Linux

Linux

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Número de respostas: 5
Olá Moodlers.

Estou querendo fazer alguns testes e preciso saber a opinião de vocês sobre qual é a melhor versão do Linux para rodar o Moodle 2.7?

Abraço!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Linux

por Fabio Mazzo -

Mauricio,


    A resposta mais correta, acredito que seja: Tanto faz. Na pratica não terá diferenças significativas, utilize a distro que você se sente mais confortável. O que pode impactar mais é o hardware , o Webserver e o Banco de Dados.

  Acredito que você irá utilizar Apache e MySQL/MariaDB. Se possível procure configurar a base para armazenar os data files em um disco SSD. Dependendo do volume do trafégo, talvez seja uma boa pensar em utilizar o Ngnix ao invés do Apache.

   Eu particularmente gosto de utilizar o CentOS 6, ele é a versão open do RedHat.

Um abraço

    

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabio Mazzo

Re: Linux

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Só especificando melhor: pretendo fazer os testes no computador mesmo, não vou utilizar servidor já que nesse primeiro momento é só mesmo um teste básico. Pretendo instalar uma máquina virtual com Linux e instalar o Moodle nela. Será que dá pra fazer isso? Quais seriam os requisitos? E a instalação fica normal ou tem algo de diferente?

Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Linux

por Márcio Benedito -

Maurício, tanto faz a distribuição e versão do sistema operacional Linux, poque o que vai interferir na sua escolha deverá ser o suporte aos softwares básicos envolvidos, especialmente o PHP-5.4.4 que é o mínimo necessário para o Moodle 2.7. Como é só para testes, qualquer uma serve. Mas é aconselhável você já ir estudando qual a melhor opção para você colocar em produção. Por exemplo: você quer que seus servidores tenham suporte oficial? se a resposta for "sim" a melhor opção é o Red Hat Enterprise Linux. Ou ainda, você mesmo que ser seu suporte contando com a ajuda da comunidade para aprender. Neste caso a melhor opção é o Debian GNU/Linux, que uso em meus servidores.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Linux

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Eu sempre gostei do Ubuntu, mais eu acho que o CentOS é mais rápido e leve que o Ubuntu.

O meu servidor pessoal ainda é Ubuntu (http://moodle.eduardokraus.com/) mais hoje eu não instancio nenhuma maquina mais com o Ubuntu.

Se fores ver post, como este aqui: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Apache-Web-Server/Performance-Ubuntu-X-centOS verás que alguém testou e viu que o CentOS é mais rápido mesmo.

Podes ver mais resultados em: https://www.google.com.br/search?q=benchmark+Centos+vs+Ubuntu

Contagem das avaliações:  -