CONSTRUINDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO À DISTÂNCIA POR MEIO DA INTERNET

CONSTRUINDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO À DISTÂNCIA POR MEIO DA INTERNET

por Alexandre Rodrigues -
Número de respostas: 0

Um Ambiente Virtual de EAD, a meu ver, necessita de dois grandes sub-ambientes virtuais, quais sejam o Ambiente Virtual de Gestão de Conteúdos e o Ambiente Virtual de Gestão de Aprendizagem.

 

AMBIENTE VIRTUAL DE GESTÃO DE CONTEÚDOS

 

Entendo que o ensino à distância por meio da internet não implica somente o ato de ministrar aulas.

Há, sem dúvida nenhuma, necessidade de se praticar atividades de apoio ou de suporte à atividade de ministrar aulas propriamente dita, assim como acontece no ensino presencial.

Quando frequentamos uma escola ou um cursinho verificamos que o ambiente em que estudamos não se limita a apenas a sala de aula e o professor. Há outros ambientes importantes e que dão suporte ao ato de ensinar.

Assim, entendo que no Ambiente Virtual de Ensino não pode ser diferente, sob pena de não termos um ensino de qualidade, ainda que sejam aulas ministradas por um professor autônomo.

Dentre as atividades de apoio ou de gestão de conteúdos podemos enumerar:

  • Gerenciamento de cadastro de alunos e usuários;
  • Gerenciamento de matrículas de alunos;
  • Gerenciamento das vendas dos cursos ministrados e ou criados;
  • Gerenciamento do relacionamento social entre os usuários do Ambiente Virtual de Ensino;
  • Gerenciamento da distribuição de materiais didáticos complementares aos cursos ministrados;
  • Gerenciamento de eventos e debates relativos aos assuntos tratados nos diversos cursos do ambiente virtual de ensino;
  • Demais atividades pertinentes à gestão administrativa do ensino.

 

 

 

AMBIENTE VIRTUAL DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM

 

Neste ambiente virtual é que a atividade de ensino propriamente dita é praticada.

Neste disponibiliza-se ao aluno já devidamente matriculado o material didático a ser estudado (e-books, áudios, vídeo-aulas, etc).

Também é o ambiente em que são disponibilizadas as atividades propostas pelo professor (fórum de debates, reunião on-line, tarefa em grupo, questionários, etc).

Neste ambiente também é feita a avaliação do desempenho do aluno assim como é procedida a certificação daquele que terminou o curso satisfatoriamente.

 

SISTEMAS GERENCIADORES QUE ADOTO ATUALMENTE

 

Diante do raciocínio exposto e do que temos atualmente na internet para utilizar, decidi utilizar duas plataformas que devem ser configuradas para funcionar de maneira integrada.

Como Sistema Gerenciador de Conteúdo utilizo atualmente o Joomla.

Como Sistema Gerenciador de Aprendizagem utilizo atualmente o Moodle.

 

Assim, com base nesta idéia, é que pretendo escrever cada vez mais sobre o CMS Joomla e o LMS Moodle sob o aspecto de suas utilizações de forma integrada no âmbito do Ensino à Distância por meio da internet.

 

Alexandre R.R da Silva

Docente EAD pela FGV

http://rede.dralexrobinson.com