Integração Moodle & Joomla!

Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -
Número de respostas: 27
Boa tarde! Pessoal, alguém já conseguiu realizar com sucesso a integração entre Moodle & Joomla, eu até vi algumas informações neste fórum, porém são antigas. Se possível, por favor, me envie um passo a passo, ou uma documentação aonde eu posso obter estas informações. No aguardo. Abs...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Ricardo Groiso -

Oi Alexandre!

Recentemente eu tentei este bridge, ou seja, esta ponte entre o Joomla e Moodle.

Existem dois tipos de bridge:

1 - Joomdle

Este é bem completo, é um componenete do Jomla, podes inclusive inserir dados, lições, etc no frame do  Joomla, mas o programa Joomdle exige uma extensão  XMLRPC no servidor php, que nem todos os servidores possuem.

2 - JFusion

É um componente também, porém a integração entre os usuários, não é perfeito. Por exemplo: se deletar um usuário no Joomla, não deleta automaticamente do Moodle. Você pode logar direto no Moodle,  sem passar pelo Joomla, a não ser que coloque restrições no index.php, mas se fizer isto terá que colocar o Moodle dentro de uma frame do Joomla, o que as vezes complica pelo tamanho.

Eu particularmente deixei separado com dois logins independentes.

Qualquer dúvida só perguntar.

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Andre Silva -

Boa tarde amigos.

Vê se podem me ajudar.

Fiz integração do Joomla com o Moodle como a ferramenta joomdle.

Segue todos os passos recomendado para a integração, no joomla coloque a URL do moodle e no moodle coloquei a URL do joomla e no fiz verifiquei que está acontecendo o inverso do q tem que ser.

Quando entro o joomla não autentica no moodle.

Quando entro no moodle como administrador autentica direto no joomla e ai não consigo mais entrar como admin do moodle pra ver se é alguma configuração errada.

Preciso da ajuda de vcs, alguem imagina o q seja?

obrigado,

André Luiz

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Robson Werkhauser -

Olá Alexandre, você conseguiu integrar o joomla e o moodle eu utilizo os dois se precisar de ajuda avisa ok!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Samuel Barbosa Lima -

Olá Robson, estou precisando de uma ajuda por gentileza, gostaria de integrar o joomla e o moodle, tenho um sistema com vários artigos e conheci o moodle a 2 semanas, de lá para cá ainda não consegui fazer essa integração, poderia me ajudar, tentei baixar o joomdle mas o pacote está sem o xml para instalação..

Como você fez essa integração, está autenticando tudo em um lugar só ??

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Edio Mazera -

Eu fiz a integração com muito sucesso utilizando o componente joomdle

Meu site é www.eebfmazzola.pro.br .

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -

 

Boa noite Pessoal!

Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas prestadas até este momento!

Estou customizando o joomla para em breve fazer está integração.

Pelo que eu percebi o joomdle é a melhor ferramenta, eu estarei procurando um passo a passo para fazer este processo e avisarei a vocês.

Precisando de ajuda, também podem contar comigo!

 Tb estou aberto para receber mais sugestões...

Abs..

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Samuel Barbosa Lima -

Legal sou novo por aqui e pude perceber que essa comunidade é muito unida isso é muito bom no que eu puder ajudar também, vamos lá....

Preciso de uma ajuda estou tentando instalar o Moodle no meu servidor porém está dando erro de PHP cURL, não consegui resolver isso, se alguém tiver uma luz ficarai agradecido..

 

Abraços a todos..

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Samuel Barbosa Lima

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Juliano Souza -
oi eu já tive alguns erros de PHP, vc pode mandar a tela que aparece?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Juliano Souza

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -

Boa noite!

Eu instalei o moodle e joomla em meu servidor, baixei o arquivo (joomdle-0.51) neste site, utilizo o moodle  1.19 e joomla 1.5.23,  a idéia é com um login acessar o mesmo banco de dados ou seja quando me logar no joomla clicar no link do moodle e acessar normalmente sem a necessidade de digitar a senha novamente.

Obs.: Quando instalei o moodle criei o banco de dados moodle e para o joomla criei o banco de dados joomla.

Saberiam me dizer se isto é possível? a versão que eu baixei é a versão correta para a versão das plataformas que estou utilizando?

 

Abs...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Edio Mazera -

Vou preparar um tutorial de integração moodle - joomla e posta aqui!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -

 

Opa, legal!!!!!

Estou com algumas duvidas básica, pois é a primeira vez que estou fazendo esta integração, pois moodle e joomla são duas ótimas ferramentas;

Exemplo, eu não sei se faço a integração pelo diretório do moodle ou do joomla, e assim por diante...

 

Agradeço mto pela atenção.

Fico no aguardo no manual.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Edio Mazera -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -
Boa noite! Estava envolvido em um projeto... sem tempo para nada... mas consegue um tempinho de folga... Edio.. desculpe-me pela demora.. mas o manual que você enviou é bem interessante, porém segui os passos, instalei o joomdle no moodle e joomla, porém ainda não consegue fazer com os meus usuários do joomla apareçam no moodle.. quando clico nas guias users e courses (na página do administrador do joomla), ocorre a seguinte mensagem: XML-RPC Error (702): Impossível encontrar a função ou função proibida para RPC. Já fiz, refiz o manual porém não obtive sucesso... Por gentileza poderiam me auxiliar????? Abs.. a todos..
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -
Apenas uma informação que eu gostaria de acrescentar, é que está aparecendo como desabilitado o Web Services Joomdle, eu o visualizo dentro do administrador do Joomla, componente Joomdle, aba System Check. Abs....
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Novaes

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -
Pessoal, consegui fazer a integração!!! O Manual está bem explicado, mas estou em um servidor localhost e ao invés de digitar o ip:127.0.01/32 em XML _ RPC Host, eu coloquei o ip correto do equipamento local... como consta na página 4 do manual Tutorial Joomdle (enviado neste fórum pelo Edio Mazera). Espero que ajude quem também estiver com problemas.. Agora vamos ver se funciona bem, caso ocorra problemas estarei postando para sanar as minhas duvidas assim como os demais. Obrigado a todos que me ajudou e sempre me ajuda!!! Abs..
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Fernando Meira da Rocha -
Olá Édio: Parabéns pela iniciativa de criar um passo-a-passo, mas tentei entrar em 02.08.2011 pelos links que forneceste e não me foi permitido, pois não existe link para fazer o login, e visitantes não podem enxergar o arquivo. Como consigo entrar na tua plataforma ? Abraços, Eng. Fernando Meira admin@moodlers.org
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fernando Meira da Rocha

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -
Pessoal o único detalhe que eu observer com o componente joomdle, é que sempre o administrador precisa fazer um sync no joomdle. É possível que este sync seja efetuado automaticamente, ou seja, quando eu registro no joomla já aparece no joomdle automaticamente, então consiguirei acessar o moodle mesmo sem o administrador estiver presente? Abs...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Lael Rodrigues Viana -

O link não está mais disponível......


Minha a dúvida é a mesma. Gostaria de que o usuário ao logar no joomla, clicando em um link na página principal logasse direto no moodle.


Obrigado,


Lael

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Andre Silva -

Edio Bom dia!

Preciso da sua ajuda.

Cara temos um servidor instalados o joomla e o moodle. Estamos fazendo a integração dos dois com a ferramenta joomdle.

Fizemos todos os passos para a integração e chagamos ao final dela.

Fui verificar no system check no joomla e no ultimo campo  "Joomdle Web Services" da o erro: "Received empty response from Moodle ".

Já verificamos tudo cara e não vimos nada errado pode nos ajudar? O que pode ser isso?

Falta pouco para a integração e não estamos conseguindo resolver.

Agradeço desde já a disposição.

André Silva

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andre Silva

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Novaes -

Boa tarde

Quando eu fiz a integração do meu Moodle com o Joomla, eu tinha observado este problema, e também no moodle em autenticação de usuários não estava aparecendo o nome Joomdle corretamente (assim como consta no manual), estava com algumas chaves entre o nome Joomdle. Eu corrige este problema colocando no diretorio ...\auth\ a pasta com os seus arquivos, observe que o nome da pasta está em caixa baixa joomdle, então instalei este plugin no moodle guia avisos normalmente, então realizei o processo do procedimento,  antes faça um teste em outro moodle, ou seja, instale um moodle para testes, pois pode dar problemas na instalação, e até hoje eu não sei resolver quando ocorre erros na instalação, por este motivo, eu uso um ambiente de teste....

Abs...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edio Mazera

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Infoweb Business -

Estou sofrendo pra configurar tendo em vista que meu servidor não possui as requisitos para instalar o Moodle 2.xx estou usando a Versão 1.9+ e rola de boa.. só que ao fazer a integração com o Joomla 2.5.8 ou 2.xxx através do Joomdle 0.9 ele conflita demais.. e não sei como resolver...


1º Erro: Joomdle Web Services - Como Habilitar? ou configurar?
2º Erro: habilitar Joomdle XMLRPC Plugin - Como Habilitar? ou configurar?
3º Erro: Erro XML-RPC (7021): O método de transporte que você está tentando usar não é permitido"
Sei que é: O método de transporte que você está tentando usar não é permitido é o erro retornado pelo Moodle para informá-lo que o Moodle XML-RPC não está reconhecendo o endereço IP configurado como um host confiável.

Se você configurou o Moodle XML-RPC usando 127.0.0.1, tente usar o endereço IP real servidores vez. PORÉM NÃO SEI COMO RESOLVER, acessei meu Moodle tentei inserir meu IP do Servidor Hospedado, mas não rolou.

Neste site: http://www.webempresa.com/blog/item/787-conectando-moodle-con-joomla-mediante-joomdle.html

Possui um passo a passo perfeito de Integração, porém para versões anteriores do Joomla.

 

Se alguém tiver a possibilidade de me ajuda, agradeço dese já.

Iniciei recentemente a manusear o Moodle e como todo aprendizado é um pouco complicado, em Joomla eu Já tenho uma vasta compreensão.

att

 

Elton Santana

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Infoweb Business

Re: Integração Moodle & Joomla!

por italo enio -

O melhor lugar para você ter suas respostas é no site do EAD Consultor...

www.eadconsultor.com 

Só fazer o cadastro e ver os tutorias..

Abçs

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Integração Moodle & Joomla!

por Alexandre Rodrigues -

Olá Infoweb Business!

No site eadconsultor.com criamos um tutorial para a instalação do Moodle 2.x com o Joomla 2.5.

Sei também que é possível instalar o Joomdle com o Moodle 1.9x com o Joomla 1.5.

Agora a integração do Moodle 1.9x com o Joomla 2.5 nunca fizemos. Realmente não sei se é possível.

No Joomla 2.5 não há local para configurar o webservices porque ele já vem habilitado originalmente.

O que descobri é que é importante instalar Joomla e Moodle no mesmo domínio!

Há inúmeros detalhes que podemos debater para tentar ajudá-lo.

Por favor, faça seu cadastro na comunidade eadconsultor social (http://eadconsultor.com/social) que podemos inscrevê-lo no tutorial que fizemos por lá. Nos fóruns do ambiente você posta suas dúvidas e vamos debatendo até encontrarmos uma solução.

Está convidado ok? Teremos prazer em ajudar.

Contagem das avaliações:  -