Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

por Vinícius Ribeiro Soares dos Santos -
Número de respostas: 6

Boa tarde,

Sou administrador de uma plataforma Moodle na Universidade Federal Fluminense, onde trabalho com a versão 2.6.4. Recentemente nós fizemos o upgrade da v1.1 para essa, mais atual, porém, estou com uma dúvida com relação ao cadastramento de usuários:

Na versão anterior, logo na página inicial, os alunos encontravam um link para a inscrição na plataforma, ou seja, eles se auto-inscreviam. Mas nessa nova não encontro tal opção, sendo possível a inscrição deles apenas "de dentro pra fora", no caso, apenas acessando as configurações e inserindo novo usuário. Faço tal questionamento porque, enquanto aluno da universidade, participo de outro Moodle e os professores buscam a lista de alunos na coordenação para inscrever-los, assim como parece que está acontecendo na plataforma que administro.

Gostaria de saber se alguém passou por isso e o que fez para corrigir/saber se é assim mesmo.

Desde já agradeço a atenção.

Abraços a todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vinícius Ribeiro Soares dos Santos

Re: Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Auto-inscrição ativa-se em Administração do site >> Plug-ins >> Autenticação >> Gerenciar autenticação e logo abaixo do formulário aparecerá a opção de "auto-registro" como mostra abaixo:

Marque a opção "autenticação via correio eletrônico" e clique em salvar.

Mais, veja se na tabela esta habilitado o plug-in de "autenticação via correio eletrônico":

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vinícius Ribeiro Soares dos Santos

Re: Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

por Paloma Franco -
Boa tarde.

Ainda com relação a este assunto, no momento em que eu tento me cadastrar como se fosse um usuário novo, o moodle retorna a mensagem: "A tentativa de lhe enviar um email falhou!"

Alguém saberia me dizer onde eu devo mexer pra ajustar isso?


Outra pergunta: Permitindo o cadastro de novos alunos por meio do link na página inicial eu não tenho como permitir ou não o cadastramento? Não existe uma maneira de primeiro eu receber um email avisando que alguém tentou se cadastrar para depois eu aprovar ou não?


Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paloma Franco

Re: Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

por Vinícius Ribeiro Soares dos Santos -

Paloma,


Para resolver essa questão do Moodle não estar enviando e-mails, você precisa saber se o servidor está com a função de envio ativada. Na minha universidade houve um problema parecido, aconteceu por causa de um ataque à área de TI, responsável pela hospedagem do Ambiente. Veja isso.


Com relação à inscrição de alunos, infelizmente acho que só há duas opções mesmo: controle total ou simples.


Espero ter ajudado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vinícius Ribeiro Soares dos Santos

Re: Inscrição de alunos Moodle 2.6.4

por Paloma Franco -
Oi Vinícius! Que servidor? Pq as configurações de envio la no Moodle mesmo eu já fiz, a gente usa gmail então configurei de acordo, coloquei o endereço smtp la, tudo certinho, não sei o que pode ser...

Eu testei uma vez com a porta TSL e aí não deu erro, mas também não enviou email nenhum..


Anexo Capturar.GIF
Contagem das avaliações:  -