Instalação local Moodle - dimensionamento de servidor

Instalação local Moodle - dimensionamento de servidor

por Juliane Colling -
Número de respostas: 2

Olá!

Trabalho em uma instituição de ensino superior que possui dois AVEAs Moodle instalados em um servidor de hospedagem pago. Porém, temos enfrentados vários problemas nesse serviço de hospedagem, principalmente quanto ao número de acessos simultâneos, causando instabilidades e transtornos no acesso ao ambiente virtual. Por isso, estamos com um projeto de instalação de um servidor local para a hospedagem dos AVEAs aqui na instituição.

Destes dois Ambientes Virtuais, um deles é destinado às disciplinas semipresenciais (atualmente são cerca de 15 disciplinas, mas este número tende a aumentar). São cerca de 500 usuários cadastrados, mas o acesso simultâneo deve chegar no máximo a 150, 200 acessos. O outro ambiente virtual é destinado à cursos preparatórios para alunos do ensino médio de toda a região, com cerca de 2000 usuários cadastrados, e cerca de 300 acessos simultâneos (no máximo).

Sendo assim, alguém teria alguma sugestão de qual seria o dimensionamento do servidor necessário (levando em consideração um possível crescimento)? Quais as melhores configurações?

Se alguém puder contribuir com sugestões, fico imensamente agradecida! sorriso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juliane Colling

Re: Instalação local Moodle - dimensionamento de servidor

por André Yamin -

Olá Juliane,

Estimar recursos de hardware para um lms é sempre um desafio. Um AVA com 500 usuários é relativamente pequeno. De saída eu pensaria em alguma coisa perto de 3GB de RAM total (2GB pro servidor de aplicação e 1GB pra base de dados). Mas aí você falou em 200 acessos simultâneos e complica tudo sorriso Depende se são 200 pessoas baixando pdfs pequenos ou respondendo um questionário. No primeiro caso a carga sobre o servidor seria baixa, e no segundo, enorme. Pra dar um exemplo, temos um cliente que convoca cerca de 600 funcionários pra fazer um curso em scorm todos na mesma tarde (!). Nesse contexto temos picos de 200 usuários fazendo o scorm ao mesmo tempo. Esse lms teve que receber upgrades de memória até ficar com 12GB total de RAM divididas em 8GB para o servidor de aplicação e 4GB para o servidor de base de dados, ambos com quad-core. Outra coisa indispensável é fazer o tunning dos servidores, senão o aumento de recursos simplesmente não dá resultado.

Na minha opinião, a menos que você tenha uma equipe técnica experiente em manutenção de LMS na sua instituição, eu recomendo que você opte por uma hospedagem gerenciada especializada. Existem diversos provedores de soluções em lms que podem te oferecer muito mais tranquilidade na manutenção do seu AVEA. Faça uma busca por hospedagem gerenciada moodle que você deve encontrar algumas opções.

Espero ter ajudado,

André Yamin.

Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à André Yamin

Re: Instalação local Moodle - dimensionamento de servidor

por Juliane Colling -
Obrigada pela sugestão, André! Temos uma equipe boa aqui que trabalha com servidores, então acredito que devemos manter o serviço por aqui. Analisando bem a situação, geralmente teremos bem menos que 200 acessos simultâneos, chegaria esse número apenas em momentos esporádicos, e ainda assim, a grande maioria dos acessos é só para baixar um material, envio de tarefas ou ver uma postagem do professor, então acredito que será bem tranquilo. Estamos preparando uma máquina com 4GB de RAM, e vamos realizar testes para ver o quanto ele suporta. Percebemos que uma das atividades que mais causa lentidão no Moodle é o chat, e muitas vezes quando um professor abria um chat para conversar com a turma (40, 50 alunos), o ambiente ficava lento e até travava. Mais alguém teve problemas com o número de acessos simultâneos ao chat?
Contagem das avaliações:  -