Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -
Número de respostas: 16

Salve galera,

Uma grande dúvida, sou um usuário logado no Moodle e inscrito em X cursos, como faço (eu Administrador) permitir que esse usuário logado possa ver SOMENTE os cursos que ele esta inscrito. Tem como fazer ou criar ? Dessa forma ele não veria os cursos que não estão inscritos.

Seria uma grande ajuda, facilitaria muito isso !!

Obrigado !!

Lucas F

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Ivo Souza -

Também tenho a mesma dúvida que a sua Lucas.

Faz um tempo já, mas pesquisei um pouco e não encontrei nada...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivo Souza

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por José Albuquerque -

Ivo e Lucas,

Para o aluno ver somente os cursos dele:

Administração do site > Aparência > Página Meu Moodle padrão

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Olá José, testei varias possibilidades para esta solução que me indicou mais não tive nenhuma resposta para o problema. Creio que não seja essa alternativa. 

Obrigado !

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Eurico Sadao Kusaka -

Além do que o José Albuquerque colocou, os alunos tem que ser inscritos localmente (dentro de cada curso) e não globalmente.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Olá a todos, 

Eu não consegui resolver o problema ainda porem achei uma coisa curiosa que poderá a vir ser o caminho para a solução.

Na aba Aparência > Navegação 

Existe no primeiro campo. Três tipos de "Paginas iniciais" este recurso altera a forma de visualização para o usuario que pelo que eu percebi pode vir a ser a solução do problema, porem creio que terá que ser feito alterações em código.

Comentem a vontade...

Lucas F

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Jose Vidal de Melo -

Olá Lucas, boa tarde

As configurações da página inicial realmente influênciam na visualização dos cursos, de forma que, se você configurar em Página principal, para exibir a Lista de cursos (uma das opções de exibição), todo mundo que acessar sua página inicial, antes de logar vai ver a lista de cursos.

Se você pretende mostrar alguma informação antes do aluno logar, não deve mostrar a lista de cursos, porque nesta situação ela é comum à todos.

Por outro lado, se após o aluno logar no ambiente, se você quer que ele veja só o(s) curso(s) que ele participa, também não deve exibir em Itens da página principal quando logado a lista de cursos.

Ou seja, pra que o aluno so veja o curso que participa, nas duas opções você não deve mostrar a Lista de cursos.

Qualquer dúvida, vidaldf@gmail.com

Att

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Olá Jose,

Bom eu entendo perfeitamente o que você me diz. Porem ha ainda um problema, quando coloco para não visualizar a lista de cursos pela pagina inicial tanto o aluno como o professor ou administrador, também não veem a lista de cursos. Pensei em adicionar para cada um uma visão diferenciada à pagina inicial, onde o aluno só vera os cursos em que foi inscrito. O professor vera apenas os cursos dele. E por fim o administrador podera ver todos os cursos ou os que ele esta disponível para ele. Da forma que esta implementada isso (que acredito ser a melhor forma de visões) não ocorre. Pensei em implementar algo assim. Grupos de visões.

Sera que é possível ?

Grato !

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Jose Vidal de Melo -

Olá Lucas, bom dia

Nesse caso, basta você entrar como Admin do seu site, Ativar Edição e em Acrescentar um bloco, selecionar para exibir o bloco Cursos.

Feito isso, tanto aluno quanto professor vão ter a lista dos cursos que participam, e o bom é que só vai aparecer após o mesmo fazer o login na página.

Veja se resolve, qualquer dúvida manda aqui...

Att

Vidal

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Muito Obrigado José pela funcionalidade ficou perfeita !

Agora gostaria de tentar ajeitar visualmente, teria alguma forma de usar esse bloco igual ao tipo "Menu Drop-Down" pois permite adicionar conteúdo tanto na parte superior em forma de tópico e ficaria centralizado.

Muito Obrigado !

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Jose Vidal de Melo -

Lucas

Infelizmente não tem como centralizar.

Por padrão o bloco fica na lateral esquerda da tela, e ai você pode subir ou descer. 

Pode ainda colocar na parte direita da tela, movimenta também para cima ou para baixo.

Att.

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Olá Jose

Achei um modo facil porem visualmente não é o que eu quero, ao invés de colocar o bloco cursos você pode somente colocar o Lista de Cursos ao invés de Menu Drop-Down. Ele fica centralizado. Porem queria a mesma carinha do Drop-Down. É vou ter que implementar à mão.

Obrigado ! 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Olá Jose,

Queria uma ajuda, gostaria de implementar "Lista de Cursos" no formato do "Menu Drop-Down". Alguém tem alguma saída ? 

Obrigado !

Lucas F

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Lucas Ferreira -

Uma dúvida, alguém sabe alguma função do Moodle que imprime a categoria do curso passando o curso como referência ?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Roberto Hebert de Souza Vinha -

Boa tarde,


Amigo, sabe me dizer que existe algum plugin ou outro modo de restringir a visualização de categoria a papéis específicos?

Por exemplo, criei um papel "Cliente interno" e outro "Cliente externo" e os clientes externos não podem ver os cursos direcionados aos clientes internos, até aí tudo bem, eu fiz uma manobra para o papel "Cliente interno", dando permissão de ver cursos ocultos e ocultei todos os cursos, assim os usuários com papel "Cliente externo" não verão os cursos ocultos, que são voltados somente para treinamento de pessoal interno. O grande problema é: surgiu um novo tipo de usuário que não pode ver cursos nenhum dos cursos, apenas uma categoria específica.

Como contornar essa situação?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Roberto Hebert de Souza Vinha

Re: Visibilidade de Cursos SOMENTE aos alunos inscritos nele

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

O pessoal do Moodle HQ está trabalhando nessa questão:

https://tracker.moodle.org/browse/MDL-10965

Não tem comentários recentes ali por que eles pararam para resolver outras "issues" relacionadas, mas é possível que isso seja implementado para a versão 3.6 ou para a 3.7.

Contagem das avaliações:  -