Criação de módulo ou plugin básico

Criação de módulo ou plugin básico

por Paulo Oliveira -
Número de respostas: 6

Boa tarde a todos!

 

Sou iniciante no desenvolvimento na plataforma Moodle. Embora tenha trabalhado com Joomla, Zend e Yii, ambos trabalham com arquitetura ou organização diferentes. No caso dos dois primeiros, consigo simplesmente dentro de uma pasta separar em MVC os controladores, models e views, afim de construir um componente/módulo. Com o Moodle, não percebi algo parecido.

 

Estou tentando estudar o Moodle há 3 semanas e pouco evoluí. Minha tarefa seria desenvolver um plugin de upload onde qualquer usuário guest poderia entrar e fazer upload do material. Porém, o material só será publicado após aprovação de um usuário devidamente cadastrado no Moodle.

 

Como disse, procurei bastante e não encontrei um "esqueleto" de plugin/módulo básico, para que eu pudesse me basear e desenvolver o meu. O material que sempre encontro é: "a arquitetura do plugin deve conter obrigatoriamente mod.html, version.php, icon.gif, index.php, view.php, lib.php". Certo! Até aí tudo bem. Mas vendo outros plugins ou módulos do próprio Moodle, não consegui assimilar como fica o formulário HTML, criado pelo framework do moodle, nem ao menos como se dá sua submissão do mesmo. Ou seja, não sei pra onde vão os dados destes formulários. Suponho que seja os arquivos lib.php ou locallib.php que fazem a parte de inserção, mas ainda assim os módulos são confusos para mim.

 

Procurei bastante e não consegui encontrar uma documentação, ou algum tutorial que esteja explicando mais detalhadamente o que significa aqueles vários parâmetros nos formulários criados através do framework, por exemplo.

 

Alguém saberia dizer como funciona o fluxo de acesso em um módulo? A partir do acesso (como se acessa via url?), a página index.php naturalmente é chamada e a partir dela, qual é referenciada?  A página de um formulário qualquer, como ela é posta ou chamada na index?