Xamaleon (Recurso complementar para EAD)

Xamaleon (Recurso complementar para EAD)

por Marcos Oliveira -
Número de respostas: 0

Alguns de meus trabalhos exigiram  a realização de algum tipo de pré-inscrições (pesquisa) para que a entidade (escola/empresa)
pudesse selecionar o público correto para seus cursos e ou eventos.

Ao usar sistemas como o Joomla, é possível realizar esse tipo de tarefa, pois existem muitos plugins para isso.
O fato é que certa vez me deparei com uma situação, para mim inesperada; uma dessas "pesquisas" teve um procura
muito alta, isso fez com que o banco de dados do Joomla ficasse sobrecarregado e consequentemente houve a queda do
link várias vezes. Depois disso comecei a avaliar o uso dessas ferramentas e cheguei a conclusão de que estavamos
ficando com muito "lixo" acumulado em nossa base de dados; eram as informações que serviram apenas para a pesquisa (pré-inscrição).

Em virtude disso, resolvi mudar nossa forma de realizar esses eventos (pré-inscrições/pesquisa), usando um recurso que deixaria livre o banco de
dados.
Foi assim que desenvolvi uma ferramenta para este fim; trata-se de um sistema de cadastramento (pré-inscrições) baseado no armazenamento das
informações em arquivos XML.

Durante algum tempo usei o recurso e foi muito bom mim e para as empresas que trabalhei; não tivemos mais problemas com banco de dados.
No entanto, está "ferramenta", ficou parada em meus arquivos (backups) durante alguns anos. Há algum tempo atrás, me lembrei dela e
resolvi dar uma "polida" nos códigos.

O resultado deste trabalho é o XAMALEON (parte do projeto Soordle.org).

Um sistema (Open Source) modular,multi-idiomas, todo construido em PHP e XML.

Ele pode trabalhar em paralelo a qualquer plataforma(Joomla, Moodle etc.) que você possua em seu site.
Com este sistema é possível realizar pré-inscrições online sem nenhum compromentimento das suas outras aplicações.
Totalmente configurável e com possibilidade de expansão sem grandes dificuldades.

Enfim, poderia falar bastante sobre o sistema aqui, mas acho que não é o caso agora.

No desejo de contruibuir com a comunidade Moodle, informo que o sistema está disponível para download em:

www.eadgames.com.br

Se desejar ver um vídeo de exemplo do sistema sendo instalado e funcionando:




Espero que este "recurso" venha a ser útil de alguma forma aos profissionais da educação a distância.

Contagem das avaliações:  -