Replicar base de dados para testes

Replicar base de dados para testes

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Número de respostas: 6

Olá.

Gostaria de saber como posso fazer para replicar a base de dados numa nova instalação do Moodle para utilizar como base de testes.

Outra questão: tenho o Moodle hospedado num servidor Linux, quais são os passos para levar esse Moodle para o Windows Server?


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Replicar base de dados para testes

por Marcelo Santos -

Maurício,

Após você fazer a cópia da base, e depois no ambiente de testes, alterar o arquivo config.php

o nome da base de dados.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Replicar base de dados para testes

por Márcio Benedito -

Olá Maurício!

Para replicar a base de dados você deve fazer um dump completo.

No postgres, por exemplo, faça 

pg_dump -U usuario -h ip_servidor nomedobanco > nomedobanco.sql

Consulte a referencia de seu SGBD se não for postgres. Se preferi usar uma ferramenta de administração, fique a vontade.

Depois você deve instalar o mesmo SGBD em outra máquina, respeitando as compatibilidades entre versões do SGBD, e fazer o restore deste dump. No postgres, por exemplo, faça 

psql -U usuario -h ip_do_servidor -f nomeodabanco.sql nomedobanco

Para montar o mesmo Moodle que você tem no Linux em um servidor Windows, você deve instalar e configurar o servidor WEB apache e o SGBD, se for usar IIS tem de fazer o PHP funcionar nele. No site de documentação do Moodle tem informação suficiente para ajudar nisso. Depois de configurado, basta mover a pasta Moodle e moodledata para o root do servidor web e ajustar o config.php.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Replicar base de dados para testes

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Olá Maurício

Tenho um vídeo tutorial ensinando a fazer isso facilmente: http://codetv.com.br/Video/duplicando-uma-instalacao-do-moodle-em-poucos-minutos

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Replicar base de dados para testes

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Olá Kraus

Muito bons os vídeos. Vi esse da replicação e o da instalação também.

No da instalação, eu vi que você tem uma ferramenta de nome CPanel. De onde vem essa ferramenta? Ela é necessária para a instalação e utilização do Moodle?

Apenas para explicar, tenho o Moodle mas sou apenas usuário administrador. Essas questões mais técnicas sempre foram executadas fora daqui, mas estamos com a ideia de trazer para dentro da empresa para reduzir custos e aumentar a qualidade e autonomia.

Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Replicar base de dados para testes

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Olá, O CPanel é o painel que as hospedagens usam para que os clientes auto-gerenciem suas contas, sem terem acesso direto ao servidor via SSH.

Via SSH é mais simples.

No caso do SSH é só copiar as pastas pelo comando CP (http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/cp.html) e via PHPMyAdmin ou outras ferramenta de administração de banco de dados podes duplicar o banco de dados.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Replicar base de dados para testes

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Vi que vc perguntou sobre os passos para migrar para ruWindows. O primeiro deles é desinstalar o ruWindows e instalar o Linux.

Meu professor de Linux diz "um linux mau configurado é tão vulnerável quanto o melhor dos windows bem configurado" e esta é uma das maiores verdades. Queres algo para economizar e não te incomodar, coloca Linux....

Contagem das avaliações:  -