8 dúvidas rápidas do administrador do moodle 2.2.3

8 dúvidas rápidas do administrador do moodle 2.2.3

por Paulo Andrade -
Número de respostas: 4

Caros bom dia.

Tenho 8 dúvidas, que talvez vocês possam julgar simples, mas já fazem 1 semana que procuro e não acho, é a primeira vez que uso o moodle, então espero que os mais experientes possam me ajudar.

 

1 - Como faço para que na página inicial só apareçam as categorias que já tenham cursos, e as vazias não apareçam?

2 - Como habilito para que qualquer pessoa possa solicitar a CRIAÇÃO de um curso? Eu já achei nas configurações como habilitar, mas não vi em nenhum menu ou bloco para a pessoa clicar e solicitar a criação.

3 - Como faço para permitir que o aluno possa solicitar a inscrição em um determinado curso? Por exemplo, eu configuro que ele pode ver o curso, e que pode solicitar se inscrever, então ao solicitar, é enviado a mensagem pro professor ou administrador (não sei qual o papel executa essa ação) e essa pessoa aprova a incrição do aluno, ai ele pode ver e participar do curso

4 - Como sei que o meu smtp está configurado e funcionando corretamente? Existe algum modo que eu possa testar isso? Antes eu recebia alguns e-mails do sistema, mas agora não recebo mais nada. Onde posso re-configurar e testar novamente? Meu smtp não requer autenticação, mas requer que o e-mail sem autenticação tenha um remetente especifico que seria sistema@meudominio.com

5 - Tem como fazer com que todo novo usuário logado pela primeira vez (está integrado com o ldap), seja redirecionado e obrigado a fazer um curso especifico (curso de politicas de segurança da informação);

6 - É possível gerar um relatório por usuário, dizendo os cursos que fez e suas notas? É possível gerar um relatório por orden alfabética de quais usuários fizeram um determinado curso?

7 - Como faço para que seja gerado um certificado automático quando o usuário terminar um curso?

8 - Vi que tem um envio de mensagens dentro do moodle. É possível limitar que esse envio de mensagens entre usuários só possa acontecer dentro do curso? Se não, como desabilitar esse recurso?

 

Desde de já agradeço a todos que se dispuseram a ler o tópico e responder =)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Andrade

Re: 8 dúvidas rápidas do administrador do moodle 2.2.3

por Paulo Andrade -

Ninguem que possa tirar algumas das dúvidas? =/

Não precisa ser todas, respondam o que souberem, por gentileza =) 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Andrade

Re: 8 dúvidas rápidas do administrador do moodle 2.2.3

por Wagner Tadeu -

Olá Paulo, como são muitas perguntas diferentes, por isso a limitação das respostas. Mas vamos lá, vou tentar te ajudar comentando as questões:

1 - Como faço para que na página inicial só apareçam as categorias que já tenham cursos, e as vazias não apareçam?

Resp: esse é um padrão do Moodle, ou mostra as categorias ou os cursos, quando o usuário está autenticado e configurado para mostrar apenas os cursos, não será apresentado os demais cursos no qual ele não está inscrito. Qualquer alteração para contornar este requisito creio que deverá ser implementado no "core" do Moodle.

2 - Como habilito para que qualquer pessoa possa solicitar a CRIAÇÃO de um curso? Eu já achei nas configurações como habilitar, mas não vi em nenhum menu ou bloco para a pessoa clicar e solicitar a criação.

Resp: Quando você ativa esta opção em Cursos no menu administração, ao visualizar todos os cursos, é apresentando um botão "Requerer a criação de um curso"

3 - Como faço para permitir que o aluno possa solicitar a inscrição em um determinado curso? Por exemplo, eu configuro que ele pode ver o curso, e que pode solicitar se inscrever, então ao solicitar, é enviado a mensagem pro professor ou administrador (não sei qual o papel executa essa ação) e essa pessoa aprova a incrição do aluno, ai ele pode ver e participar do curso

Resp: a priori o curso pode estar aberto para inscrição direta, através de uma senha ou código, ou ainda a inscrição automatizada via mecanismos de integração com os sistemas ou ainda de pagamento eletrônico. Para o aluno solicitar, creio que você teria que fazer uma implementação de integração com outro sistema externo, para que o aluno pudesse solicitar a inscrição.

4 - Como sei que o meu smtp está configurado e funcionando corretamente? Existe algum modo que eu possa testar isso? Antes eu recebia alguns e-mails do sistema, mas agora não recebo mais nada. Onde posso re-configurar e testar novamente? Meu smtp não requer autenticação, mas requer que o e-mail sem autenticação tenha um remetente especifico que seria sistema@meudominio.com

Resp: Procure informações específicas sobre testes de SMTP na Internet, desde testes via Telnet na porta 25 ou scripts PHP para testar a conexão.

5 - Tem como fazer com que todo novo usuário logado pela primeira vez (está integrado com o ldap), seja redirecionado e obrigado a fazer um curso especifico (curso de politicas de segurança da informação);

Resp: desconheço esta possibilidade, gostaria também de ter esta possibilidade do aluno fazer um curso como "pré-requisito" para utilizar o Moodle.

6 - É possível gerar um relatório por usuário, dizendo os cursos que fez e suas notas? É possível gerar um relatório por orden alfabética de quais usuários fizeram um determinado curso?

Resp: no relatório de notas, utilizando a opção "Relatório Geral", você pode obter o relatório por aluno e a nota final em cada curso, mas não de todos os alunos simultâneamente.

7 - Como faço para que seja gerado um certificado automático quando o usuário terminar um curso?

Resp: utilize o módulo certificado e configure as regras de notas para emissão do documento.

8 - Vi que tem um envio de mensagens dentro do moodle. É possível limitar que esse envio de mensagens entre usuários só possa acontecer dentro do curso? Se não, como desabilitar esse recurso?

Resp: você pode remover o bloco mensagens e eventualmente até participantes, para que o aluno não consiga enviar mensagens para outros. Outra opção ainda é você alterar as políticas de conta do perfil Estudante, para proibir a comunicação via mensagens. Cuidado com os efeitos colaterais!

 

Abraço!

Wagner Tadeu

Contagem das avaliações:  -