video aula

video aula

por Carlos Eduardo Mattos da Cruz -
Número de respostas: 9
estou com uma duvida, como não estou conseguindo instalar o moodle não tive tempo de fuçá-lo. Por um acaso ele tem uma área o qual podemos criar video-aulas? Existe uma área interativa passo a passo como o power point? Onde criamos slides e acrescentamos som?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Mattos da Cruz

Re: video aula

por Athail Pulino -

Carlos Eduardo:

1) Depois que você instalar o Moodle leia, imediatamente, sobre Construcionismo Social

2) O Moodle (ou qualquer ambiente de aprendizagem) não é um depósito de material didático

3) O Livro Texto (físico) continua indispensável

4) O Moodle tem ferramentas em forma e quantidade suficientes e adequadas para verificar (e isto é o que importa) se o aluno aprendeu.

Um abraço.

Athail.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Athail Pulino

Re: video aula

por Carlos Eduardo Mattos da Cruz -

Minha intenção com esta pergunta não é procurar um sistema que seja um "depósito de material didático", a única informação que eu procuro é saber se o moodle possui recursos multimídias que complementem o  "O Livro Texto (físico)" que concordo com Athail "continua indispensável", ao invés disto fui bombardeado por uma ideologia pessoal que não cabe neste contexto, bastava somente um simples SIM ou NÃO para minha pergunta.

Mas falando em ideologias, máquina versus livro, se pararmos pra analizar, nós educadores encontramos um grande inimigo unipresente globalizado que é os meios de comunicação  moderno, a televisão, computador, internet. E todos eles bombardeando a cabeça de jovens com milhões de informações por segundo, está tudo ali num simples clicar de mouse ou apertar de botão de um controle remoto. Como convencer a esta geração que um objeto inanimado, quadrado, cheio de letras e na sua maioria quase sem graviras que isto é legal? Uma das respostas é simples, fazer com que este ser inanimado interaja com outro ser mais dinamico, o computador. Isto é o novo desafio do educador do século 21, ensinar as novas grações integrar as duas realidades.

Mas retorno a minha simples pergunta, ele possui ou não meios multi-midias para ensino a distância?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Mattos da Cruz

Re: video aula

por Gilberto Alves -

Oi Carlos, Bom Dia!!!

Gostei de ver a sua resposta!!! Veja só: o assunto começou com uma pergunta técnica e acabou numa questão filosófica, política, etc...

Aproveito (ao contrário de tentar separar) para acirrar a briga...

Que tal criarmos + um forum para esta tipo de discussão....?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilberto Alves

Re: video aula

por Maria João -

Oi,
sou tb da sua opinião. Eu diria que temos aqui um típico exemplo para as desvantagens do eLearning. Estou convencida que se os dois estivessem frente a frente e tivessem dito aquilo que escreveram, não teria havido problema, assim o caso torna-se mais complicado.

A sua ideia de criar um novo forum para este tipo de discussão acho muito boa.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Mattos da Cruz

Re: video aula

por Ricardo Mendes -
Não conheço um módulo específico, mas é possível inserir este tipo de conteúdo. Dou aulas de telejornalismo e coloco vídeo. No meu site é retransmitida a programação da Bandnews, por exemplo. Para colocar vídeos, é necessário formatá-lo para streaming. Espero que tenha ajudado. Visite www.ricardomendes.netprofessor.com.br
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Eduardo Mattos da Cruz

Re: video aula

por Mário Serra -
Saudações.

Ainda não experimentei, mas você poderá utilizar desenvolver alguma coisa usando o Breeze (macromedia) ou o Producer (Microsoft) que permitem integrar vídeo, apresentação, texto e slides e permitir que os alunos façam download deste material para "leitura" offline. Agora fazer isto "ao vivo" eu não sei como se faz.

Mário Serra
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mário Serra

Re: video aula

por Ricardo Mendes -
Para fazer isto sem precisar que os alunos façam o downolad voc~e pode usar o Viewlet (para apresentações animadas no estilo power point) e o Windows Movie Maker (gratuíto) para transformar o vídeo em streaming: assim o aluno ao acessar vai assistindo o material sem precisar baixar o material para a sua máquina.
Contagem das avaliações:  -