Categorias e sub categorias

Categorias e sub categorias

por Inês Aparecida Ferreira -
Número de respostas: 6

Boa noite

Preciso cadastrar polos para os cursos de graduação. O que seria possível?

Cadastrar os polos de apoio presencial como categorias e os cursos como sub categorias?

Terei que criar todas as graduações em todas as categorias?

Quem puder me ajudar por favor.

Estou deixando todos os meus parafusos no caminho.....só nova na plataforma.

Obrigado



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Inês Aparecida Ferreira

Re: Categorias e sub categorias

por José Augusto Moraes -

Olá Inês;


Depende um pouco da estrutura do cursos que vocês oferecem. Por exemplo, se há tutores que atuam nos diferentes polos e os cursos são oferecidos anualmente, talvez seja interessante você criar três níveis de categorias. Algo como: Turma 2014 > Polo > Semestre. Penso que isso facilitaria a gestão dos cursos/disciplinas.

Quanto as repetição dos cursos (graduações) dentro de cada categoria (polos), e mais uma vez pensando em organizar a gestão dos alunos, tutores e professores, acredito que a melhor solução seja criar as mesmas graduações dentro de cada polo. Colegas já utilizaram grupos de usuários para distinguir os polos, todavia, reportaram-me problemas com a gestão de alunos quando tiveram crescimento na demanda de usuários e de cursos.

Para facilitar a criação dos cursos você pode criar o primeiro com todo o seu conteúdo em uma categoria (polo) e, depois, fazer o backup dele. Em seguida, você pode restaurá-lo dentro das demais categorias/graduações. Neste link há uma guia criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho sobre como realizar o backup e restaurar os cursos.

De qualquer forma é preciso que você avalie a sua necessidade atual e projete-a para os anos seguintes. Considerando que as turmas serão anuais, avalie se a estrutura que você irá construir lhe dará suporte quando as turmas do anos subsequentes iniciarem seus estudos. Isso evitará futuras dores de cabeça com a gestão do cursos/usuários.


Bem, é isso. Espero que lhe tenha oferecido alguma ajuda.


Abraços e boa sorte!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Augusto Moraes

Re: Categorias e sub categorias

por Inês Aparecida Ferreira -

Olá José


Obrigado pelo retorno, no meu caso os cursos terei cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico, licenciatura será organizado por semestre, já os outros serão modular.

Para que eu tenha a progressão das turmas para os semestre seguinte, seria melhor fazer o cadastro dos cursos por semestre? 

As disciplinas neste caso do seu exemplo seria sub categorias?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Inês Aparecida Ferreira

Re: Categorias e sub categorias

por Carlos Alexandre Fonseca -

Bem, depende muito da forma da sua organização, mas o que faço é

POLO->CURSO->TURMA->disciplinas

onde polo, curso e turma são categorias, e disciplinas são os Course, no moodle

Vou dar um exemplo, eu trabalho com o exercito,  e tem o polo da ECEME, com diversos cursos, um deles é o Treinamento de Oficiais, e ocorre a cada 6 meses então fica


ECEME->Treinamento de Oficiais->TO-2014-1->Introdução ao AVA
ECEME->Treinamento de Oficiais->TO-2014-1->Doutrina XPTO
....

Agora os papeis, 

O coordenador de Polo tem que ter acesso a todos os cursos, turmas e disciplinas do polo, então criei um perfil chamado coordenador de polo e o associei a categoria POLO, no caso ECEME.

O coordenador do curso tem que ter acesso a todas as disciplinas de todas as turma,  então eu criei um perfil chamado coordenador de curso e o associo a categoria CURSO, que no caso é Treinamento de Oficiais.

Tem também professores que participam de todas as disciplinas de uma turma, então associo a categoria TURMA (TO-2014-1)

E tem tutores que só tem acesso a uma única disciplina,  então associo à disciplina especifica


Os aluno podem ser associados a TURMA, já que vão ter acesso a todas as disciplinas, mas pode ter casos que os alunos fiquem na disciplina,  por exemplo, dependência, ou talvez precise que os alunos fique separados para um trabalho de final de curso, eu particularmente os coloco todos na disciplina, e não na turma.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Alexandre Fonseca

Re: Categorias e sub categorias

por Inês Aparecida Ferreira -

Olá Carlos


Obrigado pelo retorno.

Em caso de cursos inteiros que são ofertados por semestre, acho que seria ideal esse modelo.

No caso acho que inverteria os papeis do professor e tutor.

Vou fazer os testes. Muito obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Alexandre Fonseca

Re: Categorias e sub categorias

por Inês Aparecida Ferreira -

Boa noite Carlos


Estou fazendo o cadastro conforme o seu exemplo, no entanto como associar os alunos na turma?

Preciso associar o aluno teste para o curso, os outros usuários farei a importação dos dados no SGA.

A opção de inscrever só aparece no curso que seria as disciplinas.  E gostaria que fosse associados na turma, pois terão acesso a todas as disciplina do semestre.

Pode me ajudar?

Obrigado


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Alexandre Fonseca

Re: Categorias e sub categorias

por Milton Azara -

Boa tarde Carlos, estava aqui pelo fórum procurando a solução para um problema e encontrei seu post descrevendo a organização do seu ambiente.

Estou fazendo alguns testes com a versão 2.6.3 e 2.7, quando faço a inscrição de algum usuário na categoria, ele não tem acesso automaticamente aos cursos (salas) que lá estão, apresentando a seguinte mensagem: Você não pode se matricular neste curso.

Você utiliza qual versão do moodle?

Contagem das avaliações:  -