Exclusão de alunos via SQL

Exclusão de alunos via SQL

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Número de respostas: 6

Olá pessoal.

Eu gostaria de saber qual é a consulta SQL certa para "excluir" alunos do moodle porém sem excluir os dados dos mesmos do BD bem como o seu histórico.

Atualmente utilizo uma consulta que me foi passada pela empresa que fazia a administração do meu moodle antes de mim, que é a seguinte: UPDATE mdl_user SET auth = 'nologin', confirmed = '0', deleted = '1', suspended = '1' WHERE username = ?

Porém recentemente comecei a perceber que muitos alunos excluídos perdem dados ou até mesmo desaparecem do BD, e tenho muitos casos de alunos que "retornam" e o ideal seria trazer de volta com todo o histórico, que também desaparece aleatoriamente.

Que tipo de consulta seria a mais adequada para este caso? Pode ser algum outro problema maior?


Abraço!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Maurício


a sugestão aqui é que se o usuário não deve mais acessar o Moodle mas pode ser que volte, você coloca o tipo de autenticação dele como "Nenhum login".

Isso é feito alterando o campo "auth" do registro do usuário.

Podes testar isso alterando o perfil de um usuário via interface padrão do Moodle e ver o que muda no registro dele.


Dessa forma, quando os usuários voltarem a ter o acesso, você troca de volta para autenticação manual ou o tipo de autenticação que vocês utilizam aí.


A questão dos usuários desaparecerem da base é devido a uma funcionalidade do Moodle, configurável, que permite excluir os usuários depois de um certo tempo sem login ou sem confirmar os dados...


Grande abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Olá Daniel.

Testei essa possibilidade, mas preciso que os usuários sem acesso também fiquem fora das listas de participantes, para facilitar o gerenciamento e controle dos mesmo.

Em relação a essa situação de o Moodle excluir sozinho os participantes, fiz um teste também. Excluí um perfil ontem, e hoje ele desapareceu.

Uma situação que eu levantei é que o problema pode estar no confirmed. Será que se eu não modificar apenas esse atributo não resolveria o problema?

Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Carlos Alexandre Fonseca -

Não sei em novas versões, mas excluir o usuário desta forma, especialmente os que estão  participando de algum fórum não vai bloquear recebimento de mensagens, vai só impedi-lo de responder. Acredito que versões mais atuais isso foi corrigido

Tem que ficar atento que dessa forma você está bloqueando o usuário de acessar qualquer recurso do seu moodle,  se quiser que impeça que só acesse um curso especifico essa maneira não vai funcionar.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Alexandre Fonseca

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Olá Carlos.

A intenção é que quando um aluno é excluído ele não possa acessar mais nada. Ele só consegue acessar o Moodle mediante autenticação, e os cursos que estão dentro são controlados por mim, ou seja, só tem matrícula quem eu permitir. Uma vez que ele não tenha o acesso à plataforma ele não poderá mais acessar nenhum curso ou fórum, e é assim mesmo que precisa ser.

Creio que quanto a essa situação não tenho problema, mas agradeço a ressalva.

Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá,


se os usuários devem continuar acessando o ambiente mas não os cursos, então talvez o campo "status" da tabela "user_enrolments" seja o que você procura.


Grande abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Exclusão de alunos via SQL

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Bom dia Daniel.

Na verdade os alunos excluídos não devem acessar nada, nem os ambiente e nem os cursos, até porque os cursos estão sendo gerenciados facilmente através da inscrição manual (não é grande o número de inscrições e quando o aluno é inscrito já tem os cursos que ele deve ser inscrito, logo não há dificuldade), e não tenho cursos sem matrícula que alguém não devesse acessar. Em outras palavras quando o aluno entra no ambiente a intenção é que ele acesse os cursos. Nesse sentido está tudo em ordem.

Abraço!

Contagem das avaliações:  -