Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Alex Müller de Jesus Sousa -
Número de respostas: 8

Olá amigos!

Estou abrindo este tópico porque preciso tirar muitas duvidas e desabafar um pouco.

Sou programador e recentemente, á uma semana para ser mais exato, fui contratado em uma instituição que utiliza Moodle como ambiente de aprendizagem online. 

Estou completamente perdido, meu patrão me disse que iria me mostrar algumas coisas para clarear um pouco mais esses dias ele parece estar meio ocupado e ainda não falou nada comigo, então estou pesquisado por conta própria. O problema é que eu fico meio preocupado, pois ele me pedi algumas coisas e eu não sei fazer ainda, então fico com medo que ele desista de mim (sei lá), deve ser paranoia de novato (rsrsrs).

Bom até o momento só tenho acesso ao tema do Moodle, pois por motivos de segurança a equipe que administra o servidor onde o Moodle está instalado me passou uma conta de FTP que tem acesso apenas as pastas do tema. É ai que começa minhas dúvidas:


1: Como programador quais serão minhas funções ou melhor que tipo de trabalho um programador pode realizar tendo acesso apenas ao tema?


Até onde consigo entender, com o acesso ao tema eu só consigo alterar o layout e o posicionamento dos componentes na tela (Calendário, Lista de Alunos, Nome e foto do usuário logado, Breadcrumb e etc).


2: O que são esses componentes ou seja como eles são gerados pelo sistema? Posso fazer algum tipo de alteração neles.

3: Qual a diferença de plugin  e módulo no Moodle?

4: O Moodle é um Framework certo? Onde utilizarei a API, se só tenho acesso ao tema?


Ultima eu dúvida eu prometo ;).

Surgiu o seguinte problema a ser resolvido, em uma página(com este caminho 'course/view.php?id=161') tem uma lista de imagens com titulo que são links para uma outra página (com este caminho '/course/view.php?id=161&section=1'). Bom nessa primeira página ele quer que fique em destaque a imagem referente a atividade recorrente (atividade do dia)Minhas dúvidas geram em torno disto.

Se tenho acesso ao tema posso deixar qualquer imagem em destaque (de forma visual) o problema é como saber qual é a atividade recorrente (atividade do dia).


Pessoal desculpa pelo post gigante, sem mais delongas desde já agradeço as respostas.

Anexo pagina.jpg
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Müller de Jesus Sousa

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Alex


na verdade com o tema você pode fazer muito mais do que só mudar o layout.

O tema é um componente que tem acesso à API de Eventos (https://docs.moodle.org/dev/Event_2) e então pode "interferir" em várias partes do sistema. Isso pode não ser a melhor coisa a se fazer, mas é possível quando é a única opção.

Sobre os vários plugins ou componentes do Moodle podes dar uma olhada nesses links:


https://docs.moodle.org/dev/Plugins


Plugin e módulo é a mesma coisa, os termos foram unificados nas últimas versões e agora devemos tratar sempre por Plugin para evitar dúvidas.


O Moodle não é um framework, no sentido estrito do termo. Algumas partes funcionam como framework, outras são bibliotecas.


Grande abraço,

Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Alex Müller de Jesus Sousa -

Daniel, valeu cara!

De dentro do tema só tenho acesso a API de Eventos?

Então se posso acessar API's de dentro dos arquivos do tema posso mostrar ou ocultar algum item de uma lista ou mudar a ordem de exibição de uma lista por exemplo. 


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Müller de Jesus Sousa

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Primeiro, eu recomendo que você instale um moodle em separado para testes. Não faça nada no Moodle de produção sem ter certeza do que esta fazendo.

Após isso você deve instalar uma IDE de qualidade (http://php.eduardokraus.com/qual-a-melhor-ide) para desenvolvimento.

Vamos as respostas:

1) Moodle foi feito para que a maioria das alterações sejam feitas pelo Administrativo dele. Agora, se por algum motivo você editar os plug-ins dele, lembre-se que não poderá atualiza-lo, ou se atualizar deverá refazer esta alteração.

2) Todos os componentes visuais do moodle podem ser editados pelo PHP. Lembre de usar uma IDE de qualidade, e o DreamWeaver não entra nesta lista...

3) Um módulo é um plug-in de módulo. Anexo algumas páginas do livro que estou escrevendo e a que fala dos Plug-ins.

4) Errado. Moodle pode ser até chamado de um CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) mais antes disso ele é um LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem)

Um framework é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação.

Ou seja, framework são bibliotecas prontas que ajudam o programador na tarefa de criar um software.

Sendo assim, jQuery é um framework, JavaScript é uma linguagem de programação. Zend é um framework e o PHP é uma linguagem de programação. 

5) Tua última dúvida mexe com os plug-in da pasta Course Formats.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Alex Müller de Jesus Sousa -

Você disse  que todos os componentes visuais do moodle podem ser editados pelo PHP. Mais é isso que eu não consegui entender ainda, se não for muito incomodo tem como dar um exemplo.

Mais uma coisa! se o Moodle tem possibilidade de fazer todas essas coisas pela configuração, não entendo qual seria meu papel como programador.

Muito obrigado cara, fica com Deus e muito sucesso com teu livro.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Müller de Jesus Sousa

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

São tarefas de um programador Moodle:

Suporte nível 1:

  • Aluno não consegue logar no ambiente. Já geraram nova senha etc... Ai passa ao programador que terá que checar se SESSÃO esta ativado, se não é vírus, se a pessoa digita corretamente
  • Aluno reclama que ponto X do moodle esta desconfigurado...
  • Aluno reclama que não consegue acessar tal recurso...
  • Aluno reclama que tal recurso não funciona como deveria..

A gente sabe que a maioria dos problemas acima é o IEca em gerar estes tipos de suporte.

Como programador você pode editar funcionalidades básicas dos plug-ins, como por exemplo o que aconteceu aqui: https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=269984#p1164805

Criar novos Plug-ins (como o caso que você relatou, aonde pediram para o primeiro bloco do curso ser o que esta acontecendo hoje.)

Integrar o Moodle com sistemas externos. Como, por exemplo, integrar o Moodle com CMS...

Buscar novos recursos que pode ser útil aos alunos. 

Manter o Moodle sempre funcionando.

Se a empresa não possui DBA, ao programador cabe a função de cuidar da integridade do banco de dados.

PS: Entenda que qualquer alteração no Core do Moodle afeta atualizações futuras.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Alex Müller de Jesus Sousa -

"Criar novos Plug-ins (como o caso que você relatou, aonde pediram para o primeiro bloco do curso ser o que esta acontecendo hoje.)"

Isso muito me interessa. 

O que exibe na tela os blocos do curso é um plugin? Se sim, devo alterar este plugin ou criar um novo para realizar a tarefa citada acima. 

Como integrarei este novo plugin ao sistema de forma a alterar o que já está sendo exibido por outro plugin?

Ah! Cara você é fera, parabéns..

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Müller de Jesus Sousa

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Sim, tudo no PHP pode ser editado.

No Moodle 2.7, por exemplo, em algum dos 6.740 arquivos PHP do moodle moodle a informação visível na tela é editavel. Quer um exemplo? Se por acaso, no moodle 2.7 for pedido para mudar o sitema de criptografia das senhas da atual crypt para o openssl_encrypt, você deverá ir ao arquivo lib/password_compact/lib/password.php linha 203 e editar a função password_verify, ou talvês mais fácil no arquivo lib/moodlelib.php linha 4635 e alterar a função validate_internal_user_password.

Quando falamos de thema temos que ver algumas coisas. Primeira sabes a pasta do seu thema? Sabendo, vá a ela e depois, a primeira coisa é ir ao arquivo config.php que la esta todas as info de como o thema deverá funcionar. Abra-o e procure por $THEME->layouts = ... que ali tens todas as chamadas do Moodle e à que arquivo de layout deverá chamar. Os layout estão na pasta layout do thema.

Não tenha medo de abrir outros themas e ler os config de la.

PS: Se queres aprender um pouco de jQuery tenho um curso gratis em http://www.escolaemcasa.com.br/Cursos

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Pessoal sou novato em Moodle e tenho uma série de dúvidas. Alguém poderia me ajudar?

por Alex Müller de Jesus Sousa -

Sim eu já olhei estes arquivos do tema um por um; 

Como você comentou tem um arquivo config.php, nele tem $THEME->layouts definindo qual layout (theme/layout) será usado quando uma determinada página (course, login, admin etc.) for chamada. 

$THEME->sheets, definirá os arquivos de .css que serão incluídos na página, da mesma forma como $THEME->javascripts define os arquivo de .js que serão incluidos na pagina.

na pasta theme/layout fica os arquivos de layout

na pasta theme/style os arquivos .css

posso criar uma pasta theme/javascript onde ficará os arquivo .js

Bom com base nisso estou dando uma brincada criando um thema novo.


Contagem das avaliações:  -