Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -
Número de respostas: 18

Olá pessoal, 

Tenho um servidor Linode 4096 que roda basicamente o Moodle 2.3, e claro (Apache/2.2.17 (Ubuntu), MySQL: 5.1.63 e PHP Version 5.3.5). Este projeto tem algumas especificidades, uma delas é que todas as quartas e sextas-feiras temos um pico de acesso simultâneos que varia entre 30 e 40 usuários (as atividades principais no Moodle são fóruns), e são nestes dias que o problema acontece.

A medida que aumenta o número de usuários simultâneos o servidor vai ficando lento e chega a travar (não responder ao carregamento das páginas). Pelo que pesquisei o problema pode ser na gravação dos dados no MySql.

Minha dúvida é: seria interessante instalar um cloudfire ou varnish cache nesta situação?  caso o problema seja no Mysql, qual recomendação.

 

 Desde já agradeço a todos.

Anexo Erro servidor moodle.png
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por rosinda Flores -

Bom dia 

Não terá antes a ver com a largura de banda disponibilizada pelo servidor, já que acontece à medida que a plataforma vai tendo mais users logados? Tive em tempos um problema semelhante com o chat, que resolvi com o aumento da largura de banda.

RF

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à rosinda Flores

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Inês Aparecida Ferreira -

Olá

Estou com o mesmo problema, no entanto são com videos de aulas gravadas, ficam carregando e os alunos não conseguem acessar.

Estamos procurando empresas para fazer o uploud e dawloud, e testarmos, já aumentamos a velocidade da internet e não conseguimos achar uma solução. Uso o moodle 2.6+.

 Alguém sabe me disser porque? 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Inês Aparecida Ferreira

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Inês,

Onde você armazenar estes vídeos (Youtube, Vimeo, etc)???

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Inês Aparecida Ferreira -

 

Por enquanto está no servidor da faculdade, pois não podemos armazenar em lugares como youtube, por causa do conteúdo e direitos autorais e de imagem.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Inês Aparecida Ferreira

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Até onde sei, o VIMEO tem opção para você deixar o vídeo como restrito e fazer um embed para páginas específicas. Dê uma pesquisada nisso, pode ser útil pra você.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à rosinda Flores

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Olá Rosinda, 

Não creio que seja este o meu problema, pois tenho uma largura de banda "bacana" para transferencias. Hoje meu servidor é um LINODE com (4 GB RAM, 8 CPU (4x priority), 192 GB Storage, 8 TB Transfer).

Estou analisando outras possibilidades, a que parece mais válida é por estar usando a base de dados para guardar a sessão do usuário no Moodle. Desabilitei esta opção e vou monitorar o ambiente para ver como se comporta.

Tendo novidades, informarei aqui.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Zero Fernandes -

As versões dos elementos os quais está usando, já estão bastante desatualizadas:
(Apache 2.4.9, PHP 5.5.10 e MySQL 5.6.17 - são as versões atuais.)

Grave as sessões em uma pasta, não no BD.

Geralmente, limites de execução podem ser alterados no php.ini.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Zero Fernandes

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Realmente é verdade Zero Fernandes, estão mesmo desatualizadas, porem, como estou com turmas em andamento, tenho receio de atualizar e o Moodle não ser compatível ou pior ainda, não funcionar.

A quais limites de execução você se refere no php.ini que pode estar causando isso?

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Zero Fernandes -

Desculpe-me a demora em responder.
Dê uma incrementada nos limites de todas as variáveis que apresentem "max" no nome, exceto aquelas não usadas.

Podem ainda causar lentidão:

1 ) quantidade de acessos simultâneos;
2 ) complexidade dos elementos em uso, como por exemplo, vídeo, áudio e assemelhados;
3 ) scripts em laço;
4) qualidade do servidor;
5) qualidade da conexão do usuário;
     etc... etc...

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Pessoal, só para atualiza-los...

 Nesta sexta-feira tivemos uma quantidade de acessos relativamente baixa, com pico de 10 usuários simultâneos. E percebi que mesmo assim (nas devidas proporções) o servidor ainda continua apresentando lentidão.

Consegui identificar alguns momentos críticos, um deles é o login e o outro e maior são durante as postagens nos fóruns (que são feitas num curto espaços de tempo, ou seja, muitas interações no fórum em um curto espaço de tempo).

 Vou continuar analisando e testando algumas sugestões recebidas aqui.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Denison Costa -

Olá Junior Saraiva, tudo bom?

Você conseguiu solucionar o problema de lentidão?  Estou querendo implementar um curso que provavelmente terá um grande acesso simultâneo (500) e, por esse motivo estou preocupado com problema de lentidão. Você tem alguma dica? 

Agradeço desde já, 

Denison Costa 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denison Costa

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -

Olá Denison Costa, 

Consegui resolver o problema sim.
Na verdade meu problema não era o Moodle e sim o servidor web (Apache e CIA). A solução foi refazer a instalação e claro, fazer uma série de "Tunnings" para melhorar a performance tanto do banco quando de quantidade de conexões. Hoje o projeto roda normalmente sem nenhum problema e sem lentidão.

Para ser caso com 500 conexões simultâneas vai ser um pouco mais complicado, talvez seja interessante analisar os serviços da AMAZON que conseguem escalonar facilmente.

Nos mantenha informados, para tentarmos lhe ajudar e claro, aprendermos juntos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Já perdi as contas de quantas pessoas já me procuraram por e-mail skype, etc, com este mesmo problema. 

O que acontece com as maquinas da Linode é que são maquinas com pouquissimo recursos de processador e a fila de processamento do PHP acaba ocupando 100% dos recursos com poucas pessoas acessando.

Só a motivo de comparação, eu tenho uma maquina 2GB RAM Quad Cores 3Ghz (hospeda o moodle.eduardokraus.com) e com o FFMPEG demora aproximadamente 8 minutos para converter um vídeo de 1 hora de duração 1280x720. Em um clientes com uma maquina 8GB RAM 6 Cores demorava mais de 3 horas para converter estes mesmo vídeo e a única solução que encontrei foi zipar, e levar tudo pro meu servidor, converter la e trazer de volta pro servidor dele.

E ainda tem o detalhe, eu pago $88 pela minha maquina na iweb.com e ele paga $160.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Sobre vídeos no servidor da Linode, é pior ainda. Vídeo consome muita rede e em clientes percebi que o que é falado no site não condiz com a realidade.

Vamos a alguns números para eu mostrar que as contas não batem. Vou ao mesmo cliente que falei acima, e no site diz que:

O plano diz que a rede de saída será 1.000Mbps. Meu cliente tem todos os vídeos em 650Kbps de vídeo + 64Kbps de áudio o que da 714Kbps ao total. 


1.000Mbps equivale a 1.024.000Kbps.

Então é só dividir este valor pelos Kbps do vídeo e chegamos a quantos usuários no máximo o servidor deveria suportar sem travar as visualizações:

1.024.000Kbps / 714Kbps = 1.434 usuários simultâneos (mais de uma mil pessoa ao mesmo tempo deveria poder ver um vídeo).

Mais, as visualizações de vídeos começam a travar com 30 pessoas ao mesmo tempo assistindo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Junior Saraiva -
Ótimas dicas do Eduardo Kraus.
Não utilizo vídeo diretamente no Moodle, mas assim que precisar vou tomar estes cuidados.
Vejo que conhecer bem as métricas e os números ajudam muito no uso do MOODLE.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Junior Saraiva

Re: Lentidão no servidor Linode - Moodle 2.3

por Fabio Mazzo -

Tento resolver isso diariamente, sabemos que o Moodle não é escrito da forma mais performática possível, aliás longe disso, estou inclusive planejando substituir o fórum do Moodle, mas antes disso tenho tomado algumas ações para isso, principalmente em hardware.


 Algumas soluções:

     - MySQL em disco SSD em servidor dedicado; (Backup em background)
     - MoodleData no Amazon S3, com cache em disco SSD (a transferência é feita em background, por um software escrito em C++);
     - Substituição do Apache pelo LiteSpeed Server.


 Quem quiser testar a minha solução, por favor me mande um email, que crio uma conta gratuitamente, podem testar pelo tempo que acharem necessário.

   Inclusive faço um convite ao Junior Saraiva, deixe 2 meses esse ambiente em minha infra. Faça testes de stress, deixe seus alunos usarem.


  Fabio Mazzo
   www.esala.com.br
   Me contatem em fabiomazzo@gmail.com


Um Abraço

    


 

 

   

  

Contagem das avaliações:  -