Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Moacir Tito da Silva Junior -
Número de respostas: 17

Olá a Todos!

Primeiramente gostaria de informar que varri esse site inteiro pesquisando uma possível solução para o meu problema e não encontrei ( pelo menos não consegui resolver o meu problema) por isso decidi abrir este Tópico de Discussão:

 

PROBLEMA: Tenho vários Cursos Criados dentro de uma determinada Categoria, que somente o ADMINISTRADOR MOODLE consegue ver, eu gostaria que os usuários dos cursos desta categoria conseguissem ver em sua página inicial esta categoria, ai clicando na categoria tivesse Acesso aos cursos dentro dela(Cursos que todos estão matriculados).

Vi que na Configuração da Página Inicial tem aquela Opção "Itens da página principal quando logado" estava como Lista de Cursos, Quando eu altero pra "Lista de categorias", o Usuário quando acessa enxerga TODAS as categorias criadas no meu ambiente sendo que o mesmo está matriculado somente em alguns cursos ou até mesmo em um Unico curso.

 

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, Isso seria de grande utilidade pra Mim visto que a exibição de todos os cursos na tela inicial causa uma poluição Visual desagradável.

 

Desde já agradeço a atenção de todos e aguardo retorno.

 

Att.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Moacir Tito da Silva Junior

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por mari goncalves -

Eu também preciso desta ajuda.

Não sei como faço para cadastrar o usuário somente para a categoria específica, sem ele enxergar as outras!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à mari goncalves

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Pedro Henrique Azevêdo -

Olá,

Estou com o mesmo problema... Alguém tem alguma ideia de como solucionar?

Agradeço e aguardo resposta 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Moacir Tito da Silva Junior

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Gisele Brugger -

Sugestões:

1) Exibir ao usuário apenas os cursos nos quais ele esta matriculado (ou seja : não mostrar o link todos os cursos) e nem a relação de cursos/categorias na página principal.

No bloco : Meus cursos, o usuário irá visualizar apenas os cursos nos quais ele esta matriculado

ou

2) caso queira exibir as categorias de cursos na página principal, não vejo problema. O usuário terá a visão de todos os cursos, clicando nas categorias e sub categorias , mas terá acesso apenas nos que ele estiver matriculado. E para visualizar os cursos nos quais ele está matriculado, ele irá acessar via bloco "Meus Cursos" em Itens da página principal quando logado (frontpageloggedin) selecione a opção : menu drop-down para não ficar muito extenso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Cesar Fernando Sarmento -

Oi Gisele!

Minha dúvida é um pouco diferente da dos demais colegas, mas me parece estar dentro do mesmo contexto.

Quanto à exibição somente das turmas nas quais o usuário está vinculado, tudo bem. Minha instalação Moodle está fazendo isso. Mas surgiu uma outra demanda e, para esta, não estou achando nada nos fóruns.

Tenho a seguinte organização das turmas: Instituto / Curso / Disciplina. No caso, "Instituto" e "Curso" são categoria/subcategoria e "Disciplina" é a turma na qual são postados os materiais e são vinculados os professores e alunos. Até aí, tudo bem.

Mas surgiu a necessidade de permitir aos coordenadores de Curso da instituição visualizarem todos os materiais das Disciplinas a ele vinculadas.

Vi que, a partir do Moodle 2, posso definir funções por categoria. Mas, mesmo definindo a função para um usuário em uma categoria específica, ele continua tendo acesso normal à todas as disciplinas, de todos as categorias.

Então, minha dúvida é: é possível fazer este acesso condicional?

Não sei se fui muito claro na minha explicação. Mas, precisando de informações adicionais, posso passar.

Obrigado pela atenção!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cesar Fernando Sarmento

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Wagner Dos Santos Backes -

Olá Cesar, você poderia tentar usar o "my", é uma visualização diferente da pagina inicial criada para os alunos/usuários verem só os cursos que estão inscritos e os cursos com inscrições abertas.

Para ativar este recurso no bloco administrativo vá em "aparência > Meu moodle" e selecione o item "Forçar usuários a usar Meu Moodle". Para testar a visualização entre no endereço do seu moodle e adicione o "/my" no final (por exemplo: http://moodle.org/my/)

Esta visualização também permite a edição dos blocos por parte do administrador.

Espero ter ajudado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Wagner Dos Santos Backes

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Cesar Fernando Sarmento -

Olá Wagner!

Obrigado pela dica. Conhecia o recurso, mas nunca o tinha utilizado.

Mesmo assim, ainda não é isto. Hoje, nossa instalação de Moodle já disponibiliza aos seus usuários somente as turmas as quais está vinculado. Então, esse não é o problema, já que alunos, professores e tutores vêem somente as turmas que realmente lhes interessam.

O que eu preciso é uma visão um pouco mais abrangente. Por exemplo: todos os alunos e professores acessam turmas e, estas, estão vinculadas a uma categoria. Existe um usuário de maior nível hierárquico, que é o coordenador da categoria. Então, este usuário precisaria ver todas as turmas vinculadas à sua categoria. E estas. Não lhe interessa ver as demais turmas, pertencentes às outras categorias.

Não sei se fui bem claro no exemplo, mas caso você (ou outro participante dos fóruns) precisem de mais informações, posso passar.

Wagner, novamente, obrigado pela atenção.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cesar Fernando Sarmento

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Gisele Brugger -
Olá César, Você deve ter realizado alguma alocação global para estes usuários coordenadores. Eu utilizo muito este tipo de atribuição a categoria para coordenadores de curso e supervisores e eles acessam apenas as disciplinas (cursos moodle) que estão na categoria alocada. Verifique aqui se você não alocou globalmente por engano: HOME PAGE / ► ADMINISTRAÇÃO DO SITE / ► USUÁRIOS / ► PERMISSÕES / ► DESIGNAR FUNÇÕES GLOBAIS ou se na hora de criar o perfil coordenador você atribuiu alguma função indevida. Estou a disposição...até mais
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Cesar Fernando Sarmento -

Oi Gisele!

De fato, tinha feito errado isso. Tinha criado um novo grupo como global. Recriei o mesmo (nos moldes do "Manager", mas sem a permissão de "Sistema") e apareceu para atribuição nas categorias. Então, escolhi uma categoria qualquer e, para esta, coloquei um usuário neste novo grupo. Pelo que testei, funcionou. O usuário tem acesso somente aos cursos pertentences à categoria que escolhi.

Mas, agora, estou com problema semelhante ao do Moacir. Para este usuário teste, lhe estão sendo listadas todas as categorias existentes, além da que tem permissão . Claro, ele só consegue acessar os cursos da sua categoria, mas o ideal seria que ele nem visse as outras.

Bom, como disse, seria "o ideal". Mas, do jeito que está, já está ok.

Gisele, muito obrigado pela ajuda!

[]s

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Leonardo Nascimento de Paula -
Boa tarde Gisele,


No caminho Administração do site > Plugins > Blocos > Cursos tem uma opção chamada Ocultar o link 'Todos os cursos' mas mesmo marcada na página inicial continua aparecendo o link "Todos os cursos".

Conforme a imagem em anexo.

Anexo page.jpg
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cesar Fernando Sarmento

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Robson Werkhauser -

Olá Cesar você já utilizou a função rede moodle com varias instancias eu acho que pode te ajudar.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Cesar Fernando Sarmento -

Olá Robson!

Nunca utilizei este recurso. Mas, para isto, eu precisaria ter mais de uma instalação Moodle, correto?

Obrigado pela dica!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cesar Fernando Sarmento

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Robson Werkhauser -

Sim você pode instalar varios moodle's

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Cesar Fernando Sarmento -

Heheheheheh!!! Sim, isso eu sei! =) Minha dúvida foi quanto à necessidade de múltiplas instalações Moodle para a utilização da MNet.

Apesar de termos uma quantidade considerável de usuários e cursos, a estrutura que temos hoje é suficiente (distribuída em 2 servers - aplicação e banco de dados). Mas, havendo a necessidade de crescimento, com certeza a MNet será uma opção a ser considerada.

Novamente, obrigado pela sugestão!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cesar Fernando Sarmento

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Adriana da Silva Chaves -

Oi Gisele, boa tarde!

Minha dúvida é: como faço para habilitar apenas as categorias e ocultar a lista de cursos da página inicial dos administradores. Mas, permitindo que os demais usuários (tutores, professores, alunos) visualizem apenas a lista de cursos que estão vinculados.

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Adriana Chaves

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Moacir Tito da Silva Junior

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Roberto Hebert de Souza Vinha -
Pro usuário enxergar somente categorias específicas você precisa criar um papel específico e permitir a visualização de cursos ocultos e categorias ocultas para esse papel, aí você vincula os usuários à nível de categoria a esse papel em "Atribuir papéis", na engrenagem de configuração da categoria. É uma forma de fazer, mas precisa deixar as categorias e cursos ocultos pra isso assim somente papéis atribuídos à categoria e com essas permissões a verão.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Roberto Hebert de Souza Vinha

Re: Usuario Visualizar Somente Categorias em que está Inscrito.

por Alexandre Torrezam -

Olá Roberto, 

Vou usar esta solução e está funcionando como você descreve.

A única questão que preciso resolver agora é como atribuir o papel que vai para a categoria aos usuários que estou carregando num CSV. Quando aplicamos um papel role1 ele está vinculado à um curso course1. Como é com a categoria? Tentei category1  role1 mas não rolou. Tem alguma solução pra isso?

Abraços

Contagem das avaliações:  -