copiou a respectiva pasta para a nova versão)

veja o nome do plugin que está falatando no disco e confira se realmente a pasta está lá dentro do diretório específico do moodle ( mod, blocks etc)


Até mais


Em resposta a 'Gisele Brugger'

Re: "Está faltando no disco"

por Fernando Abreu -

Oi Gisele agradeço sua ajuda.

Então, é a primeira vez que instalo o plugin.

Não havia feito antes.

Isso está acontecendo com todos os plugins e temas que tento instalar nesse ambiente.

Poderia ser algo relacionado a permissão no banco?

Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Gisele Brugger -

Olá Fernando

Então.. já sei o que se trata.

Para você instalar ou atualizar qualquer plugin/módulo via interface de adsministração do moodle as respectivas pastas deverão estar com permissão : 777

Faça as instalações/atulaizações necessárias e logo a seguir volte as permissões para: 755

Nos dê retorno depois se deu certo.

Até mais

Em resposta a 'Gisele Brugger'

Re: "Está faltando no disco"

por Fernando Abreu -

Olá Gisele,

Então ainda persiste a mensagem de Está faltando no disco.

O que eu acho estranho é que geralmente quando instalamos algo no moodle, ele pede para atualizar as tabelas no banco.


Nesse caso não está acontecendo isso.

Passa pela validação, é instalado mas remete para uma tela sugerindo a atualização do plugin:


Existe uma nova versão disponível para algum dos seus plugins!


Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Gisele Brugger -

Fernando

Dê um print da sua tela que exibe "esta faltando no disco " e poste aqui para vermos.


Até

Em resposta a 'Gisele Brugger'

Re: "Está faltando no disco"

por Fernando Abreu -
Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Fernando Abreu -

Oi Gisele, então surge essa tela.

Eu clico em instalar esta atualização, o sistema emite uma outra mensagem dizendo que irpa buscar essa atualização em um link e que o risco é meu.

Concorco, mas não tem nenhum efeito.

Eu volta nessa tela (print) e está do mesmo jeito.

valeu

Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Gisele Brugger -

Pois então Fernando, 

Os três módulos que estão com problema não são nativos do moodle.

Você provavelmente  esta fazendo uma atualização de versão ( e na versão antiga esses módulos estavam instaldos, uma vez que eles constam na sua base de dados).

os procedimentos que você deverá fazer é:

1) Verifique dentro da pasta /mod se estes arquivos estão lá

2) caso não esteja, baixe cada um deles na versão compatível com o seu moodle e coloque dentro da pasta /mod

3) acesse novamente Administração do site-> Avisos e verifique as atualizações que serão feitas


ps: eu sugiro ao invéz de instalá-los, clicar em "DESINSTALAR" uma vez que não são módulos oficiais do moodle e que provavelmente você não os usará.

 até mais


Em resposta a 'Fernando Abreu'

Re: "Está faltando no disco"

por Eduardo Kraus -

Quando a mensagem "Está faltando no disco" aparece significa que o plug-in foi instalado com sucesso, mais alguém apagou a pasta do Plug-in.

Então o processo tem que ser manual e fazer uma das duas alternativas:

1) Se não quiser mais usar o plug-in clique em desinstalar e ele sumirá desta tela;

2) Manualmente recoloque este plug-in na sua pasta específica e o Moodle parará de reclamar da falta dele.

Sobre as permissões, o Moodle tem a opção de upload dos arquivos pelo painel de instalação, porém este processo requer permissão de escrita e ter permissão de escrita é altamente desaconselhável por segurança. Deixar uma pasta com permissão de escrita pode deixar o sistema vulnerável e hackers conseguir modificar páginas e adicionar vírus.

É Claro que falo de servidor Linux. Windows é inseguro por si só...

Então sempre envie os arquivos pelo gerenciador de arquivos, como FTP, SFTP, GIT, ou outro que foi lhe dado.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Em resposta a 'Eduardo Kraus'

Re: "Está faltando no disco"

por Rafael Mota -

Minha recomendação caso isso ocorra é igual do Daniel. Porem vale para verões erradas tambem


1) acese seu moodle nesse ponto, e remova todos os que estão faltando no disco, mas lembre-se de guardar o nome caso queira voltar depois

https://seumoodle.br/admin/plugins.php#plugin_type_cell_theme

2) limpa o cache novamente por segurnaça 

https://seumoodle.br/admin/purgecaches.php

3) por fim faça a atualização do banco, para o que ficou após apagar os problemas.