A comunidade muda de figura

A comunidade muda de figura

por Paula de Waal -
Número de respostas: 34

Bom dia a todos os Moodlers brasileiros, aos velhos amigos pioneiros e a todas as pessoas que deram nos ultimos anos uma ajuda a quem está iniciando a usar o Moodle e a manter atualizada a tradução.

Esta semana recebi uma comunicação pessoal do Martin anunciando a entra dos Moodle Partners como moderadores da comunidade brasileira. Escolhi portanto a opção de terminar uma fase da historia da comunidade, que eu criei desde o primeiro dia e que prefiro não confundir com a nova modalidade de gestão. Assim os moodle partners estarão livres para definir novas estratégias e renovar o que for necessario.

Não estranhem se eu não der mais respostas diretas via email a perguntas da comunidade. Vou continuar a participar, mas no fórum e principalmente sobre assuntos pedagógicos. Como vocês sabem, no Brasil eu sou consultora de projetos pedagógicos e de desenvolvimento de estrategias educativas inclusivas e na Italia sou diretora de e-learning na Universidade de Padova.

Deixo porém alguns pedidos aos novos moderadores, que recolhi nos ultimos anos na nossa comunidade:

a) evitar de confundir a comunidade com um painel publicitário

b) deixar muito espaço a todos os especialistas que não são partners porque não são empresas grandes

c) ajudar economicamente a organizar os moodlemoots

d) finalmente, e definitivamente, tirar da gaveta as versões de tradução que usam nos sites dos proprios clientes sorriso e compartilhar esta "vantagem competitiva" com todos os usuários.

Um abraço forte e até mais,

Paula de Waal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: A comunidade muda de figura

por Flávio Galvão -
Paula, Quem já utiliza o Moodle há muito tempo, como é o meu caso, sabe da importância de sua participação, em todos os sentidos e o que você tem feito de bom e de forma abnegada em todos esse anos. Seu e-mail nos dá uma sensação de resentimento e de que algo não muito bom está por vir e o que está no e-mail de gfarias.com eu traduzo como uma tentativa de dissimulação deste algo que já está vindo... Pelo seu e-mail, e pelo e-mail de GFarias, fico imaginando que este algo não é muito bom e que já está semeado e germinando. Não estou entendendo muito bem o que está ocorrendo, mas imagino que não é nada bom....acho.... Também acho que ambos os e-mail estão carregados de palavras se referindo a algo não claramente verbalizado que me deixa usando minha PES para entender melhor. Como não consegui ver claramente ´a linguagem não verbalizada' colocada nestes dois e-mails, prefiro ficar com você, que já conheço a muito tempo, através de sua participação ativa e sempre presente e também vou ficar preocupado com o que pode estar por vir e pelo que gfarias.com não verbalizou claramente no e-mail que escreveu. Tenho certeza, e também tenha certeza, que as suas palavras terão eco...e que muitos outros participantes do Moodle devem estar pensando como eu, embora possam não exprimir seus pensamentos e opinião como eu estou fazendo. Vou acompanhar cuidadosamente o que vai passar a ocorrer, mas declaradamente , apesar de não gostar de futebol, estarei 'jogando no seu time'. Cordialmente, Flávio Galvão Médico e Mestre em Medicina pela Universidade Federal da Bahia.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávio Galvão

Re: A comunidade muda de figura

por Gisele Brugger -

Olá Paula e demais moodlers ( realmente moodlers),

Faço minhas as palavras do Flávio.

Creio que muitas mudanças estão por vir... e não boas. Espero estar enganada.

Sempre acompanhei seu belo trabalho e deixo aqui meus sinceros agradecimentos a você e a todos que realmente participam ativamente desta "comunidade" , seja através da tradução ou de um simples help aos que estão com dúvidas.

Já participei de 3 moodlemoot na Mackienze e sei da seriedade do seu trabalho e de todos organizadores do evento (e pelo que sei não tem nenhum partner envolvido, seja em apresentações ou financeiramente).

Como o Gilvan, também recebi recentemente um email dizendo que estava infrigindo as Moodle trademark. Isso por usar a palavra moodle no meu site, dizer que presto consultoria em implantação/customização Moodle.

Bom, vamos aguardar as novidades e conte com mais uma em seu time também.

Abraços e mais uma vez obrigada.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávio Galvão

Re: A comunidade muda de figura

por Emanuel Santana -

Flávio, percebi que no mínimo o software deixou de ser livre e o pior é que as pessoas não se sentem livres nem para falar.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: A comunidade muda de figura

por Ivanildo ximenes -
Paula, Parabéns por tudo que você realizou nesta comunidade e espero sucesso nas suas atividades. Obrigado, Ivanildo Ximenes
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivanildo ximenes

Re: A comunidade muda de figura

por Adriano Antunes -

Simplesmente querem monopolizar a prestação de serviços do Moodle para os Moodle Partners e isso ficou claro com a proibição de usar o logotipo em nosso site.

Problema é que em todos esses anos pouquíssimas vezes ví os Moodle Partners interagirem e ajudarem o pessoal aqui da comunidade. Ao contrário do Gilvan  da Paula e outros que estavam sempre ativos e preocupados em ajudar.

Espero que agora os Moodle Partners se tornem referências para auxiliar a quem precisa e não simplesmente quando a ajuda se torna um pouquinho mais difícil oferecerem seus serviços de consultoria, realmente aqui não é lugar para publicidade como disse a Paula.

Como sempre os grandes estão pisando em cima dos pequenos.

Realmente estou revoltado com isso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Antunes

Re: A comunidade muda de figura

por Lino Vaz Moniz -

Na minha leitura, o movimento de software livre é muito mais que o espírito de compartilhar. É principalmente uma atitude política e filosófica de ampliar o processo de inclusão, democratização  e socialização. Esse movimento, no contexto capitalista de organização econômica,  constitui uma alternativa da industria de software.

A partir do momento que a comunidade de usuário passa a ser moderada por instituições com vocação comercial ou com certificação comercial, surge muitas dúvidas. Nesse sentido, é legítima as preocupações levantadas. 
Espero estar errado. Vejo a germinação de um movimento de reserva de mercado do Moodle.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: A comunidade muda de figura

por Weslley Sepúlvida -


Pessoal,

É uma pena ver para onde a comunidade está sendo conduzida,  fico aqui me perguntando, onde está a meritocracia adotada pelo Software Livre? A nomeação não deveria ser por mérito? Nesse caso, de quem é o mérito?

Estive, assim como muitos de vocês, em algumas edições do MoodleMoot e sempre vi a figura da Paula por lá, estive no Fisl e vi o Gilvan por lá, ambos organizando/militando, cada um da sua forma a favor do Moodle, e nada de partners....


Paula e Gilvan... obrigado por todas as contribuições para essa comunidade. Sinceramente, espero que bons ventos soprem novamente nessa comunidade, por que esse momento, ela está bem magoada com os acontecimentos hierárquicos e como disse o Lino, com a possibilidade de nascimento de uma reserva de marcado Moodle.

Abraços,
Weslley

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Weslley Sepúlvida

Re: A comunidade muda de figura

por ricardo baudel -

Paula e Gilvan, obrigado por tudo.

Weslley, concordo com você.

Quanto aos moodle partners, simples : se eles monopolizarem o mercado, ficarão com uma parte dele, claro, mas não todo. mas perderão muita gente. não terei o menor pudor em recomendar a mudança para Amadeus ou outro LMS qualquer.

Será que depois dessa o martin vai conseguir tanta gente pra ajudar como tem agora ? duvido.

Que pena, martin.

querem matar a galinha dos ovos de ouro ? fiquem à vontade.

mas lembrem : a fila anda.

e mais uma coisa :  integridade não se compra em prateleira. se tem.

Cordialmente

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à ricardo baudel

Re: A comunidade muda de figura

por Martin Dougiamas -

OK, I've just read some of this discussion via Google translator and there seems to be some misguided opinions here.

The Moodle project is not changing at all.  The business model is EXACTLY the same as it always has been, and is the same one that has ALWAYS provided you with Free software under GPL.  Moodle Partners pay royalties to my company that enables me to hire developers to work on the core software and do this.

It's very easy to wave hands about the community but the fact is that over 75% of the core code still comes from Moodle HQ, working full time every single day.  We do it for love and a commitment to education.  We also like our families to have a roof over their heads while we work.

My company provides and maintains moodle.org:

  1. To provide free community support for Moodle;
  2. To coordinate community feedback and encourage efficient communications with the Moodle developers (eg voting on issues in the Moodle Tracker that affect the Brasilian community); and
  3. To help the community organise MoodleMoots and other local activities.

Moodle.org is not meant to be used for unsolicited advertising (by anyone) or for rude or negative comments about other community members.  See the Code of Conduct.

I added Giovanni as a facilitator here because he is a long-time Moodle supporter and a devoted friend to the project.  Perhaps he has talked less on these particular forums in the past, but he has done more for Moodle in Brazil than anyone I know (via clients and via government).   The fact that his company has been a Moodle Partner for many years is not itself a reason for being a facilitator, but it does demonstrate his dedication to the project.  I should point out that Gilvan as the other facilitator also runs a Moodle business himself (not a Moodle Partner), and is quite free to do so.

The other reason I added Giovanni is because we (the core developers) hear very very little from Brazil at all.  I see a lot of talk but very little actual contribution through action.  This is unfortunate because it's the country with the 3rd-largest number of registered Moodle sites (after the US and Spain). I'm hoping (and he has promised to me) that he will help the Brasilian community be more focussed and grow closer to the core project.  I would like that and I hope everyone can look for how to work together, instead of how to increase conflict.

Someday I'd also really like to be invited to a Moodlemoot there so we can all have a drink together.  ;)

 

------

OK, acabei de ler alguns dessa discussão através do tradutor do Google e parece haver algumas opiniões equivocadas aqui.

O projecto Moodle não está mudando nada. O modelo de negócio é exatamente o mesmo, como sempre foi, e é a mesma que sempre lhe forneceu software livre sob a GPL. Moodle Partners pagar royalties para a minha empresa que me permite contratar colaboradores para trabalhar no programa principal e fazer isso.

É muito fácil para as mãos das ondas sobre a comunidade, mas o fato é que mais de 75% do código do núcleo ainda vem Moodle HQ, trabalhando em tempo integral todos os dias. Fazemos isso por amor e um compromisso com a educação. Nós também gostamos da nossa família a ter um teto sobre suas cabeças enquanto nós trabalhamos.

Minha empresa fornece e mantém moodle.org:

    1. Para fornecer suporte para a comunidade livre Moodle;
    2. Para coordenar a resposta da comunidade e promover uma comunicação eficiente com os desenvolvedores do Moodle (por exemplo, votar sobre questões no tracker do Moodle que afetam a comunidade brasileira), e
    3. Para ajudar a organizar MoodleMoots comunidade e outras atividades locais.


      Moodle.org não se destina a ser usada para publicidade não solicitada (por pessoa) ou para comentários rudes ou negativos sobre outros membros da comunidade. Ver o Código de Conduta.

      Eu adicionei Giovanni como um facilitador aqui porque ele é um apoiante de longa data Moodle e um amigo dedicado ao projecto. Talvez ele tenha falado menos sobre estes fóruns particular no passado, mas ele fez mais para o Moodle no Brasil do que alguém que eu conheço (através de clientes e através do governo). O fato de que sua empresa tem sido um parceiro Moodle há muitos anos não é em si uma razão de ser um facilitador, mas ele demonstra sua dedicação ao projeto. Gostaria de salientar que Gilvan como o outro facilitador também administra um negócio próprio Moodle (não um parceiro Moodle), e é completamente livre para fazê-lo.

      A outra razão que me adicionaram Giovanni é porque nós (os desenvolvedores do núcleo) ouvir muito pouco do Brasil em tudo. Eu vejo um monte de conversa, mas muito pouco a contribuição efectiva através da ação. Isso é lamentável, porque é o país com o terceiro maior número de sites registrados Moodle (após os EUA e Espanha). Eu estou esperando (e ele prometeu a mim) que ele vai ajudar a comunidade brasileira ser mais específicos e crescer mais perto de núcleo do projeto. Eu gostaria e espero que todos possam olhar para a forma de trabalhar juntos, ao invés de como aumentar o conflito.

      Algum dia eu também gosto muito de ser convidado para uma MoodleMoot lá para que todos possamos desfrutar de uma bebida juntos. ;)


      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Martin Dougiamas

      Re: A comunidade muda de figura

      por Gilvan Marques -
      Imagem de Translators

      Martin,

      Angela invited him to the last MoodleMoot by email. Welcome to MoodleMoot 2011.

      You hear a lot from Brazil and from what I understand we do little. 91% of translation is a little bit? And free support to hundreds of participants in this community?

      At least here on the community site NOBODY publish any commercial service.

      I'm sure that if possible, also would give our 10% moodle.com, but unfortunately it is limited.

      Nice to meet you, even though this discussion.

      Gilvan Marques

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Paula de Waal

      Re: A comunidade muda de figura

      por eliel dos santos -
      Ola A todos É livre ou não é????

      O Moodle é um sistema de gerência de curso desenhado para ajudar educadores que desejam criar cursos online com qualidade. O software é usado em todo o mundo por universidades, escolas, empresas e professores independentes. Moodle é open source e completamente grátis.

      O Moodle Partners é um grupo de companhias de serviço que guiado pelo núcleo de desenvolvedores do Moodle. Nós fornecemos uma gama de opções de serviços comerciais para os usuários do Moodle, Moodle, incluindo todos os serviços de hospedagem, contratos de suporte remoto, desenvolvimento de código personalizado e consultoria. Nossos clientes vão desde educadores individuais até os departamentos da empresa de treinamento e universidades.

      O Lógotipo de algo grátis, não se pode usar ???!!! estranho esse tipo de " GRÁTIS " Será que somente se tornando um PARTNERS, poderemos trabalhar ??? com algo "GRÁTIS"?

      Lembrem-se que produtos MICROSOFT, por ser cobrado, tem muitos inimigos, etc...

      Será que a ajuda que se, aqui no forum, está tirando " R$ ", dos cursos ministrados pelos MOODLE PARTNERS ?? estamos tirando clientes do MOODLE PARTNERS ??? deixando eles mais pobres???? não vejo assim... o MERCADO deveria ser aberto para todos.

      Eliel dos Santos
      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à eliel dos santos

      Re: A comunidade muda de figura

      por Zero Fernandes -

      A licensa inicial do MOODLE, data de 1999, e refere-se ser GPL.

      GPL, nunca significou algo doado ou absolutamente gracioso:

      Nesta pagina tem uma cópia da GPL de 2007.

      http://docs.moodle.org/dev/License?rdfrom=http%3A%2F%2Fdocs.moodle.org%2F20%2Fen%2Findex.php%3Ftitle%3DLicense%26redirect%3Dno

      Apache License:

      http://www.apache.org/licenses/

      PHP

      http://www.php.net/license/

      MySQL

      http://mysql.com/about/legal/

       

      zerof

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Paula de Waal

      Re: A comunidade muda de figura

      por Luciana Moreira -

      Que absurdo!

      Não precisamos de "títulos" aqui, o que precisamos é de ajuda!

      Pessoas sempre dispostas a ajudar e a trabalhar em prol da comunidade agora estão sendo simplesmente substituídas por empresas que tudo o que fazem é divulgar seus serviços com o intuito de ganhar novos clientes, esquecendo-se de que o Moodle é uma plataforma gratuita e democrática, antes de ser meramente uma fonte de renda.

      Criem então uma comunidade para quem não está disposto a "esquentar a cabeça" descobrindo como se faz, e prefere comprar serviços de prestadores para resolver seus assuntos de e-learning.

      Esta comunidade tem muito mais gente querendo aprender e compartilhar informações com quem está começando do que gente querendo comprar serviços de "parceiros".

      Até porque, quem está disposto a pagar já compra uma plataforma pronta, personalizada, sob medida para a empresa.

      Lamentável essa conduta dos responsáveis pela criação do Moodle.

      Só nos faz pensar que realmente todo trabalho feito até hoje nesta plataforma até então gratuita teve uma única intenção: torná-la paga, só que de maneira camuflada, através dos tais Moodle Partners.

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Luciana Moreira

      Re: A comunidade muda de figura

      por José Roberto Silva -

      Alguém conhece um "Linux Partner" ou "Openoffice Partner"? Não, não existe. O propósito do software livre é o compartilhamento, a disseminação do conhecimento.

      Se os atuais "Moodle Partners" oferecessem algum tipo de divulgação ou suporte à plataforma, com certeza teriam a preferência de muitos (por serem "certificados" pelo desenvolvedor). Mas o que vemos são empresas que utilizam o nome Moodle para, apenas, engordar suas carteiras de clientes. Já solicitei ajuda a um Moodle Partner e só consegui ajuda por meio da comunidade.

      O Martin está dando o primeiro passo para que outras plataformas (inclusiva baseadas em seu código fonte) comecem a surgir e roubar o espaço e a confiança depositados no Moodle.

      José Roberto

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à José Roberto Silva

      Re: A comunidade muda de figura

      por Zero Fernandes -

      LINUX Partners:  IBM, HP, Novel, Oracle, etc...

      http://h20338.www2.hp.com/enterprise/cache/321164-0-0-0-121.html

      http://www.novell.com/linux/partners.html

      http://www.thevarguy.com/2008/02/21/the-top-100-ubuntu-linux-partners/

      OpenOffice Partners: Oracle.

      http://www.thevarguy.com/2010/04/15/oracle-analyzing-mysql-openoffice-partner-strategies/

      http://www.openoffice.org/press/1.1/press_faq.html

       

      Apache, PHP, MySQL básicos para o MOODLE, também são distribuidos sobre certas condições - não totalmente "DE GRATIS".

      Se se usa o MOODLE ou qualquer soft relacionado a este para "GANHAR DINHEIRO", qual a razão para o MOODLE não ter uma legião de PARCEIROS fornecendo algum "din-din", para mantê-lo "DE GRATIS"!

      zerof

       

       

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Luciana Moreira

      Re: A comunidade muda de figura

      por Adriano Antunes -

      Sou a favor de criarmos uma comunidade paralela conforme sugestão do Gilvan para continuarmos com a comunidade realmente participativa. Pois só vai vir aqui quem precisar contratar uma empresa.

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Adriano Antunes

      Re: A comunidade muda de figura

      por Vitor Villas -
      Acho que criarmos uma comunidade Paralela vai atrapalhar e podemos acabar caindo no mesmo problema, quem vai administrar essa comunidade? Um Moodle Partner? Acredito que todos querem colaborar, promover e ajudar o Moodle, mas vejo essa figura do Moodle Partner com certa restrição também. Conforme falou o colega não existe Linux Partner nem algo parecido. Considero que empresas podem e devem oferecer os serviços de consultoria, mas não só empresas, mas também pessoas físicas e que isso ficasse "aberto" para qualquer pessoa divulgar em um canal e local correto e ao meu ver que fosse pago essa divulgação e esse recurso vir a ajudar na realização de Encontros Nacionais e Regionais. Qual o melhor caminho não sei ao exato, mas parece que o sugerido não está agradando um grande parte das pessoas da comunidade. Abcs, Vitor Villas Bôas
      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Adriano Antunes

      Re: A comunidade muda de figura

      por Zero Fernandes -

      Não acho que se deva criar nada adicional.

      Não tenho procuração de ninguém para fazer essa sugestão.

      Pelo que conheço do assunto, quem usa o MOODLE - vai continuar usando-o da mesma forma; nada mudará.

      Recentemente, a Oracle adquiriu a plataforma MySQL... o que aconteceu?

      - A Oracle manteve versões "GRATUITAS" (Community) e adicionalmente, para quem precisa de suporte mais amplo as versões pagas.

      Conclusão. Continuem usando o MOODLE... e se desejarem... sejam PARCEIROS, também

      Vale clicar, ainda no link abaixo:

       

      http://moodle.org/donations/

      zerof

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Luciana Moreira

      Re: A comunidade muda de figura

      por Fernando Vargas -

      Sou um tanto quanto novo, mas  concordo com isso. Acho que uma comunidade como essa deve ser aberta para todos. Para ser sincero pelo que acompanho acho que esta muito bom sem essas mudanças. Ter lugar para todos é excelente. E colaboratividade pra mim é isso. Um espaço onde todos podem dar suas contribuições.

       

      Acompanho também a comunidade do Mozilla Brasil e não há nenhum tipo de assunto como este lá.

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Fernando Vargas

      Re: A comunidade muda de figura

      por Fernando Vargas -

      Quero dizer que quero fazer parte de uma comunidade Livre e Colaborativa. Se for necessário ir para outra comunidade irei, porém acho que o interessante seria os Partners criarem uma outra então.

       

      Não sou contra eles. Acho que em partes é interessante que exista isso. Porém acho que monopolizar o Colaborativo é uma péssima ideia. O que é OPENSORCE não pode ser MONOPOLIZADO.

       

      Sou novo em comunidades como essa mas essa, hoje, é minha opnião. Acredito que realmente os partners tem suas contribuições, porém os "não partners" também. Vamos rever conceitos ai pessoal :D

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Fernando Vargas

      Re: A comunidade muda de figura

      por Fórum EAD -

      Esse tipo de problema é comum. Já vi isso no phpBB, no Joomla, no Buddypress... Apesar do software ser livre, existem acomodações necessárias para viabilizar financeiramente os projetos. Não adianta navegar contra essa corrente: de um lado haverá o suporte pago, a venda de serviço travestida em "comunidade aberta", do outro, haverá uma demanda proporcionada por clientes que pagam por esses serviços... o interessante é observar que existe um número gigantesco de pessoas dispostas a ajudar gratuitamente e um número ainda maior de outras que buscam essa ajuda. Então é viável criar uma comunidade que atenda a essas expectativas, inclusive usando os softwares em questão. Ninguém pode impedir isso. É só ler direitinho a licença de distribuição dos softwares e identificar os limites. Minha sugestão: criar uma comunidade voltada para o suporte a ferramentas de EAD, inclusive - mas não somente - o Moodle. Sugiro usar como plataforma o phpBB, que é muito superior ao Moodle, em termos de fórum. Vou além: sugiro criar uma estrutura democrática, criar um estatuto, definir mecanismos para atribuição de cargos e funções, eleger um conselho... eu estou disposto a ajudar (de várias maneiras, inclusive na criação do site). Talvez o Gilvan possa encabeçar esse movimento (sempre pensando em fazer as coisas de forma democrática).

      Abraços,

      José Ruiz

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Paula de Waal

      Re: A comunidade muda de figura

      por Gilvan Marques -
      Imagem de Translators

      E o senso de humor? Muda também?

      Eu amo e Moodle e já fiz a minha doação para ajudar os desenvolvedores do moodle.com

      http://moodle.org/donations/

       

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Gilvan Marques

      Re: A comunidade muda de figura

      por Edio Mazera -

      Parece que teremos o mesmo destino que o LibreOffice.

      Estou estudando PHP e quando dominar estarei a disposição da comunidade para manter esse software livre.

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Edio Mazera

      Re: A comunidade muda de figura

      por Daniel Neis Araujo -
      Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

      Olá,

      diante dos acontecimentos recentes e do aparente pânico generalizado, acredito ser uma boa oportunidade para alguns comentários:

      O Moodle ainda continua livre, como deveria ser. A atual mudança dos facilitadores da comunidade Brasileira no moodle.org não impede ninguém de cobrar por consultoria. Assim como no Linux, as pessoas não devem utilizar o nome do produto para sugerir alguma qualidade nos seus serviços, a menos que devidamente acordado com os donos da marca (http://www.linuxfoundation.org/programs/legal/trademark).

      Acredito que não seja necessária tamanha desconfiança dos partners, nem que eles devam ser os "apedrejados" por essa mudança na estrutura da comunidade. Como facilitadores, o trabalho deles será basicamente moderar os fóruns (eventualmente apagando spams ou comentários de "trollers" e movendo discussões de um fórum para outro em caso de fujam dos temas), trabalho que o Gilvan fazia antes. Nada impede que continuemos conversando nos fóruns, traduzindo o Moodle no AMOS, enviando patches no tracker e publicando módulos e outros plugins na base de módulos e plugins. Ou seja, a comunidade não para. Ninguém depende de uma "gerência" local para contribuir "de verdade" com o Moodle. A comunidade brasileira nunca foi local para isso, nem nenhuma outra comunidade local.

      Concordo que o repasse das responsabilidades não foi o mais cordial, mas vejo com bons olhos a vontade da comunidade mundial de ter os partners fazendo o "controle de qualidade" do conteúdo das comunidades locais. Mais uma vez trazendo o Linux como parâmetro, é cada vez menor a quantidade de linhas de código produzidas por desenvolvedores autonomos ou "amadores". A maior parte das contribuições vem de pessoas trabalhando para (grandes) empresas e acredito que isso seja natural para o software livre, que vai amadurecendo cada vez mais e logo se torna um trabalho de alto nível e não mais de "hackers adolescentes". Vejo isso como saudável e como possível para o Moodle. Eu mesmo, se não trabalhasse com o Moodle na UFSC, dificilmente arrumaria tempo para coordenar as traduções e, muito menos, encontraria bugs e escreveria os patches para corrigí-los.

      Não quero defender que apenas quem trabalha em empresas, ou quem é Moodle partner, tem a capacidade para contribuir com o Moodle. Mas pelo que acompanho nos últimos tempos no fórum de desenvolvimento do Moodle Brasileiro é que temos muita gente realmente começando, que não é capaz de ler a documentação em inglês, que não tem experiência em escrever em fóruns, que sequer consegue ler o código ou entender o relacionamento entre duas tabelas num banco e, o que é pior, tem preguiça de ir atrás e aprender as ferramentas (sejam elas bancos de dados, linguagens de programação, bug trackers, controle de versão). E não é nos fóruns do Moodle que vamos aprender a programar, a fazer uma modelagem entidade-relacional ou utilizar o git. Se for para levar a sério, falta profissionalismo no fórum de desenvolvimento. Talvez isso seja um problema de quem lida com tecnologia web no Brasil: achar que por que é PHP, por que é livre, qualquer um que não tenha a mínima noção de nada consegue aprender de qualquer jeito em poucas horas e dar conta do recado. Isso não é verdade.

      A tradução do Moodle, que muita gente chora até hoje por quê na época da 1.6 alguns partners fizeram e não compartilharam, hoje está em 91% traduzidos pela comunidade e já não é uma vantagem competitiva. E como aconteceu isso? Depois de mandar três ou quatro emails para a Paula, de falar com ela no Moodle Moot 2009 e não ver nada acontecer, eu fui atrás, achei na wiki que deveria falar com o Kohen Rogers e mandei um email dizendo: "Kohen, a Paula de Waal sumiu, posso assumir? Segue uma lista das minhas contribuições (patches) para o Moodle para mostrar que não sou qualquer um querendo sabotar". Daí em diante a coisa andou.
      O que vejo faltar na nossa comunidade é isso: ao invés de dizer "eu posso ajudar", dizer "está aqui a ajuda". Diversas pessoas mandam email ou postam no fórum dizendo que podem ajudar, que podem fazer isso ou aquilo, mas nunca dizendo "em anexo segue isso ou aquilo". Falta pró-atividade. Falta fazer e sobra falar.

      O que farei agora é esperar para ver. Boa sorte, Moodle Partners, na nova "aventura".

      Grande abraço,
      Daniel

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Daniel Neis Araujo

      Re: A comunidade muda de figura

      por Márcio Benedito -

      Muito oportuna a sua comparação com o kernel do Linux. Hoje ele tem uma quantidade enorme de software proprietário [1] e a contribuição de hackers empregados das gigantes de TI provocaram algumas mudanças de rumo que definitivamente tem muito pouco a ver com o Software Livre, a ponto da própria comunidade se lançar em projetos de depuração do código do kernel removendo os bobs proprietários [2].

      Será esse o rumo do Moodle? Hoje ao se inscrever nessa comunidade o e-mail de isncrição vem em nome de uma pessoa, não em nome de uma comunidade ou mesmo em nome de "administrador moodle brasileiro", é o nome de UMA pessoa, que não por acaso é "moodle partner™".

      Defininivamente torço muito para que o impacto inicial não demsobilize o que existe hoje, assim como também torço para que os "moodle partner™" possam realmente contribuir com o que falta ser feito e que a comunidade não tem como fazer de forma autônoma, pagando hackers reconehcidamente capazes para implementar melhorias no código. Mas infelizmente a tradição brasileira em relação ao software livre e ao modelo de negócio das empresas que atuam no segmento não mostram nada de animador.

      [1] http://www.techrepublic.com/blog/opensource/non-free-blobs-in-the-linux-kernel/304

      [2] http://www.fsfla.org/svnwiki/selibre/linux-libre/

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Márcio Benedito

      Re: A comunidade muda de figura

      por Jose Vidal de Melo -

      Estou acompanhando bem atento essa discussão, espero que leve à algum "lugar".

      Acho que as comparações do Moodle com Linux não deveriam ser consideradas, o que deve se levar em conta é a licença do Moodle http://docs.moodle.org/en/License.

      Fora isso, tenho comigo alguns questionamentos:

      Muitos projetos já foram derivados de outros, isso é muito comum no mudo Open Source, quem sabe não será essa a tendência de acordo com os acontecimentos?

      Há algum tempo venho estudando pra fazer uma certificação Moodle, más, pra que me servirá se eu não posso usar comercialmente?

      Qual seria outra finalidade para todo o conhecimento que tenho sobre o Moodle?

      Há algum tempo venho me interessado e estudando outras tecnologias, e, as que escolhi não estão "longe" do Moodle.

      Chamilo - http://chamilo.org

      aTutor - http://atutor.ca

      Amadeus - http://www.softwarepublico.gov.br

      Em algum momento, dependendo do "lugar" em que esse "barco" ancore, estarei preparado para outros horizontes.

      Vidal

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Daniel Neis Araujo

      Re: A comunidade muda de figura

      por Gleidson Medeiros -

      Ol@,

      Eu sou o Gleidson, moro em João Pessoa, PB e sou usuário de software desde os meus 14 anos, quando por falta de hardware meu computador foi equipado com o Conectiva Linux e não com o Windows 95. Enquanto apenas usuário, estudante, profissional, em todas essas fases estive envolvido com software livre e comunidades.

      Por isso, antes de mais nada, não me surpreendo com a estranheza do brasileiro em misturar comunidade e modelo de negócios. Por aqui, software livre ainda é tido por cerveja grátis e não por liberdade de expressão. Logo cedo num dos primeiros Fórum Internacional Software Livre – fisl, lembro de assistir uma palestra do Maddog sobre a sustentabilidade de negócios baseados em software livre e o que mais me marcou foi a discussão que houve após a palestra sobre o modelo de doação direta aos desenvolvedores versus o patrocínio de parceiros em um modelo de serviços.

      O modelo de doação direta resultou em milhares de projetos, bons projetos em sua maioria, morressem. Outros que tinham um mercado que necessitava de sua manutenção, mudaram a tempo para um modelo híbrido, em fundações que contratam desenvolvedores, como Mozilla, Apache e Linux, sendo sustentadas por grandes empresas como Red Hat, IBM, HP e outras. Os projetos que conseguiram se sustentar por um modelo de negócios, tendo sinergia entre comunidade e empresas parceiras acabaram sendo imprescendíveis para termos software livre em todo o mercado de TI&C atual.

      O Conectiva Linux ao trazer pela primeira vez pra América Latina a prova da Linux Professional Institute Certification (LPIC), permitiu ao mercado de profissionais migrarem de plataforma e outros, como eu, ingressarem certificados garantindo às empresas e corporações a qualidade do conhecimento e das práticas do profissional de software livre.

      Faço parte dessa geração que teve que ralar muito em encontros, eventos, palestras, levando porta na cara de empresas dizendo que software livre era coisa de vagabundo, que negócios se fazia era com software proprietário. Faço parte dessa comunidade que usou o Moodle, instalou atualizações com correções, atualizações de segurança, melhoramento de código, aprimoramento e invenção de funcionalidades, que só teve acesso a isso porque uma empresa da Austrália e diversas empresas ao redor do mundo se esforçaram para tal e mostrando que o modelo de negócios do software livre é viável e o que garante melhor retorno do investimento para os clientes.

      Enquanto esses parceiros retornavam ao Moodle pagamento em dinheiro por seus serviços qualificados e tendo que atender uma série de obrigações e padrões para poder usar uma marca comercial, estavam providenciando o seu próprio sustento, dos seus funcionários e do ambiente virtual de aprendizado que todos aqui amamos, usamos e precisamos.

      O que mais me entristece é ver quanto esforço é desprendido em tentar criar constrangimento e embaraço aos parceiros quando estes querem se engajar na comunidade para apoiá-la. Nenhuma comunidade pode ter donos que se sintam ameaçados na sua soberania, deve haver confluência para que todos possamos nos beneficiar e sermos beneficiados sem animosidade.

      Espero que a comunidade de fato mude de figura para uma ágora livre e democrática onde cada um possa dentro do seu direito e, respeitando um ao outro, exercer sua atividade dentro das regras mínimas de civilidade e educação.

      Creio que é da vontade de cada pessoa nesse processo colaborar, como Dr Stallman sempre postula: compartilhar é bom, reter é ruim.

      --
      Gleidson Lacerda Medeiros
      moodler e apaixonado por software livre

      Contagem das avaliações:  -
      Em resposta à Gleidson Medeiros

      Re: A comunidade muda de figura

      por Gilvan Marques -
      Imagem de Translators