Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Letícia Capelão de Souza -
Número de respostas: 9

Olá!

Pegando um gancho num tópico que falam sobre cegos e Moodle (que já nem sei onde está. ;))

Gostaria de trocar algumas ideias sobre surdez e Moodle. E ver se podem nos auxiliar numa pesquisa sobre surdez, Interação Humano-Computador e Moodle.

Moro em BH/MG. Tenho um irmao surdo, sou ouvinte, pesquisadora (doutoranda) na área de  Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiotica (EngSem) e Libras na UFMG.  Trabalho no Nucleo de Libras na UFMG, como designer instrucional da disciplina de Fundamentos de Libras on-line e atuo também no Grupo Colabora UFMG Virtual (Moodle) no Laboratório de Computação Científica (LCC-UFMG) para apoio ao uso da UFMG Virtual/Moodle. Estamos desenvolvendo um sistema de ajuda da UFMG Virtual (Moodle) fundamentado na teoria da Engenharia Semiótica (EngSem). (Vamos publicar alguns resultados e pretendemos divulgar aqui). Mas isso é outro assunto. sorriso

Voltando à surdez, Libras. Na disciplina de Fundamentos de Libras, usamos a UFMG Virtual (Moodle). O objetivo maior do curso é formar/informar os futuros professores e profissionais sobre a cultura surda, os surdos, sua língua etc. Temos em média, 1.100 alunos por semestre.  O público são pessoas ouvintes (não tivemos ainda nenhum aluno surdo). Como sou a designer instrucional, eu criei toda a interface do curso usando os recursos da UFMG Virtual e meus conhecimentos de design.

E ainda ligado ao Moodle e surdez, minha pesquisa de doutorado é voltada para publico surdo: EAD, Moodle, Engenharia Semiótica/Interação Humano-Computador, avaliação de comunicabilidade, surdez. Nesta pesquisa, vamos avaliar a disciplina de Libras ofertada na UFMG Virtual (Moodle).  Na avaliação, vamos usar alguns métodos da EngSem, dentre eles, um método de avaliação da comunicabilidade, com participação de usuários surdos. Se tiverem interesse em entender melhor este assunto, nos artigos abaixo dá para ter uma visão geral.

Nós apresentamos um relatório de um trabalho que fizemos no Congresso de IHC em 2011 e um artigo no MoodleMoot-2011 que apresentou rupturas de comunicação no Moodle. No periodo informamos que iamos compartilhar na comunidade, mas nao sei se o fizemos. Em nosso site do Pensi, há estes artigos e outros também que podem se interessantes: http://pensi.dcc.ufmg.br/publicacoes?lang=pt

- Capelao, L., Coutinho, F., Freitas, L., Pereira, K., Prates, R.O. Uma avaliação da qualidade de uso do Moodle na UFMG. In: Moodle Moot, 2011, São Paulo. Anais do Moodle Moot p. 209-220. (2011), (in Portuguese)

- Capelao, L., Coutinho, F., Pereira, K., Prates, R.O. Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes. X IHC & V CLIHC’11: Competição de Avaliação. (2011). 2o. Lugar na Competição de Avaliação do IHC. Categoria Avaliação. Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes., X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais & V Conferência Latino-Americana.

Tem esse outro artigo: Alves, A. da S., Ferreira, S. B. L., Oliveira, V. S., & Da Silva, D. S. (2012). Comunicabilidade em sistemas de informação web corporativos : analisando a interação de surdos bilíngues (Vol. 5138, pp. 13–22). Cuiabá, MT, Brazil: IHC 2012 Proceedings. Full Paper.

http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2393539&dl=ACM&coll=DL&CFID=241294928&CFTOKEN=93425025


Enfim, agora. pedido de ajuda! sorriso Vocês conhecem alguma solução no Moodle que seja voltada para o público surdo? Alguma pesquisa ou trabalho que tenha sido desenvolvido com foco nesta temática: Moodle, surdez, IHC? Não precisa necessariamente envolver Libras. Pesquisei no fórum sobre surdez, surdos, deficiência auditiva, deaf, deafness. E não encontrei tópicos sobre o assunto.

Se tiverem informações para contribuir com o trabalho, acredito que será otimo para todos nós!

Grande abraço,
Letícia Capelão.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Letícia Capelão de Souza

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Gisele Brugger -

Parabéns Letícia pelo belo trabalho e por compartilhar seus artigos com a comunidade moodle.

Por coincidência (se é que elas existem sorriso ) esta semana recebi a solicitação sobre trabalhos do Moodle para deficientes visuais e reencontrei o tópico.

Apesar do tópico ser antigo..acho que vale a pena a leitura e quem sabe trocar algumas ideias com essas pessoas https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=43441

até breve

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Letícia Capelão de Souza

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Raíssa Esther -

Olá Letícia,


Gostaria de saber se você teve algum avanço na sua pesquisa e encontrou recursos ou soluções voltadas para os surdos, sou responsável pelo desenvolvimento do ambiente virtual em um dos cursos desenvolvidos pelo NUTE (Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE ) da Universidade Federal de Santa Catarina.


No nosso curso tentamos encontrar uma solução para disponibilizar o conteúdo em libras, o material foi desenvolvido em parceria com o http://nals.cce.ufsc.br/ e estamos inserindo um iframe em uma página do moodle para disponibilzar o conteúdo mas ainda sentimos a falta de mais integração de fato com o moodle e seus recursos porque o que estamos fazendo é usar o moodle como repositório.


Se vocês tiverem algum avanço nessa pesquisa seria muito interessante ficar sabendo, compartilho aqui:

Link do material em libras: http://conselheiros6.nute.ufsc.br/libras/vbook/

Print de tela de como o material em libras é incorporado no ambiente: 

NUTE -AVEA-LIBRAS

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Raíssa Esther

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por jorge carvalho -

Raíssa,

Estou começando a frequentar a comunidade Moodle e, flainando pelos fóruns, me deparei com um tema que sou fascinado: Surdez.

Achei a solução muito bem-feita e cuidada e uma interface simples e muito agradável. Fiquei curioso com  alguns aspectos:

. Foi desenvolvida apenas em HTML por sua equipe ou usaram algum framework ou ferramenta?

. A ausência de legendas é intencional? Digo, é planejado assim para agradar seu público? Ou apenas por ser um custo desnecessário?

. "vbook"? Tentei procurar por este termo e nada. O Google me direciona para "ebook".

Abraços,

Jorge Carvalho (do Rio de Janeiro)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Letícia Capelão de Souza

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Paulo Borges -

Li sobre o assunto e achei excelente... e de grande valor.

por ser um topico antigo, acho que deveria se posto em pauta novamente.

atualmente estou testando uma solução do Governo federal que tem funcionado e atendido o Vlibras


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Borges

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Alex Coelho -

Paulo e colegas, para rodar como plugin, na web, indica algum para libras no Moodle?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Coelho

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Alex,

Conforme citado anteriormente neste tópico, o VLibras sem dúvida atende muito bem. Não recomendo nenhum plugin de acessibilidade para o Moodle, pois quem é deficiente, não é deficiente somente no Moodle. Recomendo soluções de acessibilidade que sejam mais abrangentes e menos restritas como o VLibras.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Borges

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Eder Jose Almeida da Silva -
Uso o Vlibras, e esta bem legal .. recomendo.

Basta inserir este codigo na Painel -> Administração do site -> Aparência -> Código HTML adicional

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eder Jose Almeida da Silva

Re: Moodle, Surdez e Interação Humano-Computador

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers
Evite ao máximo adicionar dados no campo "Quando a tag BODY está aberta" pois qualquer TAG fechada errada pode quebrar totalmente o layout do moodle e só pelo banco de dados para resolver.
Contagem das avaliações:  -