Migração do Moodle para outro servidor

Migração do Moodle para outro servidor

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Número de respostas: 1
Olá pessoal.

Nas próximas semanas o Moodle que eu administro passará por uma troca de servidor.
Gostaria de saber pela experiência de vocês os cuidados, possíveis problemas, um passo a passo básico e outras coisas mais que acharem relevante nesse processo.
Vejo isso como um ponto muito importante, especialmente porque tenho muita customização, e acredito que muita coisa irá se perder. Porém gostaria de saber de vocês o que pode ser importante para o sucesso dessa operação.

Abraços!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Migração do Moodle para outro servidor

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Eu, quando migro Moodle de servidor faço em duas etapas.

1) Migrar um teste

Muito importante, eu migro o moodle por completo e testo se esta tudo OK com ele. Se estiver OK, sem nenhuma falha eu parto para a parte 2.

3) Migrar definitivo

De madrugada, eu re-migro o banco de dados e trago a diferença da MoodleData. Paro o Moodle antigo, para evitar que alguém acesse com DNS antigo e migro os DNS.

3) Valide os arquivos

Antigamente eu apenas executava um # du -h e validava se o tamanho total de dados que esta no servidor novo é igual ao antigo, mais hoje também executo # ls -R pasta_moodle | wc -l que verifica quantos arquivos estão la.

Se eu não tiver acesso SSH ao servidor, eu re-envio os arquivos pelo filezilla para que ele re-envie arquivos que não enviaram corretamente...

Dicas:

  1. Antes de qualquer coisa, atualize o Linux.
  2. Comprima em TAR.GZ antes de enviar ao novo servidor;
    • Não use ZIP, ZIP tem limite baixo e pode dar problemas;
    • Se for baixar pelo FTP todos os arquivos, baixe duas vezes (filezilla tem a opção de Sobrescrever só se arquivo que forem diferentes...)
  3. Se após migrar de servidor, for executado atualização, primeiro migre com os arquivos atuais e se estiver tudo OK, faça backup no novo servidor e atualize-o.
    • Nunca atualize antes de migrar...
    • Nunca use arquivos novos do Moodle e execute a atualização sem antes testar.
  4. Seja livre sempre, use linux ( http://moodle.eduardokraus.com/moodle-em-linux-ou-windows )

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -