Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Gleidson Medeiros -
Número de respostas: 0

Ol@,

Eu me prometi ficar fora da discussão, pelo medo da minha participação individual ser interpretada como "relações públicas" ou resposta oficial... o que não é de forma alguma. Apenas um moodler que há mais de dez anos colabora com software livre e há 7 anos vem trabalhando em (mais de) um Moodle Partner.

Eu não tenho nenhum envolvimento ou conhecimento do gerenciamento de parceiros do Moodle.com, então simplesmente não tenho competência pra falar sobre o assunto. Você pode procurar o Michael Blake ou mesmo o Dougiamas em http://moodle.com/contact/ .

Mas... gostaria de aceitar o convite de discutir esse ponto:

Quais as dificuldades que os "Moodle Partners" tem para dividir o conhecimento acumulado, participar dos eventos da comunidade e contribuir com o código do Moodle ao invés de apenas pagar uma grana para ajudar a manter os desenvolvedores do projeto?

Faço minhas as palavras do fundador e líder do projeto (e ainda o maior contribuidor individual em código), Martin Dougiamas:

Nossos Moodle Partners são essenciais a inteira produção do Moodle. Eles são os que estão pagando por isso http://docs.moodle.org/dev/Releases e maior parte disso http://docs.moodle.org/dev/Roadmap e todos os sites moodle.org ... se você não entende isto então você não entende como o Moodle é desenvolvido.

Ou seja, a rede de Moodle Partner não apenas paga uma "grana". Ela efetivamente é quem sustenta o projeto ao suportar com os royalts mais de 100 desenvolvedores (acho que 70 só no Moodle HQ), não somente compartilhando conhecimento e contribuindo com código, mas também (quando podem e são bem-vindos) patrocinando e apoiando eventos da comunidade, como o Moodlemoot Brasil 2014.

Falando especificamente do parceiro em que trabalho, eles tem sempre oferecido seu código ao Moodle HQ. O melhoramento em Resultados de aprendizado, Rubrica e outras várias ferramentas foram inicialmente inovações da nossa solução que chegaram para toda a comunidade, quando o time de desenvolvimento do Moodle achou interessante incorporar.

Exemplos de ferramentas que foram incorporadas:


Mas, como na célebre frase do Linus Torvalds, "Talk is cheap, show me the code":


Poderia ainda falar sobre os melhoramentos da interface para o Moodle ser compatível com padrões de acessibilidade ou interoperabilidade com padrões abertos como Common Cartridge e LTI 1.1 (ou seja, padrão IMS para que os usuários não fiquem "aprisionados" nem mesmo com o Moodle, que dirá com sua solução)... mas acho que vocês já pegaram a idéia.

Leiam um pouco mais sobre Software Livre e modelo de negócios em http://www.gnu.org/philosophy/selling.html , daqui tiro minha explicação favorita do que é ser código aberto:

Pense em "liberdade de expressão" ("free speech"), não em "cerveja grátis" ("free beer").

Abraços,

--
Gleidson Medeiros
Moodler
Contagem das avaliações:  (1)