Utilização de fórum em EAD

Utilização de fórum em EAD

por Ana Mauriceia -
Número de respostas: 1

Olá Pessoal.

Estou fazendo um curso pelo Senac de especialização a distância onde utilizamos o Aulanet e um outro pelo Livre Docência utilizando o Moodle. Notei um ponto muito importante na utilização do fórum de discussão.

No aulanet só lemos as mensagens dos fóruns se entrarmos no ambiente. Porém no Moodle as mensagens são postadas para a caixa individual, assim como a nossa lista aqui.

Eu realmente estou tendo problemas em seguir as discussões somente pelo ambiente. Perco muita coisa, pois quando vou ler o bonde já passou...

Entrei em contato com os meus dois tutores sobre isso . O do Aulanet disse que eu iria me acostumar. O do Moodle disse que foi uma escolha estratégica, já pensando neste tipo de problema.

Vocês já tiveram este problema nas suas turmas? Existe será algum estudo que mostre a eficácia das diferentes utilizações dos fóruns?

Ana  Mauriceia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ana Mauriceia

Re: Utilização de fórum em EAD

por Maria João -

Olá Ana,

Não conheço estudos sobre a eficácia das diferentes utilizações dos fóruns, mas creio que realmente depende da motivação desta mesma utilização. De qualquer forma cabe ao tutor/formador definir as regras de jogo, ou seja, definir com qual assiduidade os formandos devem entrar no sistema e responder. Sendo uma "grande discussão" de vez em quando tb tenho que entrar no Moodle para conseguir apanhar a meada. Com um grupo de aprendizagem relativamente pequeno acho realmente que o Moodle apresenta essa grande vantagem de recebermos os emails, e assim estamos sempre a par do que se está a passar.

Contagem das avaliações:  -