Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Felipe Cabral -
Número de respostas: 12
Olá pessoal!

Vi que é possível carregar uma lista de usuários em lote indo em "Administração" > "Administração do site" > "usuários" > "contas" > "Carregar lista de usuários".

Para isso, a orientação do moodle é criar um arquivos CSV com os campos no topo. Eles até dão o exemplo dos campos mínimos "username,password,firstname,lastname,email".

Eu gostaria de saber se usando esse mesmo método eu consigo matricular os alunos e associá-lo a determinados grupos em lote. É possível?


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Bom dia Felipe,

Consegue sim. É importante observar alguns fatores: no mesmo arquivo além dos campos referentes a tabela de usuários acrescente no cabecalho os campos:

  • course1, onde você deve preencher cada linha com o shortname do curso (IMPORTANTE: o curso deve existir);
  • role1: onde você deve preencher cada linha com o papel do usuário no curso (student, editingteacher, teacher, manager, etc.);
  • group1: onde você deve preencher cada linha com nome do grupo (IMPORTANTE: diferente do curso, o grupo não precisa existir previamente. Se não existir este processo cria o grupo);

Segue abaixo um exemplo com duas inserções

username;password;firstname;lastname;email;course1;role1;group1

user1;UTYJH@gdj9;Usuario;Teste1;usuarioteste1@google.com;SHORTNAME;student;grupo1

user2;HJjshh@3;Usuario;Teste2;usuarioteste2@google.com;SHORTNAME;student;grupo2

Através do mesmo arquivo você pode também inscrever o usuário em mais de um curso ou grupo adicionando mais colunas como course2, role2 e group2 e assim por diante.

Espero ter ajudado.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Freitas da Silva Pereira

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Felipe Cabral -

Olá Leonardo!!


Muito obrigado pela dica! Testei aqui e funcionou bem.


Fiz um tutorial básico com as informações que você me deu para eu não esquecer e para passar para outras pessoas se for necessário:


http://wiki.nosdigitais.teia.org.br/Moodle_-_Cadastro_de_usu%C3%A1rios_em_lote


Abraço,


Felipe


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Olá Felipe,

Que bom que foi útil pra ti. Boa idéia documentar, assim que tiver um tempo vou tentar publicar um artigo sobre este tema dando mais detalhes e exemplos. Daí aviso.

Abraço,

Leonardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Patrícia de Oliveira Marçal -

Olá, pessoal!

Obrigada pelas explicações!!! 

Estou precisando fazer algo um pouco diferente da situação que vocês comentaram... 

Preciso matricular num curso um grupo de alunos já cadastrados no moodle. 

Eu tenho uma planilha com esses dados que informaram. Mas se eu fizer esses passos que mostraram no tutorial, eu corro o risco de duplicar o cadastro desses usuários no moodle?

Ou o registro dos alunos iria sobrepor o cadastro que já existe?

Agradeço!!

Patrícia. 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Patrícia de Oliveira Marçal

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Victor Kindinger -
Depende da configuração que você usar na hora de subir o arquivo.
Repare que existe várias opções, no seu caso, o melhor seria usar o "apenas atualizar usuários já existentes".
Assim, tudo o que você precisa são dois campos: username e course1.
O username dirá quem é o usuário e o course1 em qual curso deve ser cadastrado esse usuário.
É possível adicionar ainda a coluna group1, adicionando ainda o usuário em um grupo do curso.
Portanto, não precisa de campos como firstname, lastname, email, password, pois todos esses campos já estão cadastrados no Moodle, você só precisa informar quem é o aluno e em qual curso ele tem que ser inserido.
Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Victor Kindinger

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Filipe Almeida -
Olá, pessoal!

Alguém sabe informar se é possível fazer uma inscrição em lote em algum curso inserindo apenas o e-mail do usuário já cadastrado no Moodle? Em todas as tentativas que fiz, o sistema solicita o username.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Kindinger

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Lorena Schiavon -

Boa tarde! Inseri mais alguns campos no Perfil do Usuário (como Orgao, por exemplo) e não estou conseguindo criar usuários em lote informando estes novos campos. Aparece a seguinte mensagem de erro: “Orgao” não é um nome de campo válido. Usei o Nome breve do campo. Usando apenas username, password, firstname, lastname, email funciona perfeitamente. Alguém já tentou algo assim e conseguiu? Existe alguma forma de identificar que estes campos são de Perfil do Usuário e não nativos num arquivo CSV? Obrigada!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lorena Schiavon

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Julio Prof -
Oi Lorena,
para campos que você criou, na coluna você precisa escrever profile_field_NOMEBREVEDOCAMPOQUEVOCÊCRIOU.

Você disse que criou um campo chamado Orgao. Na coluna deve estar escrito profile_field_Orgao.

Tente assim e se funcionar dê um retorno aqui.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Alunos em lote + matricula em curso e grupos em lote

por Fabiano Faustino de Oliveira -

Olá, fiz uma planilha e faço a importação através dela.

Precisa seguir um planilha de regra que deverá conter os seguintes colunas:

username,firstname,lastname,email,auth,course1,group1,role1 (em negrito, são obrigatórios)

Matrícula, Nome completo, e-mail, método de autenticação (poderá escolher manual e irá digitar uma senha ou LDAP ou oauth2, Código do Curso ou Turma (este é o nome breve que será criado), grupo (se tiver) e perfil (estudante, professor, ...)

Existindo uma planilha com este dados, a planilha de importação irá enxergar os dados e gerará o arquivo de acordo com o moodle.

Nas configurações de importação, deverá escolher:

Delimitador do CSV: virgula (,)

Codificação: Windows-1252

e carregar o a lista de aluno.

A planilha irá gerar:

listas de alunos, professor, tutor a distância...

Tem outras opções e basta entrar em contato que explicarei melhor.
Planilha para importação de dados: 

https://moodle.org/pluginfile.php/316/mod_forum/post/1791294/ImportarDados_FormsV8.xlsm?time=1681251854081

Planilha base de exemplo:
https://moodle.org/pluginfile.php/316/mod_forum/post/1791294/exemploAluno.xls?time=1681250675675

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Só funciona em Windows.

Contagem das avaliações:  -