Servidor Virtual para Moodle

Servidor Virtual para Moodle

por Ricardo Vieira de Souza -
Número de respostas: 16

Pessoa, boa tarde...

Trabalho em uma empresa de educação e preciso utilizar 3 moodles diferentes (por que são empresas e cursos diferentes)...

Estamos adquirindo um servidor para utilizar o Hyper-v, ou seja, vamos virtualizar... Mais estamos em dúvidas das configurações para que esse servidor funcione da melhor maneira possível.

Nossa média é de 20 alunos (logados aos mesmo tempo nos 3 moodles).

Alguém poderia indicar um configuração legal para esse servidor.

Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Eu, particularmente não recomendo virtualizar para clientes diferentes gerenciados por você. Porquê?

O Sistema Operacional ruWindows (você fala do Hyper-v) consome muito recurso de processamento e memória só para funcionar. Se você dentro dele criar três maquinas ruWindows terá ao todo 4 ruWindows consumindo processador memória e recursos que poderiam ser usados para fazer o Moodle rodar muito mais rápido.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Ricardo Vieira de Souza -

Eduardo Kraus, muito obrigado pela dica....

Mais e se for uma máquina com 32 GB de RAM, uma máquina boa mesmo, você acha que teria algum problema?

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Rogerio Siqueira -

Ricardo boa tarde, 

tenho alguns cliente que tem uma estrutura windows e no servidor tem VM´s linux rodando o Moodle. 

 

ref. ao Sistema operacional vc tem de ver quem será o responsável pela manutenção e a questão do suporte..

 

tudo tem de ser analisado antes de chegar a uma conclusão.

 

qualquer duvida, por favor me procurar ;)

 

Rogerio Siqueira da Silva
Administrador de Redes / Segurança 
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD 
Software Livre - Linux / Unix
educação: www.educsp.com 
skype: triscelo  / elotrisc2004@hotmail.com
e-mail: rogerio@estrategista.com.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Milton Azara -

Com  a sua demanda (pequena) e a possibilidade de alocar esses 3 ambientes em um servidor dedicado e com boa capacidade de hardware, a diferença entre Windows e Linux vai ser muito pequena.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Milton Azara

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Infelizmente a diferença é grande. Por quê?

Simples. A linguagem PHP é interpretada por um Interpretador e este se comunica com o sistema operacional para que eles, por sua vês se comunique com o processador. 

Se a comunicação não passasse pelo SO, poderia sim dizer que a performance seria igual, mais ai entra o SO para cagar tudo.

Veja, por exemplo este resultado aqui: http://www.paessler.com/.../comparing_php_script_performance_on_linux_and_windows

  • EN: While the Windows based server showed request times between 13 ms and 40 ms, the Linux based server only took 6 ms to 9 ms.
  • BR: Enquanto o servidor baseado em Windows demorou entre 13 ms á 40 ms para responder, o servidor baseado em Linux só levou 6 ms á 9 ms.

Windows 13 á 40 e linux 6 á 9 milesegundos. Se usarmos o menor valor, temos que um servidor linux suporta o Dobro de pessoas conectadas do que a mesma maquina ruWindows. Se usarmos o maior valor, temos que a maquina LInux suporta 4,4X mais acessos do que a mesma maquina ruWindows. Então, você pela menor das contas esta desperdiçando metade do seu dinheiro com um servidor que além de lerdo é ruim e só incomoda.....

Ta, no caso acima ele executou um SCRIPT qualquer em ambos os SO, mais veja abaixo alguns outros links que falam a mesma coisa.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Não que esta maquina seja ruim. Mais a virtualização faz "desperdício" de recursos desta maquina.

Vamos a algumas contas:

Imagina que você usa na base o ruWindows e três outras instancias do ruWindows. Cada instancia do ruWindows consome em média 1GB de RAM só para ele funcionar. São 4GB de RAM "desperdiçados" só para os sistemas operacionais rodarem. Veja que a própria M$ reporta problemas http://support.microsoft.com/kb/976618/en.

Outra coisa que percebi na virtualização com o Adobe Connect (Adobe Conenct só roda na bosta do ruWindows) é que você é necessários definir limites de memória que ele vai usar. Se definir mais memória que o total das VM possuir, quando todas as maquinas precisarem de memória elas vão buscar espaço no disco rígido. 

Se, por exemplo, definir 10GB para cada maquina (1/3 do total para cada e 2GB pra base não reclamar) e uma delas precisar de uma carga acima de 10GB ele vai buscar no disco e terás uma delas lenta e outras duas sem lentidão.

Leia mais em como definir limites:

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Rogerio Siqueira -

Eduardo bom dia, 

 

concordo com o seu post, mas hoje em dia temos de analisar alguns fatores, se configurar no linux quem dará suporte ? qual será o meu custo? tenho alguem que possa dar um suporte a este servidor ? estas mesmas perguntas temos de fazer para configurar um servidor windows. 

claro lembrando que no windows temos custos com licenças e no linux não .. mas.... como falei é importante definir isso no começo independente da quantidade de usuários.. escolhas não bem feitas pode afetar o trabalho na apresentação final do moodle. 

Rogerio Siqueira

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

E quem dará suporte ao ruWindows?

Qualquer esquina acha-se um fuçador de forum que diz que intende de Windows, mais por exemplo, no Windows se o apache não iniciar por erro 0xc00007b, sabe o que é? Depois de horas e horas, reinstalando apache, e muitos outras tentativas, descobri que era o anti-vírus que barrava ele.

Eu sempre tenho a mão o telefone da http://widecom.com.br/ para caso de alguma falha no meu linux só ligar pra eles que eles resolvem rapidinho o problema. E é assim, o linux pouco da problema.

Também no meu caso, conto com o suporte da iWeb, que sempre me mandam cdetalhado como resolver e junto um orçamento se caso eu quiser que eles o façam. Exemplo disso é, por exemplo, a Delinea.com.br que tem um linux que eu configurei a um tempo atrás, e faz dois anos que esta la rodando sem nenhum problema e eles felizes da vida com a maquina.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Greg Greg -

Concordo contigo. Vejo muitos metidos que acham q só porque sabem ligar uma maquina acham que sabem configurar um servidor e depois vemos sistema fora do ar muitas vezes.

Servidor não é igual a uma maquina doméstica que é só colocar o apache e mysql que esta pronto. tem as opções de segurança, limites de acessos e um monte de coisas a pensar.

Alguém ai já usou softwares de monitoramento de log de servidores e viu quantas tentativas de invasão ao servidor tem por dia?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Greg Greg

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Realmente verdade. Uso o OSSEC e o mesmo me mostrava pelo menos 30 á 50 tentativas por dia de IP diferente que tentavam invadir meu servidor.

Solução melhor encontrada foi alterar a porta do SSH e do FTP para uma muito diferente e assim os hackers não mais conseguirem invadir.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Ricardo Vieira de Souza -

Obrigado a todos pela resposta...

Sim, conseguimos uma pessoa especializada para fazer suporte, instalação, entre outras coisas...

Vamos ter 2 servidores, um de produção e outro para redundância... Temos o link de internet full e queremos ter toda a estrutura aqui.

Vamos comprar 2 servidores muito bons da Dell, com no mínimo 32 GB de RAM, bom processador, entre outras coisas.

Depois deixo o resultado aqui com vocês. Gostaria de agradecer a todos mais uma vez...

Vamos tentar a virtualização...


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Márcio Benedito -

A virtualização é o melhor caminho mesmo. A atenção especial tem de ser dada para a arquitetura da solução: virtualizar um servidor e instalar o Moodle todo nele, colocando na mesma VM o Moodle, o Apache, o PHP e o banco de dados é a receita perfeita do fracasso mesmo para uma demanda pequena. O correto é usar um servidor profissional para virtualização com instâncias para cada camada do Moodle, de forma que o apache possa ser gerenciado pela própria ferramenta de orquestração e vá alocando os recursos de acordo com a demanda. Desta forma o pico de uma escola não fica prejudicado já que recursos ociosos em outras VMs podem ser alocados neste momento de pico.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Ricardo Vieira de Souza -

Aqui contratamos uma pessoa especializada e com treinamento na parte de Linux e Virtualização, e que ja trabalha um bom tempo na área...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Vieira de Souza

Re: Servidor Virtual para Moodle

por Marcos Andrade -

Sugiro estudar o XenServer para virtualizar estas máquinas, é uma opção
gratuita de fácil configuração e que consegue dividir os recursos da
máquina para cada ambiente virtualizado.

Contagem das avaliações:  -