Erro na Instalação do Moodle

Erro na Instalação do Moodle

por Denilton Silveira de Oliveira -
Número de respostas: 27

Caros colegas,

Desculpe-me caso já exista um tópico relacionado, particularmente não encontrei. Meu problema é o seguinte:

Ao proceder a instalação, após configurar a base de dados, e configurar o acesso ao banco encontro um erro fatal. Acontece quando o sistema, depois de iniciar o processo (ele chega a criar o arquivo config.php), não consegue acessar a base de dados (pasta criada em meu no servidor para interagir com o banco). Nesta hora ocorre o seguinte erro:

Fatal error: $CFG->dataroot is not configured properly, directory does not exist or is not accessible! Exiting.

O preenchimento dos dados estão corretos. A pasta criada para ser a base de dados (iefec) foi criada corretamente na raiz de minha hospedagem e está com as permissões configuradas para leitura e escrita, conforme orientação do Moodle, recebendo o seguinte endereço:

Diretório de dados E:\home\ifesp\iefec

O Endereço web que estou usando para proceder a instalação é: http://www.iefec.net/ead, pois neste momento estou instalando o Moodle no domínio iefec.net

O Diretório Moodle onde os dados para a instalação estão armazenados em meu servidor é:

E:\home\ifesp\Web\ead

com os seguintes dados, conforme orientação da página do uolhost, onde meu domínio está hospedado:

http://ajuda.uolhost.com.br/index.php?ind=&p=resposta&res=928

Host da base de dados é: dbmy0058.whservidor.com

Nome da base de dados: ifesp_1

Usuario da base de dados: ifesp_1

Senha da base de dados: xxxxxxxx (é a senha que criei para o banco de dados)

Prefixos da tabela: _mdl

Em seguida, encontro o erro:

Fatal error: $CFG->dataroot is not configured properly, directory does not exist or is not accessible! Exiting.

Já foi alterado a versão do PHP e habilitado suas extensões. Agora só aparece esse erro.

Acredito que todos os arquivos necessários estão já no server e que as extensões necessárias já tenham sido habilitadas, mas pode ser ainda alguma extensão que tenha me escapado.

Alguém que já tenha passado por esse problema poderia me ajudar?

Desdejá agradeço sua ajuda.

Denilton Silveira de Oliveira.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Denilton Silveira de Oliveira -

O Arquivo config.php (ifesp/Web/ead/config.php) criado na instalação antes de apresentar o problema fica assim:

<?php // Moodle configuration file

unset($CFG);
global $CFG;
$CFG = new stdClass();

$CFG->dbtype = 'mysqli';
$CFG->dblibrary = 'native';
$CFG->dbhost = 'dbmy0058.whservidor.com';
$CFG->dbname = 'ifesp_1';
$CFG->dbuser = 'ifesp_1';
$CFG->dbpass = 'xxxxxxxx';
$CFG->prefix = 'mdl_';
$CFG->dboptions = array (
'dbpersist' => 0,
'dbsocket' => 0,
);

$CFG->wwwroot = 'http://www.iefec.net/ead';
$CFG->dataroot = 'E:\\home\\ifesp\\moodledata';
$CFG->admin = 'admin';

$CFG->directorypermissions = 0777;

$CFG->passwordsaltmain = 'bSO]ssYM-ttUS[<XucpE;d+X/K;:F2';

require_once(dirname(__FILE__) . '/lib/setup.php');

// There is no php closing tag in this file,
// it is intentional because it prevents trailing whitespace problems!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Carlos Castillo -

Olá, meu caro, posso dar um palpite?

se o Sr disse que está hospedado num servidor especializado, UOL neste caso.

Acho bem extranho o sgte:

$CFG->dataroot = 'E:\\home\\ifesp\\moodledata';

 

esse E:  ai me parece nao fazer parte do Path de um servodor comol UOL e poutros que eu já conheço e onde instalei o Moodle.

 

Acredito que é ai o probleminha, isso na minha humilde opinião.

 

Sugestão:  muda essa linha para:

$CFG->dataroot = '/home/ifesp/ead/moodledata';

 

e me avisas!!

 

T+

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Castillo

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Denilton Silveira de Oliveira -

Caro amigo,

Tentei com a altereção que você me sugeriu, mas continua apresentando problemas.

Quero te agradecer e pedir que continui oferecendo alguma possível solução para esse problema que está parecendo simples, mas está me tirando do sério.

Qual seu email eu entrar em contato diretamente? 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Carlos Castillo -

Olá, tudo bem?

Eu oferecço suporte e hospedagem para Moodle faz anos,

Saiba que, no que puder ajudar, além das restriões do próprio servidor, estou x aqui!!

www.carcasa.com.br

carcasa@carcasa.com.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Daniel Barros -

Estou tendo o mesmo problema, também é uma hospedagem Uol, alguém já encontrou alguma solução?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Barros

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Charles Dal-Zotto -

Caro Daniel,

Tenho meu Moodle no UOL, qual é o seu problema?

Charles

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Charles Dal-Zotto

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Daniel Barros -

Passo os arquivos normalmente, começo a instalação, ao inserir as informações do banco de dados dá esse erro: "Fatal error: $CFG->dataroot is not configured properly, directory does not exist or is not accessible! Exiting." as informações do banco estão todas corretas até onde sei.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Barros

Re: Erro na Instalação do Moodle

por caio imaizumi -

Caro colega,

bati cabeça trezantas mil vezes e reinstalei outras tantas e finalmente encontrei a solução do problema...

O erro está no config.php, onde o caminho do dataroot está errado:

ao invés de E:\...\....\.... é só inverter as barras ficando e:/.../..../.... e aproveitei para colocar o "e" em caixa baixa, pois não sei se há problema com isso também...

 

Agora enrosquei nas configurações do PHP no uol...tentei instalar o 2.3 e agora estou tentando o 2.2

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à caio imaizumi

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Marcos Oliveira -

Antes de quebar a cabeça dessa forma, procure saber a versão, para isso basta enviar um arquivo .php com o seguinte código

 

phpinfo();

 

Dessa forma você terá todas as informações necessárias (pré-requisitos).

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Carlos Castillo -

Pessoal, só para colaborar, faz uns anos que me dedico a hospedagem de sistemas, entre eles ofereço o moodle em sua última versão.

podem visitar. carcasa.com.br, já tenho vários clientes usando este sistema, sem nenhum problemas de servidor até hoje!

carcasa@gmail.com

Abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Charles Dal-Zotto

Re: Erro na Instalação do Moodle

por eduardo castro -

Sou bem novo nesse negócio de instalar o Moodle no UOL. Fiz upload dos arquivos do Moodle 1.9 para o UOL, conforme as instruções do próprio uol, mas quando acesso meu domínio ctmegarein1.dominiotemporario.com.br, aparece um aviso dizendo que preciso instalar um arquivi index.html no diretório web/. Este aviso está correto? Existem inúmeros arquivos com esse nome.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Douglas Dantas -

Olá pessoal,

também tenho uma hospedagem UOLHOST Windows e estou com o mesmo erro.

www.maestroassessoria.com.br/moodle

Alguém poderia nos ajudar? ou alguém encontrou a solução?

Meus dados do confg.php estão da mesma forma que os do Denilton.

As permissões foram realizadas.

Não compreendo o que aconteceu.

Abraços a todos e vamos tentar resolver este problema!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Douglas Dantas

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Douglas Dantas -

Olá amigos,

após realizar uma pesquisa consegui instalar o moodle diante do problema que estavamos tendo.

Eu baixei o pacote para linux aqui no sitee, mesmo minha hospedagem sendo windows eu resolvi instalar e eu tudo certo.

Não sei se terei problemas futuros, mas a questão é que deu certo!

Tentem também.

Abraços

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Douglas Dantas

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Maicon souza -

Olá pessoal, não sou programador, mas gostaria de instalar o moodle em um site para iniciar um projeto de cursos que tenho em mente.

Minha hospedagem é linux do uol host, segui o passo a passo da instalação corretamente como é mostrado no link: http://ajuda.uolhost.com.br/index.php?p=resposta&res=928#rmcl

Quando acesso o enereço meusite/moodle aparece a seguinte mensagem de erro:


Notice: Use of undefined constant __DIR__ - assumed '__DIR__' in /home/vesselcurs3/public_html/moodle/lib/dml/moodle_database.php on line 27

Warning: require_once(__DIR__/database_column_info.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /home/vesselcurs3/public_html/moodle/lib/dml/moodle_database.php on line 27

Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required '__DIR__/database_column_info.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/vesselcurs3/public_html/moodle/lib/dml/moodle_database.php on line 27

 

 

o que posso fazer para resolver este problema?

Grato pela colaboração de todos!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maicon souza

Re: Erro na Instalação do Moodle

por José Albuquerque -

Pesquisando no Google a mensagem de erro. Encontrei nos fóruns do moodle.org que esse problema ocorre por causa da versão do PHP que ao invés da 5.2.x   deve ser a  5.3.x

Entre em contato com o suporte do UOL HOST e peça para eles atualizarem a versão do PHP. Depois continue a instalação digitando o endereço do seu site na caixa do navegador.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Maicon souza -

Muito obrigado josé Albuquerque!

Vou fazer o recomendado, e volto a postar o resultado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Erro na Instalação do Moodle

por italo enio -

vou te dar uma dica... Infelizmente, você vai ter mais problemas do que soluções no UolHost... Dica deste quem vos fala... Moodle e UolHost, uma combinação que vai te tirar noites de sono. 

Tenho várias postagens minhas sobre a configuração que precisa no Uol Host... clique em pesquisar UolHost ou um termo correlato, que vai ver essas postagens. Não coloco aqui, pois são muitas. Pesquise... estão todas aqui mesmo na comunidade. Abraços e boa sorte (vai precisar é de paciência mostrando a língua).

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Eurico Sadao Kusaka -
Eu também tive problemas com o Uol host. Depois de contratar e pagar por 1 ano, eles me informaram que não era possível fazer o upgrade do PHP para a versão que eu precisava, apesar de no site, informarem que a hospedagem era compatível com o Moodle 2.2.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Maicon souza -
Ta difícil... ainda não tentei acionar o suporte para fazer a sugestão do josé albuquerque. Andei pesquisando e realmente as reclamações com relação uolhost x moodle, são muitas e desanimadoras. Uma vez eu cheguei a contratar o moodle oferecido pelo proprio uol host como aplicativo, mas nesse caso o moodle funcionava como um endereço IP, até funciona, mas o que não gostei foi o fato de não poder gerenciar os arquivos diretamente no banco de dados como é feito em um site comum pelo gerenciador de arquivos. Não tinha como acessar o código das paginas moodle, e nem mudar as imagens, para deixar com uma aparencia melhor (digo substituição de imagens padrão por minhas proprias imagens). Fica aqui minha pergunta. Alguem pode sugerir uma boa hospedagem que tenha bom suporte ao moodle, e que suporte uma carga grande de alunos, tipo uns 50 000.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maicon souza

Re: Erro na Instalação do Moodle

por italo enio -
www.webhostinghub.com Funciona 100%, atendimento ótimo... e uso tudo na última versão... Preço, serviços e ferramentas?... RÁ RÁ RÁ... se todo mundo soubesse, o UolHost iria falir. www.cursopreparatoriomilitar.com.br Faz um teste pra tu ver... está 100% funcionando. Abçs e boa sorte! (Uol Host NUNCA MAIS!)
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maicon souza

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Jose Vidal de Melo -
Ola Maicon Isso que está acontecendo com você na uolhost é estranho, eu já instalei o moodle lá e não tive problema nenhum. A minha sugestão de hospedagem é o kinghost.com.br, eu já uso há alguns anos e nunca tive nenhum problema . Inclusive estou usando o Moodle 2.4 Dev, eles atualizaram o php sem nenhum impecilho. Dá uma uma verificada... Att
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maicon souza

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Carlos Castillo -

Pessoal, boa noite eu tenho um server dedicado, onde estou oferecendo todo o suporte em estrutura ao moodle 2.3x

www.carcasa.com.br

carcasa@gmail.com, podem fazer teste de gratis 1 semana e tomar decisão.

 

Abraço!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Denilton Silveira de Oliveira

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Carlos Sobrinho -

Caros colegas,

Sou novo por aqui e no Moodle também, então desculpe-me qualquer falha.

Estou com um probleminha na instalação do Moodle, quando tento acessar meu site Moodle aparece a seguinte mensagem:

Parse error: syntax error, unexpected T_PAAMAYIM_NEKUDOTAYIM in /home/acessoam/public_html/moodle/lib/accesslib.php on line 5288

No arquivo citado, esta linha corresponde a esta informação:

5284  public static function cleanup_instances() {
5285        global $DB;
5286        $sqls = array();
5287        foreach (self::$alllevels as $level=>$classname) {
5288            $sqls[] = $classname::get_cleanup_sql();
5289        }
5290
5291        $sql = implode(" UNION ", $sqls);

Como posso resolver este problema? Desde já agradeço o interesse de todos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Sobrinho

Re: Erro na Instalação do Moodle

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Esse é um erro curioso do PHP, por algum motivo a mensagem de debug é hebraica (PAAMAYIM NEKUDOTAYIM é algo como "duplo dois pontos", ou seja :: ). Esse erro geralmente acontece porque com uma classe estática você não deve fazer um carregamento dinâmico, no caso o código "$classname::get_cleanup_sql();" que está sendo acusado de fazer.

Pois bem, mas não é um bug ou erro do código, mas de uma versão do PHP 5.2 (ou de um servidor oferecendo mais de uma versão do PHP) que mal interpretou o código. Nesse caso, você deve atualizar o PHP para um release estável do 5.3 ou desabilitar versões anteriores do PHP.

[]'s

--
Gleidson Medeiros
Analista de Sistemas
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -