Moodle 2.7.2 com base postgresql-server 9.1 no centOS 6.5 e 7

Moodle 2.7.2 com base postgresql-server 9.1 no centOS 6.5 e 7

por Silvio Barros -
Número de respostas: 3


Boa tarde Pessoal.

Desculpem pois o texto vai ser grande devido aos vários testes que já fiz e estou fazendo agora e quero passar isso a vocês.

Tenho um server com centos 6.5 e não consigo de forma alguma fazer a conexão com o banco postgres(apenas postgres) durante a instalação do moodle.

Decidi fazer um pequeno script para testar o driver de conexão do php(versão PHP 5.4.16 (cli) (built: Aug  6 2014 13:12:28)).

<?php

$conexao = pg_connect("host=X.X.X.X port=5432 dbname=moodle user=moodleuser password=moodleuser");

if(!$conexao) {

echo "Não foi possível conectar ao banco de dados.";

exit;

}

echo "conectado";

?>

com esse script se eu executar da CLI(#php teste.php) ele me retorna conectado, porém do browser ele retorna que não foi possível conectar ao banco de dados(Apenas centos6.5 e 7, ubuntu e debian funcionou o mesmo script).

O postgresql que esta rodando é o 9.1 e esta "tcp        0      0 0.0.0.0:5432" consigo me conectar remoto e local via psql  e tb remotamente pelo pgadmin porém pelo browser diz que não foi possivel conectar a base de dados.. já na instalação do moodle da erro na parte de fazer a conexao com o banco, como se fosse algo no driver do php com o postgresql.

Já fazendo mais testes, de uma distro debian7 rodou beleza e a instalação foi feita com sucesso com a base rodando em um server centos6.5 com postgresql9.1 e a aplicação web e moodledata em um servidor debian7.

Agora nessa momento acabei de instalar no Ubuntu 14.04 que tb funcionou tranquilamente de prima toda a instalação do moodle 2.7.2 e a base no centos6.5 usando postgresql9.1.

Como já usamos de costume o centOS aqui mas perfeitamente eu poderia usar o ubuntu mas fiquei agora com uma pulga na orelha.

Alguém ai conseguiu instalar a aplicação do moodle2.7.2(aplicação web e moodledata) usando centos6.5 ou mesmo o centos7 ?? (A base pode estar em qlq lugar não importa)

Outra questão é que rodei a função phpinfo(); em todos eles e me disse o seguinte:

no centos7 que é a versão 9.2.7 do driver pgsql

no centos6.5 diz que é a 8.4

no debian foi a 9.1 

e no ubuntu esta o 9.3. 

**nesse caso se fosse a versão acima da 9 do php5-pgsql o centos7 deveria passar.

Estou começando a achar que existe algum problema de compatibilidade da versão 2.7.2 com o centOS 6.5 / 7.

Alguém poderia me ajudar nisso?  Muito grato a todos e desculpem o tamanho do texto. 


Atenciosamente.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Moodle 2.7.2 com base postgresql-server 9.1 no centOS 6.5 e 7

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Quando li a linha "com esse script se eu executar da CLI(#php teste.php) ele me retorna conectado, porém do browser ele retorna que não foi possível conectar ao banco de dados(Apenas centos6.5 e 7, ubuntu e debian funcionou o mesmo script)." já percebi o que é.

O PHPCLI é independente do PHP do Apache. Ambos possuem PHP.INI separados e independentes.

Para testar, faça o seguinte:

Crie um arquivo PHP e coloque o conteúdo a seguir

<?php
phpinfo();

Abra-o via Browser e via PHPCLI e localize o caminho do PHP.INI. Verifique se o caminho do PHP.INI do Browser existe (normalmente em /etc/php.ini).

No meu caso aconteceu que o PHP.INI do servidor estava com o nome php-5.5.ini e por isso o PHP não conseguiu localizar as configurações que eu aplicava a ele. Sendo assim tive que criar um link simbólico ao PHP.INI com o seguinte comando.

# sudo ln -s /etc/php-5.5.ini /etc/php.ini

E assim o problema se resolveu.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Moodle 2.7.2 com base postgresql-server 9.1 no centOS 6.5 e 7

por Silvio Barros -

Boa noite Eduardo.

Dei uma olhada, varri o servidor e existe apenas o arquivo /etc/php.ini, executei #php teste.php | grep php.ini e ele me retornou Loaded Configuration File => /etc/php.ini. via browser tb, estão usando o msm php.ini.

Consegui-se rodar o moodle 2.7.2 no centOS?? não sei onde estou errando, estou seguindo a risca a doc aqui do moodle.org.

Obrigado pela ajuda! 


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Moodle 2.7.2 com base postgresql-server 9.1 no centOS 6.5 e 7

por Silvio Barros -
Pessoal, só para dar um feedback..

Consegui resolver no centos 6.5, após finalizar a instalação do SO zerado Instalei o apache-2.4.10 e o php-5.5.17 diretamente do source, juntamente com todas suas dependências, tanto do apache quanto do php é claro.

Usando yum realmente não funcionou.

Contagem das avaliações:  -