Dificuldades com Acesso ao Moodle Rede Interna e Extena Simultâneamente

Dificuldades com Acesso ao Moodle Rede Interna e Extena Simultâneamente

por Josemar Flausino -
Número de respostas: 2

Boa noite amigos,

Estou com alguns problemas para conseguir fazer o moodle funcionar perfeitamente quando acessado tanto de dentro da minha rede local quanto externamente. Nosso Moodle fica em um servidor próprio dentro de nossa rede interna para conseguir fazer o acesso simultaneo externamente e internamente alterei o config.php com base em alguns posts que li, a alteração foi a seguinte:

 

If ($_SERVER['REMOTE_ADDR'] == IP_DO_MEU FIREWALL)

$CFG ->wwwroot = 'http://ava-methodo.no-ip.org/moodle';

else

$CFG ->wwwroot='http://ip_do_servidor_moodle/moodle;

 

Com isto eu consigo acessar tanto pela LAN quanto pela WAN, o problema esta no download dos arquivos, quando eu estou acessando de fora da rede local e adiciono um recurso para download eu só consigo baixar esse arquivo acessando de fora da LAN da mesma maneira se eu estou acessando pela LAN (internamente) e adiciono um recurso, eu só consigo fazer o download acessando internamente, ou seja, se eu add um recurso para download de dentro da minha rede, os alunos não vão conseguir baixar em casa. Alguém já teve um problema parecido ou teria alguma idéia para me sugerir?

Não sei se consegui ser claro o suficiente, mas espero que possam me ajudar!

 

att,

 

Josemar

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Josemar Flausino

Re: Dificuldades com Acesso ao Moodle Rede Interna e Extena Simultâneamente

por Josemar Flausino -

Alguém?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Josemar Flausino

Re: Dificuldades com Acesso ao Moodle Rede Interna e Extena Simultâneamente

por Gleidson Medeiros -

Ol@

O Moodle não armazena a URL relativa no banco de dados para depois usar essa informação da wwwdir, ele armazena a URL absoluta. Sendo assim, informações criadas na LAN podem estar com a URL ruim pra WAN e viceversa.

Ao invés de usar o IP no acesso via LAN, use o domínio mesmo e configure um cache local para resolver esse domínio no IP interno do servidor.

Você terá também que substituir na base de dados as URL com o endereço da LAN para o endereço da WAN.

[]'s

Contagem das avaliações:  (1)