Instalação no Windows ou Linux

Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -
Número de respostas: 20
Pessoal, vou instalar o moodle pela primeira vez, tenho que fazer a instalação e construir um tutorial simples sobre a instalação. Onde seria mais fácil de fazer, no Windows 7 ou Ubuntu? E se possível porque.
Obrigado
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Rogerio Siqueira -

Voce pode instalar o Moodle em qualquer SO, se for windows terá de ter um servidor local com suporte a Php e Mysql e no linux as mesmas ferramentas. 

 

qualquer duvida é só falar ;)

 

 

Rogerio Siqueira
Administrador de Redes / Segurança 
Consultor / Desenvolvedor Moodle - EAD 
Software Livre - Linux / Unix
tel. 11 - 99852-8302 
skype: elotrisc2004@hotmail.com
rogerio@estrategista.com.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -

Essa é minha primeira experiência com a instalação do moodle. Estou fazendo pra um trabalho final da disciplina de EAD, tentei instalar no Windows 7 x86, e não consegui concluir a instalação.

 Instalei aqui wampserver2.5-Apache-2.4.9-Mysql-5.6.17-php5.5.12-32b tava dando erro de dll ai atualizei abaixo:

- Microsoft Visual C++ 2010 SP1 Redistributable Package (x86)

- Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4

Depois, pelo wampserver, abri httpd.conf e alterei para "Listen 8080" e "ServerName localhost:8080" e depois mandei a pasta do moodle para C:\wamp\www

Então abri o navegador e digitei localhost:8080/moodle/install.php e comecei a instalação, mas não passa dessa tela: 

Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Magno Rodrigues Costa -

Bom Dia, Paulo Henrique


Aparece alguma mensagem de erro ou simplesmente não avança?

Você criou a base de dados no MySql com os dados de configuração que colocou nessa tela?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Rogerio Siqueira -

Paulo boa tarde, 

 

tente conectar ao banco de dados, recomendo usar o PHPMyadmin, e lá verifique se tem a base moodle criada se não tiver basta criar. 

 

provavelmente este pode ser o problema.

 

qualquer duvida é so falar . 

 

Rogerio Siqueira

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -

Vou baixar aqui.


Mas pra fazer o que estou tentando [moodle em servidor local], preciso ter o Moodle, Wampserver, phpMyAdmin e algo mais?


Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Jose Vidal de Melo -

Paulo

Para criar o banco de dados no mysql para o seu moodle faça o seguinte:

1-Abra um prompt de comando com permissão de administrador

2-Vá para a pasta do mysql do seu wamp está instalado, se for a instalação padrão a pasta é c:\wamp, digite no prompt de comando: (observe a pasta do mysql, mysql15.6.17, pode ser que sua versão seja outra, se for é so trocar)

cd \wamp\bin\mysql\mysql15.6.17\bin e tecle enter.


3-Digite:

mysql -uroot -p e dé enter

Vai pedir uma senha, deixe em branco e de enter (padrão do usuário root do wampserver) deverá aparecer a tela abaixo

C:\wamp\bin\mysql\mysql5.6.17\bin>mysql -uroot -p
Enter password:
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 1
Server version: 5.6.17 MySQL Community Server (GPL)

Copyright (c) 2000, 2014, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its
affiliates. Other names may be trademarks of their respective
owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement.

mysql>

4-Se aparecer como acima, você está dentro do mysql, para criar o banco do moodle, digite o comando abaixo: ( tem que ter o ; no final da linha)

create database moodle; e de enter,

deverá aparecer a a mensagem abaixo:

Query OK, 1 row affected (0.00 sec)

Pronto, seu banco ta criado, digite: quit; para sair do mysql feche a janela do prompt de comando e refaça a instalação do moodle pelo navegador.

Os dados do banco de dados criado que vocẽ ira informar na tela do moodle são:

Database host: localhost

Database name: moodle

Database user: root

Database passowrd: em branco

Tables prefix: mdl_

Database port: em branco

Existe um problema ai com relação a senha e usuário do banco, mas como a sua instalação me parece ser de testes e vai ser usada localmente não precisa se preocupar com isso nesse momento.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

O Moodle requer que você tenha instalado o Apache, PHP e MySql. 

O WampServer é um pacote de utilitários que possui todos estes softwares acima listados e o instala de modo simples e fácil no ruWindows.

O PHPMyAdmin é um software WEB que serve para gerenciar a base de dados que também vem por padrão junto com o WampServer. Você poderá usa o SQL Workbench para administrar a base de dados.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Jose Vidal de Melo -

Só complementando a resposta do Eduardo, o PhpMyAdmin não serve só para gerenciar a base de dados default do wampserver, serve para gerenciar qualquer base de dados que venha a ser criada ou importada para o ambiente do wamp, ou, se já tiver o mysql instalado e não quiser usar o que acompanha o wamp ele também gerencia as bases existentes.

Pode ainda ser instalado em qualquer ambiente de servidor web com php, independente do wampserver.

Att

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Jose Vidal de Melo -

Paulo

A porta 8080 é a porta do httpd (apache), a porta do MySQL é 3306, troque na configuração da porta da tela que você passou.

Outra coisa, crie antes o usuário e o banco de dados no seu MySQL e depois refaça do inicio a instalação.

Qualquer dúvida posta aqui ou manda no e-mail.

vidaldf@gmail.com


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -
Bom dia José Vidal


Vou alterar a portado MySQL para 3306, agora não sei criar o usuário do MySQL, eu crio pelo próprio Wampserver?


Funções do Wampserver:

(Quando vou em MySQL > console MySQL" já aparece "Enter Password:", escrevo qualquer coisa e a janela fecha.)




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Rogerio Siqueira -

ref. ao usuário do mysql, no momento da instalação vc deve ter criado um se não criou use o padrão root que neste primeiro momento não terá senha para entrar no BCO

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -

Realmente não estou conseguindo. Vou recomeçar toda instalação do zero. O que devo baixar fora o moodle? Wampserver? mySql? PostgreSql?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Rogerio Siqueira -

Paulo bom dia, 

vc pode instalar o XAMPP, nele vc tem os seguintes pacotes: Apache + MySQL + PHP.

tem os seguintes recursos por padrão após instalação: Apache 2.4.9, MySQL 5.5.36, PHP 5.4.27, phpMyAdmin 4.1.12, OpenSSL 0.9.8, XAMPP Control Panel 3.2.1, Webalizer 2.23-04, Mercury Mail Transport System 4.63, FileZilla FTP Server 0.9.41, Tomcat 7.0.42,  Perl 7.0.42.

 

lembrando que tudo depende da versão do arquivo que realizar o download

segue o link do projeto: https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html

 

Duvidas é só falar. 

 

Rogerio Siqueira

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rogerio Siqueira

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Jose Vidal de Melo -

Olá Paulo, bom dia

Você tem muitas opções para fazer a instalação do Moodle, pode usar as ferramentas indicadas ou não, até para o Windows tem ferramenta assistida da própria Microsoft onde você pode instalar o Moodle e suas dependências sem problemas.

Pode optar por instalar tudo separado na sua máquina, sem um intermediário (xampp, wampserver, EasyPHP...), o que é aconselhável se for colocar seu ambiente em produção.

Eu, por exemplo, uso o moodle em um pen-drive que posso carregar para onde eu quiser, o único inconveniente dessa minha instalação é que só posso executar no Windows (ainda não testei usando o Wine no Linux, mas vou fazer isso em breve).

Então, uma definição detalhada de ambiente depende muito de qual uso vai ter o seu Moodle.

Se precisar de ajuda nesse aspecto, pode enviar e-mail ou me chamar no g-talk.

vidaldf@gmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Paulo Henrique -

Bem, comecei a instalação novamente, com o mesmo Moodle 2.7.1 e o xampp-win32-1.8.3-4-VC11. A instalação do moodle foi até o fim, mas depois que fechei o navegador e abri de novo aparece isso:





Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Henrique

Re: Instalação no Windows ou Linux

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Loop de redirecionamento acontece por alguns motivos.

Vamos a alguns que conheço:

  1. Cookies estão desativados.
    • Ative o cache e tudo volta a funcionar.
  2. Cache no servidor está corrompido.
    • Na pasta do MoodleData há duas pastas de cache, sendo a "cache" e a "localcache". Acesse as duas pastas e apague todo conteúdo dela.
    • Se não funcionar tente também apagar todo o conteúdo da pasta "sessions".
  3. Instalação não concluída.
    • Neste caso apague todas as tabelas no banco de dados e acesse a raiz do Moodle e instale tudo novamente.
Contagem das avaliações:  -