Mudar domínio moodle 2.7 ?

Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Stephany Souza -
Número de respostas: 9

Estou com uma dúvida. o Meu localhost/moodle ta com numero ip 192.168.2.6 (exemplo), gostaria de apontar ele com www2.meusite.org .  Tem que mudar no apache também? Ou só no moodle? 

Eu não criei nenhum arquivo pro site no /var/www .. queria usar o index.html só  pra ver como ficaria mesmo . ALguém pode me ajudar? Tento mudar no apache (nos arquivos /etc/apache2/sites-available/ default  .... Configure certinho e fui no /etc/hosts aponto 127.0.0.1 www2.meusite.org 

e depois restarto o apache..

Mas não funciona, o que devo fazer? 

Mudei também no config.php

$CFG->wwwroot  apontando pro novo www2.meusite.org e não muda =/


aguardo resposta. obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Stephany Souza

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Estas usando uma maquina em uma rede interna (192.168.2.6) e queres que tenha acesso publico? 

Se sim, você precisa transferir o Moodle para um servidor com acesso público ou uma hospedagem.

Se não, é só apontar para o Servidor e mudar o config.php.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Stephany Souza -

Olá, Eduardo.

tudo bom?

Como faço para apontar para o servidor e o que devo mudar no config.php ???

aguardo resposta.


Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Stephany Souza

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Márcio Benedito -

As informações que você postou são muito poucas para que possamos ajudar, isso pode ser o motivo de ninguém ter respondido ainda. Descreva melhor seu cenário para que possamos ajudar.

1) Você quer que esse "www2.meusite.org" seja acessível apenas dentro de sua intranet ou visível para toda a internet?

2) O servidor onde está o Moodle está em uma zona desmilitarizada?

3) O servidor é do tipo suicida "tudo em um" ou dentro dos padrões multicamada de hospedagem de serviços web? ou a hospedagem é em máquinas virtuais?

4) Como é a entrada de requisições web na rede?

5) A rede tem servidor de DNS próprio ou usa serviço de terceiros para resolver nomes?

6) O endereço "www2.meusite.org" é um domínio registrado ou será um virtual host de um outro dominio?

Com estas respostas é possível visualizar as opções, que são muitas e dependem de como está o cenário.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Benedito

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Stephany Souza -

Olá Marcio, obrigado pela atenção... Vamos lá!.

Lembrando eu só quero apontar o virtualhost para o endereço "www2.ead.meusitw.org

1- Sim 

2-Não sei te dizer....

3-Dentro dos padrões multicamada de hospedagem de serviços web.

4- Não sei dizer.

5- Tem servidor de DNS proprio  sim.

6- Sim é um domínio registado 

Nossa, pra apontar o domínio tanto intranet ou visível pra toda net precisa de tudo isso?

Achava q tendo um servidores e  um domínio já tava bom demais....

Mas de qualquer forma, obrigada pela ajuda.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Stephany Souza

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Então pelas suas respostas vejo que é um servidor com conexão pública (não um PC que tens em sua casa) e que usas VirtualHost.

Então vamos as etapas então:

  1. Em sua maquina faça um PING para ver se o domínio esta apontando para o servidor corretamente
    ping www2.ead.meusitw.org
  2. Se o ping estiver OK, vamos ao VirtualHost. Abra o arquivo /etc/apache2/apache2.conf no Ubuntu/Debian, ou o /etc/httpd/conf/httpd.conf no caso de versão CentOS/Fedora/HedHat e adicione a seguinte informação ao final do arquivo:
    <VirtualHost *:80>
    DocumentRoot "/var/www/pasta_do_moodle2"
    ServerName www2.ead.meusitw.org
    </VirtualHost>
  3. No mesmo arquivo que você abriu acima, deve haver uma linha falando de "NameVirtualHost *:80".
  4. Reinicie o Apache.

Se não der certo, pode ser os seguintes itens:

  • O servidor possui um "Allow from 127.0.0.1" que impede o apache de ter acesso externo;
  • Haver outro VirtualHost com privilégios superiores que sobrescreve este VirtualHost que estas criando;
  • VirtualHost não esta corretamente configurado ou apontando para uma pasta errada ou um caracter errado na digitação;
  • IP apontando para lugar errado, (conferir etapa 1 acima);

Se tudo isso Não resolveu, contrate um desenvolvedor PHP que entenda de Moodle, e que pode ser eu (kraus@eduardokraus.com)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Márcio Benedito -

Complementando a mensagem do colega Eduardo, se o hostname www2.ead.meusitw.org não estiver configurado para encontrar a máquina onde está o Moodle você deve configurar no servidor de DNS.

E sim, para colocar uma máquina na Internet não é só ter os servidores e um domínio, é preciso toda uma engenharia de rede que inclui segurança e redundância.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Benedito

Re: Mudar domínio moodle 2.7 ?

por Stephany Souza -

Obrigadaaaaa Eduardo e Marcio vocês são D++++++++++++++

Consegui!

Desculpe pela minha ignorância, eu sou iniciante e to tentando aprender.

Agradeço muito pela atenção.


abraços!

Contagem das avaliações:  -