Olá!
Pegando um gancho num tópico que falam sobre cegos e Moodle (que já nem sei onde está. ;))
Gostaria de trocar algumas ideias sobre surdez e Moodle. E ver se podem nos auxiliar numa pesquisa sobre surdez, Interação Humano-Computador e Moodle.
Moro em BH/MG. Tenho um irmao surdo, sou ouvinte, pesquisadora (doutoranda) na área de Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiotica (EngSem) e Libras na UFMG. Trabalho no Nucleo de Libras na UFMG, como designer instrucional da disciplina de Fundamentos de Libras on-line e atuo também no Grupo Colabora UFMG Virtual (Moodle) no Laboratório de Computação Científica (LCC-UFMG) para apoio ao uso da UFMG Virtual/Moodle. Estamos desenvolvendo um sistema de ajuda da UFMG Virtual (Moodle) fundamentado na teoria da Engenharia Semiótica (EngSem). (Vamos publicar alguns resultados e pretendemos divulgar aqui). Mas isso é outro assunto.
Voltando à surdez, Libras. Na disciplina de Fundamentos de Libras, usamos a UFMG Virtual (Moodle). O objetivo maior do curso é formar/informar os futuros professores e profissionais sobre a cultura surda, os surdos, sua língua etc. Temos em média, 1.100 alunos por semestre. O público são pessoas ouvintes (não tivemos ainda nenhum aluno surdo). Como sou a designer instrucional, eu criei toda a interface do curso usando os recursos da UFMG Virtual e meus conhecimentos de design.
E ainda ligado ao Moodle e surdez, minha pesquisa de doutorado é voltada para publico surdo: EAD, Moodle, Engenharia Semiótica/Interação Humano-Computador, avaliação de comunicabilidade, surdez. Nesta pesquisa, vamos avaliar a disciplina de Libras ofertada na UFMG Virtual (Moodle). Na avaliação, vamos usar alguns métodos da EngSem, dentre eles, um método de avaliação da comunicabilidade, com participação de usuários surdos. Se tiverem interesse em entender melhor este assunto, nos artigos abaixo dá para ter uma visão geral.
Nós apresentamos um relatório de um trabalho que fizemos no Congresso de IHC em 2011 e um artigo no MoodleMoot-2011 que apresentou rupturas de comunicação no Moodle. No periodo informamos que iamos compartilhar na comunidade, mas nao sei se o fizemos. Em nosso site do Pensi, há estes artigos e outros também que podem se interessantes: http://pensi.dcc.ufmg.br/publicacoes?lang=pt
- Capelao, L., Coutinho, F., Freitas, L., Pereira, K., Prates, R.O. Uma avaliação da qualidade de uso do Moodle na UFMG. In: Moodle Moot, 2011, São Paulo. Anais do Moodle Moot p. 209-220. (2011), (in Portuguese)
- Capelao, L., Coutinho, F., Pereira, K., Prates, R.O. Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes. X IHC & V CLIHC’11: Competição de Avaliação. (2011). 2o. Lugar na Competição de Avaliação do IHC. Categoria Avaliação. Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes., X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais & V Conferência Latino-Americana.
Tem esse outro artigo: Alves, A. da S., Ferreira, S. B. L., Oliveira, V. S., & Da Silva, D. S. (2012). Comunicabilidade em sistemas de informação web corporativos : analisando a interação de surdos bilíngues (Vol. 5138, pp. 13–22). Cuiabá, MT, Brazil: IHC 2012 Proceedings. Full Paper.
http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2393539&dl=ACM&coll=DL&CFID=241294928&CFTOKEN=93425025
Enfim, agora. pedido de ajuda! Vocês conhecem alguma solução no Moodle que seja voltada para o público surdo? Alguma pesquisa ou trabalho que tenha sido desenvolvido com foco nesta temática: Moodle, surdez, IHC? Não precisa necessariamente envolver Libras. Pesquisei no fórum sobre surdez, surdos, deficiência auditiva, deaf, deafness. E não encontrei tópicos sobre o assunto.
Se tiverem informações para contribuir com o trabalho, acredito que será otimo para todos nós!
Grande abraço,
Letícia Capelão.