Novo Moodle Docs

Novo Moodle Docs

por Daniel Neis Araujo -
Número de respostas: 8
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Pessoal

 

apesar de eu não ser Moodle Partner, tenho trabalhado como mantenedor da nossa tradução para português do Brasil e também da wiki de documentação docs.moodle.org/pt_br .

 

Esta última será reorganizada para a versão 2.0 do Moodle e posteriores e a Helen Foster me enviou um email com as seguintes opções para o que fazer com a nossa wiki que está paradona há uns meses:

  1. Copiar a wiki atual para a versão nova
  2. Continuar com a wiki atual e misturar a documentação de versões antigas do Moodle com de versões mais atuais
  3. Arquivar a wiki e apontar para a versão em inglês "Moodle Docs for this page"
  4. Excluir a wiki atual

 

Caso não nos manifestemas a tempo, a opção padrão será a 3.

 

Eu, particularmente, não gostaria de excluir a wiki. Quanto a arquivá-la, tenho minhas dúvidas. Apesar de ter pouco material incluído recentemente, o que foi feito traduzindo as notas de lançamento do 2.0 e diversas perguntas frequentes ainda são bem atuais.

Como agora já temos a interface do Moodle 91% traduzida, talvez fosse hora de traduzirmos a wiki e deixar a nossa versão em português mais consistente com a inglês. Isso vai na linha também de disponibilizar documentação de desenvolvedor em português, como discutido em outro tópico na semana passada.

Então, o que acham? Eu voto na opção 1 e organizar um multirão de reorganização da wiki...

 

Abraço,

Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Novo Moodle Docs

por Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner) -

Daniel

Não posso ser categórico pois não sei exatamente a política de documentação que será implementada. Mas creio que em relação ao Moodle 1.9 a documentação poderá seguir o caminha que vinha tendo, por isso Helen ofertou as diferentes possibilidades, incluindo a continuidade do que já está feito.

A documentação do Moodle 2.0 terá um processo diferente, pois foi muito criticada no início do ano por estar bastante incompleta, até em Inglês. O que Martin me falou e apresentou foi um portal novo de tradução, com toda a documentação apenas em Inglês, a princípio. Esta documentação estava ou ainda está sendo produzida por uma equipe de funcionários do Moodle.com, para não se correr o risco de ter páginas de documentação vazias. A previsão de conclusão desta documentação é o final deste mês, pois está sendo tratado como regime de urgência.

O sistema ainda não estava pronto quando me foi apresentado, mas pelo que entendi, haverá versões em outras línguas, mas não a princípio, pois como há muita documentação faltando até em Inglês, em outras línguas isso é mais crítico ainda. Então se priorizou a língua Inglesa que norterá a localização para as outras línguas em um segundo momento. Mas há uma clara percepção que línguas que tenham baixo percentual de tradução é preferível que não tenham documentação, para não causar aquela frustração do usuário clicar no link e não encontrar a página que trata daquela função. Este não é o caso do Pt_BR, que tem alto percentual de localização.

Aproveito a mensagem para reiteirar minha posição, iniciada em 2001, de apoiar o software Moodle, pelo menos quando eu não for impedido para tal. Estou à disposição para ajudar no que for necessário para o trabalho de tradução do Mdocs.

Giovanni Farias

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner)

Re: Novo Moodle Docs

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá,

 

fico feliz em saber que a documentação em inglês está sendo ampliada e revisada. Gosto também da idéia da documentação de desenvolvimento em inglês nortear as demais, mas espero que ainda possamos criar nossas próprias páginas, como FAQs e outras coisas mais específicas para o público que não é desenvolvedor.

 

Acredito que nossa wiki não irá desaparecer, pois o destino padrão das wikis em outros idiomas será o arquivamento em docs.moodle.org/old , permitindo o acesso futuro mas não a edição, pelo que entendi.

 

Bom... sem pânico, vamos esperar e ver o que acontece. =)

 

Abraço,

Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Novo Moodle Docs

por Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner) -

Daniel

Fico feliz com sua análise racional e imparcial. Ao contrário do que está sendo dito, as ações de mudança que o Moodle está implementando é para melhor organizar e fortalecer o software. A comunidade Moodle continuará existindo do mesmo modo: para apoiar novos usuários, para esclarecer dúvidas sobre o software, para gerar documentação, entre outros. Nenhuma mudança essencial será realizada: o Moodle continua sendo um software livre, este ambiente continua receptivo a qualquer iniciativa de colaboração com o software, continua o impedimento de uso da comunidade para fins comerciais, e o esforço de todos que se esforçaram continua a ser reconhecido, sem restrições.

Mudanças!?!? Apenas pontuais e positivas, como aprimoramento da sistemática de documentação do Moodle 2.0, a alimentação de conteúdo rico e gratuito para a comunidade ser melhor informada sobre o Moodle, a distribuição da moderação do grupo por mais pessoas.

Escrevo aqui não como MP, mas sim como Moodler, que contribui para o software desde 2001 e para a comunidade desde 2006. Só não contibuí mais porque fui impedido de fazê-lo, apesar de ter me oferecido para gratuitamente apresentar workshop sobre o Moodle (e o pior é que depois perguntam sobre o porquê da minha ausência). Fatos deste tipo agora não mais ocorrerão.

Giovanni Farias
moodler

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Novo Moodle Docs

por Pedro Prestes -
Primeiramente, peço aos nobres pares deste fórum que me desculpem pelo desabafo, mas solicito que as mensagens deste fórum sejam agrupadas e disparadas em um determinado horário de preferência combinado com a comunidade. A minha caixa postal está ficando muito bagunçada por conta desses disparos a todo instante, misturando-se bastante com outros email´s também não menos importantes. Foi necessário eu ler a teoria do caos e da complexidade para entender que isso faz parte da hipertextualidade e que deriva da não-linearidade, porém faz-se necessário também entender que o caos não significa bagunça. Bom, espero ser atendido sem maiores problemas, mas caso a comunidade fique incomodada com o meu desabafo podem ficar a vontade para tirar-me definitivamente da lista de discussão sem maiores problemas. Um abraço a todos. Pedro Prestes
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Prestes

Re: Novo Moodle Docs

por Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner) -

Pedro

Para agrupar as mensagens enviadas pelo fórum, é necessário que você acesse seu perfil através de: Configurações > Minhas configurações de perfil > Modificar perfil. Na página que surge quando você clicar Modificar Perfil, altere o campo Email Tipo Compilado, que deve estar ajustado para Sem Compilação, para Completo. Assim, receberá a compilação de mensagens enviadas em todos os fóruns que participar, em todos os cursos, apenas uma vez por dia.

Att

Giovanni Farias

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner)

Re: Novo Moodle Docs

por Johnny America -

O que ocorre é que eu também estava incomodado com as mensagens sendo enviadas para meu email e já havia tentando editar meu perfil para "compilação diária", no entanto ao clicar em "Atualizar Perfil" o moodle volta a opção "sem compilação".

 

Portanto, solicito que removam minha inscrição deste curso para que eu não volte a lotar minha caixa de entrada.

 

Grato!

Contagem das avaliações:  -