pt_br em UTF-8

pt_br em UTF-8

por Sergio Matta -
Número de respostas: 11
Recentemente me deparei com a necessidade de alterar minhas páginas para UTF-8. Depois de muito tempo perdido em análise do problema, encontrei uma ferramenta para facilitar. No linux, você emite o comando "recode ISO-8859-1..UTF-8 *.php" dentro do lang/pt_br. Depois basta ajustar o moodle.php, substituindo ISO-8859-1 por UTF-8.
É possível que tenha me esquecido de alguma conversão, mas ainda não senti falta. Também não estou observando, ainda, nenhum problema, exceto pequenos bugs na entrada de dados html, que não prejudicam.
Não consegui anexar o pt_br_UTF-8.zip, assim, quem quizer me solicite via mail. Esta versão está baseada na disponíbilizada pela Paula em 28/01/2005.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sergio Matta

Re: pt_br em UTF-8

por fabio sasseron -
olá, sérgio.
estou passando pelo mesmo problema aqui, preciso usar os arquivos pt_br em utf8.
eu não uso linux, então não consigo usar esse comando.

será que você poderia me enviar o zip? o e-mail é whysasse@gmail.com

muito obrigado,
fábio.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à fabio sasseron

Re: pt_br em UTF-8

por Leonardo Lazarte -
Pessoal,

Atendendo às solicitações deste fórum, estamos disponibilizando a tradução "pt_br" (versão da UnB), também em formato UTF-8.

Na página http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=8088, pode ser baixada a tradução nos formatos ".zip" e ".tgz", tanto a codificação ISO-859-1 (tradicional) e a UTF-8.

Abraço,
Leonardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Lazarte

Re: pt_br em UTF-8

por Paula de Waal -

Oi Leonardo, de novo sorriso

Acho bom criar um time para testar a versão UTF-8 - como foi que vocês fizeram a conversão? Será que alguém da comunidade pode testar e dar um feedback?

Se não der muito trabalho, voces podem converter a nova versão oficial também...

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: pt_br em UTF-8

por Leonardo Lazarte -
Olá, Paula,

Conforme sua solicitação, acabei de incluir a conversão da versão oficial, que você coordena, para UTF-8. Ela está disponível em nossa página de traduções: http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=8088. Fique a vontade de apontar para ela, copiar para o sítio principal, ou utilizar da forma em que achar mais adequada.

Quanto à conversão, usei o comando "recode" sugerido pelo pessoal neste fórum (tive que instalar, já que não é padrão em nosso sistema operacional, FreeBSD). Agradeço se quem for utilizar puder me dar um retorno dizendo se está tudo bem ou se há algum problema.

Abraços,
Leonardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Lazarte

Re: pt_br em UTF-8

por Paula de Waal -

Oi gente, eu vou anotar aqui alguns links a outras discussões sobe o UTF-8 para que os nteressados possam enter os eventuais problemas.

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=29029

http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=28988&parent=136267

A solução mais rapida parece ser aquela de criar um pacote pt_br UTF-8 paralelo ao pt_br, que contenha apenas as linhas thischarset (UTF-8) e  parentlanguage (pt_br) sem fazer a conversão de todos os arquivos mas isto pode dar problemas com o explorer .

A mudança de encoding deve ser feita quando o db está vazio!

Eu gostaria de saber se alguém comparou as duas versões utf-8 disponibilizadas ou teve tempo de testar um delas

paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: pt_br em UTF-8

por Roque Brinckmann -
Olá

Por favor, preciso de ajuda. Eu troquei meu diretório pt_br pelo novo diretório obtido com o arquivo pt_br_UTF-8.zip, obtido na UnB.
Fiz isto pq. os e-mails automáticos de cadastramento apareciam totalmente desconfigurados para o usuário, fazendo com que a validação não fosse possível.
Pois bem, a troca fez as coisas piorarem ainda mais.
Então pergunto: como fazer a troca de forma adequada?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Kile pt_br UTF-8 Latex

por Juan carlos Cutipa Luque -
Oi, paula
Tenho um probleminha, por favor me ajude

  - quando abro meu arquivo *.tex no kate, kwrite, kedit ou o editor do kile  aparece "," ao invez de "ç".
  - quando abro o mesmo arquivo no editor vi ou emacs, tudo da certinho.

Eu gostaria de usar o kile, mas na hora de compilar o arquivo *.tex não reconhece estes caracteres.

o que tenho que configurar para solucionar esse probleminha?
Muito Obrigado

[root@localhost]# locale
LANG=pt_BR.UTF-8
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_PAPER="pt_BR.UTF-8"
LC_NAME="pt_BR.UTF-8"
LC_ADDRESS="pt_BR.UTF-8"
LC_TELEPHONE="pt_BR.UTF-8"
LC_MEASUREMENT="pt_BR.UTF-8"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR.UTF-8"
LC_ALL=
[root@localhost]#


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juan carlos Cutipa Luque

Re: Kile pt_br UTF-8 Latex

por Paula de Waal -
Vamos peir ajuda para a comunidade, eu conheço muito pouco estes instrumentos que voce citou. Uso sempre o editor do Moodle para traduzir documentos do Moodle triste
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Kile pt_br UTF-8 Latex

por Leandro Martins -

Eu já traduzi vários arquivos lá em

http://aprender.unb.br/comunidade/

Mas aonde está a revisão da pessoas e mais aonde está todos que queriam ajudar na tradução.

Vamos lá gente, nem que seja um arquivo.

Ajudem, Colaborem.

Se cada um fizer sua parte, acabaremos rápido assim nosso aprendizado será cada vez melhor com a ferramenta em nossa língua nativa, o Português.

Abraço a todos

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leandro Martins

Re: Kile pt_br UTF-8 Latex

por Eurico Sadao Kusaka -

Eu estou fazendo a minha parte - já traduzi vários arquivos.

Reforço o pedido do Leandro. Vamos todos colaborar.

Um abraço.

Contagem das avaliações:  -