Migração de servidor - URGENTE

Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -
Número de respostas: 22

Olá pessoal! SOCORRO!!!!

Recorro a essa comunidade na qual há 5 anos consegui aprender muito sobre o Moodle que administro, mas, desta vez estou com um prblema que me tirou o sono.

Tenho e migrei (de fato) minha plataforma Moodle 2 para outro servidor, para isto, gerei um script da base que importei na nova base, fiz uma cópia de todos os diretórios que estava embaixo do www onde o Moodle está e baixei no novo servidor, alterei as configurações do CONFIG.php para a conexão com banco de dados e os diretórios de dados.

Depois de tudo isto acessei o ambiente e maravilha tudo estava lá e tudo funcionava, os dados as opções de menu, os usuários, em suma, tudo, exceto o mais importante, os cursos não rodam.

Quando acesso os cursos me leva para a tela onde devem aparecer, aparece a mensagem tradicional que estou sendo redirecionado e quando deve surgir o curso aparece uma mensagem dizendo que falta parâmetros ou os parâmetros estão errados no servidor.

Já tentei tudo e nada, preciso liberar isto até a próxima sexta-feira, recorro a essa comunidade em busca de apoio e agradeceria as orientações de vocês.

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Gentil Sevilha -

Bom dia,

Pedro tudo bem?

Sou novo no Moodle, e posso esta falando besteira, mas vá que eu acerto o chute, vc copiou a pasta moodledata?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gentil Sevilha

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

O Moodle que eu uso é o 2.0 não tem mais esta pasta que ficava fora do www, valeu pela lembrança, mas, ela não existe na minha versão.

Obrigadão

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Joao Paulo Puntel Vargens -

Também sou novo no Moodle e estou testando 2.3, 2.4 e 2.5 e todas elas tem moodledata sim... é la que ficam todos os dados ao que não é padrão do sistema, ou seja, tudo que se cria fica no moodledata... cursos, anexos dos cursos, arquivos enviados aos cursos, etc..

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Joao Paulo Puntel Vargens

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

João

Vou verificar, mas, pelo que eu li sobre ele não existe mais este diretório, os arquivos são espalhados pela funcionalidade, inclusive ele teria sido tirado por conta de seugurança de acesso a esses dados.

Valeu pela informação, mas, vou verificar se ele existe, você sabe me dizer se ele fica fora do www conforme ocorria nas versões 1.9?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

A estrutura da moodledata mudou na versão 2.x, mas ela ainda existe e é indispensável pra o funcionamento do moodle, por isso tem que estar configurada no config.php do seu ambiente.

[]'s

--
Gleidson Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

OK Gleidson,

Isto é o que eu sabia, desconhecia a existência de um moodledata em versões superiores a 1.9. 

Pelo que entendi esta estrutura está mantida na uploaddata e este caminho está indicado no meu config.sys no parâmetro dataroot. certo isto?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por André Yamin -

Pedro,

Liga o debug mode, copia e cola a mensagem de erro completa aqui no fórum.

http://docs.moodle.org/en/Debugging

André.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

Olá André como vai?

Você diz ligar o debugging na opção desenvolvimento da administração do site?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

André,

Liguei com a opção ALL, mas, não surgiu nenhuma mensagem diferente da que já recebia, segue abaixo:

"Nenhum argumento válido ou configuração incorreta do servidor"

Esta mensagem aparece quando o curso é chamado (clico no link de acesso) e parece que ele começa a carregar, mas, na verdade não carrega surge esta mensagem dentro da área de exibição do curso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por André Yamin -

Tem certeza que as configurações de debug estão como abaixo?

 Não esqueça de salvar piscando

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

André

Falha nossa eu não havia salvado segue, em anexo, o arquivo com hard copy.

Vlw

Pedro

Anexo erro.jpg
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por André Yamin -

Esse tópico tá muito estranho...rs. Estou recebendo notificações por email de mensagens que não existem perplexo

Enfim, vamos retomar que eu já estou achando que não estou entendendo o problema:

O processo de migração de um moodle envolve 3 peças chave:

  1. O código php do Moodle
  2. A base de dados que a instânicia usa
  3. O moodledata da instância

Sem qualquer um desses elementos a migração não funciona.

Pra terminar, vale lembrar que fazendo uma migração você vai pular o script de instalação que verifica se os requisitos do sistema são atendidos pelo novo servidor. Recomendo que você verifique se a versão do php atende aos requisitos mínimos da versão assim como os módulos do php necessários para o moodle rodar. Vale ainda verificar se o encoding e o colate de base nova estão corretos. Já aconteceu de eu restaurar um dump e o colate se alterar no meio do caminho.

Lista de requisitos do PHP http://docs.moodle.org/23/en/PHP

Lista de requisitos do MySQL http://docs.moodle.org/23/en/MySQL

Isso esgota o que eu sei...rs

Boa sorte,

André Yamin.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

É André! Por isto que eu me enrolei, nunca vi isto acontecer, mas, ai é que está o problema, vamos lá porque talvez a resposta esteja mais perto do que imaginamos. Vou repassar.

  1. Fiz uma cópia compactada do diretório do Moodle que está embaixo do meu diretório internet html_public, ou seja, o famoso www;
    1. Nesta cópia não tem o moodle data, pelo que sabia esta versão não tem mais o moodle data, se eu estiver errado onde posso encontrá-lo, pois na arvore de diretórios do meu site (rais - "/"), quer dizer, acima do nível dos diretórios que estão dentro do diretório moodle, ele não está;
  2. Exportei o banco de dados gerando assim um script (SQL) que importei no novo ambiente sem problemas;
  3. Alterei o config.php para o novo ambiente;
  4. Publiquei no Apache e pimpa, acessei e naveguei pelas funcionalidades normalmente com todos os dados, assim, não tive problemas com o Banco de Dados e com os dados ali importados;
    1. Porém, não consigo rodar os cursos.
  5. Agora de tudo que você colocou na lista o moodledata não foi migrado, não o achei, contudo, entrei na base de dados na tabela mdl_files e vi o nome (hash) dos arquivos que estão no site, fiz um search no diretório do moodle e descobri que eles estão em algumas entradas do diretório uploaddata/filedir, pelo que achei que a estrutura do moodledata teria sido substituído por esta, PELO QUE VOCÊ DIZ ESTOU ERRADO!!! Tenho que achar onde está o moodledata, certo?????

Bom, esta é a história repassada, você tem alguma dica para eu achar este "cara" que tirou meu sono e acabou com meu dia????

 

 
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por André Yamin -

Ok, Pedro.

Bom, então é este o problema. Veja no config.php antigo o caminho do dataroot, essa é a pasta que você precisa copiar para o servidor novo.

Essa pasta precisa ficar necessariamente fora do public_html (ou pasta da web) por questões de segurança. Depois de descompactar essa pasta no servidor novo, atualize o config.php novo com o novo caminho do dataroot e a mágica deve acontecer...

Abraços,

André Yamin.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

É André, mas, esta pasta já está lá e o config.php no parâmetro dataroot configurado com o caminho.

Ontem vc me deu uma dica boa e acho que posso ter sucesso, rodei a opção de ambiente e verifiquei que faltam algumas extensões do PHP que eu baixei e instalei, pode ser por aí, vou fazer instalar estas extensões hoje e testar novamente.

O fato é que não tenho muita certeza que o problema seja esta, mas, ele explica a mensagem de erro do  debug. Vou tentar e te falo se foi isto.

Obrigado,

 

Pedro 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

Bem pessoal!!! Tenho boas notícias, consegui resolver o problema e para que este caso não fique aberto e servi de base de conhecimento para outros ai vai alguns dados:

  • A pasta Moodledata é criada na instalação da versão 2.02 fora do www, porém, alguns pacotes responsáveis pela instalação do moodle em HOSPEDEIROS não o fazem e criam uma pasta UPLOADDATA com a mesma estrutura de diretórios;
  • Esta pasta ao contrário do que se pode afirmar ela pode ficar dentro do www que funciona normalmente, desde que você faça as correções na variável dataroot no programa CONFIG.PHP. Recomenda-se deixar fora somente por conta de segurança.
  • Ao rodar a verificação de compatibilidade do ambiente verifiquei que faltavam algumas extensões do PHP, mas, apesar de reinstalá-la não foi o suficiente.
  • Na prática a solução passou por refazer toda a parte servidora, ou seja, reinstalar o APACHE, PHP e MySQL, com as opções corretas e passou a funcionar normalmente.

Deste modo, gostaria de agradecer à todos que colaboraram em especial ao André que foi super interessado e parceiro na busca de uma solução.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Eurico Sadao Kusaka -

Pedro,

Belo resumo. Acho que vai ser muito útil para todos que fazem a migração. Aproveito para te dar os parabéns (mesmo atrasado), pelo seu aniversário: UM GRANDE ABRAÇO!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Pedro Araujo -

GRRRRAAANNNDDDEEE Sadao!!

Meu mestre em Moodle! Tudo que aprendi começõu com você. Lembro ainda da minha primeira dúvida neste forum e de seu apoio incansável.

Primeiro obrigado pelos votos de parabéns e segundo pelo registro a respeito do meu resumo.

Sofri com este problema e finalmente resolvi, não podia jamais deixar de registrar a solução aqui para que todos possa usá-la.

Um forte abraço,

 

 
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Araujo

Re: Migração de servidor - URGENTE

por Eurico Sadao Kusaka -

Valeu Pedro.

Eu estou meio defasado em relação ao Moodle, pois a instituição de ensino onde trabalho foi comprada por uma organização americana, que tem LMS proprietário e, portanto, estamos deixando de usar o Moodle.

Mas, eu vou voltar, pois vou reativar meu site, com novidades. Aguarde. Quando for reiniciar no Moodle, essas suas informações vão ser muito úteis.

 

Abração

Contagem das avaliações:  -