Designar Função Blocos Moodle 2.2

Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Cristiane Capelupi -
Número de respostas: 9

Pessoal,

 

Gostaria de que o bloco CURSOS aparecesse só para mim Administrador, mas ao tentar designar função no bloco aparece a mensagem:

"

Papéis da página principalAjuda com Designar funções

Você não pode atribuir papéis aqui "

 

Alguém me ajuda???

 

Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cristiane Capelupi

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Donizete Moreira de Oliveira -

Boa tarde bem o meu Moodle é o 1.9.15, vamos lá eu faço assim:

Com Edicão ativada clique em: Designar funções > Sobrepor permissões >Administrador ai você chega nesta tela (imagem abaixo) onde vc determina quem irá ver o bloco

Anexo Untitled-2.png
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Donizete Moreira de Oliveira

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Cristiane Capelupi -

Oi Donizette...

 

Infelizmente no Moodle 2.2 não consigo isso.. Eu tenho a versão 1.9 também e sei que temos essa possibilidade, mas no Moodle 2.2 sempre que tento designar função aparece a mensagem que citei acima...

Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cristiane Capelupi

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Eurico Sadao Kusaka -

Na página principal do curso vá em Administração do site/Plugins/Blocos/Lista de cursos, marque a caixa Esconder link "Todos os curos" e salve.

Espero que resolva o seu problema.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Cristiane Capelupi -

Oi Eurico...

Obrigada mais uma vez pela ajuda....

Mas já fiz isso.... e some todos os cursos....o que eu queria é o Bloco Cursos aparecesse só para mim, como por exemplos o bloco Favoritos do Admin...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cristiane Capelupi

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Alexandre Rodrigues -

Na minha opinião você teria que alterar os recursos de todos papéis padrões do Moodle, com excessão do papel ou função Administrador, para que não possam visualizar os blocos.

No Moodle 2.0 temos já instalados padronizadamente no Moodle os seguintes papéis:

  • Administrador
  • Criador de Cursos
  • Gerente
  • Professor
  • Professor não editor
  • Estudante
  • Visitante
  • usuário autenticado
  • usuário autenticado e na página inicial

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Alexandre Rodrigues -

Eu vou tentar explicar melhor a minha idéia:

Pelo que sei, salvo engando, o Moodle versão 2.0 possui  7(sete) contextos a saber:

1. Contexto Sistema;

2. Contexto Categoria de Cursos;

3. Contexto Curso;

4. Contexto Módulo;

5. Contexto Bloco;

6. Contexto Usuário e ;

7. Contexto Página Inicial.

 

Contextos são as áreas do Moodle onde os papéis podem ser atribuídos aos usuários.

Cada contexto é como uma área autonomizada em que certas ações podem ser efetuadas. Também é por vezes como um campo de aplicação.

Contextos são hierárquicos , isto é, as permissões são herdadas pelos contextos mais baixos a partir de contextos mais elevados. Direitos em um contexto maior são mais gerais , enquanto os de um menor contexto são mais específicos.

A hierarquia dos contextos segue a estrutura deste gráfico:

contextos

 

Acontece que o Contexto Bloco é o hierarquicamente de mais baixo nível.

Portanto, todas as funções padrão do Moodle têm permissão para o contexto Bloco...

Daí a idéia de retirar a permissão de todos para que somente o Administrador possa ter este "privilégio".

Espero ter colaborado..

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Alexandre Rodrigues -

Continuando.....

......... similar ao contexto Módulo, o contexto bloco permite a cessão de direitos em nível de bloco dentro de um curso. Você verá um ícone Atribuir cargos no canto superior esquerdo de cada bloco, clicando sobre o qual levará para a tela Atribuir papéis (edição tem que estar ativada).

contexto_blobo

 

 

Se o sistema não contém uma função que tenha sido concedido direito de serem afetadas, no âmbito do bloco, você verá uma mensagem que diz:  Você não é capaz de atribuir quaisquer funções aqui. Este é o caso, por padrão.

Esta é a mensagem a que voce se referiu, não é?

Daí a necessidade de modificar os papéis (funções) que já vem instaladas no moodle na seção de definições de funções...

Não sei se seria o caso de criar funções personalizadas somente para alcançar o objetivo. Fazendo assim evitaria-se alterar demais o Moodle e ficar complicado deixá-lo na situação anterior, caso queira.

Com a criação de funções personalizadas somente para atender a este caso, na hipótese de necessitar das funções padrões, as mesmas estariam intactas e prontas para serem utilizadas.

Será que seria esse o caminho para a solução?

Espero estar colaborando...

 

 

 

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Rodrigues

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por jefferson canez -

Ola Alexandre, eu tenho o moodle 2.5 e mesmo logado como administrador não aparece o ícone de atribuir papeis ao bloco HTML, na verdade este ícone não aparece em nenhum lugar, como faço para habilita-lo?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cristiane Capelupi

Re: Designar Função Blocos Moodle 2.2

por Mychel Marcos -

Olá Cristiane,

Ocorreu o mesmo comigo, utilizo a versão 2.9.

Resolvi o problema da seguinte forma:

1. Ativo a edição na página desejada;

2. Clico no ícone ações (engrenagem) presente no Bloco desejado;

3. Aparece a seguinte mensagem: Atribuir papéis em Bloco: Course Contacts - Você não pode atribuir papéis aqui. Porém, mais abaixo também aparece um Bloco Administração e com o link Permissões;

4. Clique no link Permissões e escolha os papéis para visualizar o bloco.

Espero ter ajudado, mesmo que tardiamente.

Att,

Mychel

Contagem das avaliações:  -