Programação e desenvolvimento

plugin simple certificade

Imagem de Carlos Alexandre Fonseca
plugin simple certificade
Grupo Particularly helpful MoodlersGrupo Plugin developers

Discussões do plugin em português  para mais informações https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=mod_simplecertificate

Contagem das avaliações:  (2)
Imagem de Andre Souza
Re: plugin simple certificade

Olá Carlos,

fiz a instalação do seu plugin no moodle 2.5 e está dando erro. A mensagem que aparece quando o aluno clica no certificado é:

Internal Server Error

The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

Please contact the server administrator, webmaster@portuguesparatodos.com.br and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

More information about this error may be available in the server error log.

Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

Peguei no log do cpanel as mensagens abaixo:

Olha o erro que aparece no log do cpanel

[Wed Jul 03 17:05:46 2013] [error] [client 201.48.90.43] File does not exist: /home/decio/public_html/500.shtml, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12
[Wed Jul 03 17:05:46 2013] [error] [client 201.48.90.43] SoftException in Application.cpp:256: File "/home/decio/public_html/mod/simplecertificate/view.php" is writeable by group, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12
[Wed Jul 03 17:00:01 2013] [error] [client 201.48.90.43] File does not exist: /home/decio/public_html/500.shtml, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/modedit.php?add=simplecertificate&type=&course=2&section=12&return=0&sr=12
[Wed Jul 03 17:00:01 2013] [error] [client 201.48.90.43] (12)Cannot allocate memory: couldn't create child process: /opt/suphp/sbin/suphp for /home/decio/public_html/theme/image.php, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/modedit.php?add=simplecertificate&type=&course=2&section=12&return=0&sr=12

Agradeço se puder me indicar uma solução.

Andre

Contagem das avaliações:  -

Seu log não me diz muita coisa, parece ser problema da memória, tente aumentar o limite de memória para o PHP, conforme o indicado na instalação do moodle

php memory_limit

Imagem de Andre Souza

fiz a alteração do limit para 68 mas o problema continua.

quando o aluno clica no certificado ocorre o erro.

68MB?, o minimo para o moodle é 256MB, veja na documentação sobre a instalação do moodle

http://docs.moodle.org/25/en/Installing_Moodle

Imagem de Maxwell Paiva

Enfim corrigido.

O 'X' Problema está na permissão de escrita de grupo(Veja o log):

"/home/decio/public_html/mod/simplecertificate/view.php" is writeable by group, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12

Para resolver o problema é necessário tirar a permissão de escrita no grupo.

Permissão antes

-rw-rw-r--.  1 facex facex  5087 Jul  6 01:40 view.php

Permissão correta

-rw-r--r--.  1 facex facex  5087 Jul  6 01:40 view.php

Espero que ajude aos próximos que utilizarem este pluguin.

Já tinha sugerido trocar as permissões, não para -rw-r--r--. 

Isso não é uma limitação do plugin deve ser algum módulo instalado no seu servidor web que exige que tenha essa permissão, já que eu mesmo não uso essa permissão.

Enfim, ainda bem que funcionou e obrigado pela dica!

Imagem de Silvio Cesar Silva

Bom dia, Carlos!

Estou com o mesmo problema. Ativei o debbug e aparece a seguinte informação: "Notice: Undefined property: stdClass::$numsections in /home/platafor/public_html/moodle/mod/simplecertificate/lib.php on line 615 Notice: Undefined property: stdClass::$numsections in /home/platafor/public_html/moodle/mod/simplecertificate/lib.php on line 615"

Agradeço pela ajuda,

Cordialmente,

Silvio Cesar Silva

Bom dia, Carlos!

Usou a versão 2.5 do moodle e estou com o mesmo problema. Ativei o debbug e aparece a seguinte informação: "Notice: Undefined property: stdClass::$numsections in /home/platafor/public_html/moodle/mod/simplecertificate/lib.php on line 615 Notice: Undefined property: stdClass::$numsections in /home/platafor/public_html/moodle/mod/simplecertificate/lib.php on line 615"

Agradeço pela ajuda,

Cordialmente,

Silvio Cesar Silva

Imagem de Maxwell Paiva

Estou com esse mesmo problema, como posso resolver?

humm, vou dar uma olhada aqui, mas isso aconteceu quando vocês estavam tentando fazer o que ?

Configurar um certificado?, visualizá-lo ?

Imagem de Maxwell Paiva

O erro ocorre quando tento visualizar o certificado.

Não testei em versões anteriores.

Faz sentido ser a versão que estamos usando??

A minha é Moodle 2.5+ (Build: 20130627)

e o do plugin é 2013060501

Bem essa era a ultima versão, apropriada para moodle 2.5,  no código nem tem a variável que ele está reclamando,  mas ela já existiu nesse local em versões anteriores.

A boa noticia é que com o plugin estava dando warning sobre uma função que deixará de ser usada no moodle e que precisava ser trocada eu fiz isso, e como a versão do plugin para moodle 2.2 estava com erros, então eu subi uma nova versão,  tenta com a nova, pode ser que eu tenha errado na hora de tirar a versão aqui e ter subido um pacote com algum lixo.

Imagem de Maxwell Paiva

O erro continua na visualização.

Agora ocorreu um erro novo após e salva e voltar para o curso.

Segue abaixo:

Warning: mysqli::real_escape_string() expects parameter 1 to be string, array given in/home/aaaa/public_html/extensao/lib/dml/mysqli_native_moodle_database.php on line 868

Warning: mysqli::real_escape_string() expects parameter 1 to be string, array given in/home/aaaa/public_html/extensao/lib/dml/mysqli_native_moodle_database.php on line 868

Esta página será automaticamente redirecionada. Se nada estiver acontecendo, por favor use o link continuar, abaixo.

Error output, so disabling automatic redirect.

Esse warning não me diz muito, pois se refere a lib do mysql  que o moodle usa,  coisa que  meu plugin nem faz referencia.

O erro deve ser outra coisa.

Tende desinstalar usando o administrativo do moodle,  apagando a pasta do plugin e removendo as tabelas mdl_siplecertificate  e mdl_simplecertificate_issues que são as duas tabelas criadas e usadas pelo plugin.

Se ao clicar na visualização do certificado algum warning , erro ou qualquer tipo de alerta ocorrer o certificado não é gerado.

Imagem de Maxwell Paiva

Fiz o que você sugeriu.

Após reinstalar tudo continuou como antes, ou seja, os mesmos problemas.

Se desejar, crio um usuário para que possa, pessoalmente, ver o que está acontecendo.

Imagem de Marcello Caetano

Estou com o mesmo problema.

Versão do Moodle 2.6+

Simples Certificado 2.1.2

Warning: mysqli::real_escape_string() expects parameter 1 to be string, array given in /var/www/moodle/lib/dml/mysqli_native_moodle_database.php on line 859

Warning: mysqli::real_escape_string() expects parameter 1 to be string, array given in /var/www/moodle/lib/dml/mysqli_native_moodle_database.php on line 859

Esta página será automaticamente redirecionada. Se nada estiver acontecendo, por favor use o link continuar, abaixo.

Error output, so disabling automatic redirect.

Gostaria de Ajuda, Obrigado!

Isso é apenas um aviso, não é um erro, deve desaparecer se você colocar o modo debug como NONE, e desativar qualquer tipo de notificação de debug.  Além disso os arquivos mencionados não fazem parte do meu plugin, então somente com essa notificação fica difícil ajudá-lo.

O que você estava tentando fazer antes de aparecer essa notificação?

Simplesmente não consigo reproduzir esse erro , se bem que é apenas um Warning do php, nem é um erro, acho pouco provável de ser por causa disso.

Estão usando que versão do moodle?  e do plugin ?

Imagem de Andre Souza

Eu estou usando a versão 2013060501.

se for o caso podemos criar um usuário no meu site pra você fazer o teste.

portuguesparatodos.com.br

Imagem de Andre Souza

Eu estou usando a versão 2013060501 do certificado e o moodle é o 2.5.

se for o caso podemos criar um usuário no meu site pra você fazer o teste.

portuguesparatodos.com.br

Bom dia, Carlos!

Apaguei a versão anterior do simple certificate, apaguei a pasta no servidor e reinstalei do zero. O erro está diferente, mas continua não funcionando. Abaixo, reproduzo o erro apontado no debbuging. Lembro que uso o moodle versão 2.5 e o erro ocorre quando o usuário tenta visualizar o certificdo.

Notice: Undefined variable: forceforcontext in /home/platafor/public_html/moodle/lib/navigationlib.php on line 4082

Obrigado,

Silvio

Apagou as tabelas do banco de dados ?

Se o debug não vier com uma linha de erro referente ao código do plugin fica muito difícil de poder ajudar.

ou seja, se não existir uma referência para .../mod/simplecertificate/...  fica inviável descobrir o que seja.

Imagem de Maxwell Paiva

Quando configurei e salvei o certificado ele continuou com o mesmo erro. No entanto, nada que referencie algo para o /mod/simplecertificate/.

Imaginando que podia ser algo em todos os módulos do moodle configurei um Wiki, que funcionou normalmente e sem erro algum.

Só me resta agora testar com uma versão mais antiga do moodle

Imagem de Maxwell Paiva

Mesmo trocando a versão (troquei para 2.3.8 e o plugin para 2.0.2 2013070501) o erro 500 permanece, infelizmente.

Imagem de Andre Souza

Boa tarde carlos,

Após exclusão do plugin fiz uma nova instalação, porém o erro continua como pode ver nas imagens em anexo.

a mensagem de erro que peguei no cpanel lopo após o erro foi

[Mon Jul 08 16:02:33 2013] [error] [client 201.48.90.43] File does not exist: /home/decio/public_html/500.shtml, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12
[Mon Jul 08 16:02:33 2013] [error] [client 201.48.90.43] SoftException in Application.cpp:256: File "/home/decio/public_html/mod/simplecertificate/view.php" is writeable by group, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12
[Mon Jul 08 16:00:13 2013] [error] [client 201.48.90.43] File does not exist: /home/decio/public_html/404.shtml
[Mon Jul 08 16:00:13 2013] [error] [client 201.48.90.43] File does not exist: /home/decio/public_html/phpinfo.php

ok, acredito que esteja instalado :D

a única referencia que vejo é:

SoftException in Application.cpp:256: File "/home/decio/public_html/mod/simplecertificate/view.php" is writeable by group, referer: http://portuguesparatodos.com.br/course/view.php?id=2&section=12

que parece ser um warning do seu servidor web, já que não faço ideia do que seja Application.cpp,  mas parece que está reclamando da permissão do arquivo view.php, tente remover a permissão de escrita do grupo  deve ter uma permissão  r-xr-xr-x. Talvez funcione

Imagem de Andre Souza

Carlos,

Obrigado pela atenção, mas não resolveu. O problema continua e eu tentei a  alteração de permissão que voce sugeriu.

Se tem alguém na mesma situação minha, moodle 2.5 + cpanel agradeço pelas sugestões.

AT,

Andre 

Imagem de Andre Souza

Olá Galera,

fiz alguns testes e acredito que todos na mesma situação que a minha, ou seja usando host padrão CPANEL, tenham o mesmo problema com este certificado. 

Para que eu possa tentar uma pista sobre este problema:
- este plugin gera um PDF em algum lugar?
- no certificado gerado tem código para validação do certificado? caso positivo tem um bloco a ser adicionado onde pode ser digitado o código de validação do certificado? 

Se alguém descubrir onde está o pau primeiro compartilha aqui.

Abraços,

André.

- este plugin gera um PDF em algum lugar?

Certamente sim,  para gerar o pdf o plugin cria uma pasta temporária e coloca as imagens nela, e depois usa a lib (incluída no moodle) que gera efetivamente o PDF, essa lib também deve usar alguma pasta temporária.

Se a opção de salvar certificado estiver ativa o plugin salva o certificado em uma pasta apropriada na pasta de dados do moodle definida pela variável $moodledata

a pasta temporária criada pelo plugin é feita usando funções do próprio moodle/php, ou seja,  não é pré-definida e não sei onde o sistema a cria efetivamente, acredito que em $moodledata/temp

- no certificado gerado tem código para validação do certificado? caso positivo tem um bloco a ser adicionado onde pode ser digitado o código de validação do certificado?

Sim, tem,  no link  /mod/simplecertificate/verify.php,   inclusive, na nova versão, se seu moodle estiver com o reCaptha ativado ele vai pedir para digitar um captha

O maior problema é que quando clicar para gerar o certificado não pode ocorrer nenhuma mensagem de notificação,  senão vai dar erro, então se só estivar tomando notificações tipo: info, warning, notice (nenhuma que seja erro ou fatal)  tente desativar tudo que for relacionado a debug no moodle

Imagem de Fernando Abreu

Olá Carlos, bom dia.

Estou com problemas para habilitar a página de verificação do códido:

http://ead.fecap.br/moodleTutoria/mod/simplecertificate/verify.php

Tenhoq ue fazer algum ajuste no plugin?

Grato

Esse erro 500 geralmente ocorre quando o php possui algum erro de programação ou o script é interrompido por algum motivo, e erro no php, pela quantidade de pessoas usando não deve ser.

Outra coisa que achei estranha, é que na imagem que você enviou o plugin está com ícone antigo em formato GIF,  coisa que na nova versão já está seguindo as recomendações do moodle, de usar ícones SVG, mas isso pode ser por causa do browser.

Imagem de Fernando Abreu

Olá Carlos, bom dia.

muito obrigado pelo seu retorno.

Então, fiz um teste aqui com a URL do moodle moot 14, que participei.

https://www.moodlebrasil.org/mod/simplecertificate/verify.php

Inseri um código qualquer.

O erro que retornou é o mesmo que está aparecendo para nós:

http://ead.fecap.br/moodleTutoria/mod/simplecertificate/verify.php

O que me parece é que no nosso caso a página está passando um código e o erro retorna desta forma.

O que acha?

Valeu

Re: RESOLVIDO plugin simple certificade

Boa noite a todos,

Ao fazer a atualização do moodle para a versão 2.5.1, percebi que a versão do simplecertificate que estava instalada não era a última. Ressalto que já havia desinstalado o referido plugin e apagado a pasta direto no servidor. Mesmo assim, misteriosamente, a versão não era a última.

Resolvi instalar manualmente, baixando a última versão e subindo via FTP, com autorização 755. O segredo, me parece é não utilizar a atualização de plugin do moodle, mas fazer o upload do plugin direto no servidor via ftp.

Está funcionando!

Espero que obtenham o mesmo resultado.

Abraços,

Silvio

Imagem de Maxwell Paiva

Fiz isso, mas mesmo assim não funcionou...

Outra coisa: como fez para criar as tabelas no BD do simplecertificate?

Todos os plugins do moodle faz isso automaticamente

Imagem de Roberto Arrial

Bom dia Carlos,

Primeiramente gostaria de dizer que é um excelente plugin! Cumprimento-o em um plugin de tão boa qualidade para o Moodle, e tão útil.

Estamos usando intensamente, porém há um problema na hora de imprimir conteúdo no verso.

Nosso servidor é arquitetura Linux, Moodle 2.5.1

O certificado funciona apenas quando se imprime frente. O QR code vai corretamente para trás, porém quando ativamos o verso e digitamos qualquer coisa no campo de texto do verso, é impresso no verso o texto que digitamos na FRENTE!!, e o texto do verso não aparece em local algum.

Essa é a FRENTE do certificado (isso está imprimindo corretamente):

O problema está no VERSO, veja que ele sai idêntico à FRENTE (exceto pelo QR), e logo abaixo coloquei a configuração para vc dar uma olhada:

Alguma sugestão? Necessita de dados adicionais sobre configurações?
Muito Obrigado!

Roberto - EAPE/SEEDF-GDF

Fico feliz em ver mais brasileiros se envolvendo, participando.

Por favor me informe a versão do moodle e do plugin

Roberto Arrial,

Realmente tava com esse erro, corrigido.  Se quiser pode baixar no github.

Na próxima versão do plugin já não vai mais ter esse erro

Obrigado pelo aviso !

Imagem de Roberto Arrial

Olá Carlos! Obrigado por sua resposta rápida, já testei essa nova do git e realmente está funcionando impressão frente e verso.

Finalizamos há pouco tempo um curso onde foram emitidos mais de 1.500 certificados pelos próprios cursistas, e tudo funcionou perfeitamente.

Parabéns por seu esforço!

Aguardo ansiosamente novas funcionalidades! (há previsões?)

Abraços!

A nova versão já foi lançada,

Veja o post :

https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1000772

Nova versão do plugin, v.2.1.2

Fixed BUGS:

1. #39 No certificate are displayed in moodle 2.2
  2. #42 Fatal error: Call to undefined method core_renderer::tabtree() in /home/elo.ja.nl/www/mod/simplecertificate/locallib.php on line 1083 on moodle 2.4
  3. #43 Error when upgrading - Moodle 2.4 branch
  4. #46 Bulk operations : Doesn't write the grade on pdf
  5. #47 Front text is printed in front and in back page, back text is ignored

Enhancements:

1. #41 improve {TEACHERS}
  2. #44 Add "send to e-mail" in bulk operation
  3. #48 Create a test case checklist
  4. #49 put a white background in QR code

Olá,
Como faço para chamar o titulo das lições do curso no verso do certificado?

Att.,
Marcelo Caetano

Não tem como fazer isso automaticamente, tem que digitar os títulos manualmente

Obrigado pela reposta, só mais uma dúvida, como faço para criar uma variável com {PROFILE_ALGUMA-COISA}? Por exemplo, para notas.

Para notas ?

O PROFILE_ALGUMA_COISA  são só para o User custom profile field, não acho que dê para incluir algo de notas para isso

veja mais em:

http://docs.moodle.org/26/en/User_profile_fields

Obrigado novamente, o que realmente preciso é colocar a nota da avaliação final no certificado em pontuação ou em porcentagem, da forma que puder ser ja serve.

Sim o plugin faz isso,

tem uma documentação de uso feita pela University of Minnesota que fala um pouco das opções, mas o próprio help do plugin explica isso.
No caso você tem que selecionar o Imprimir Notas,  e escolher se vai usar a nota do curso ou de alguma atividade específica, e depois o formato da nota (pontos, percentual ou conceito).

Veja mais em: (em inglês)
http://www.oit.umn.edu/moodle/instructor-guides/certificate/

Imagem de Elaine Flaviano

Carlos ,
Eu começei a utilizar o certificado e estou com dúvida em relação a como imprimir os nomes dos alunos na certificado, não estou conseguindo. 

Imprime somente o texto que coloquei a imagem de fundo sem o restante dos dados.  E no verso o Qr code preciso fazer algum acerto no código ou preciso colocar algum código no texto. 

Desculpe a pergunta mas realmente não estou conseguindo. 

Obrigada, 

Elaine

Basta você colocar no texto do certificado um "texto especial" para ele ser substituído pelo nome do usuário, por exemplo, no texto do certificado você põe:

Certifico que o aluno {USERNAME}, completou o curso ....

A lista de "textos especiais" (text marks) se encontra no próprio help do plugin e na documentação do plug-in:

http://docs.moodle.org/24/en/Simple_certificate_module#Text_marks
em inglês

Imagem de Roberto Arrial

Fala Carlos, tranquilo?

Gostaria de saber se os únicos campos que funcionam são aqueles que vc relacionou em "text marks". Preciso incluir o papel (role) do usuário.

Assim, ficaria da seguinte forma:

Certificamos que o usuario concluiu o curso na qualidade de role1 (professor/aluno/gerente etc)

É possível?
Obrigado!

No momento o nome da role do usuário no curso não é possível, mas achei uma ótima ideia, vou incluir essa informação e criar uma marca com um nome como {COURSEROLE}  ou {ROLENAME}, mas só para versão 2.2

Imagem de Roberto Arrial

Carlos, esqueci de mencionar, outra necessidade é incluir a data de início do curso, conforme "configurações" do curso.

Existe esse text mark?

Contagem das avaliações:  (1)

Tem a marca {DATE} que é configurável,  para: conclusão do curso, de uma atividade ou da emissão do certificado, agora de inicio do curso não tem, mas posso ver  se tem como, e colocar como uma nova mark.

Mas tem uma coisa, o interessante é a data de inicio da inscrição do aluno e não a data de criação/inicio do curso,   por exemplo o curso foi criado 20/11/2013 teve alunos inscritos nesse mesmo dias, e depois teve novas inscrições no dia 10/02/2014,  se eu pegar a data de inicio do curso vai por 20/11/2013, mesmo para que só se inscreveu no dia 10/02/2014, então é melhor pegar a data de inicio da inscrição do aluno

Nova versão para download:

v2.1.3 - 2014030100

Lista de alterações:

#66 Put white background color in code text (below QRcode picture)
#62 paging in Bulk operations doesn't work correctly
#60 Clear not set variables
#57 folder separation string
#55 Manager certificate is not removed
#54 certdatefmt left with old values after upgrade
#53 Fix some tables parameters
#65 Verify completation

Imagem de Margareth Alves

Olá Carlos....

Estou trabalhando com a emissão de certificados via Moodle (aprendendo por tentativa e erro! rsrsrsr).... dúvidas:

- como fiz vários testes, é possível apagar os certificados já emitidos?

- como fazer a correção de um certificado já emitido (por exemplo nome do aluno, nova figura de fundo)?

- é possível criar um código para verificar a autenticidade do certificado?

Muuuuuuuuuuito obrigada.

Abraços

Margareth 

- como fiz vários testes, é possível apagar os certificados já emitidos?

Se os testes foram realizados como Administrador/professor  os mesmos não foram salvos,  se como alunos em um curso de teste basta apagar o curso para isso,  senão só apagando a atividade e alterado a configuração do plugin  (/admin/settings.php?section=modsettingsimplecertificate) e trocando a opção certlifetime para 1,  assim após 1 mês esses certificados serão removidos.

- como fazer a correção de um certificado já emitido (por exemplo nome do aluno, nova figura de fundo)?

Bem, só editando a atividade , alterar o que for preciso e re-emitindo, mas nome do aluno errado,  a princípio, só alterando no perfil do mesmo.

- é possível criar um código para verificar a autenticidade do certificado?

Isso está habilitado por padrão, inclusive gera um QR code (uma espécie de código de barras) com o link de validação do certificado. (mod/simplecertificate/verify.php).

Veja mais no manual do plugin (em inglês)

http://docs.moodle.org/24/en/Simple_certificate_module

Imagem de Paulo Lettiere

Carlos, bom dia!
Desculpe incomodá-lo em uma discussão tão antiga, mas estou com um problema e não consigo a solução. Alunos que cadastraram o nome errado e emitiram certificado, após acertarem seus nomes, emitem novo certificado mas seus nomes não aparecem atualizados. Como se o plugin ainda guardasse o certificado anterior que foi emitido. Poderia me ajudar? Desde já, muito obrigado.
Att, Paulo

Sim,  o plugin guarda o certificado antigo, justamente para evitar que um usuário troque o nome e emita o certificado com outro nome.

Para que sejam emitidos com o nome correto você deve fazer uma edição do certificado,  não precisa alterar nada,  só editar e salvar,  com isso todos os certificado já emitidos vão ser marcados para reemissão.

O que vc deve fazer:

1- Editar o certificado e salvar sem fazer alteração alguma;

2- ir em operações em lote e fazer download de todos os certificados, assim  vai atualizar todos os certificados de uma vez,  ou deixar por conta dos usuários mesmo.

Imagem de Paulo Lettiere

Obrigado Carlos, tanto pela pronta resposta, quanto pela objetividade. Funcionou perfeitamente!

Prbs pelo plugin!

Att,

Imagem de Paulo Lettiere

Bom dia, Carlos!

Desculpe lhe incomodar novamente com dúvidas sobre o certificado, mas preciso incluir um dado nele. Existe um campo do cadastro do usuário que eu criei (RG) e preciso que este campo esteja incluso no certificado. É possível? Se for, tem como me explicar como procedo?

Obrigado novamente.

Abs!

Imagem de Reginaldo Polesi

Olá Paulo,

tem sim como inserir.

Basta colocar o seguinte comando o template do certificado:

RG: {PROFILE_RG}

Para qualquer campo que tenha criado basta colocar o comando "PROFILE_" e o nome do campo criado. Para os campos padrões do Moodle cada um já tem seu nome padrão.

Imagem de Paulo Lettiere

Muito obrigado, Reginaldo!

Só mais uma pergunta: qual o valor que eu devo usar para puxar os dados do Login para o certificado? Por exemplo, está instituído que o CPF do usuário deve ser utilizado como dado cadastral para o campo LOGIN, e eu desejo extrair este dado e acrescentar o CPF no certificado. Desde já, agradeço!

Abs!

Imagem de Paulo Lettiere

Muito obrigado, Reginaldo!

Só mais uma pergunta: qual o valor que eu devo usar para puxar os dados do Login para o certificado? Por exemplo, está instituído que o CPF do usuário deve ser utilizado como dado cadastral para o campo LOGIN, e eu desejo extrair este dado e acrescentar o CPF no certificado. Desde já, agradeço!

Abs!

Olá,

o autor do plugin, tem uma lista de TAG para puxar cada campo, 

Veja isso: http://www.dev-moodle.ml/

=========

FRIST PAGE

Username: {USERNAME} Coursename: {COURSENAME} Grade:{GRADE} Date: {DATE} Outcome: {OUTCOME}
Hours: {HOURS} Teachers: {TEACHERS} Idnumber: {IDNUMBER}

First Name: {FIRSTNAME}
Last Name: {LASTNAME}
Email: {EMAIL} ICQ: {ICQ} Skype: {SKYPE} Yahoo: {YAHOO} AIM: {AIM}

Msn: {MSN}
Phone 1: {PHONE1} Phone 2: {PHONE2} Institution: {INSTITUTION} Department: {DEPARTMENT}
Address: {ADDRESS} City: {CITY} Country: {COUNTRY} Url: {URL} Certificate Code: {CERTIFICATECODE}
Birthday: {PROFILE_BIRTHDAY} User Role Name (in course): {USERROLENAME} User image:
{USERIMAGE}
Timestart: {TIMESTART} User Results:
{USERRESULTS}

Tanto no help do plugin quanto na documentação tem todas as TEXTMARKS possíveis com uma breve descrição

A documentação se encontra em:

https://docs.moodle.org/32/en/Simple_certificate_module#Text_marks

Mas a algum tempo atrás , no fórum em  inglês,  teve uma discussão  sobre um textmark chamado {LOGIN}  que  teria essa função,  exibir o login/username  do usuário.

Concluiu-se que esse textmark pode representar um problema de segurança ao exibir o LOGIN  do usuário,  ficando mais fácil para alguém conseguir acesso ao sistemas (já possui um login  válido, já é meio caminho andado)

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/77

A "boa" notícia é que pela grande quantidade de pedidos por esse textmark em especial penso em reinclui-la, mas só ficará disponível  se o administrador liberar nas configurações globais do plugin,   e lá vou colocar um alerta sobre os riscos envolvidos

Por hora,  você pode fazer a modificação no arquivo locallib.php e reativar essa funcionalidade,  basta ver como estava o código antes

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/blob/0a358f95010c1335dd2f07f4006a6ac9d8dd1d88/locallib.php#L1234

é simples, só readicionar a linha marcada acima no método
protected function get_certificate_text($issuecert, $certtext = null) 
do arquivo mod/simplecertificate/locallib.php

Carlos,

por gentileza entre em contato comigo no PRIVADO, pois está bloqueado para lhe enviar mensagem.

Imagem de Paulo Lettiere

Carlos, bom dia!

Agradeço mais uma vez pela resposta. Infelizmente não poderei utilizar este textmark da forma que você sugeriu, porque as pastas do moodle estão instaladas em um computador remoto que não tenho permissão de acesso. Aguardarei a inclusão do textmark LOGIN nas possibilidades práticas do plugin.

Att

Ok,  mas isso pode demorar um tanto já que esse pedido nem está na lista de coisas mais importantes que o plugin necessita

Imagem de Thiago Borne

Prezados,

Tenho uma dúvida sobre restrições de acesso. Preciso vincular a emissão do certificado ao preenchimento de uma pesquisa de avaliação (realizada através do plugin "Questionário" [https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=mod_questionnaire]). Isso é possível? Pelo que percebi, somente podemos condicionar a certificação a atividades de avaliação, correto?

Obrigado desde já. Excelente plugin!

Marcelo Vitor

Caminho da página

>>>> Permitir o acesso Condicional

No curso específico você coloca a regra que você deseja para a emissão de certificado.

Exemplo:

Só poderá emitir o certificado para quem tirou nota final superior a 7,0.

O moodle faz isso para qualquer atividade,  independente do plugin

veja mais em:

http://docs.moodle.org/26/en/Conditional_activities

Imagem de Thiago Borne

Marcelo e Carlos,

Obrigado pelas respostas. Devia ter falado que já estou com o acesso condicional permitido. O problema é que a atividade (condição) para emissão do certificado não aparece no menu, conforme os prints a seguir.

Print 1: atividade (condição).

Print 2: menu de condições.

Obrigado mais uma vez!

Como disse o moodle é quem resolve isso, o plugin não tem nenhum código para controlar isso,mas acredito que o Completion Tracking deve estar desativado.

http://docs.moodle.org/26/en/Activity_completion

http://docs.moodle.org/26/en/Course_completion

Aqui no meu moodle de teste apareceu sem problemas, estou usando a ultima versão do moodle.

Imagem de Thiago Borne

Obrigado, Marcelo. O tracker já estava desativado. Ainda não consegui resolver o problema.

Seguirei buscando uma solução.

Imagem de Fernando Camilo

Olá Carlos, Tudo bem?

Antes de tudo gostaria agradecer e parabenizá-lo pelo plugin, está sendo muito útil para mim!

Tenho uma dúvida sorriso

1. É possível a exibição da nota do aluno do curso no certificado? Ex: "O Aluno fulano concluiu o curso com a nota/conceito X..."

Obs: No meu caso, não utiliza as notas reais (números) e sim conceitos como é mostrado na imagem abaixo:

Conceitos

*Apenas editei as antigas letras padrão do moodle (A, A+, A-, B, B+...) para os conceitos acima.

Obs2: Notei que na tabela de text marks tem o "OUTCOME" que são os Resultados de Aprendizagem, tentei adicioná-lo ao certificado e ficou com um "-". Como sou iniciante no Moodle não entendo bem como esse recurso funciona, pesquisei um pouco e tem relação com Escalas (que também criei). Segue algumas das configurações que estou usando: 

I. As escalas:

Escalas

II. Resultado de Aprendizagem ("ligado as escalas"):

Resultados de Aprendizagem

III. Configuração em um questionário:

Questionário

Porém quando visualizo o Relatório do aluno a EAQ (Escala de Avaliação Qualitativa) fica com "-":

EAQ

Agradeço pela atenção.

Abraços,

Fernando Camilo.

O textmark {GRADE}  não te ajuda ?  tem uma opção de formato que deve resolver isso

Obrigado pela resposta rs, mas não sei se tem alguma configuração de notas errada no meu moodle, mas quando coloco o {GRADE} fica apenas um "-" no certificado:

Notas

e sobre o {DATE} vou analisar aqui a melhor opção, Obrigado novamente sorriso

Olá Carlos!

Sobre o problema do "-" nas notas consegui resolver, era uma configuração errada aqui,

Obrigado!

Descreva mais o que estava errado, e o que você fez para consertar, pode ajudar outras pessoas

Olá Carlos, tudo bem?

Na verdade não era um erro e sim uma má interpretação, eu emiti um certificado como Professor, e nenhuma {GRADE} foi gerada porque meu perfil de professor não tem nenhum progresso no curso (está no início), por isso que ficou um "-", testei um com perfil de aluno e funcionou, a nota foi gerada e apareceu direitinho no certificado sorriso

Só ainda não compreendi como faço para colocar o período que o aluno realizou o curso, ex.: O Aluno X realizou o curso de xx de janeiro de 2014 a xx de dezembro de 2014, coloquei o {DATE} e configurei para mostrar a Data de Emissão no final do certificado, isso funciona, mas não faço ideia como mostrar o período que o aluno realizou o curso :S

Exemplificando: o {DATE} para mim é usado no final do certificado para mostrar a Data de Emissão, mas seria possível eu também colocar a Data de Conclusão do Curso e a Data em que o aluno se inscreveu no curso no mesmo certificado? 

Certificado de exemplo de um amigo que postou aqui rs

Print

Obrigado.

Abraços, 
Fernando Camilo.

Bem, {date} só vai mostrar a data de fim, e nada mais,  a data de inicio ainda não é possível,
mas já está prevista para a próxima versão, veja em https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/73

O que eu falei foi que se essas datas forem fixas, ou seja, todos os alunos fizeram o curso no mesmo período, então não há necessidade de usar os textmarks, é só por no texto com o período no certificado,   tipo 10 de setembro 2012 a 20 de outubro 2013.

Os textmarks só devem ser usados em elementos que variam  de um certificado para o outro,  se não vai variar, melhor colocar como texto (ou na imagem de fundo). Por exemplo, a carga horária será sempre 60 horas para qualquer certificado, não precisa usar um textmark para isso, o título do certificado pode ser posto na imagem de fundo, em forma de arco, com uma fonte de caligrafia por exemplo, assim como a assinatura do responsável do curso.

Ah entendi! 
Que bom que esta função vai estar na próxima versão sorriso, aliás, parabéns pelo plugin, funciona perfeitamente, está me ajudando muito!

Obrigado!

Abraços,
Fernando Camilo.

Imagem de Walter Sousa

Estou com problema semelhante aqui.

Quando o aluno clica para gerar certificado antes de fazer a avaliação, aparece na nota o valor  "-" nas notas.

Apos o aluno fazer a avaliação, quando ele clica para gerar a nota, continua aparecendo o o valor  "-" nas notas.

No caso eu coloquei para média das três tentativas a avaliação

Se o Aluno fizer uma tentativa e clicar para gerar o certificado, aparece a nota normal.

Se o aluno fizer a segunda tentativa e clicar para gerar o certificado, a nova nota não atualiza.

Ou seja, clicou para gerar o certificado a nota que esta la não altera mais....

Alguém já passou por esse problema ou teria alguma solução para ele ?

Imagem de Gisele Brugger

Não tem nada de errado Walter.

O certificado é gerado uma única vez.

Você deverá colocar restrição de acesso ao certificado para que o aluno o acesse somente após ter finalizado a atividade avaliativa.

E configure na atividade avaliativa quais serão dos critérios de conclusão da mesma.

Simples assim... como o próprio certificado.

Para leitura: https://docs.moodle.org/33/en/Conditional_activities_settings

Isso porque o certificado  não é reemitido   após a primeira emissão,  então se o aluno conseguiu emitir o certificado antes de ter qualquer nota é natural que ele apareça - , mesmo que tenha recebido a nota depois. Isso foi feito assim para evitar que alguém troque o nome e emita o certificado  com outro nome

A solução para isso é  fazer uma edição no certificado, não precisa alterar nada só editar e salvar, pois isso  vai forçar a reemissão dos certificados.

e para evitar isso basta colocar uma restrição no certificado para que o aluno só possa emitir se tal nota for maior que zero, ou uma atividade for marcada como completa

Imagem de Freed Vasconcelos

por favor... como posso vincular as pessoas do curso especificamente. vc falou dos tradmarks mas não sei como fazer ainda.

Não entendi o  erro acho que esse link pode te ajudar

https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1093719

Vi o seu post na outra discussão, lá deu a entender que você quer o nome de TODOS os matriculados no certificado,  se for assim não é possível
o certificado só gera um nome por vez

A ideia é a seguinte, você cria um texto para o deu certificado e onde você que substituir por o nome do aluno, por exemplo,  você coloca um Text Mark, 
Conforme a imagem.
Note que nesse exemplo tem uma imagem de fundo, que vai fazer parte do certificado

Exemplo de Edição do certificado

infelizmente não consegui anexar o PDF gerado nesse post, veja o próximo

obrigado mais uma vez Carlos...mais uma dúvida. 

elaborei conforme vc me disse, entretanto gostaria de saber se tem algum outro modo de aumentar ainda mais o tamanho da letra, a que utilizei ficou com o tamanho um pouco pequeno, e já é o tamanho máximo permitido na formatação do próprio texto.

o plugin aceita alguns estilos de css simples,
para mais informações sobre css
http://www.w3schools.com/css/

O certificado gerado ficaria: ( tamanho e qualidade reduzido, por causa do limite de download do fórum)

Certificado gerado

A lista dos text marks está na ajuda do plugin e no site

agradeço pela informação. por favor confirma se o meu poderia então  ficar assim:

CERTIFICADO  DE CONCLUSÃO

Certificamos que

{Username}

completou o curso

INTRODUÇÃO À MECÂNICA

{DATE}

CARGA HORÁRIA: 24/H

ALBERTO FERREIRA

Olá Carlos, tudo bem?

Esqueci de perguntar, é possível adicionar ao certificado o período que o aluno completou o curso, por exemplo: "O aluno tal concluiu o curso entre xx de janeiro a xx de abril de 2014?

Abraços,

Fernando Camilo.

O textmark {DATE} tem como escolher se é a data do final do curso, ou da emissão do certificado, e tem como alterar o formato da data também, mas se esse texto não for mudar para nenhum dos certificados que serão emitidos é melhor, e mais fácil,  que coloque direto no texto do certificado

Imagem de Gustavo Cardoso Martins

Olá Carlos, primeiramente parabéns, pelo o que vi (ainda não consegui testar) o seu trabalho parece fantástico.

Tenho 2 perguntas (provavelmente extremamente de "noob"):

1. É possível usar a versão 2.6 no Moodle 2.7. Caso a resposta seja negativa, você tem planos para trazer isso para a versão 2.7 quando?
  2. É possível fazer a impressão de Badges no verso do certificado?

Obrigado!

1. Eu ainda não tentei instalar  no 2.7, mas quem tentou não conseguiu pois certamente tem que mudar algo no código,   sim há planos e não sei quando
  2. Não é possível e nem está planejado,  mas posso incluir como uma solicitação para versões futuras

Imagem de Alcione Ferreira

Instalei no 2.7, mas na hora que vou salvar o certificado ele me retorna esse erro:

Erro de codificação detectado e deve ser corrigido por um programador: The 'timestart' value must be set in other.

O que poderiamos fazer para resolver?

Imagem de Eduardo Kraus

Ative o debug no Moodle e veja o erro certinho que ele apresenta.

Erro de codificação detectado e deve ser corrigido por um programador: The 'timestart' value must be set in other.

Outras informações sobre este erro

Debug info:
Error code: codingerror
Stack trace:
  • line 111 of /lib/classes/event/calendar_event_created.php: coding_exception thrown
  • line 252 of /lib/classes/event/base.php: call to core\event\calendar_event_created->validate_data()
  • line 2255 of /calendar/lib.php: call to core\event\base::create()
  • line 2647 of /calendar/lib.php: call to calendar_event->update()
  • line 535 of /mod/simplecertificate/lib.php: call to calendar_event::create()
  • line 97 of /mod/simplecertificate/lib.php: call to simplecertificate_send_event()
  • line 113 of /course/modlib.php: call to simplecertificate_add_instance()
  • line 268 of /course/modedit.php: call to add_moduleinfo()

Imagem de Gustavo Cardoso Martins

PessoALL, a resposta que recebi do desenvolvedor é que esta versão não está habilitada para o Moodle 2.7 ainda.

Por isso do erro. Mas caso alguém consiga solucionar ou eu esteja errado, por favor me passem o caminho das pedras.

Abraços!

Imagem de Cláudio de Souza Ferreira

Boa tarde Carlos,

A nossa versão do moodle é 2.6 e não conseguimos encontrar onde alterar o formato da data. Pretendemos utilizar o formato Ex:  12 de janeiro de 2015.

Há essa possibilidade na versão 2.6? E se há pode nos indicar o caminho, por gentileza?

Desde já muito obrigado.

Só ativar as opções avançadas ou 'mostrar mais'  que vai achar onde fazer isso

Lembrando que o plugin não vai mais oferecer atualizações para essa versão de moodle

Convite para testar a nova versão do plugin

Olá a todos, 

Uma nova versão do plugin está disponível (v2.2.0)  apenas no github por ora, porque é uma versão RC (Release Candidate) para testar se está ok.

abaixo os links:

Moodle 2.7:

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/tree/MOODLE_27_RC

Moodle 2.6

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/tree/MOODLE_26_RC

Moodle 2.5

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/tree/MOODLE_25_RC

Todas estas versões passaram nos testes php_unit e as operações básicas estão ok.
E eu não vou mais oferecer suporte para versões mais antigas (moodle 2.4 e abaixo), então, por favor, façam o download, testê-o, e se estiver tudo bem a nova versão será lançado em 1 de julho

Bom dia!

Instalei as versões, porém ele não permite editar o que já existe, e nem criar uma nova, aparece uma tela totalmente em branco e não tem mensagem nenhuma no debug tambem.

Att.

Preciso de mais informações, em que versão você instalou ?  moodle 2.7 ?

qual operação você fez?

Esse tipo de erro geralmente ocorre quando há algum problema  de permissão de arquivo ou algum erro de codificação que interrompa a interpretação do php, como esquecer um ;.

Por não aparecer absolutamente nada, suspeito que pode ser algo no config.php, verifique-o por favor (permissão do arquivo e se ele está ok)
Verificou se a pasta onde ele está instalado tem permissão de leitura ? 

Se tiver acesso verifique os logs do seu servidor web, muito provavelmente tem alguma mensagem de erro lá.

A versão que toh usando é Moodle 2.7+ (Build: 20140619)Versão 2014051200.08

A operação que fiz foi incluir o certificado.

Busquei na documentação e setei, depois que vc me falou, as permissões de arquivos e ainda assim não apareceu nada, refazendo a operação de inclusão.

Fonte: http://docs.moodle.org/all/pt_br/Seguran%25C3%25A7a&sa=U&ei=oVWsU6n_M-jesATtxoGwAQ&ved=0CAoQFjAC&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNGr6ycxixHkzMesmxvpgrw-ObDGKg

Att.

Tente rodar o moodle sem o plugin, veja se aparece algo.
Verifique os logs do seu servidor web, se possível

Coloque as seguintes configurações no seu config.php

@error_reporting(E_ALL | E_STRICT); // NOT FOR PRODUCTION SERVERS!
@ini_set('display_errors', '1'); // NOT FOR PRODUCTION SERVERS!
$CFG->debug = (E_ALL | E_STRICT); // === DEBUG_DEVELOPER - NOT FOR PRODUCTION SERVERS!
$CFG->debugdisplay = 1; // NOT FOR PRODUCTION SERVERS!
$CFG->yuiloglevel = 'debug';
$CFG->langstringcache = false; // NOT FOR PRODUCTION SERVERS!
$CFG->noemailever = true;
$CFG->showcrondebugging = true;

Não consegui abrir o link, mas acredito que seja :
http://docs.moodle.org/all/pt_br/Segurança
e essas recomendações podem ser usadas para servidores de produção, mas creio que não esteja usando esse plugin em produção, então pode relaxar um pouco nas permissões dos arquivos.

Fiz o que me pediu e consegui usar sem o plugin, e com o plugin tambem, mas quando insiro um Certificado é que ocorre de ficar tudo  branco.

se vc atualiza a pagina que quer carregar ele gera o erro abaixo, obviamente pois não tem o POST necessário.

Parâmetro de ação inválido

Debug info:
Error code: invalidaction
Stack trace:
  • line 463 of /lib/setuplib.php: moodle_exception thrown
  • line 234 of /course/modedit.php: call to print_error()

Att.

é sem um erro especifico não tenho como fazer nada,  aqui está ok,  outros testadores também conseguiram fazer isso sem problemas,  se não tiver nada no log do servidor fica impossível saber o que é.

1. Algumas pessoas reclamaram anteriormente de alguns  temas, se não estiver usando o padrão do moodle pode ser isso
  2. Instalação via github pode estar errada, deve seguir os passos

ir para o raiz do seu moodle

cd mod
git clone https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate.git simplecertificate
cd simplecertificate
git checkout MOODLE_27_RC

depois no navegador  acessar o seu moodle ,  se não começar a instalação visitar a página admin/index.php

Fiz o processo conforme vc me passou, mas a principio não resolveu, ai tinha um plugins a serem removidos (obsoletos), fiz a remoção e atualizei o moodle, ai consegui gerar e criar o módulo no 2.7 (cliente meu), no meu particular, vou conversar com o pessoal do suporte para ver a viabilidade de um upgrade no servidor, pois utilizo o 2.6, e não tenho acesso SSH para fazer pelo git.

Mas a princípio onde eu queria inicialmente está tudo OK, obrigado pela força;

ATT.

Bom dia a todos,

Agora  esse plugin possui um twitter,  para saber das últimas novidades com mais agilidade

@smplcertificade

ops, errei

o twitter correto é

@smplcertificate

A versão 2.2.0 já está disponível:

version 2.2.0

Improvements:
#87 Add ordering options in issued certificate page
#81 Being able to remove uploaded images in settings page
#70 Multilang certiticate text , with  multilingual content filter (https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=filter_multilangsecond):
#59 Refactoring lib.php and locallib.php , will improve test units
#58 Put time in course in completation rule
#26 & #56 Only re-create a pdf file if certificate changes
#36 Put watermark in dowloaded certificates in verify page, if user don't match
#29 Webservice support
#89 Timestart date fmt

Text Marks:
#73 Enrollment start date text mark
#72 User Role Name in course Text Mark
#69 User image text mark
#61 Remove coursehours text mark
#25 Students Results in course Text Mark

Fixed bugs:
#93 wssendfile does not check haschange flag bug
#76 Fix LIMIT ... OFFSET ... breaks this plugin in MSSQL
#75 Add modulename_help in language files

Imagem de marcio sister

Olá Carlos,

Ainda uso o Moodle 2.5.6 e tentei instalar o simplecertificate mas parece que o moodle não deixou, dizendo que eu preciso da versão 2014041100. Por acaso você sabe o que é isso e se existe uma forma de contornar este problema. Por razões internas, não posso atualizar meu moodle para o 2.7

Abs

Marcio

Marcelo Vitor

Marcio,

Baixe a versão do módulo certificado adequado para a sua versão (2.5.6).

Provavelmente esta versão que você está tentando instalar é incompatível com o ambiente.

Imagem de marcio sister

Olá Marcelo,

O módulo certificado que você está se referindo é o Certificate ou o Simple Certificate? Estou tentando encontrar o módulo simple certificate para a minha versão do moodle...

Abs

Imagem de marcio sister

Veja a mensagem que recebo:

Que estranho,  minha inscrição nessa comunidade tinha sido cancelada, por isso não tenho recebido e-mail algum deste fórum 

Tem que seguir o que o Marcelo Santos sugeriu,  fazer download do plugin para sua versão de moodle, parece que você está tentando instalar o plugin da versão 2.7 em um moodle 2.5

O link correto de download:

https://moodle.org/plugins/download.php/6456/mod_simplecertificate_moodle25_2014070500.zip

O link com todas as versões:

https://moodle.org/plugins/pluginversions.php?plugin=mod_simplecertificate

Mas fique atento que quando sair a versão 2.8 do moodle eu não vou mais manter a versão 2.5 do plugin

Imagem de Erison Nicodemos

Ola Carlos, Qual tamanho ideal para imagem de fundo, pra não perder resolução?

Não existe um tamanho ideal, já que o tamanho do certificado pode ser trocado, o  ideal é que sejam do mesmo tamanho.

O  tamanho padrão predefinido é A4 deitado (paisagem)

Ola Amigos,

Os usuários do meu curso usam o numero do CPF como Login, gostaria de inserir o numero do CPF no Certificado, mas ao usar o TXT Mark {USERNAME} ele puxa o nome e sobre nome do usuário, como eu faria para puxar este numero de CPF no certificado.

Todos os text marks estão  descritos em:

Não existe nenhum text mark que mostre o login do usuário,  e nem vai existir por motivos de segurança.

Você pode criar um user profile fields com o nome de cpf  para resolver isso

https://docs.moodle.org/24/en/User_profile_fields

Marx Menezes

Olá Carlos, primeiramente quero lhe parabenizar pelo desenvolvimento desse plugin, que vejo como o mais completo para as minhas necessidades.

Gostaria de saber se existe a possibilidade de se incluir uma opção de exclusão de certificado emitido dentro do próprio plugin, e se não, se existe outro que faça esse trabalho sem a necessidade de acessar o servidor (DB), já que na minha escola isso não é possível.

Obs: utilizamos o Moodle 2.5.1.

Abs

A exclusão de um certificado emitido por professor/tutor, ou alguém com edição no curso, não existe ainda, as exclusões só ocorrem automaticamente depois de um certo tempo que o curso/atividade foi excluída, o tempo padrão são 5 anos se não me engano.

Tem como alterar esse tempo, é só ir na configuração do plugin e alterar a opção certlifetime

Essa funcionalidade, entre outras está prevista para a próxima versão, como podem ser vistas em:

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues?q=is%3Aopen+is%3Aissue+milestone%3A2.2.1

Imagem de Weber Ribeiro

Olá Carlos, rapaz primeiramente gostaria de agradecer pela grande contribuição. Este plugin é realmente muito bom.
Eu gostaria de uma ajuda, se possível é claro. No seu plugin existem as palavras reservadas {DATE} e {TIMESTART} estou usando ambas no corpo do texto do certificado para dizer o periodo do curso, mas eu precisava de uma terceira data mostrando o dia que o usuário gerou o certificado, então eu gostaria de saber qual arquivo eu posso editar para inserir um código PHP que vá gerar essa data ou então onde criar mais uma palavra reservada.

Muito obrigado!

Primeira coisa a se fazer para quem quer alterar o código e criar uma conta no github, e  depois copiar o projeto no github (fork), depois pode alterar sem medo.

Praticamente toda a lógica  do plugin fica no locallib.php, dentro da pasta do plugin.  O método, se não me engano é o get_certificate_text

mas {DATE}  já não atende o que você quer ?

Imagem de Weber Ribeiro

Então, atende, só que eu já estou usando no corpo do texto configurado para o padrão Data de Conclusão do Curso, e ficou assim:

Certifico que fulano concluiu o curso no período de {TIMESTART} a {DATE}.

Eu preciso de mais uma data para mostrar a data que o aluno fez a impressão do certificado.

Imagem de Weber Ribeiro

Amigo eu até achei o arquivo e a classe que gera a data e etc...mas eu queria mesmo era o aquivo que gera o PDF com as variáveis que ele pega do arquivo locallib.php. 
Minha área não é programação, mas consigo dar meus pulos rs, só q meu pulo nesse caso é pequeno, e eu conseguiria colocar a data diretamente no arquivo q gera o PDF. 

Eu não consegui entender o suficiente para criar um novo campo reservado do tipo {CAMPO} e chamar isso no admin :/

Ai que está weber,  esse plugin é diferente do outro plugin  de certificado,  não existe um arquivo separado que gera o PDF,
tudo é feito no locallib.php.

Existe um método que pega o que foi digitado nos textos do certificado (frente e verso)  ,  e substitui os Text Marks. O nome do  método é  get_certificate_text (linha 1310).

Nesse método existe um objeto auxiliar chamado $a,  e para criar um textmark  basta colocar

$a->[NOME DA TEXTMARK],  por exemplo:

$a->periodocurso='19 a 20 de setembro';

depois é só  colocar no texto do certificado a marca {PERIODOCURSO}.

A partir da linha 1423 não mexer em nada, pois é onde a mágica acontece :D

Imagem de Weber Ribeiro

Enfim consegui tempo para mexer nessa questão da data, e consegui com sucesso criar uma marcação para o fim que preciso sorriso, muito obrigado pela dica de onde editar.

Agora, fugindo um pouco da data, notei o seguinte, quando eu configuro qual a nota irá aparecer no certificado, só funciona se eu escolher NOTA DO CURSO, se eu colocar para aparecer a nota de alguma atividade, mesmo que a atividade tenha a nota do aluno, a nota não é impressa no certificado.

Só verificando,  vou colocar no issue tracker

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/115

Criei uma solicitação sobre as datas, qualquer comentário ou ideias sobre isso será ótimo:

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/113

Nova Versão do plugin disponível,  2.2.1 Release Candidate (MOODLE_28_RC) no site do github, somente para moodle 2.8 por enquanto.

Por favor façam o download, teste-o,  e  avisem sobre qualquer bug.

Bugs consertados:

Imagem de Weber Ribeiro

Olá Carlos, estou utilizando o plugin para a versão 2.8.2 do Moodle. Até agora está tudo ok, mas eu não vi nenhum conteúdo no link de "bugs concertados" o link parece estar quebrado. ;)

E sobre a questão das datas, obrigado pela resposta, eu vou fazer um teste e posto o resultado.

Sim ele funciona razoavelmente bem no 2.8,  mas se ativar o modo DEBUG vai ver que está dando um monte de alertas de funções que vão ser retiradas do moodle em suas futuras versões.

O que não deve funcionar é a opção Requiredtime, na parte Activity Completion, além de estar com erro, na versão 2.8 esse processo mudou completamente, e necessitava ser atualizado

Para ver os bugs corrigidos tem que clicar no botão closed,  segue o link

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues?q=milestone:2.2.1+is:closed

Nova Versão do plugin disponível,  2.2.1 Release Candidate  no site do github, somente para moodle 2.7 e 2.6

Moodle 2.7:

Moodle 2.6:

Por favor façam o download, teste-o,  e  avisem sobre qualquer bug.

Bugs consertados:

Olá a todos

Em 28/01/2015 eu vou lançar uma nova versão deste plugin, com o suporte ao moodle 2.8 (sem warnings)

Se alguém encontrou um erro, por favor avise.

Tchau!

Imagem de Sérgio Marcelo Paiva

Olá Carlos,

Primeiramente, muito obrigado pela atualização. Excelente plugin!

Gostaria de saber se existe um bloco para validar os certificados emitidos, como na versão 1.9 Moodle?

Mais uma vez, obrigado!.

Imagem de Sérgio Marcelo Paiva

O link /mod/simplecertificate/verify.php atende ao desejado. Obrigado.

Já achou :D

o QR code gerado já redireciona para esse link

Imagem de Joao Paulo Puntel Vargens
Cerificado é gerado porém o texto não aparece no PDF

Olá,

Estou usando Moodle 2.5, windows server 2003, IIS e banco de Dados MS SQL Server.

Tentei usar esse plugin 1 ano atrás e deu problema. Achei que fosse algum bug e desencanei, afinal era só um teste.

Agora verifiquei que já havia sido lançadas novas versões e resolvi tentar novamente. Baixei a ultima versão compatível com moodle 2.5. Fiz upgrade na versão antiga do plugin mas o problema persiste.

Adiciono certificado, insiro imagem de frente, imagem do verso e o texto da frente e do verso. O PDF é gerado, porém nem o texto da frente nem o texto do verso aparecem no pdf. O PDF, a imagem da frente e do verso. Tudo perfeito. Ativei o debugging mas não adiantou, nenhuma mensagem de erro. 

Alguém tem alguma ajuda??

Re: Cerificado é gerado porém o texto não aparece no PDF

Nunca testei em ambiente windows,  mas por não dar nada no debuggin pode ser algo com a lib de geração de pdf
TCPDF,   tente rodar alguns exemplos que tem no site deles

http://www.tcpdf.org/examples.php

eu vi que pode ter problemas com caracteres especiais, mas ...

veja os logs do servidor, se aparece algo lá

Como postado aqui, o suporte deste plugin para o moodle 2.5  foi  finalizada,  tente , se possível atualizar para o moodle 2.8 e usar a última versão

Imagem de Joao Paulo Puntel Vargens
Re: Cerificado é gerado porém o texto não aparece no PDF

Como tinha feito upgrade da versão anterior que não funcionava muito bem, resolvi remover o plugin por inteiro e instalar a versão nova direto. 

Passou a funcionar. Agora tem acontecido algumas coisas mas ainda estou testando.

A princípio a versão antiga devia estar corrompida e ao fazer upgrade continuou corrompida em algum ponto. Após instalar diretamente a versão nova funcionou.

Obrigado !

Imagem de Silvio Lucas

Prezado Carlos,

Parabens pelo seu plugin. Estou utilizando-o com o moodle 2.7 e ao utilizar o text mark {DATE}, a data está aparecendo da seguinte forma:

Rio de Janeiro, 9 março 2015 (está falando o "de"). 

Como eu poderia corrigir isso no código? Alias, isso pode ser um problema de configuração do moodle ou do plugin? Grato e parabens pelo seu trabalho!

Não há erro,  tem que usar os padrões de formatação de data do php

http://php.net/manual/pt_BR/function.date.php

Imagem de Silvio Lucas

Oi Carlos, uma sugestao para versoes futuras: voce poderia criar um textmark chamada {UPPERCASE_USERNAME} para que o nome do usuario no certificado aparecesse em caixa alta. É apenas uma sugestão sorriso

Parabens pelo trabalho sorriso

Imagem de Silvio Lucas

Oi Carlos, conheço o padrao de formatacao da data mas, como utiliza-lo com o {DATE}? Voce poderia postar um exemplo simples? Fico muito agradecido!

Existe um campo na configuração da atividade que você define a formatação da data

Rio de Janeiro, %d de %B de %Y

Imagem de Weber Ribeiro

Olá Carlos, boa tarde! Segui suas orientações e consegui criar facilmente uma nova marcação {PLACEHOLDER}, ficou show sorriso

Mas voltei para perguntar uma coisa que ainda não consegui resolver. Ao habilitar o plugin dentro de algum curso, ele cria lá o recurso tudo certinho, porém no bloco Atividades ele cria um link "Certificado Simples" e "linka" com o ID do curso, e ao clicar nesse link aparece a mensagem "Erro ao ler a base de dados".

Veja a imagem em anexo.

Mas isso só ocorre no link do bloco "Atividades", dentro do curso funciona normal, o aluno consegue clicar e emitir o certificado numa boa.

bom dia, Weber

O modulenameplural é algo que já está definido nesse plugin faz tempo, não deveria aparecer assim, e sim "Certificados Simples", como definido na parte  de tradução do plugin (pasta lang/pt_br) , o que me leva a crer que tem algo de errado na instalação desse plugin.

A parte em questão é o view.php.

Qual é a versão do plugin e do moodle ?

Imagem de Weber Ribeiro

Olá Carlos, o meu Moodle é 2.8.5 (última versão) mas desde que instalei o plugin ele aparece desta forma. Quando comecei a utilizar este plugin eu já estava com a versão 2.8 do Moodle.

Mas e a questão do link no bloco Atividades estar pegando o ID do curso e aparecendo o erro "Erro ao ler a base de dados"?

sim, eu sei que a questão é essa,  mas se essa string não está ok  pode ser um indicativo que o código instalado no servidor não está completamente ok
vou marcar para verificar

Imagem de Weber Ribeiro

Show ;)

Acho que isso é devido ao bug 136,  vc estava na página mod/simplecertificate/index.php ?

Imagem de Silvio Lucas

Prezado Carlos, é possível alterar o tamanho do QR Code ou simplesmente deixar apenas o código de validação (sem a figura) do QR Code? Muito grato pela sua atenção!

Imagem de Silvio Lucas

Oi Carlos, alterei o codigo no arquivo locallib.php nas seguntes linhas iniciando na linha 1074 (em negrito os valores alterados):

$pdf->write2DBarcode($codeurl->out(false), 'QRCODE,M', $this->get_instance()->codex, $this->get_instance()->codey, 40, 40, //(era 50 ambos)

$style, 'N');

$pdf->SetXY($this->get_instance()->codex, $this->get_instance()->codey + 39); // (era + 49)

$pdf->SetFillColor(255, 255, 255);

$pdf->Cell(40, 0, $code, 'LRB', 0, 'C', true, '', 2);

Com isso diminui o codigo e ficou excelente o tamanho! Parabens pois o seu codigo esta limpo e fácil de entender sorriso

Fica a dica para os demais!

Imagem de PROFessor VAZZ - Brazil

Caro Silvio Lucas,

Parabéns pela iniciativa.

Eu também estava procurando onde alterar o tamanho da imagem do QR CODE.

Você poderia fazer a gentileza de enviar para o meu e-mail como ficou a imagem e code no pé da imagem depois da sua alteração. Se possível, enviar para prof.vazz.eead@gmail.com

Agradeço imensamente a sua gentileza.

Muito Obrigado!!!

PROFessor VAZZ

Vice-Diretor de Tecnologia e Inovação

Grupo Educacional Drummond

Já postaram no fórum como fazer isso,  só dar uma procurada.

E personalizações são cobradas, se tiver interesse só mandar uma mensagem privada.

Abraços

Sim é tem posts no fórum em inglês sobre isso.

tem uma opção na configuração da atividade para não imprimir o QRCODE e um TEXT MARK  para o código gerado .

Tenho seguinte cenário em um curso, gostaria de imprimir no verso do certificado a nota dos módulos e a media final do curso, É Possível?

Modulo 1 - NOTA X

Modulo 2 - NOTA X

Modulo 3 - NOTA X

Modulo 4 - NOTA X

Media final do curso - NOTA X

Possível sempre é,  mas o plugin não faz isso não por enquanto,  seria necessário alguma modificação.
Atualmente ele consegue imprimir a nota de um módulo, ou a média final do curso

Como faço para imprimir a nota de um modulo?

A sim,  claro que estou partindo da premissa que módulo é alguma atividade com nota, se for um curso, ai certamente não tem como

Imagem de Walter Sousa

Eu também estava necessitando que existisse essa opção

Modulo 1 - NOTA X

Modulo 2 - NOTA X

Modulo 3 - NOTA X

Modulo 4 - NOTA X

Media final do curso - NOTA X

Isso talvez seja possível se  os módulos estiverem dentro de um mesmo curso,  pois até então não vi uma atividade que conseguisse obter notas de outros cursos,  além de não ver também tal funcionalidade no moodle. Então acredito que isso não será possível tão cedo

Imagem de Leonardo Sampaio

Bom dia Carlos, primeiramente parabéns pelo plugin, muito útil e fácil de usar.

Gostaria de perguntar em que arquivo posso alterar a margem direita do texto, para fazer com que a quebra de linha recue um pouco para encaixar direitinho na minha imagem de fundo.

Agradeço a atenção.

em lugar algum, isso vc faz no html do texto do certificado,  use tabelas para isso

Imagem de Rodrigo Nogueira

Boa tarde Carlos,

Você tem algum exemplo/modelo de certificado em html?

Ou sabe me dizer onde posso encontrar isso?

Grato pelo seu tempo.

em meu site de exemplo/teste tem um com todas as variaveis

http://www.dev-moodle.ml

lá tem as instruções para entrar no sistema

Imagem de Leandro Caetano

Olá,

O plugin sempre funcionou em versões anteriores, mas desde que estou com a versão para o Moodle 2.7 o "Filtro" que exibe APENAS os usuários que atingiram o objetivo não está mais funcionando.

Alguém sabe por onde posso começar a encontrar essa solução?

Muito obrigado.

Imagem de Flávio Lages

Leandro,

Instalei o plugin recentemente, já na versão 3.1 do Moodle, e estamos com o mesmo problema, ou seja, o filtro também não está funcionando.

Cheguei a ativar o debug do Moodle mas nenhum erro se mostra.

Já está marcado para conserto na próxima versão

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/151

Imagem de Flávio Lages

Muito obrigado Carlos pelo retorno.

Aguardando a próxima versão.

Imagem de Fabiano Rocha

Carlos,

inicialmente, parabéns pelo plugin. Simples, várias opções de configuração via interface, e muito funcional.

Estou encontrando uma dificuldade na utilização do plugin após importá-lo de uma sala para outra. A versão do Moodle é a 2.8.3 (Build: 20150202), e a do plugin 2.2.1 (Build: 2015013028).

Não ocorreu nenhum problema na instalação, nem na configuração. Após inserir o certificado em uma sala e utilizar o placeholder do nome do curso - {COURSENAME} - o certificado é gerado normalmente. Contudo, ao importar este link para outra outra sala, ele continua sendo gerado com o nome da sala inicial.

Alguma sugestão de alteração na configuração?

Esse é um bug já detectado, pois o plugin oferece a você um meio de colocar  um nome alternativo de curso para a marca {COURSENAME}, isso é muito útil quando um curso possui vários módulos.

Porém na rotina de backup/importação  o nome do curso acaba sendo gravado no campo do nome alternativo do curso. A solução é simples, basta editar a atividade do certificado,  mostrar todas as configurações (opções avançadas ou algo do tipo)  e deixar o Nome Alternativo do Curso em branco que o certificado vai voltar a funcionar como deveria.

Imagem de Fabiano Rocha

Carlos, obrigado pela rápida resposta! sorriso maneiro

Deu certo: depois de abrir praticamente todos os "painéis" na configuração, localizei no painel "Outras Opções" o campo "Nome alternativo do Curso" que após a importação realmente passava a ficar preenchido.

Retirando o texto deste campo, e salvando, o certificado foi gerado com o nome do curso onde o link estava! 100%!!

Imagem de Fabiano Rocha

Olá Carlos, olá pessoal.

utilizando o simple certificate, um aluno que estava com o nome não completo gerou um certificado, porém fez a edição do nome dele posteriormente, deixando o nome correto.

Entretanto, ao acessar o link do certificado, a opção disponibilizada é sempre de "Obter o certificado" (já gerado), que vem com o nome antigo (errado).

Daí, surge a situação que gostaria do auxílio: como gerar novamente o certificado, somente para este aluno?

Vi em algumas das mensagens anteriores, que o plugin gera o PDF em uma pasta no moodledata, porém na época da mensagem foi indicado que a pasta não é conhecida. Essa situação permanece? Existe alguma forma para localizar a pasta onde foi armazenado o certificado gerado?

Bom dia,

Isso é uma situação que foi introduzida na versão 2.2 para corrigir um problema de um aluno poder gerar
vários certificados com nomes diferentes, então depois de gerado o arquivo não é mais gerado, e que ocasionou esse novo problema.

Pretendo, na versão 2.3  colocar a possibilidade de remover e revogar um certificado,  com isso resolveria a questão.

O que pode ser feito atualmente é:

1. Remover o certificado da base de dados, na tabela mdl_simplecertificate_issues.  O mais seguro é procurar pelo código do certificado (coluna code).
  2. Colocar na coluna haschange=1 para esse certificado (na mesma tabela), assim vai forçar uma regeração dele. (usando a coluna code como identificador)
  3. Se não tiver acesso ao BD,  basta fazer alguma edição com modificação no certificado, um espaço em branco no texto, assim todos os certificados emitidos vão ficar com a coluna haschange=1.

Sobre as pastas o certificado geralmente é salvo na pasta particular do aluno,  isso é outra coisa que pretendo mudar,  na versão 2.3,  só transferir os certificados para essa pasta quando o certificado (ou o curso) for removido.

Por último, versões mais novas do moodle tem o 'conditional framework' que permite bloquear a atividade até que o usuário reveja/preencha propriedades do seu perfil, e o 'completation framework' também pode ser usado para mostrar algum tipo de alerta avisando ao usuário de verificar o nome no perfil antes de emitir o certificado.

Imagem de Fabiano Rocha

Carlos, boa tarde!

Segui as suas instruções e funcionou perfeitamente: foi gerado um novo certificado, agora com o nome correto do participante.

Quanto a questão de rever ou preencher propriedades do perfil, o que ocorreu foi que o participante já estava cadastrado (contas manuais, inserção feita por upload de usuários) porém o campo sobrenome estava marcado como "Não bloqueado" para edição.

Com isso, ele alterou o sobrenome depois de gerar o certificado e acabou gerando o questionamento.

Novamente, muito obrigado!

Imagem de Fab El

Estou com um problema quanto ao armazenamento dos arquivos dos certificados. 

Houve uma demanda muito grande com os cursos gratuitos e os arquivos gerados consumiram cerca de 15Gb. Anteriormente estava marcado para o valor padrão para a eliminação dos arquivos antigos.

Alterei para 1 mês o prazo. 

Mas a dúvida é: os certificados gerados até o momento, serão excluídos após essa alteração ou terei que refazer todas as atividades de certificado para que isso ocorra?

Gostaria de saber uma forma rápida de eliminar os certificados já emitidos que estão com mais de 1 mês de idade no servidor. Ou se possível editar esse tempo para menos que 1 mês.

A ideia é que enquanto existir o curso/atividade  o certificado vai existir, e só quando o curso/ou a atividade  for removida é que esse tempo começa a valer.

Uma forma de remove-los é fazer um update na tabela simplecertificate_issues,  colocando o timedelete=1 em todos os certificados que queira remover,  quando o processo automático rodar ele vai remover os certificados

Os arquivos vão para a área de arquivos privados dos usuários.

Imagem de Fab El

Muito obrigado por responder!!!

Uma outra dúvida é: se o usuário tentar gerar novamente o certificado após ele ter sido excluido, vai ser novamente gerado ou será gerado algum erro?

Não entendi a pergunta.

Se o usuário for excluído não vai conseguir gerar pois ele não vai ter uma conta no moodle
Se o certificado/curso for excluido, ele não vai conseguir gerar pois não vai mais existir as informações sobre o certificado (texto imagem de fundo), o máximo que vai acontecer é ele fazer um download de um certificado que foi gerado.

Imagem de Fab El

Desculpe, não consegui me expressar corretamente!

Tenho um servidor já rodando e consumindo quase 15gb de espaço apenas com os certificados e aumentando.

Já configurei para o módulo de certificado o manter por apenas 1 mês.
Porém está consumindo espaço além da cota. Já estou fazendo as devidas configurações para os arquivos já gerados serem apagados.

A questão é se após o certificado ser apagado automaticamente pelo sistema, o usuário ainda poderá gera-lo. 

Ex.:

Usuario A faz o curso hoje e gera o certificado.
Se passam 2 meses, o certificado deve já ter sido apagado pelo sistema automaticamente.

O usuário A por algum motivo precisa gerar o certificado novamente

ELe vai conseguir gerar o certificado sem problemas ou vai gerar algum tipo de erro quando ele for tentar? Os usuários nesse moodle devem poder gerar o certificado a qualquer tempo, mas os arquivos não devem ficar guardados por muito tempo na hospedagem.

Imagem de Roberto Arrial

Olá, Carlos!

Tenho usado o certificado com sucesso, sempre com a config de o próprio cursista emitir seu certificado. Funciona bem quando setamos as condições de restrição de acesso pela nota final do curso (se não atingir a nota, ele não consegue imprimir).

No entanto, ao testar a impressão em lotes (que nunca havíamos testado), no arquivo pdf bulk vemos inclusos alunos que nao atingiram a nota, e excluídos alunos que atingiram a nota final.

Detalhe: utilizei o filtro de grupos e também o de obter apenas os que atingiram a nota exigida.

Alguma ideia do que pode estar errado?
Obrigado por sua ajuda!

Você escolheu a opção de imprimir só os alunos que conseguiram atingir os critérios do curso,  tem essa opção nas operações em lote
se colocar a opção todos os usuários a restrição da nota é ignorada !

Fora isso sem ter alguma mensagem de erro fica difícil dizer se tem algo errado.

Imagem de Cristiane Mendes

Olá! 

Estou tendo problema com o uso do Simple Certificate no uso do servidor institucional onde trabalho. Os certificados que deveriam ser gerados aparecem em branco, sem texto ou qualquer imagem de fundo. 

No uso que faço em uma hospedagem particular e local eu não tenho problemas. 

Pode ser alguma permissão de escrita de arquivo do servidor institucional? É preciso ter acesso aos logs para saber. Eu não possui acesso aos arquivos, apenas de admin no Moodle. 

Caso possam me indicar um caminho para solução, agradeço.

Att.

Cristiane

Ative o debug do moodle,  geralmente ele informa o problema

só com essas informações não tem como saber

Imagem de Flavio Shinji Taniguchi
Data local

Boa tarde Carlos, estou com um problema, meu moodle está instalado em um servidor onde não posso mexer nas configurações. Ele possui a data em en_US e como consequência a data no certificado sai em inglês, teria como eu alterar para pt_BR a data sem precisar mexer no servidor?

Muito obrigado pela atenção e pelo ótimo plugin

Re: Data local

No plugin  diretamente não tem, e nem teria porque, já que tem como mudar isso nas nas configurações do moodle, tem como colocar pt_BR.UTF8 (ou algo parecido).  Procure por locale na parte de administração do moodle

Imagem de Flavio Shinji Taniguchi

Boa noite Carlos, esta configuração para funcionar corretamente, depende do server ter suporte ao pt_BR.UTF8, mas como informei, não tenho acesso a ele. Vou tentar trabalhar com o setlocale apenas para a geração do certificado e depois voltar para o padrão para evitar problemas. 

Sim se o servidor não tem suporte ao pt_BR não tem como o plguin/moodle oferecer isso,  sugiro que contacte o suporte técnico do servidor pedindo a instalação disso, e não entendo como o setlocale vai funcionar se o servidor não tem suporte ao mesmo, pois o moodle já faz o setlocale automático usando o que for definido em sua configuração.

https://docs.moodle.org/dev/Table_of_locales
https://docs.moodle.org/23/en/Language_settings

Imagem de Capef BNB
Atualização

Carlos Alexandre Fonseca - Estou com um problema, 

Os meus alunos quando concluem o curso vão gera seu certificado mais o nome não esta completo, sendo que quando eles alteram no sintema do moodle, o sistema não altera o nome dos alunos mais o  {USERNAME} não atualiza na hora de gera outro certificado.

Re: Atualização

Isso já foi perguntado aqui no fórum antes,

Esse plugin não fica gerando novo certificado toda vez que alguém tenta baixa-lo,  pois é um desperdicio de recurso além abrir uma brecha para, por exemplo, um aluno ficar trocando de nome e gerando certificados para quem quiser.

Então visto isso a uma solução para isso:

1. A API Completion do moodle,  informando ao aluno para verificar o nome, e troca-lo
  2. Se o item anterior,  atualizar o certificado com alguma pequena modificação (um espaço em branco no texto do certificado), isso vai fazer que o certificado seja refeito, quando o alguém baixa-lo.
  3. E remover os certificados direto no BD,  tabela mdl_simplecertificate_issues, mas só recomendo isso se for alguns casos isolados

A uma previsão de criar uma tela para de remoção e revogação de certificados, mas só para uma próxima versão

Nova versão do plugin 2.2.3  para moodle 3.0, 2.9 and 2.8

https://moodle.org/plugins/view/mod_simplecertificate

bugs consertados:

#136 Referência antiga para o plugin certificate no arquivo index.php
#101 Nome alternativo do curso é sempre preenchido com o nome do curso, o que causa problemas quando se importa um certificado de um curso para o outro, e em backups

Um novo bloco  está disponível para download, deve interessar a todos que usam esse plugin
é o bloco que lista os certificados emitidos para um usuário, veja mais em:

https://moodle.org/plugins/block_simple_certificate

Imagem de Leonardo Nascimento de Paula

Carlos em outro módulo de certificado tem a opção de tempo mínimo para gerar um certificado e nesse Simple Certificade não tem. Como faço?

Tem que ativar, primeiramente, o completion tracking no moodle e no curso,  então na opção de completion vai ter um campo com isso

Obrigado Carlos! Foi muito útil sua ajuda.

Abraço

Imagem de Joseph Felix

Pra quem quiser inserir custom course fields ou outro texto qualquer dentro do certificado, eu consegui através desta forma

No arquivo locallib.php função get_certificate_text você insere lá

$a->seucampo = ($seucampo = this->get_seucampo($this->get_course())) ? $seucampo : 0;

Então você pode criar seu método lá dentro da locallib.php mesmo

public function get_seucampo($course){ //Insira aqui o método pra buscar o valor que você precisa }

Então dentro das configurações do plugin você pode usar o texto especial: {SEUCAMPO}

é por ai mesmo, é nesse método onde ocorre as substituições dos "TEXTMARKS" para os valores corretos.
Mas antes de alterar o código, veja se os Profile Fields  do moodle não te atende,  já que o plugin é capaz de substituir os profile fields
https://docs.moodle.org/24/en/User_profile_fields.

As alterações do código fonte não fazem parte do arquivo de backup do moodle,  então não são salvas

Bom dia Carlos,

Preciso saber contigo se é possível apresentar no verso do certificado as notas de cada atividade feita, nota da participação do fórum e outras notas. Se possível, como posso fazer?

Att. Leonardo

Carlos eu achei a string que apresenta as notas, só que elas estão em uma linha só. Como consigo dar essa quebra de linha e onde faço isso?

Ricardo
Re: ERROR 500

Oi,

Eu defini o Debug conforme https://docs.moodle.org/29/en/Debugging mas ainda apresenta o mesmo erro e não aparece nenhum outro além do erro 500 mensagem - Internal Server Error

Depois de definir o certificado único, preenchendo somente os campos obrigatórios, eu coloquei as variáveis mais simples como:

{USERNAME}
    {COURSENAME}
    {GRADE}
    {DATE}

e pedi para salvar e exibir.

Em seguida, o erro continua aparecendo com este link
... mod/simplecertificate/view.php?id=258

Não sei se isto ajuda. Poderia me ajudar?

Ricardo

Uso o Moodle 3.0 e thema BCU

e testei o simple certificate

2.2.3 (2015112530) -Moodle 3.0

e

2.2.3 (2015112529) -Moodle 2.9

com o mesmo erro. Tu podes me ajudar a resolver este problema?

Obrigado

Ricardo

boa noite,  creio que vai ter que procurar algo nos logs do servidor web

Ricardo

No logo do servidor encontrei esta linha:

[Fri Dec 11 10:27:05 2015] [error] [client 177.97.025.82] SoftException in Application.cpp:313: File "/.../.../public_html/cursos/mod/simplecertificate/view.php" is writeable by group, referer: http://dominio.net.br/course/modedit.php?update=260&return=0&sr=0

Mas as permissões estão iguais ao resto da instalação do moodle 30.

Agradeço tua ajuda

Nesse fórum a inúmeros posts sobre esse erro,  e muitos relataram que é  devido a  configuração de permissão de acesso.

esse está dizendo que o view.php  está  com a escrita para grupo ativada, ao meu entender e o  Application.cpp parece não gostar disso.

Procure no fórum por Application.cpp

Ricardo

Olá Carlos

Funcionou.

O problema é que ao instalar o plugin: simples_Certificate no Moodle 3.0 ele é instalado com a permissão 777 e 666.

Muitos servidores, principalmente os compartilhados, não permitem que os arquivos/diretórios tenham esta permissão.

A resposta para resolver este problema é entrar vis cPanel ou FTP e alterar as permissões.

Diretório - 755
Arquivos - 644

Fica aqui uma ajuda para as pessoas que tem o mesmo ERROR 500

Imagem de Bruno Henrique Cury

Carlos, boa tarde

Minha instalação deu tudo certo, 100% funcionando, mas gostaria de saber se tem alguma forma de inserirmos um código validador (autenticador), onde pudéssemos atestar a autenticidade do certificado emitido?

O plugin já faz isso automaticamente,  ele gera um QR code (Código de barras 2D) que se usar um leitor de QRCode (qualquer smartfone/webcam é capaz de fazer isso), ele redireciona para a página de verificação do certificado, mas se não quiser usar o QRCode  só usar o textmark {CODE}

Carlos, consigo colocar a página de verificação do certificado em um bloco como no plugin "block_verify_certificate"?

Uma outra coisa que está me acontecendo é que na hora de verificar o certificado, não está trazendo o nome do curso, veja em anexo, como poderia corrigir isto?

Achei Carlos, me desculpe..estava em "Nome alternativo do CursoElemento Avançado"

Ficou portanto só a questão da possibilidade de incluir um form de verificação dentro de um bloco como na imagem em anexo.

Muito obrigado

Bem para colocar a verificação em um bloco só criando um novo plugin,  e no momento não ando com disponibilidade de criar mais um plugin sem nenhum financiamento.

Olá amigo gostaria de saber se poderia me ajudar com a dúvida acima...

acontece que consigo gerar o certificado com o QR code e tudo, entretanto quando digito o código para validar, ele diz que o código não pode ser validado.

por isso estou na dúvida de como verificar a autenticidade dos certificados gerados.

Ví alguns posts reclamando da verificação do certificado,  mas  quando testo está ok, você  pode verificar isso com uma query no banco:

select u.firstname||' '||u.lastname as nome, c.name as certificado, ic.code from mdl_simplecertificate_issues ic inner join mdl_simplecertificate c on ic.certificateid = c.id inner join mdl_user u on ic.userid=u.id where ic.code = '6d42bfa09ae911e69da17982cdbf25ff';

Mas tenho as seguintes obesvações:
-Essa query foi feita em um banco postgres,  pode precisar de adaptações para outro tipo de banco

-Esse código não parece estar correto,  o código que o certificado gera tem o formato:
XXXXXXXX-XXXX-XXXX-XXXX-XXXXXXXXXXXX   (Time base UUID - Version 1) https://en.wikipedia.org/wiki/Universally_unique_identifier  , e esse parece mas com um  hash md5

- O código do certificado também pode ser visto no aba Issued Certificates dentro do certificado

Se puder passar a imagem do QR code, posso verificar

Você pode testar o plugin no site:
http://www.moodle-dev.ml/

Obrigado Carlos pela atenção, mas não entendi muito bem.

Estou utilizando o plugin 

estou também utilizando o marktest {CERTIFICATECODE} para gerar o código também

o meu principal intuito é o de verificar se o certificado emitido pelo aluno é valido realmente.

O que me aconselharia utilizar exatamente (plugins respectivamente)

Gostaria que me dissesse qual plugin devo utilizar para a verificação do certificado, estou utilizando a versão 2.2.3, seria necessário a atualização?

Não há necessidade de um  plugin extra para a verificação, só quero entender pq foi gerado um código que, a principio,   não faz parte do certificado. Estive revendo o código dessa versão (2.2.3) e não vi motivo de gerar um código não condizente.

E sim,  sempre aconselho a fazer o upgrade

Imagem de Cláudio de Souza Ferreira

Prezado Alexandre,

Num curso com período não determinado é possível automatizar a data de início e fim para cada aluno.

ou seja, aluno A fez no período de 07 a 10 de fevereiro.

aluno B fez no período de 05 a 08 de junho.

Como fazer para que cada aluno emita seu certificado com o período correspondente.

A versão do moodle é 2.6 e o plugin simple certificate.

Desde já agradecemos.

Por período ainda não tem

Senhores me desculpe  a falta de resposta no fórum,  por algum motivo me removeram da comunidade Moodle Brasil,  de vez enquanto isso acontece,  não sei o que fazem parece que removem a inscrição de todos para limpar a lista de usuários, então deixei de receber os alertas de msg do fórum em português, vai entender....

Roberto
robertodummer

Boa tarde, Carlos! 

Instalei o plugin para emissão de certificado. Está tudo ok. 

Só tenho um problema, os textos e dados que eu coloquei no certificado não ficam centrados, mesmo que eu não coloque nenhuma imagem. 

Veja que inclusive tem texto que fica fora do certificado. Você pode ajudar? Abs, Roberto

Roberto
robertodummer

Já conseguir resolver, obrigado.

Imagem de Talita Raquel Luz Romero

Oi Carlos, bom dia.

Tenho de configurar alguma base de dados depois de instalar o plugin no servidor? Pergunto isso porque não encontrei nenhuma informação sobre isso nas orientações para instalação, mas quando tento gerar um certificado aparece o seguinte erro: 

Tabela "{$a}" não existe

Debug info: 
Error code: ddltablenotexist
Stack trace:
  • line 585 of /lib/dml/moodle_database.php: dml_exception thrown
  • line 1510 of /lib/dml/moodle_database.php: call to moodle_database->where_clause()
  • line 795 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to moodle_database->get_field()
  • line 1511 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->get_mod_grade()
  • line 1401 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->get_user_results()
  • line 1008 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->get_certificate_text()
  • line 1098 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->create_pdf()
  • line 1204 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->save_pdf()
  • line 1276 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->get_issue_file()
  • line 1752 of /mod/simplecertificate/locallib.php: call to simplecertificate->output_pdf()
  • line 94 of /mod/simplecertificate/view.php: call to simplecertificate->view_default()
Caso a pergunta seja muito trivial pode por favor, me indicar onde encontro alguma orientação? Eu li os tópicos do fórum e fiz algumas buscas mais não encontrei nada similar.

Abraços, Talita Raquel

Olá, boa tarde.

Estava investigando um pouco mais e me parece que as tabelas estão corretamente instaladas. Alguma ideia do que posso estar fazendo errado?

Abraços, Talita Raquel

Instruções de como instalar está na página do plugin, na parte de download em Learn More

não precisa criar  tabela alguma,  o próprio já faz tudo que é necessário,  basta apena descompactar o plugins na pasta mod do seu moodle

Oi Carlos, bom dia!

Eu li esse documento, tanto para instalar com o git quanto direto na pasta mod. Você já viu esse erro anteriormente? Alguma dica do que eu possa fazer?

Obrigada e bom domingo.

Talita Raquel

Esse erro é que o plugin não foi instalado corretamente,   algo de errado ocorreu na instalação e provavelmente não criou as tabelas corretamente

Pessoas me desculpem por não responder pois removeram novamente minha a assinatura desse forum !!! então não recebia e-mail algum.

Eu só tenho esse problema aqui , no fórum em inglês isso nunca aconteceu,  parece que ficam alterando a assinatura das pessoas por aqui !!!!!

Imagem de Eduardo Kraus

Comigo isso esta acontecendo também. Do nada para os e-mail e ao acessar esta sem Assinatura dos Foruns.

Pois é, mas só no fórum brasileiro isso acontece, no fórum  em inglês nunca aconteceu, o que me leva a suspeitar que andam mexendo em algo por aqui perplexo

O que é um problema, já que não recebe resposta de ninguém a pessoa acaba indo pro fórum americano e postando em português ...
e quando vou ver, é pq aqui está com a assinatura  cancelada e ela já fez a pergunta aqui a tempos!

Gilvan Marques
Grupo Translators

Boa tarde Carlos,

Aqui nesse "curso", eu, Daniel e o Giovanni somos moderadores e não há nada sendo modificado, pelo menos da minha parte.

Além disso, não termos permissão de retirar os assinantes de determinados fóruns. No caso do fórum desse plugin, há 85 assinantes.

Estranho logo o mantenedor do plugin estar sendo sendo retirado do fórum.

Caso mais alguém tenha notado que foi cancelado da assinatura de algum fórum, por favor entre em contato.

Gilvan Marques

Imagem de Maurício Dal Bem Wrezinski

Boa tarde Gilvan.

Há alguns meses atrás me aconteceu a mesma coisa. Fui retirado de todos os fóruns nos quais eu estava inscrito.
Quando notei isso, refiz minhas inscrições e desde então não aconteceu mais.

Mas naquele momento, acabei sendo removido de todos eles sem saber.

Abraço!

Ok Givan,  quando acontecer mando uma msg,  bem estão mexendo, mas quem ou o que eu não sei,  mas só na comunidade brasileira isso tem ocorrido

Imagem de thiago oliveira

Olá Carlos,

Instalamos o certificado simples mas ele não gera o certificado para o aluno. A seguinte mensagem aparece:

"O certificado não pode ser emitido pois o usuário não atingiu a meta do curso".

O que é "meta do curso"? Ou: como resolver esse problema?

OBS. Fizemos testes utilizando os critérios de restrição, como notas, e também sem utilizar nenhum critério de restrição de acesso. Em ambos os casos a mensagem é a mesma, sendo que, quando há critério de restrição ativado, o plugin reconhece se os critérios foram ou não satisfeitos; mas ainda assim o certificado não é gerado e aparece a mensagem citada.

Obrigado.

Existem dois tipos de restrição, um é esse baseado em alguma atividade,  como notas,  e outro é baseado em algo que o aluno deve fazer  para ser liberado,  que fica na parte de Completion tracker :
https://docs.moodle.org/31/en/Course_completion_settings

O pugiln acrescenta uma restrição extra (além das oferecidas pelo moodle) nessa parte, que é uma restrição por tempo mínimo no curso.

Pode ser que tenha algumas dessas restrições na parte de Completion tracker

Imagem de thiago oliveira

O certificado não está sendo emitido para o aluno mesmo que não haja nenhuma condição marcada nas configurações do certificado (condição de nota, de atividade ou de tempo). A mensagem mencionada aparece e o botão "continuar" não funciona.

Já o certificado padrão que usamos normalmente emite o certificado para o aluno, no mesmo curso.

Isso me faz pensar que não haja restrições na parte de completion trackes, mas não tenho acesso a ela (talvez por ser um administrador intermediário, com alguns acessos restritos, talvez porque a nossa versão 2.4 não tenha esse recurso).

Obrigado.

Imagem de Thiago Oliveira

Carlos,

Descobrimos que o certificado é bloqueado para emissão pelos alunos quando a opção de configuração "Acompanhamento de conclusão" está marcada como "Os alunos podem marcar manualmente a atividade como concluída".  Se esta opção estiver ativada, o sistema mostra a mensagem que descrevi na mensagem anterior: "O certificado não pode ser emitido pois o usuário não atingiu a meta do curso".

Pelo menos esse é comportamento do plugin simple certificade no nosso Moodle.

Nunca testei assim, sempre que uso a opção de acompanhamento é para ativar a opção de tempo mínimo on-line para o aluno.

Acredito que o usuário tem que marcar a conclusão manualmente para obter acesso ,  senão  dá essa mensagem mesmo

vcs podem testar o plugin em http://www.moodle-dev.ml

Bem segue um site de teste para o plugin,  lá tem um curso configurado  com uma atividade, um certificado padrão que uso para testes

http://moodle-plungin-rc-bozoh.c9users.io/moodle

role                | username         | password
--------------------+---------------+-----------
Student                | studenttest1    | STD-test-1
Student                | studenttest2    | STD-test-2
Teacher                | teachertest    | TCH-test-1
Non editing teacher    | teachertest2    | TCH-test-2

Aproveitem

Oferecimento http://c9.io

Imagem de Carlos Santana

Bom dia,

Estou usando o simple certifcate e gostaria de manter o texto padrão alinhado conforme o anexo, porém o plugin me permite alinhar somente a esquerda. Quais configurações devo alterar?

Bom dia,

Esse plugin usa uma biblioteca  chamada TCPDF, que vem inclusa no moodle, ela aceita  alguns estilos CSS (in-line)  e usando isso junto com tabelas (o que recomendo para posicionamento e formatação)  deve conseguir .

Tente usar um text-align: justify,  deve funcionar

Imagem de Sónia Rodrigues

Bom dia,

Instalei o plugin mas não consigo que ele me imprima qualquer texto na frente do certificado.

No verso imprime, sem problemas, o texto que que eu insiro na configuração do certificado.

Já aconteceu o mesmo a alguém?

A minha versão do moodle é a 2.6.10.

Desde já obrigado pela ajuda

Bom dia,

Por favor ative o modo DEBUG do seu moodle, e verefique os logs do servidor

Imagem de Flavio Lima Tertulino

Carlos,

É possível acrescentar no texto do certificado no nome do grupo? No ajuda existe opções de usar os campos profile. Na mesma comparação é possível usar outros campo de outras tabelas, neste caso o nome do grupo em que ele está inserido.

Sem modificar o código fonte não é não

a função/mẽtodo que gera o texto do certificado é a get_certificate_text   dentro do arquivo locallib.php

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/blob/master/locallib.php#L1331

Imagem de Plínio Felipe Peçanha Oliveira

Bom dia, sabe me dizer se tem algum detalhe para ativar no moodle para que seja consultado a veracidade do certificado? efetuei o teste aqui e encontra um erro. Obrigado pela ajuda e parabéns pelo Plugin.

Recebo a mensagem que o código é inválido.

Consegui resolver o problema.  Existe algum marcador para aplicar ao certificado o período que o aluno iniciou o curso e o período que ele terminou?

"Fulano cursou no PERÍODO de xx/xx/xx a xx/xx/xx''

E me parece que o certificado gerado apesar de ter mostrado o nome do curso no mesmo, na guia de pesquisa pelo código após exibição do resultado, ele não mostra o nome do Curso na guia, porém mostra para quem foi obtido a data de emissão e o código.

Obrigado.

Luciano Almeida

Olá Plínio,

Segue uma ótima dica: https://docs.moodle.org/24/en/Simple_certificate_module.

Existem vários parâmetro diversos...

Imagem

Obrigado, o link da documentação serviu de muita ajuda, esta atualizado com mais parâmetros, ae ficou de fácil entendimento.

Na  ajuda (help)  da configuração dos parâmetros  (o ícone ?)  do parâmetro certificate text (Texto do certificado) também tem a lista de parâmetros e uma breve descrição

A documentação também descreve como usar outras fontes.

ela precisa ser aprimorada, incluir coisas como:

• O que colocar como texto fixo,  imagem ou com Textmark
  • Melhor forma para posicionar, alinhar e criar margens para o texto
  • Mostrar o uso do filtro multilang ( fazer com que um certificado seja emitido em várias línguas)
  • Exemplos (inclusive com multilang)
  • Organizar melhor os tópicos

A versão 2.2.5 do plug-in  para moodle 3.2 está quase pronta, então estou procurando pessoas para baixar, instalar/atualizar,  e testá-lo.

Meu servidor de teste está fora do ar triste

O link para baixar o plug-in é:

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/archive/MOODLE_32_RC.zip

Boa noite Carlos, tenho um ambiente ainda em testes na 3.2 e com o seu plugin instalado, acabei de instalar essa versão que disponibilizou e vou efetuar os testes ok, logo volto com um parecer. Muito Obrigado!

Fico bem agradecido,  se você já instalou e foi tudo bem já executou um dos testes :D

A instalação correu perfeitamente e o funcionamento até então também, Gerou normalmente o certificado etc. Somente nas configurações que notei alguns caracteres repetidos na palavra, vou enviar o print.

estou nesse momento tentando instalar. Depois direi se deu tudo certo e os resultados. Mas prefiro mesmo que veja a VERSÃO FINAL

Não deu certo.
Não consegui instalar. Pelos dois métodos deu ERRO.

Opção-01: instalar arquivo ZIP:

Instalar plugin de arquivo ZIP

Validando mod_simplecertificate ... Erro
  [Erro] Versão do Moodle requerida [2016120501] 
Instalação abortada devido a falha de validação
Opção-02: descompactar na pasta "/mod" e abrir o "/admin"
AtividadesCertificado Simples
/mod/simplecertificate
2017013001
  • Moodle 2016120501 Falha
Adicional A ser instalado
Cancelar esta instalação

Diz que "A verificação de dependência falhou para mod_simplecertificate"
Não consegui instalar

Fui fazendo tentativa/erro para conseguir.

Até que mudei a informação (no arquivo: version.php):

de: Moodle 2016120501

para: Moodle 2016120500

Agora sim, vamos para o TESTE.

Humm, peguei a versão do moodle 3.2.1,  mas deve funcionar na 3.2.0 também, vou alterar aqui no verison.php do plugin

e não recomendo colocar em site de produção não,  não é versão "oficial" é quase oficial ....

A instalação que ele disponibilizou é para o Moodle 3.2, aqui na instituição correu tudo bem. Certifique que seu Moodle é o 3.2 pois aqui deu foi certo.

Boa tarde, Plinio!

Provavelmente você está gerando o certificado com o seu perfil de administrador. O certificado é destinado aos alunos, logo qualquer outra função (administrador, gerente, criador de cursos ou professor) se gerar o certificado ele não será válido.

Crie um usuário com perfil de estudante , faça o login com este usuário e gere o certificado. Imagino que funcionará.

Cordialmente,

Silvio Cesar Silva

SPS Tecnologia e Educação

Fone: (11) 3624-6513

Celular: (11) 98291-2161

Site: www.spstecnologia.com.br

Exatamente =)

Boa Noticia, o meu servidor de testes voltou a  vida, então todos podem testar a versão 2.2.5 para moodle 3.2

As instruções para o acesso  está no próprio site:
http://www.dev-moodle.ml/

Olá Carlos Alexandre Fonseca

Entrei na sua versão de teste.

Fiz login como ALUNO, e de imediato observei a seguinte mensagem que achei ÓTIMA:

"You must have at least 3 minutes in this course to issue this certificate"
Translator:
Você deve ter pelo menos 3 minutos neste curso para emitir este certificado

De onde posso deduzir que tem uma CONDICIONAL DE TEMPO. Pois estou precisando que o aluno só possa emitir o certificado, mesmo que conclua as atividades antes, somente depois de completar 3 dias de curso (ou 3 dias x 24 horas x 60 minutos = 4320 minutos de curso)

Pergunto isso, pois no outro plugin (CUSTON CERTIFICATE) logo no inicio tem essa opção. Porém ao fazer login como PROFESSOR no SIMPLE CERTIFICATE, não encontrei onde configurar esse TEMPO DE CURSO.

Cara, se nesse plugin, que realmente é bem fácil de configurar, tiver também essa opção de TEMPO DE CURSO para emitir o certificado, fica PERFEITO para mim.

Aguardo retorno.

Essa funcionalidade não é nova e fica na parte de Activity completion,  tem que ativar isso no moodle e no curso para aparecer a opção

https://docs.moodle.org/32/en/Activity_completion

Carlos,

muito obrigado pela resposta.

Já tenho configurado "Activity_completion".

Mas fiquei com algumas dúvidas:

================

Até então estava tentando ir no campo de "Restringir acesso" do Simple_Certificate

- em "Data", mas essa coloca uma data FIXA, mas quero que seja a data de inscrição.

- em "Perfil do Usuário", mas não tem o campo "data de inscrição".

=> não deu certo.

Então observei que no campo "Conclusão de atividades no curso" que tem as opções:

- Minutos mínimos de participação no curso (Coloque o tempo mínimo de participação (em minutos) que um aluno deve ter para conseguir obter o certificado)

- Mas ficou a DÚVIDA: 

esse campo é a condição para marcar a atividade como CONCLUÍDA e não uma RESTRIÇÃO a atividade.

Então pergunto:

- tem certeza que o aluno só conseguirá emitir o certificado depois de ter conseguido passar uma quantia de minutos no curso?

- Essa quantia de minutos como é contada? Desde a data de inscrição, ou conta o tempo que está logado?

Essa parte de Restrição de acesso vem do moodle  (framework do moodle)  não tenho controle algum e essa é muito mais usada quando quer restrigir ao acesso a nota, depois de uma data especifica ou mesmo a um certo perfil (ou combinações)

Sim  isso marca a atividade como concluida e serve para restrigir o acesso a atividade também, e
sim tenho certeza disso, já que eu mesmo programei :P

o  programa  se utiliza registros de logs do moodle,  o moodle  registra praticamente tudo que os usuários fazem no site,   eu pego o log especifico do usuário e curso , pego a primeira entrada no log,  calculo os incrementos ($delay) e vou adicionando ao tempo total ($totaltime), se o tempo total for maior que o determinado a verificação fica verdadeira

O código que faz isso pode ser visto em:

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/blob/master/locallib.php#L1247

Carlos Alexandre Fonseca

Muito obrigado pela resposta.

Estou usando o seu plugin, mas já em um site de PRODUÇÃO. O curso já vai ser divulgado até dia 01/03/2017. Espero que até essa data tenha a versão final para Moodle 3.2, mas se não tiver já estou usando.

Vejamos alguns detalhes:

01. Formatação do texto

observei que o texto só aceita formatação básica, ou seja: alinhamento, negrito e itálico.

Tentei usar comandos Bootstrap e não funciona. Sequer. Consegui inserir uma tabela, mas sem nada de formatação. É isso mesmo?

02. Contagem de tempo

apesar de já ter feito a pergunta e dada a resposta, não entendi bem. Poderia detalhar melhor sobre isso. Quero ter certeza de como é feita a contagem:

a) contagem corrida, desde a data da inscrição, independente de login

b) conta o tempo somente enquanto estiver logado

03.exportar configuração para outros cursos

Acredito que pasta fazer backup/restauração que se consegue levar toda a configuração de um curso para outro (com imagem, texto e tudo o mais). É isso mesmo?

Opa, vamos responder

1. acredito que isso é a limitação do novo editor do moodle,  que só tem negrito ,itálico, sublinhado, .... não tem mais cores de fonte por exemplo,   se quiser cores só indo no fonte do HTML, mas vou verificar se tem algo errado.
  2. Não, a contagem é dependente do que o usuário faz na página do curso,  se o aluno se logar no moodle  só para pegar o certificado, e tiver uma restrição de, sei lá, 30 min no curso, ele vai precisar ficar 30 min fazendo coisas na página do curso (e não em outras páginas do moodle) para conseguir baixar o certificado, a data de inscrição nem entra na contagem. Tudo que ele  fez no curso,  entrou no curso, clicou em três links,  fez uma atividade e saiu do curso, verificou a nota,  isso tudo é contado.
    Uma forma de ver o que é levado em conta na contagem é o que aparece no relatório (reports) do curso, se selecionar um aluno qualquer você obtém  uma listagem de tudo que o aluno fez, e quando,  e é isso que é levando em conta na contagem
  3.  Sim leva tudo, imagem textos,   e se fizer o backup com os dados dos alunos ele levar os certificados emitidos também

A sim, pode usar o link de teste que passei para testar isso, se quiser

Um video que mostra o uso básico do plugin

Thanks Matthew Nagy

Imagem de Silvio Lucas

Estimado Carlos, tudo bem?

Primeiramente parabéns pelo trabalho! Excelente plugin!

Queria tirar um duvida: preciso reinstalar meu moodle e vou fazer o backup de todos os cursos (antigos) existentes nele. Ao fazer o backup do curso, os certificados emitidos vão juntos? Além disso, quando o aluno precisar verificar a autenticidade de um certificado já emitido no outro moodle (o antigo), a validação do certificado funcionaria (no moodle novo)?

Caso não haja uma maneira através do backup, é possível realizar tal tarefa? Tipo...exportando algo no BD, etc.?

Obrigado!

PS: Tentei fazer uma doação clicando no seu link do paypal, mas o sistema retornou a mensagem que a doação deveria ser feita em reais e não em dólares. triste

Não sei de que versão para que versão, mas se fizer o backup com os dados dos alunos, ele leva os certificados emitidos também, e a principio  a verificação não ficaria prejudicada

Bem,  o link está configurado para receber dólares,  já recebi algumas dações antes (nunca em real),  talvez seja uma limitação do paypal  BR,  ou até mesmo de sua conta paypal

Bem, se estiver ainda interessado, criei um novo botão para doação em real,  está na página do plugin

https://moodle.org/plugins/mod_simplecertificate

e obrigado! 

Me adicione a sua lista de contatos ou libere para receber mensagens de contatos que não estão na sua lista. Tentei lhe enviar uma mensagem inbox.

Imagem de Luiz Henrique Saraiva

Olá pessoal, boa tarde!

Tentei inserir as imagens para gerar um certifica de acordo com o manual, os tamanhos todos certos. Mas na hora de gerar o certificado ta dando erro 505.

Att

Imagem de Luiz Henrique Saraiva

Olá pessoal, boa tarde!

Tentei inserir as imagens para gerar um certifica de acordo com o manual, os tamanhos todos certos. Mas na hora de gerar o certificado ta dando erro 505.

Att

Boa noite, 

Só com essa informação não tem como ajudar,  por favor procure por erros no log do servidor web.  Geralmente é algum problema de permissão

Nova versão do plugin, 2.2.5  para moodle 3.2,  3.1  and 3.0

Bugs corrigidos:

#156 Travis warning report in get_date_options()
#153 I enter a code to verify a certificate in ../mod/simplecertificate/verify.php, in the first column of the result table always I get "Course not found".
#151 Users that meet course restrinctions in bulk operation, seens not working
#157 Download does not download all certificates

Imagem de Gustavo Bruno do Vale

Olá Carlos,

Parabéns pelo excelente plugin desenvolvido, achei sensacional essa ferramenta!

Antes estava com problemas na autenticação do certificado que aparecia "Curso não encontrado" mas foi resolvido com o release 2.2.5 que você disponibilizou.

Agora estou com um problema na apresentação dos resultados das atividades do curso, quando uso USERRESULTS as atividades não são apresentadas na mesma ordem do curso. Você saberia me informar qual ordem o USERRESULTS apresenta e se é possível alterar?

Agradeço a atenção!

também não sei qual é a ordem  que retorna,  pois uso o framework para isso,  mas vou ver coo  impor uma ordem,  de preferencia uma que use o  "sortorder"que as atividades possuem  ou a data de criação

vou criar uma tarefa no  issue tracker

Imagem de Gustavo Bruno do Vale

Olá Carlos Alexandre,

Vou acompanhar seu fórum para ver se houve uma solução para esta ordem das atividades.

Muito Obrigado!

SOBRE CONTAGEM DE TEMPO

Carlos, preciso que o certificado seja possível de emitir somente após 3 dias (=72 horas = 4320 minutos).

Mas como exatamente é feita essa "contagem de tempo"?

a) é o tempo desde o primeiro acesso?

b) é o tempo que estiver online?

c) supondo ser o tempo online, se o aluno estiver com a tela parada assistindo o vídeo de 01 hora, sem clicar em nada, vai contar esse tempo de uma hora? Pois o próprio Moodle tem um "time out".

Se além do próprio Carlos outro poder auxiliar nessa questão de "contagem de tempo" agradeço.

Bom dia,

Voltando a esse assunto mais uma vez,

A contagem é dependente do que o usuário faz na página do curso,  se você listar os logs de um aluno no curso você verá uma listagem de tudo que o aluno fez, onde clicou, que atividades ele entrou,  e é isso que é considerado para a contagem.

Vendo o código observa-se, na linha 1257,  que se o intervalo, diferença, entre as duas últimas entradas no log de atividade do aluno for maior que o timeout do sistema ele é  DESCARTADO, não entra na contagem.
Isso evita  de fazer contagem de pessoas que se esqueceram de se "deslogar", deixando a sessão aberta  e só voltando para o curso horas/dias até semanas depois, o que tornaria a contagem algo inútil,  já que um usuário deixar uma sessão aberta é algo bem comum.

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/blob/master/locallib.php#L1247

if ($logs = $reader->get_events_select($sql, array('courseid' => $this->get_course()->id, 'userid' => $userid), 
                                            'timecreated ASC', '', '')) {
            foreach ($logs as $log) {
                if (empty($login)) {
                    // For the first time $login is not set so the first log is also the first login
                    $login = $log->timecreated;
                    $lasthit = $log->timecreated;
                }
                $delay = $log->timecreated - $lasthit;

if (!($delay > ($CFG->sessiontimeout))) {
                    // The difference between the last log and the current log is more than
                    // the timeout 
                    //Register session value so that we have found a new session!
                    $totaltime += $delay;
                }
                // Now the actual log became the previous log for the next cycle
                $lasthit = $log->timecreated;
            }
        }
        return $totaltime / 60;

Então sobre a situação que você levantou, se o aluno ficar vendo um video de 1 hora e o timeout da sessão for menor, esse tempo não vai ser contado.

Existem soluções para isso, a mais simples é aumentar o tempo de timeout.
Outra mais aconselhável, até didaticamente, é dividir em conteúdos menores com alguma atividade no meio. Pelo que li e vejo muitos EaDs fazendo, são vídeos de até 20 min com algum quiz sobre o assunto.
Outra solução é transformar o conteúdo em um pacote educacional intercambiável, podendo usar o SCORM, IMS, AICC para isso, nele acredito que seja possível colocar marcações no vídeo, que envia informações para o Moodle sobre em que ponto o aluno chegou no vídeo. Sei q moodle suporta esses tipos de pacotes educacionais.

Carlos,

tem como exibir o resultado de HORAS ONLINE para o aluno (e mesmo o administrador)?

Exemplo:

Defini no plugin certificado que o aluno precisa estar 30 horas online (1800 minutos), mas como o aluno saberá quantos minutos ele já ficou online e assim calcular quanto falta ficar online, para poder emitir o certificado?

Pelo próprio plugin do certificado tem isso?

Cheguei a encontrar o plugin: 

Blocks: Course dedication

Teria outra solução para esse problema?

Creio que isso já está fora do escopo deste plugin,  imagino que outro plugin deve ser criado ou usado (um plugin de bloco deve ser ideal para isso).

Se achar um outro plugin faz isto poste aqui que eu vejo como ele faz a contagem, se for condizente eu altero o código para o meu plugin usar a função de contagem do outro plugin, evitando qualquer disparidade,  mas pelo que li a contagem parece ser igual

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/issues/173

Carlos Alexandre Fonseca

talvez a grande diferença do plugin "Course dedication" para o plugin "simple certificade ", é a possibilidade de PERSONALIZAR o tempo entre os cliques.

O "Course dedication" vem por padrão 60 minutos, podendo alterar desde 01 minuto até 150 minutos, sendo assim não tenho como ter certeza se a quantia de minutos apresentada no "Course dedication" é a mesma quantia de minutos contadas em "simple certificade ".

Se no plugin "simple certificade " tivesse uma mensagem como a seguir, nem precisaria ter o plugin "Course dedication", pois o aluno vê o BLOQUEIO e não sabe quantos minutos precisa ainda ficar online para liberar o certificado.

Mudar de:

Você precisa ter ao menos "x" minutos nesse curso para emitir este certificado

Para:

Você precisa ter ao menos "x" minutos nesse curso para emitir este certificado e até agora você teve "y" minutos.

Se conseguir realizar essa alteração, já economizo a instalação de um plugin

Carlos,

problema ainda não resolvido.

Preciso descobrir qual é o sessiontimeout da minha instalação Moodle.

Encontrei esse link: http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=43

Mas ali diz 04 horas, mas isso é um TIMEOUT de login e não de SESSÃO.

Além do mais estou com o seguinte problema:

No plugin DEDICATION, estando como padrão 60 minutos diz que aluno tem apenas 12 horas ONLINE. Se aumento para 150 mnutos (que é o máximo) diz que ele tem 24 horas ONLINE.

Configurei o CERTIFICADO, para ser liberado somente com 18 horas (1080 minutos).  O próprio plugin só diz que não atingiu ainda os 1080 minutos, sem dizer quanto já tem.

Para saber exatamente quanto já tem, precisaria saber exatamente qual é o sessiontimeout, para configurar o mesmo valor em DEDICATION.

=====

Como resolver isso e saber exatamente qual o tempo ONLINE no certificado?

Até onde sei não existe tal diferença entre timeout de login e de sessão,  os dois são a mesma coisa, já que login timeout  é algo  sem muito sentido para web como a do moodle

No moodle você acha isso, e qualquer outra configuração,  facilmente pelo  painel de administração, na parte de Search é só procurar por timeout,  deve listar vários timeout, muitos componentes devem usar essa palavra, mas  se não me engano o que você quer se chama sessiontimeout 

E não consegui abrir o link que você passou

Também vale ler:

https://docs.moodle.org/33/en/Session_handling

Carlos,

Obrigado pela resposta, mas não resolve o meu problema.

Quero saber como descubro exatamente qual é o tempo que o certificado considera entre os cliques.

Já me disse que é o padrão que está no Moodle, mas onde exatamente vejo isso?

Estou vendo incoerência de tempo.

E também já mencionei: se o plugin mostrar quanto tempo já esteve online seria bem melhor.

Carlos,

o resumo do problema é um só: quanto tempo o aluno ficou online na contagem do plugin simple certificade?

O plugin só informa "Você precisa ter ao menos 1080 minutos nesse curso para emitir este certificado", sem informar quantos minutos já foram cumpridos. Isso tem gerado transtornos.

Como não sei EXATAMENTE qual é o tempo entre os cliques que o plugin simple certificade está considerando, nem consigo fazer simulação exata com o plugin DEDICATION

Para uma determinada aluna fiz as seguintes simulações:

• Para 30 minutos: 12 horas 19 minutos
  • Para 45 minutos: 15 horas 19 minutos
  • Para 50 minutos: 18 horas 29 minutos
  • Para 60 minutos: 20 horas 1 minuto

Daqui consigo deduzir que o certificade tem um "timeout" entre 45 e 50 minutos, pois ao tentar emitir o certificado informa que ainda não completou os 1080 minutos (=18 horas)

POSSIBILIDADES DE SOLUÇÃO:

1. Implementar no certificade o cálculo de quantos minutos o aluno já esteve online mudando a frase:
    DE: Você precisa ter ao menos 1080 minutos nesse curso para emitir este certificado
    PARA: Você precisa ter ao menos 1080 minutos nesse curso para emitir este certificado e você tem 000 minutos online até o momento"
  2. explicar exatamente onde consigo saber qual é o local que vejo o timeout que o certificade utiliza para que eu possa simular esse tempo no DEDICATION

Lembrando que não precisa ser exatamente o Carlos a me responder a questão-02, qualquer um que saiba poderá auxiliar.

Bom dia,  @Reginaldo Polesi,  eu realmente já  respondi essas perguntas várias e várias vezes e não sei como alguém vai conseguir te ajudar.

já te passei onde no código esse tempo é calculado, explique como é calculado, e já te disse o que é usado para o timeout,  então sinceramente não sei mais o que deseja ou pretende!

Para a questão dois eu respondo novamente,  uso o timeout definido nas configurações do moodle, que é o sessiontimeout, conforme te informei no post anterior :

https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1422214

e conforme pode ser observada no código fonte:
https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/blob/master/locallib.php#L1257

Não  sei que outra resposta você espera que eu, ou alguém possa te dar,  já que sempre faz as mesmas perguntas

Carlos,

não resolveu o problema.

Poderia entrar em contato comigo, já que para entrar em contato contigo está BLOQUEADO?

No exemplo a seguir, estou deduzindo que delay (ou sessiontimeout) é de 35 minutos, pois ver que o plugin certificado diz que ainda não completou o tempo exigido, vou no plugin dedicação e vou alterando o tempo, até chegar em um valor que aproximado.

REPETINDO: COMO DESCOBRIR O TEMPO QUE O PLUGIN CERTIFICADO UTILIZA E COMO AUMENTAR ESSE TEMPO?

Exemplo de um  aluno:

29 Mai, 19:22

29 Mai, 19:59 - 37 minutos

- tempo de dedicação zero

29 Mai, 18:41

29 Mai, 19:21 - 40 minutos

29 Mai, 18:04

29 Mai, 18:41 - 37 minutos

29 Mai, 15:35

29 Mai, 16:57 - 38 minutos

27 Mai, 13:19

29 Mai, 12:25

Na configuração ATUAL, esse aluno somou ZERO MINUTOS para liberar o certificado, se o delay estivesse em 60 minutos, teria somado 152 minutos.

Como alterar essa configuração no Moodle?

====

Se entrar em contato comigo eu PAGO para resolver o problema, se não entrar terei que pagar OUTRO para resolver. Melhor que seja você.

Novamente, já respondi como alterar isso,  e na parte de administração do moodle!

no quadro de administração  tem um campo de procura, é só procurar por sessiontimeout e colocar o tempo que quiser. (/admin/search.php?query=sessiontimeout)

Administration menu

Oura forma é  colocar direto no  arquivo config.php do seu moodle  (assim como qualquer variável de configuração), e com isso tornando esse valor padrão e inalterável pelo painel de administração do moodle.

No  arquivo config.php, colocar logo depois da linha $CFG->dataroot = .....

$CFG->sessiontimeout = <VALOR EM SEGUNDOS>;

por exemplo, 5 minutos ficará:

$CFG->sessiontimeout = 300;

Há uma possibilidade de existir alguma configuração no servidor que fixe  o tempo máximo de uma sessão,  e com isso essas configurações podem não funcionar e teria que procurar ajuda com que configurou o servidor.

Se isso for algo difícil (as vezes é, principalmente se usar serviços de hospedagem ) ainda tem opção de alterar o código do plugin diretamente, fazendo com que ignore completamente qualquer tempo de sessão  e colocando o tempo que quiser.
Geralmente não recomento pois teria que fazer esse procedimento toda vez que fizer um upgrade no plugin, mas segue o passo a passo:

na pasta do plugin (mod/simplecertificate), no arquivo locallib.php, na linha 1257

alterar para:

if (!($delay > <TEMPO EM SEGUNDOS>)) {

Por exemplo,  se for 5 min. de sessão, ficará:

if (!($delay > 300)) {

Carlos,

opa, agora assim, chegou no ponto que queria.

Veja bem, no item que mencionou:

/admin/settings.php?section=sessionhandling

Tempo limite, já está em 04 horas

Mas não está resolvendo, pois está parecendo que o tempo entre os cliques não está sendo mais do que 30 ou 35 minutos e preciso que fique em torno de 60 minutos.

Quando uso o plugin

Blocks: Course dedication

Está acontecendo assim:

Enquanto que no BLOCO DEDICATION, com a distancia entre cliques em 60 minutos, diz que já ficou 22 horas online, o plugin simple certificade, diz que ainda não completou 1080 minutos (18 horas). Então fui reduzindo, reduzindo, reduzindo o tempo entre os cliques, até que com 32 minutos entre os cliques deu menos de 18 horas. (isso para um caso). Em outro caso somente quando coloquei o tempo em 28 minutos que deu menos de 18 horas.

RESUMINDO: 

não consegui de jeito nenhum descobrir qual era o tempo do CERTIFICADE, para medir a quantia de tempo online. Por isso insisto na ideia do próprio plugin também informar quanto tempo já tem online, assim o aluno poderá saber quanto tempo falta.

====

Dito isso vamos aos testes de alterar o DELAY

Escolhi primeiramente inserir o comando:

$CFG->sessiontimeout = 3600;

Pois quero que o delay seja de 1 hora = 60 minutos = 3600 segudos

Vou ver se esse resolver, se não resolver tentarei o outro.

Obs.: fiz uma busca pela palavra "Delay" e o que encontrei no Moodle foi sobre o "questionário", nenhuma ligação com o que busco.

Carlos,

a dica foi boa, é o que precisava, MAS NÃO FUNCIONOU

Insisto na ideia: se no próprio plugin colocar o tempo que o aluno já acumulou resolve tudo.

O que fiz:

01. Fui no arquivo config.php e acrescentei o comando:

$CFG->sessiontimeout = 3600;

02. No bloco "Dedicação ao curso", marquei o tempo em 35 minutos e relacionei os alunos que cumpriram todos os requisitos, menos o tempo de dedicação e objetive o tempo de dedicação registrado na coluna "Dedicação - 35".

03. Depois alterei o bloco "Dedicação ao curso" marquei o tempo em 59 minutos e objetive o resultado que está na coluna "Dedicação - 59".

04. Como administrador entrei no perfil do aluno e cliquei no comando "Acessar como" e tentei emitir o certificado dos alunos que na coluna "Dedicação - 59" tem o tempo maior que 18 horas (1080 minutos). Não consegui emitir de NENHUM.

05. Então fui no arquivo /mod/simplecertificate/locallib.php e alterei o comando como mencionado que estava na verdade na linha 1280.

Mudar de:

Para:

if (!($delay > 3600)) {

06. Novamente como administrador entrei no perfil do aluno e usei o "acessar como". Novamente obtive o mesmo resultado: NENHUM CERTIFICADO.

07. e como última tentativa, tentei excluir o comando do arquivo config.php. Novamente obtive o mesmo resultado: NENHUM CERTIFICADO.

====

Preciso do bloqueio de 18 horas, mas não consigo dizer exatamente quantas horas o aluno tem dedicado ao curso.  Para a aluna_05 por exemplo, diz que ela já tem muito mais de 18 horas, mas ao tentar emitir o certificado, continua dizendo que ela não tem 18 horas. Para que a contagem de tempo dela fique menos que 18 horas, preciso configurar o bloco DEDICAÇÃO para 26 minutos, pois com 27 minutos já passa de 18 horas.

Não sei o que fazer mais, preciso de outra dica.

Nome Sobrenome Dedicação – 35 Dedicação – 59 alterar config.php alterar plugin
Aluno_01 Aluno_01 15 horas 7 minutos 17 horas 15 minutos sem tempo sem tempo
Aluno_02 Aluno_02 9 horas 15 minutos 10 horas 32 minutos sem tempo sem tempo
Aluno_03 Aluno_03 13 horas 20 minutos 14 horas 36 minutos sem tempo sem tempo
Aluno_04 Aluno_04 14 horas 51 minutos 15 horas 29 minutos sem tempo sem tempo
Aluno_05 Aluno_05 20 horas 43 minutos 25 horas 32 minutos não emite não emite
Aluno_06 Aluno_06 17 horas 9 minutos 27 horas 17 minutos não emite não emite
Aluno_07 Aluno_07 11 horas 34 minutos 21 horas 18 minutos não emite não emite
Aluno_08 Aluno_08 8 horas 1 minuto 11 horas 10 minutos sem tempo sem tempo
Aluno_09 Aluno_09 6 horas 11 minutos 9 horas 21 minutos sem tempo sem tempo

já tentou logar como o aluno ?  sem ser no acessar como,  algumas funções simplesmente não funcionam direito no acessar como, não sei se é o caso

Ainda hoje teve dois alunos que informaram que "já estão com 19 horas online" e ainda não conseguem emitir o certificado.

Isso por que a exibição para o aluno está em 35 minutos entre cliques e deixei a configuração no certificado para 3600 segundos (60 minutos).

Assim, a hipótese do erro estar no "Acessar como", não se mantem.

Insisto, não tem como no próprio plugin do CERTIFICADO, já mostrar a contagem de tempo, ou seja, contar quanto tempo o aluno já acumulou?

"você precisa ter x minutos online e você tem y minutos online"

Carlos,

todo os demais itens do CERTIFICADO estão funcionando bem, mas esse de contagem de TEMPO, está PÉSSIMO e até agora não consegui resolver.

Para piorar, fiz uma alteração, reduzindo a exigência de 1080 minutos para 600. A impressão que foi "zerado" a contagem de tempo, pois tem alunos com mais de 1200 minutos e o plugin certificado diz que ele ainda não tem 600 minutos e por isso não pode emitir o certificado..

Tem como alterar a "contagem" de tempo diretamente no BANCO DE DADOS?

Você é livre para  melhorá-lo , alterá-lo  como quiser,  ou até mesmo usar outra coisa!!!!!

Eu que não sou obrigado e parar o que ando fazendo para resolver os seus problemas. Se não atende as sua necessidades  sugiro que use outra coisa!!!!!!!

Carlos,

por favor, me escreva em rpolesi@gmail.com

Seu plugin é MUITO BOM MESMO!

Quero contribuir. Mas tem essa da contagem de tempo que não está dando certo.

Imagem de Gisele Brugger

Reginaldo

Estude o fonte deste plugin.. talvez ajude em algo

https://moodle.org/plugins/local_session_keepalive

Gisele,

obrigado pela dica. Mas o problema que estou tendo com o plugin simple certificade não é a o TIMEOUT da sessão (que já está em 04 horas), mas o timeout entre os cliques.

A contagem de tempo do simple certificade não está dando certo e não consigo descobrir qual é esse tempo.

Antes estava com o tempo de 18 horas (1080 minutos). O aluno ficava mais de 25 horas online, mas o plugin  simple certificade dizia que ainda não completou 18 horas online. Pior: só diz que não completou os 1080 sem informar quanto já tem.

O plugin é ÓTIMO, o que tem de erro é esse problema da contagem de tempo.

Imagem de Acildon Mattos

Carlos,

Parabéns, o plugin é ótimo.

Acabei de instalar em nosso Moodle versão 3.1 e funcionou perfeitamente.

A ideia do QR code é muito boa para a verificação do certificado no site.

Abs.

Obrigado

Imagem de Acildon Mattos

Carlos,

Só uma dúvida: como posso alterar o tamanho da fonte do texto do certificado?
Abs.

uma tag html <span font-size>  geralmente funciona   ou tá mesmo <h1> <h2> <h3>

Imagem de Acildon Mattos

Carlos,

Utilizei a tag <h1> e ficou ótimo!

Obrigado.

Nova release candidate do plugin para moodle 3.3

Pode ser testada em:
http://www.dev-moodle.ml

e pode ser baixada em  (não instalar em site de produção):

https://github.com/bozoh/moodle-mod_simplecertificate/archive/MOODLE_33_RC.zip

CERTIFICADO COM NOME ERRADO,

Tivemos o seguinte problema:

um aluno escreveu o próprio nome ERRADO e só viu isso quando emitiu o certificado. Já atualizamos o nome no PERFIL, mas no CERTIFICADO, continua o nome errado.

Estou supondo que a solução é EXCLUIR o certificado e gerar novo, então vem a pergunta:
- É essa mesma a solução?

- como realizar a exclusão do certificado de um aluno com segurança?

Boa noite a todos,

O plugin agora tem uma versão para o moodle 3.3

https://moodle.org/plugins/pluginversion.php?id=14185

Obrigado e aproveitem

Imagem de José Carlos Antonio

Olá Todos e Tod@s,

Nunca utilizei esse plugin, embora acompanhe esse fórum há um bom tempo. Gostaria de saber daqueles que já o utilizam há um bom tempo se há algumas dicas para instalação/configuração/customização etc. na forma de tutorial, artigo, site, para eu tomar conhecimento antes de tentar utilizá-lo. Agradeço qualquer colaboração nesse sentido.

Abraço,

Tem um vídeo que ensina o uso básico do  plugin:

https://www.youtube.com/channel/UCvAzcWKFpO1-EOHnh6fTfvg

além da documentação:

https://docs.moodle.org/32/en/Simple_certificate_module

De grosso modo,  a ideia por trás do plugin é a seguinte.  

Como  montaria um certificado para vários alunos sem nenhuma ferramenta?

Provavelmente teria um certificado em branco, só com as bordas, marcas d'água,  selos,  ou seja, tudo que não muda de um certificado para outro já estaria impresso no papel,  o que mudaria seria só o nome do aluno,  a nota, e quem sabe a data, no caso de um certificado com informações básicas.

Então  observou-se que  um certificado é composto de 3 tipos de elementos:

• elementos fixos, que não mudam de um certificado para outro, como por exemplo bordas,  selos, marcas d'água,  ...  
  • elementos mutáveis, que mudam de um certificado para outro,  como o nome do aluno , nota ...
  • elementos semi-mutávies, que podem mudar ou não, a data , o nome do curso,  professores, assim como parte do texto do certificado.

Com isso verificou-se que só havia necessidade de  lidar com os elementos  mutáveis (e semi-mutáveis) os  fixos poderiam fazer parte de uma imagem, já que  criar uma imagem de um certificado é algo simples,  existindo até templates disponíveis na internet.

Para as partes mutáveis foi criado uma espécie de código , os textmarks,   que  funcionam da seguinte forma: Quando o plugin  acha uma textmark essa é substituída pelo texto correto,  por exemplo , o nome de quem vai receber o certificado tem a textmark {USERNAME},  quando o plugin achar esse código no texto do certificado vai ser substituído pelo  nome completo do usuário.

Veja o vídeo acima que mostra bem  isso que te passei

Imagem de Andréa Oliveira

Olá Carlos,

Estou com um problema no parâmetro {DATE}. Na impressão do certificado a data não está saindo com o 'de'. 

ex.: Recife, XX de junho de XXXX

Você poderia me ajudar?

Andréa,

Estou com problema no TEXTMARKS {TIMESTART}, que seria "Data de início da inscrição do usuário no curso". Não está lendo essa informação.

Escrevi da seguinte maneira

O aluno realizou o curso no período de:  {TIMESTART} até {DATE].
o TEXTMARKS "DATE", imprime corretamente, mas "TIMESTART" fica em branco.

===

Veja que outra pessoa já mencionaram alguma dificuldade em:

https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1138086

Aqui também tem uma discussão sobre o assunto:
https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1186990

Por aqui tudo ok,   timestart funcionando. 

Uma coisa que não compreendo que relação tem os dois post mencionados com o seu problema (além da palavra timestart): 

• O primeiro é um post de 3 anos atrás de problema de instalação no moodle 2.7 (que certamente já foi resolvido)
  • O segundo diz que usa o {timestart} e o {date} mas pede um terceiro textmark para fornecer a data de emissão, coisa que o {date} faz, mas se quiser 3 datas diferentes (Inicio, conclusão e emissão, por exemplo) só date não vai ser suficiente. Esse caso  gerou uma solicitação de uma nova função no plugin.

Carlos,

descobri a solução.

existe diferença entre "timestart" e "timecreate"

Quando descobri que são duas datas diferentes então só foi necessário preencher o campo e pronto.

obrigado

Carlos,

pessoalmente não estou usando 03 datas.

Estou considerando que a "data de conclusão" = "data de emissão".

Mas concordo que de fato são datas DIFERENTES, pois um aluno pode ter 'data de conclusão" em "dezembro" e só fazer a "emissão" do certificado em março ou abril do ano seguinte.

De qualquer maneira ter um novo MARKTEXT para diferenciar essas duas datas seria interessante. Talvez bastando "duplicar" o marktest e chamar de "date1" e "date2".

E já aproveitar e fazer um "date3" para inserir uma outra data qualquer, como a data da "prova final" ou algo assim.

Isso é porque está usando a formatação padrão para o datas, o plugin tem uma configuração onde você pode definir essa formatação,  tem que expandir todas as opções para aparecer.  Você precisa usar o código de formatação de data do PHP

http://php.net/manual/pt_BR/function.strftime.php

No meu caso eu uso:
Rio de Janeiro, %d de %B de %Y

Imagem de Denilson Alves Oliveira

ola! boa tarde, Carlos, eu instalei a versão do Plugin Simple Certificad e 2.2.4. moodle 2.9.9, quando configuro o formato da data: Rio de Janeiro, %d de %B de %Y, na propriedade do plugins - data  aparece  no certificado, só que, o mês fica no formato inglês. existe algum tradutor para esse plugin?  

Isso é problema do locale  definido no servidor/moodle conforme mencionado nesta sequência de posts que fala sobre isso

https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=230459#p1291195

Imagem de Paulo Lettiere

Olá, Carlos!

Uma dúvida: preciso atualizar meu moodle, pois está rodando na versão 2.5.9 ainda, porém, gostaria de saber qual é a versão mais recente que suporta este Certificado.

Obrigado!

Paulo Lettiere

pode mandar direto para o Moodle 3.3 que funciona

o Carlos atualizou recentemente em:

2.2.5 (2017052600)

Moodle 3.3 Release date: domingo, 11 Jun 2017, 02:04

Imagem de Paulo Lettiere
Re: Português Brasileiro: Re: plugin simple certificade

Obrigado, Reginaldo!

Att

Em 13 de julho de 2017 01:07, Reginaldo Polesi (via Moodle.org) <

Imagem de Juliano Fusco

Eu estou utilizando o simple certificate, e ele é fantastico. 

Porém, eu fiz a remoção de um exercício e ele fica aparecendo sem nota no pdf do certificado. Fui verificar na opção imprimir avaliação e mostra o exercicio com a informação: [Remoção em progresso]:Nome do exercicio.

Saberia me ajudar se é preciso refazer o certificado para que isso suma, pois para os alunos que estão finalizando o módulo, aparece o nome do exercicio sem a nota.

Outra coisa, pelo que vi nos comentários acima, ainda não é possivel ordernar os exercicios impressos no certificado né?

Obrigado

Esse plugin, assim como os outros plugins,  utilizam-se de recursos oferecidos pelo o sistema moodle (API) para obter certas informações, uma delas é o nome das atividades, ou seja o plugin não salva isso em lugar algum, e se está aparecendo 'Remoção em progresso' é algo que o sistema moodle tá mostrando para o plugin, então não sei te dizer se recriando uma nova atividade do certificado se isso vai sair,   só criando a nova atividade e vendo, cria como invisível para não ter problemas com os usuários.

Sobre a ordem das atividades, eu não lembro como está no momento,  mas  só vejo  duas possibilidades,  ordenado por nome, ou pela aparição no curso, sendo essa a última a mais provável de permanecer no código.  Qualquer coisa diferente disso, como uma ordenação determinada pelo utilizador do plugin não vai ser feito,  ao menos que alguma alma caridosa e com tempo livre  o faça e compartilhe. boca aberta

Imagem de Suporte Simead

Olá,

o MARKTEXT {TIMESTART} está imprimindo a data no certificado da seguinte maneira:

"Quarta-feira, 26 jul de 2017, 15:45"

Porém gostaríamos de alterar esse formato para:

"26 julho 2017" 

igual está no  MARKTEXT {DATE}.

Mas o ideal mesmo que ficasse no seguinte formato:

"26/07/2017"

Suponho que isso deva ser alguma alteração de formato de data no PHP, mas não sei em que parte do PLUGIN faria essa alteração.

Não tem um date format para o {timestart}  da mesma forma que tem para o {date}, por enquanto

Olá,

achei uma solução:

No campo "Formato da data", vai alterar o formato da data que aparece em {DATE},

Enquanto que no campo "Formato da data de matrícula" vai alterar o formato da data que aparece em {TIMESTART}

No link:  http://php.net/manual/pt_BR/function.strftime.php vai mostrar as possibilidades de preenchimento desses campos para diferentes formatos de datas.

O formato desejado é: "dd/mm/aaaa" (ex.: 28/07/2017) para isso basta inserir no campo o seguinte código: %d/%m/%G

Caso se deseje outro formato de data, basta inserir outro código de formato de data de acordo com as regras PHP do link acima.

A dificuldade que para visualizar esses campos é necessário clicar em "mostrar mais..."

timestart e date

Imagem de Andréa Oliveira

Olá Carlos! 

Você sabe informar se o seu plugin integra com alguma certificadora digital? Tipo, nós usamos o seu plugin, porém, atualmente nossa Instituição também irá utilizar assinatura digital certificada por uma certificadora. 

Nós queríamos integrar seu plugin com a empresa, para sair o certificado todo customizado e já com essa assinatura eletrônica. Você já viu algo ou conhece?

Aguardo.