Dica Customização

Dica Customização

por Andre Henrique Almeida Araujo -
Número de respostas: 2

Boa noite a todos. Estou customizando o moodle para trabalho final da faculdade em Linux, e estou com algumas dúvidas. Meus professores falaram que o melhor é customizar por meio de plugins, e não é mudar o código padrão.

O que parte exatamente os plugins agem? Tema, cursos, banco da dados.....

Gostaria de saber se é melhor por plugins? Achei alguma documentação no site, mas gostaria de alguma ajuda para iniciar a criar e instalar esses plugins, pois fui pego de surpresa nessa parte.

 

Agradeço qualquer ajuda. Muito Obrigado pela Atenção

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andre Henrique Almeida Araujo

Re: Dica Customização

por D@niel Silva -

Eu também queria muito saber como é que se faz (plugin,blocos,módulos) eu só consigo mecher no moodle pelo códgio fonte, se eu soubesse te diria.

O problema maior é entender as funções do moodle, não encontrei ainda nenhuma documentação explicando sobre as funções o que exatamente fazem dentro do moodle, entendendo isso o resto ficaria fácil infelizmente.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andre Henrique Almeida Araujo

Re: Dica Customização

por Heitor Godau -

Olá André,

Se é melhor por plugins ou direto no código, depende do tipo de customização que quer fazer.

Não vejo os plugins como uma customização própriamente dita, vejo mais como uma melhoria ou uma implementação de novos recursos.

Existem plugins para diferentes partes do Moodle, dependendo o que procura. Se quiser um novo editor de texto, por exemplo, procure um pluginpara isso, se quiser um novo tipo de Bloco para adicionar nos cursos ou na home, há uma categoria de plugins para Blocos. Existem plugins para cursos, recursos, integração com outras plataformas (wordpress, joomla, magento etc), tem plugins que adicionam umsimples botão e outros que mudam muitas coisas dentro do moodle.

Já a customização por código, é possível mudar cor, fonte, formato, estilos. Com a dedicação certa e um bom conhecimento em PHP, HTML e CSS, é possível mudar tanto o moodle para que ele pareça um site totalmetne diferente. Veja o caso do Moodle Academy (é possível "comprar" gratuitamente -hehe- um curso explicando o que é o moodle, com isso dá pra ver que o Moodle deles é altamente customizado e só é possível fazer isso via código - e, quem sabe, alguns plugins também).

Então, dependendo do tipo de customização, é melhor de um jeito ou de outro.

Falou, abraços.

Contagem das avaliações:  -