Restringir acesso de usuários nos cursos

Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -
Número de respostas: 10

Olá a todos!

Sou novo no Moodle e temos um problema aqui em nossa empresa. Os nossos treinamentos são divididos por sistema e preciso restringir o acesso dos usuários por sistema. EX.:

Treinamento A

Sistema 1
Sistema 2
Sistema 3 

Treinamento B

Sistema 1
Sistema 2
Sistema 3

O usuário poderá acessar os treinamentos de acordo com o sistema que ele foi aprovado. No exemplo acima, se ele foi aprovado no sistema 1, ele pode acessar tanto o treinamento A e B do sistema 1.

Tentei usar o tutorial que está em http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/04/restringir-acesso-ao-bloco-no-ambiente.html, porém me deparei com um novo problema.

Esse mesmo usuário pode ter acesso ao sistema 2 também, pois um mesmo usuário pode ter acesso a mais de um sistema. Nesse caso, criei uma nova função com o nome de cada sistema (sistema 1, sistema 2 e etc) e incluí os usuários pela opção de designar funções globais. Dessa forma o usuário aprovado no sistema 1 já era incluido nas funções de todos os treinamentos desse sistema. Porém ao proibir o acesso dos usuários dos outros sistemas, os usuário que atendem mais de um sistema também são bloqueados. Ex.:

Usuário X atendente sistema 1 e 2

Treinamento A

Sistema 1 (Nesse curso, sobrepus as permissões para os usuários do sistema 2 não terem acesso)
Sistema 2
Sistema 3 

Treinamento B

Sistema 1 (Nesse curso, sobrepus as permissões para os usuários do sistema 2 não terem acesso)
Sistema 2
Sistema 3

Como o usuário acima foi aprovado nos dois sistemas, ele está sendo bloqueado também para o sistema 1, já que ele também possui acesso do sistema dois, ou seja, o moodle está respeitando todas as funções. Nesse caso o usuário não teve acesso pois ele atende o sistema 2 mesmo tendo permissão para acessar o sistema 1.

Não sei se deu para entender qual a nossa necessidade, mas eu gostaria que por favor me dessem uma sugestão de como poderei controlar esses acessos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Eurico Sadao Kusaka -

Em vez de atribuir funções globais, atribua funções locais (dentro do curso). Fazendo isso você não precisa mudar as designações de funções e tudo funcionará como você quer.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -

Olá Eurico! obrigado por responder e pela velocidade na resposta.

Já pensamos em fazer isso aqui, porém pelo volume de informações que corre em nossa empresa, quantidade de treinamentos e materiais que temos (no exemplo acima foi somente o A e B) e a quantidade de pessoas que passam por treinamentos é muito grande e fica inviável fazer a inscrição dos usuários em cada página.

O ideal para nós seria uma rotina que pudesse incluir o usuário na função  uma única vez, e que ele fosse replicado para os demais. Na solução do site, a única coisa que não atendeu a necessidade foi a questão de não poder incluir o usuário para mais de um sistema.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Eurico Sadao Kusaka -

Faz como eu te falei e faz as inscrições nos cursos através de arquivos CSV. Se você tem a lista das pessoas que devem fazer cada curso, basta criar listas onde, na frente de cada nome você lista os cursos em que ele deve ser inscrito. Depois basta carregar o arquivo csv uma única fez e as inscrições estão feitas. Se houver alterações nessa lista, atualiza a mesma e carrega novamente, escolhendo a opção de incluir apenas as mudanças ocorridas.

Acho que, ao tentar inventar, você está complicando, em vez de simplificar as coisas.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -

Ok, vou verificar se dessa forma vai atender. Mais uma vez obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Alexandre Rodrigues -

No Moodle versão 2.0 é possível configurar o curso para que o aluno só passe de uma fase a outra se cumprir o determinado pelo professor.

Talvez isto seja o que você deseja.

Verifique, ok?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -

Obrigado pela resposta!

Na verdade, eu precisava liberar o acesso ao aluno por categorias. Se o aluno está apto a fazer um treinamento de uma determinada categoria, eu precisava dar acesso para ele a vários pontos do site que estão relacionados aquela categoria. Não encontrei ainda uma forma simples de fazer isso, sem a necessidade de ficar incluindo o aluno em cada um dos cursos relacionados a categoria que ele tem acesso.

O link que passei acima atenderia perfeitamente minha necessidade, mas o problema é que se o aluno também tiver acesso a outras categorias que não estão liberadas no curso que ele pode fazer, o moodle também bloqueia o acesso para ele.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Alexandre Rodrigues -

Então concordo com Eurico.

A cada "categoria" que criar corresponderia a um curso no moodle.

A cada curso você determina uma senha de inscrição (matrícula).

A partir daí você manualmente e acompanhando o desenvolvimento de cada aluno, vai enviando, por e-mail, as senhas de inscrição no curso devido.

Note que pode até determinar que o aluno entre em contato com a administração para receber a senha quando terminar uma etapa a ser cumprida.

Assim acontece no curso que fiz na FGV (Fundação Getúlio Vargas)...

Um mecanismo para fazer a gestão automática disto, pelo que sei, não existe ainda no Sistema Moodle.

É o que me parece ser neste estágio de conhecimento que possuo.

Espero ter colaborado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -

Entendi,

Vou analisar se dessa forma atende. Realmente o que nós precisamos é muito específico e não sei se vamos ter recurso para isso. Mais uma vez obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Lucas Ferreira -

Olá Victor eu andei olhando sua dúvida e estou com o mesmo problema, ainda não achei uma solução cabivel, porem acabei achando uma solução possível que ainda não tentei. É criar um curso Pai (como uma categoria) e seus cursos filhos (como cursos reais). Ainda não fiz tal aruitetura porem talvés possa solucionar sua dúvida. Gostaria de pedir também a solução se caso conseguiu resolver.

Muito Obrigado !

Lucas F

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Ferreira

Re: Restringir acesso de usuários nos cursos

por Victor Werneck -

Olá Lucas!

Consegui achar uma solução sim. O nosso problema é muito particular e não consegui achar uma ferramenta no moodle (1.9) que fizesse isso.

Para resolver, criei uma "página de inscrição" que somente os professores tem acesso. É uma página de curso normal, onde os professores cadastram os alunos normalmente em "Designar Funções". Nas configurações das demais páginas que eu desejava liberar com esse cadastro, defini o curso como um metacurso e a vinculei à "página de inscrição". Essa opção faz com que o curso importe as inscrições de outros cursos, ou seja, as inscrições que eu faço na página de inscrição são automaticamente feitas pelo moodle nas demais páginas.

Foi um paliativo que fiz e que está dando certo até o momento. Espero ter sido claro e ter lhe ajudado.

No meu caso, a criação de categorias Pai não resolveria, pois as minhas páginas de curso estão em categorias diferentes. Já na solução que encontrei acima, a categoria onde o curso se encontra não incluencia.

Contagem das avaliações:  -