Scorm

Re: Scorm

por Adriano Lima -
Número de respostas: 0
Prezados,

Segue abaixo um resumo que descrevi sobre as definições do padrão SCORM em análise a minha experiência como tutor e programador Flash de cursos a distância e também à documentação oficial desenvolvida pela ADL e do portal http://www.etutors-portal.net/

SCORM - Conjunto de normas (regras) para permitir aos Sistemas de Gestão de cursos e-learning (LMS) procurar, importar, exportar, compartilhar e reutilizar seus conteúdos (cursos). Essa norma foi projetada incialmente para fornecedores de LMS, posteriormente passaram a ser usadas pelos programas de autoria que produzem conteúdos (cursos), permitindo saber como adaptar tecnicamente seus cursos para estarem conformes o padrão SCORM.

DESCRIÇÃO GERAL - Em geral, podemos dizer que o SCORM é a parte inteligente, "o cérebro do LMS", pois com ele, controla-se um conjunto de serviços agregados ao LMS, e com isso, oferecer um acompanhamento preciso sobre o progresso dos alunos, como: descreve a sequência dos tópicos, reporta o conhecimento do conteúdo visto pelos estudantes durante o curso, o ponto onde parou após interromper o conteúdo exibido, notas. o SCORM sabe o que tem que fornecer ao aluno, como ao concluir uma determinada competência, saber que o aluno poderá passar adiante.

Conteúdos que não são elaborados conforme as normas do padrão SCORM, ficam sujeitos a serem simplesmente "links" de uma página a outra. Não há controle de gestão.

A ADL - Advanced Distributed Learning em conjunto com a AICC - Aviation Industry CBT Commitee desenvolveram no padrão SCORM uma abordagem amigável permitindo através da chamada API uma forma de comunicação com o LMS, sem necessidade de sistemas pesados e lentos como banco de dados, assim o SCORM permite rapidamente mostrar como catalogar, agregar conteúdos, e controlar o progresso do aluno.

Espero que essas descrições ajudem.
Contagem das avaliações:  -