Internet para criação de curso no Moodle

Re: Internet para criação de curso no Moodle

por Eduardo José Soares -
Número de respostas: 0

Boa noite,

Para criar cursos e povoá-los com conteúdos preparando-os assim para que possam ser utilizados logicamente por alunos, professores, tutores, etc. é, a priori, perfeitamente possível levando-se em consideração que você citou duas fases distintas: 1) Fase: Preparação do Curso; 2) Fase: Disponibilização do curso para uso via internet.

A primeira fase pode ser realizada de forma totalmente "offline" em seu computador, desde que todos os recursos sejam colocados de modo a não fazer referência a um endereço local mas sim relativo, ou seja, os recursos devem ser implementados tendo em vista que deverão posteriormente ser acessados e utilizados via internet.

A segunda fase você necessitará a escolha de uma das três alternativas viáveis: 2A) Fazer um backup do curso, ou dos cursos, e restaurar em um moodle em alguma hospedagem contratada através de um provedor; 2B) Realizar um backup do seu ambiente moodle (diretório do moodle compactado, "moodledata" compactado e dump/backup completo da base de dados usada com o seu moodle) e novamente contratar uma hospedagem onde o suporte técnico possa restaurar o seu ambiente moodle ; 2C) Se você você estiver utilizando o seu ambiente moodle - em seu computador - na rede interna de uma instituição, peça ajuda ao administrador de redes/sistemas para tornar possível que a sua máquina possa receber conexões HTTP de tal modo que o seu ambiente moodle estaria online em um primeiro momento apenas para a rede interna.

Para disponibilizar acesso via internet ao seu ambiente moodle seria preciso configurar adequadamente o seu roteador e o wampserver. Sugiro acessar e ler o conteúdo deste link sobre isso: http://stackoverflow.com/questions/24559324/how-to-make-wamp-accessible-over-the-internet


Espero ter sido útil de algum modo.


Atenciosamente,


Eduardo Soares.

Contagem das avaliações:  -