Turmas separadas por grupos com um professor cada

Turmas separadas por grupos com um professor cada

por Magno Rodrigues Costa -
Número de respostas: 3

Bom dia a todos!!

Estou com a seguinte demanda: Tenho um curso onde existem n alunos, que são divididos por grupos. Preciso que cada grupo tenha um gerente/professor, e que esse usuário tenha acesso a informações como conclusão de atividades, notas e relatórios de acompanhamento somente dos alunos que estão presentes no grupo em que ele está cadastrado.

Existem alguma maneira, módulo ou plugin em que eu possa estar fazendo isso?


Desde já, obrigado!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Magno Rodrigues Costa

Re: Turmas separadas por grupos com um professor cada

por Fabiano Rocha -

Magno,  boa noite!

A primeira questão é: qual a versão do Moodle que está utilizando?

Caso seja uma das últimas ( > 2.6) , acredito que será necessário configurar:

  • O curso para modalidade grupo do tipo "Grupos separados" ou "Grupos visíveis" (Administração do curso --> Editar configurações --> Painel "Grupo" --> Modalidade Grupo)
  • As atividades para divisão em grupo também. Na edição/inserção das atividades, no painel "Configurações comuns de módulos ", escolher na opção "Modalidade grupo" a opção "Grupos separados"
  • Criar os grupos (bloco "Administração", dentro de "Administração do curso", opção "Usuários", item "Grupos" e alocar os participantes dos grupos. Algumas informações importantes sobre grupos: https://docs.moodle.org/28/en/Groups

Se tiver um professor em mais de um grupo e precisar fazer com que eles vejam somente os alunos dos grupos que fazem parte, terá que mexer também nas permissões do usuário tutor/professor.

Já trabalhei com esta configuração fazendo com que a conclusão de atividades e as notas fiquem segmentadas somente para os professores do grupo, mas não testei ainda o comportamento com os relatórios de acompanhamento.

Abco.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabiano Rocha

Re: Turmas separadas por grupos com um professor cada

por Magno Rodrigues Costa -

Boa tarde, Fabiano!!

Suas dicas me foram muito úteis. Aliás, estou utilizando a versão 2.7.

Mas a respeito da configuração de permissões, quais seriam as configurações necessárias? Teria que modificar no contexto de todo o sistema ou é possível eu fazer isso no contexto do curso?


Desde já, obrigado!!

Abraços!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Magno Rodrigues Costa

Re: Turmas separadas por grupos com um professor cada

por Fabiano Rocha -

Magno,

é possível ajustar as permissões tanto no geral (permissões na política de usuários), quanto na própria atividade.

Para ajustar de forma global, dê uma olhada em Administração --> Administração do Site --> Usuários --> Permissões --> Definir papéis, clicando no ícone editar da função que quiser ajustar.

Só daria a sugestão de testar, em um ambiente específico para tal, antes de fazer em produção. piscando Cautela e caldo de galinha sempre é bom.

Contagem das avaliações:  -