E-mail

E-mail

por Andrio Pinto -
Número de respostas: 6

O que eu devo fazer para configurar o servidor de e-mail no moodle? Digo em relação ao cadastro dos alunos, pois quando alguém solicita mátricula, vai um e-mail avisando e pedindo confirmação, não é mesmo? Como faço para configurar isso?

Atenciosamente,

Andrio dos Santos Pinto

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andrio Pinto

Re: E-mail

por Luiz Caetano -
Veja o seu serviço de SMTP. Por exemplo, se for um servidor externo, solicite esta informação ao administrador.  Por exemplo, se meu serviço de e-mail é uol, o smtp é smtp.uol.com.br. Se ele necessitar de autenticação, eu informo na parte de configurar variáveis do moodle o usuário e senha do serviço. Se for local, depende do que você usa: IIS ou Apache. Tenho feito assim e sempre funcionou, ok?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andrio Pinto

Re: E-mail

por Joe Chong -

Eu tenho essa mesma duvida! Eu coloquei as informacoes de SMTP e nao funcionou.... o que pode ser??

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Joe Chong

Re: E-mail

por Andrio Pinto -
Eu fiz isso tb, acho que no meu caso foi pq eu não coloquei autenticação de usuário e senha. vc colocou???
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andrio Pinto

Re: E-mail

por Joe Chong -

Entao, nao sei o que acontece.

Na coloquei o smtp da empresa, com e sem autenticao. E ambos nao funcionam, dá erro.

Dai usei o smtp.uol.com.br , sem autenticacao. O Moodle funciona, envia o email e tal. Mas eu nao recebo o email!! Ele manda mas nao recebo nada! Muito estranho!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Joe Chong

Re: E-mail

por Zero Fernandes -

Um esclarecimento importante.

Para ENVIAR email é preciso ter o SMTP SERVER e para RECEBER é preciso ter o POP3 SERVER.

Na presença desses servidores, é preciso estabelecer/configurar as regras para quem pode ou não usá-los.

Para ENVIAR - uma possibilidade é usar o SMTP de algum provedor comercial, para isso deve ser usado um endereço de email válido para o mesmo e, ainda, orientar o "Return address" para o mesmo email, ou outro válido, para RECEBER as respostas.

Se o "Moodle" for instalado em um servidor comercial que já tenha SMTP/POP não há nenhum problema, pois durante a instalação, esses dados são pedidos. Nesse caso, geralamente, não se tem acesso ao php.ini.

Se o "Moodle" for instalado em "localhost", pode-se usar o SMTP do IIS, ( XP pro ), mesmo que se tenha instalado o Apache. Só que neste caso o Apache tem que "ouvir" outra porta que não a 80. Pois é impossível ter-se dois servidores "ouvindo" a mesma porta. Aqui, tem-se que abrir o php.ini e alterar as linhas:

[mail function]
; For Win32 only.
SMTP = localhost
smtp_port = 25

; For Win32 only.
sendmail_from = user@userhost.com.br

Ainda neste caso, têm-se que autorizar o uso do SMTP pelo sistema.

Esta pratica ( "localhost" ), pode não ser bem vista por alguns servidores POP comerciais.
Alguns detectam o cabeçalho de envio e consideram como "SPAM" e não aceitam servir ao desejado.

Se alguém desejar ter seu proprio SMPT/POP3 SERVER, uma busca, digamos, na TUCOWS; pode resultar algum sistema que seja "free".

-----

zerof
http://www.educar.pro.br

-----

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Zero Fernandes

Re: E-mail

por Andrio Pinto -

Coloquei como servidor de smtp o do uol, com autenticação de usuário e senha, quando algum usuário requer solicitação de curso, ele dá o seguinte erro na hora de enviar e-mail para o usuário: "ERROR: SMTP Error: The following recipients failed: permutacao@hotmail.com" permutacao@hotmail.com é o e-mail do usuário que solicitou...

O que pode ser isso???

Andrio 

Contagem das avaliações:  -