Folha de rosto do curso antes da inscrição

Folha de rosto do curso antes da inscrição

por Ronoaldo Pereira -
Número de respostas: 4

Olá comunidade! Estou configurando um portal de ensino de tecnologia com o Moodle. Alguns cursos serão pagos via Paypal. Meu problema é que eu gostaria de mostrar para os alunos uma ementa (ou folha de rosto) sobre o curso antes deles se matricularem, já que vão pagar pelo curso.

Eu estou incluindo estas informações no campo "Descrição do curso", entretanto, como este texto é meio longo para alguns cursos, as telas que listam vários cursos (Lista de cursos na página principal, a busca por cursos ou a navegação por categorias) ficam páginas enormes.

Alguma sugestão de como deixar visível de forma pública a ementa do curso, mais detalhada, mas sem prejudicar as descrições? O ideal seria ter alguma forma de incluir essa informação no curso, mas se tiver algum local onde eu possa publicar como página e linkar na descrição já ajuda. Indicações de plugins para esse trabalho também são bem-vindas!

Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ronoaldo Pereira

Re: Folha de rosto do curso antes da inscrição

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

É altamente recomendado que estas informações estejam em um site de alto desempenho externo ao moodle.

mais porque isso Kraus?

Dois motivos:

1: SEO. Sites mais rápidos criam usuários mais felizes (php.eduardokraus.com/faster-sites-create-happy-users) e o moodle não é uma plataforma rápida na hora de gerar páginas. Isso interfere diretamente no SEO da página.

2: Custo. Pelo Moodle ser muito pesado, ele consome muitos recursos. Então todos estes acessos de pré-alunos acessando irão consumir recursos desnecessários do seu servidor e encarecerão seus custos finais.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Folha de rosto do curso antes da inscrição

por Ronoaldo Pereira -

Obrigado Eduardo Kraus,

De fato, o Moodle é meio lento para renderizar as páginas, mas continua sendo uma poderosa ferramenta de EAD ou mesmo para servir de apoio online de cursos presenciais.

Eu gostei da sua sugestão: ela confirma minha idéia original. Montei um front-end no Google App Engine e instalei o Moodle como backend, apenas para os alunos, no Compute Engine. Assim tenho escalabilidade na parte mais visitada e posso fazer um scaling vertical no servidor do Moodle. Instalei o memcache e estou usando o banco como instância do Cloud SQL assim a infra ficou boa para suportar uma quantidade razoável de alunos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ronoaldo Pereira

Re: Folha de rosto do curso antes da inscrição

por Sérgio Marcelo Paiva -

Olá Ronoaldo,

Uma alternativa, usando o Moodle, é ativar sessão tipo tópico na página inicial - principal, e assim editar o sumário desta sessão/tópico e incluir as apresentações dos cursos, com seus respectivos links. Daí é só html mesmo. Tem outras possibilidades, e se tu tiver um modelo gráfico talvez fique mais fácil compreender o desejado.

../admin/settings.php?section=frontpagesettings      (x) Incluir uma seção para tópicos




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sérgio Marcelo Paiva

Re: Folha de rosto do curso antes da inscrição

por Ronoaldo Pereira -

Olá Sérgio,

Obrigado pela sugestão. Essa seção de tópicos seria o Site news? O meu está ativo e realmente é uma ótima opção, assim tenho o permalink do post com a ementa do curso como um destino para o link que posso por como um "Saiba mais" da descrição do curso em si.

Eu pensei realmente em fazer isso mesmo, mas acho que vou cair no problema que o Eduardo apontou: a parte de "divulgação" do curso como eu gostaria, com a ementa e mais detalhes para que o aluno se interesse, pode sofrer com a performance do Moodle, e sobrecarregar os alunos com isso. Por hora, eu estou fazendo um PDF da ementa e anexando na página da matrícula, apenas para que eu possa oferecer a informação na página de enroll.

Vou acabar configurando uma rotina no meu front-end para sincronizar os dados do curso e montar a ementa automaticamente baseada no conteúdo do mesmo, já que eu convencionei que vou usar as descrições das lições/tópicos para montar a ementa do mesmo.

Att,

Contagem das avaliações:  -