Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Daniel Neis Araujo -
Número de respostas: 10
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators
Olá, Querida Comunidade

eu gostaria de chamar a atenção de todos para um movimento problemático na nossa Comunidade (ao lado de tantos outros no Brasil).

O programa Moodle Partners tem colocado em risco o futuro do ensino livre no nosso país.

Este programa de publicidade está concentrando as soluções baseadas em Moodle nas mãos de empresas privadas e holdings educacionais milionários, que apenas tomam proveito do trabalho da comunidade e apresentam soluções proprietárias disfarçadas como "software como serviço" (SaaS) sem nenhum retorno para a comunidade, não comparecendo nos encontros anuais ignorando todos os convites.

Este tipo de propaganda e parceria tem ameaçado de extinção qualquer iniciativa de profissionais liberais e grupos sem fins lucrativos, este programa é uma ameaça a livre concorrência de mercado.

A propaganda é algo que influencia os "curiosos" e "ignorantes".  A maneira como o programa Moodle Partners privilegia estas grandes empresas vai contra os princípios do software livre e promove a monetização da educação, aproveitando-se do que é aberto para dar mais poder aos que já o detem.

Nós não precisamos de dinheiro, precisamos de dedicação e amor. O Moodle precisa voltar a ser o amor ao estilo da internet

ps.: Este post foi publicado também em inglês dois outros fóruns:

Moodle Partners: https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=261304

Moodle Community Sites: https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=261305
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Concordo com você, mais infelizmente quando o Moodle vivia somente de amor nós tinhamos uma plataforma muito ruim (a conhecida 1.9 ou menor) que era difícil de lidar, difícil de desenhar layout e cada bloco tinha um visual diferente.

Eu pessoalmente já vi centenas de projeto livres surgirem e morrerem por falta de dinheiro para que o projeto tivesse um rumo. Vi por exemplo o meu querido Red5 surgir, crescer e ser abandonado por falta de uma equipe que trabalhe com ele.

Hoje fico muito feliz com uma equipe que esta a frente do desenvolvimento e que cria um Moodle cada dia mais estável, simples mais que infelizmente para isso precisa de dinheiro para pagar as contas fim do mês.

Moodle 1.9 foi gerado em Março de 2008 e o projeto ficou abandonado até 2012 quando saiu a versão 2.0.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Martin Dougiamas -

>> Moodle 1.9 foi gerado em Março de 2008 e o projeto ficou abandonado até 2012 quando saiu a versão 2.0.

Eh?  Moodle was never abandoned.  Moodle 2.0 was 2010.  I've been putting out releases constantly since 2002.  http://docs.moodle.org/dev/Releases

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Martin Dougiamas

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Sorry Martin the wrong dates. It was a mistake when I read on the site. 


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Martin Dougiamas -

Daniel,

Our Moodle Partners are essential to the entire production of Moodle.  They are the ones paying for these http://docs.moodle.org/dev/Releases and most of this http://docs.moodle.org/dev/Roadmap and all the moodle.org sites ... if you don't understand that then you don't understand how Moodle is developed.

All people need houses and food, even when they are working on something out of love.  All software has a cost.  And people sometimes need services that no-one can give them for free.  A university is paying your salary for example.  (Clay conveniently ignores all this in the talk you posted.)

However, of course I always want Moodle Partners to provide useful services that people want, and to be good members of our global community.  If you have evidence of any problems at all then I would be very happy to know so I can do something about it.  Don't post about it on the forums though: please contact us direct at http://moodle.com with all information that you have.

Regards,
Martin
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Carlos Alexandre Fonseca -

Os moodles pateners é o que possibilita o moodle de continuar a existir e não ser mais um projeto open source abandonado por falta de fundos, pois não se engane, um projeto do tamanho que é o moodle toma muito tempo da equipe que o coordena, talvez exija uma dedicação exclusiva, e como seus coordenadores vão sobreviver ?  com amor ?

Falo isso por experiencia prórpia,  criei e mantenho um plugin (um simples plugin) para o moodle,   em +/- 1 ano e 1/2 de existência tem quase 20k download ficando no top 10 de plugins de atividades mais baixadas (de fato, nada demais). Cada versão com melhorias me toma um bom tempo, algo como 1 semana de trabalho exclusivo.
Vendo que muita gente se interessou pelo o plugin resolvi, colocar um botão de doação via paypal, adivinha quantos dinheiros já arrecadei ?

E por isso que eu acho que as próximas versões devo fazer via crowd funding, pois o mundo não não me "sustenta" devido ao meu "amor e dedicação"


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Alexandre Fonseca

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Lourival silva -

Acho justo cobrar pelos plugins, contanto que seja um valor de rateio e não microsoft, realmente só amor não é suficiente.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lourival silva

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Márcio Benedito -

Pessoal, eu fiz uma outra leitura da mensagem original. A leitura que fiz é a de que os "Moodle Partners" não estão ajudando a comunidade a se desenvolver, dividindo o conhecimento acumulado e participando dos eventos da comunidade, e ainda usando do "poder econômico" para aprisionar os usuários através do Moodle como serviço (SaaS), de forma que as melhorias são colocadas a disposição dos clientes que contratam serviços dos "Moodle Partners" e não de toda a comunidade através do commit de códigos no core do Moodle.

Não entendi que a mensagem original pregava que os desenvolvedores do Moodle deveriam viver de tanga em uma caverna comendo e bebendo apenas o que tem em volta e se sustentando apenas do amor pelo Moodle.

Que tal debatermos em torno deste ponto? Quais as dificuldades que os "Moodle Partners" tem para dividir o conhecimento acumulado, participar dos eventos da comunidade e contribuir com o código do Moodle ao invés de apenas pagar uma grana para ajudar a manter os desenvolvedores do projeto?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Benedito

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Carlos Alexandre Fonseca -

Não entendo onde os moodles partners não ajudam a comunidade a se desenvolver,  financiando o projeto acredito que é justamente o contrário.

"Não entendi que a mensagem original pregava que os desenvolvedores do Moodle deveriam viver de tanga em uma caverna comendo e bebendo apenas o que tem em volta e se sustentando apenas do amor pelo Moodle."

Quando fala "Nós não precisamos de dinheiro, precisamos de dedicação e amor. O Moodle precisa voltar a ser o amor ao estilo da internet",  bem eu preciso de $$ para me manter, e acredito que o Moodle também.

E até o momento não consegui entender qual é  o problema, alguns falam que é muito difícil conseguir uma autorização de moodle partners, outros dizem que os moodles partners não divide experiencias, acredito se referindo aos moodles partners do Brasil, mas, de fato, se não querem fazê-lo, por que deveriam ser obrigados?, e se fosse acredito que muitos deixariam de contribuir $$


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Benedito

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Eu me prometi ficar fora da discussão, pelo medo da minha participação individual ser interpretada como "relações públicas" ou resposta oficial... o que não é de forma alguma. Apenas um moodler que há mais de dez anos colabora com software livre e há 7 anos vem trabalhando em (mais de) um Moodle Partner.

Eu não tenho nenhum envolvimento ou conhecimento do gerenciamento de parceiros do Moodle.com, então simplesmente não tenho competência pra falar sobre o assunto. Você pode procurar o Michael Blake ou mesmo o Dougiamas em http://moodle.com/contact/ .

Mas... gostaria de aceitar o convite de discutir esse ponto:

Quais as dificuldades que os "Moodle Partners" tem para dividir o conhecimento acumulado, participar dos eventos da comunidade e contribuir com o código do Moodle ao invés de apenas pagar uma grana para ajudar a manter os desenvolvedores do projeto?

Faço minhas as palavras do fundador e líder do projeto (e ainda o maior contribuidor individual em código), Martin Dougiamas:

Nossos Moodle Partners são essenciais a inteira produção do Moodle. Eles são os que estão pagando por isso http://docs.moodle.org/dev/Releases e maior parte disso http://docs.moodle.org/dev/Roadmap e todos os sites moodle.org ... se você não entende isto então você não entende como o Moodle é desenvolvido.

Ou seja, a rede de Moodle Partner não apenas paga uma "grana". Ela efetivamente é quem sustenta o projeto ao suportar com os royalts mais de 100 desenvolvedores (acho que 70 só no Moodle HQ), não somente compartilhando conhecimento e contribuindo com código, mas também (quando podem e são bem-vindos) patrocinando e apoiando eventos da comunidade, como o Moodlemoot Brasil 2014.

Falando especificamente do parceiro em que trabalho, eles tem sempre oferecido seu código ao Moodle HQ. O melhoramento em Resultados de aprendizado, Rubrica e outras várias ferramentas foram inicialmente inovações da nossa solução que chegaram para toda a comunidade, quando o time de desenvolvimento do Moodle achou interessante incorporar.

Exemplos de ferramentas que foram incorporadas:


Mas, como na célebre frase do Linus Torvalds, "Talk is cheap, show me the code":


Poderia ainda falar sobre os melhoramentos da interface para o Moodle ser compatível com padrões de acessibilidade ou interoperabilidade com padrões abertos como Common Cartridge e LTI 1.1 (ou seja, padrão IMS para que os usuários não fiquem "aprisionados" nem mesmo com o Moodle, que dirá com sua solução)... mas acho que vocês já pegaram a idéia.

Leiam um pouco mais sobre Software Livre e modelo de negócios em http://www.gnu.org/philosophy/selling.html , daqui tiro minha explicação favorita do que é ser código aberto:

Pense em "liberdade de expressão" ("free speech"), não em "cerveja grátis" ("free beer").

Abraços,

--
Gleidson Medeiros
Moodler
Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Por favor, terminem o programa Moodle Partner no Brasil

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Bom dia Daniel e demais membros da comunidade no Brasil,


O pessoal do HQ sempre virá com a mesma conversa de sempre:

Moodle é GPL. Isso lhe dá a liberdade para usar Moodle, mesmo que por dinheiro. MAS, e no entanto, a palavra Moodle é uma marca registrada. Agora que são os primeiros no mundo nessa categoria de software, podem escolher os partners que desejarem. Eu, com minha empresa já solicitei várias vezes sair da ILEGALIDADE e contribuir com dinheiro para divulgar meus serviços moodle, porém sempre retornam dizendo que no Brasil não tem vaga esse ano, etc etc etc. Realmente fiquei de saco cheio com isso e desisti.

NÃO se pode usar o nome MOODLE para fazer propaganda de serviços Moodle comercialmente a menos que faça parte do seleto grupo do programa de parceria Moodle e claro, SER ACEITO. Agora ser aceito é que são elas... 

É possível oferecer serviços comerciais baseados em torno Moodle sem ser um Parceiro Moodle. É só camuflar o nome MOODLE para serviços de e-learning ou serviços em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Sério?

Minha proposta é que o Moodle HQ libere o uso da marca, mesmo que tenhamos que pagar os 10%, para os pequenos empreendedores e não somente para mega corporações.



A título de curiosidade, pesquisei aqui no google.com "serviços moodle" e o resultado:

About 597,000 results (0.46 seconds) 
Que maravilha hein?


Tenham todos um ótimo dia,

Gilvan Marques

Contagem das avaliações:  -