Probelmas na instalação do Moodle 2.0

Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -
Número de respostas: 28

Estou tentando instalar o Moodle 2.0, porém depois de inúmeras tentativas de configuração das extensões em php_extensions no arquivo php.ini, não consegui prosseguir com a instalação. As seguintes propriedades não passam em Server Checks:

php_extension curl must be installed and enabledmust be installed and enabled Check
php_extension openssl should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

Installing the optional OpenSSL library is highly recommended -- it enables Moodle Networking functionality.

Check
php_extension xmlrpc should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

The xmlrpc extension is needed for hub communication, and useful for web services and Moodle networking

Check
php_extension soap should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

Installing the optional soap extension is useful for web services and some contrib modules.

Check
php_extension intl should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

Intl extension is used to improve internationalization support, such as locale aware sorting.

Check

Alguém poderia me dar algum auxílio?

 

Obrigado!

 

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Gleidson Medeiros -

Ol@

Os módulos do PHP podem ser adicionados pelo sistema de pacotes do sistema operacional (como yum, apt, ports, etc), do próprio sistemas de pacotes do PHP (PECL) ou recompilando o PHP a partir do código fonte, incluindo o código dos módulos.

De toda forma, você precisará solicitar essas alterações ao administrador do servidor,

[]'s

--
Gleidson Lacerda Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá Gleidson, muito grato pela dica, eu estou tentando fazer uma simples instalação do Moodle 2.0 localmente no meu PC para fins de estudos, até o momento não consegui. Será que já existe um passo a passo nessas configurações no sentido de facilitar para aqueles que tiveram o mesmo problema do que eu??

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Sérgio Schütz -

Olá Renato,

Por favor, nos informe seu Sistema Operacional para podermos lhe ajudar.

Sérgio Schütz

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sérgio Schütz

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá Sérgio, no momento estou utilizando o Windowx XP e o EasyPHP 5.3.0, então eu até liberei alguns parâmetros no php.ini mas no procedimento de chacagem não deu certo, realmente não consigo prosseguir com a instalação (veja o momento em que travei no exemplo acima postado).

Desde já agradeço sua atenção.

Renato.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Sérgio Schütz -

Bom dia Renato,

Como diria o Jack Estripador, vamos por partes:
1. Desinstale o EasyPHP,
2. Instale o XAMPP (Note que ele vai criar a pasta xampp no raiz),
3. Instale o Moodle no c:,
4. Crie uma pasta no c:\xampp\htdocs, que deverá ficar assim: C:\XAMPP\HTDOCS\MOODLE\;
5. Copie o conteúdo que gerou depois da instalação do moodle para o caminho C:\XAMPP\HTDOCS\MOODLE\,
6. Depois de pronto, execute no seu navegador --> localhost/htdocs/moodle

Qualquer dúvida entre em contato.

Abraços,

Sérgio Schütz

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sérgio Schütz

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Ok Sérgio, vou seguir exatamente os passos informados, qualquer coisa eu te informo.

Até o momento sou grato por sua ajuda, um Feliz Natal pra você.

 

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sérgio Schütz

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá Sérgio,

 

Ainda estou com os mesmos problemas, agora na configuração do arquivo php.ini.

Each Moodle release has some minimum PHP version requirement and a number of mandatory PHP extensions. Full environment check is done before each install and upgrade. Please contact server administrator if you do not know how to install new version or enable PHP extensions.

Renato.

cURL PHP extension
deve ser instalado/habilitado

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por José Albuquerque -

Olá Renato e Sérgio,

Já passei por isso. Para resolver faça o seguinte:

Abra o arquivo php.ini com o 'bloco de notas'

Dê um Ctrl F e digite cURL

Localize a linha

; extension cURL...

Retire o ponto e vírgula e salve o arquivo.

No painel do Xamp dê um Stop e em seguida Start no Apache e no MySql

No navegador digite http://localhost/

e reinicie a instalaçao do Moodle.

PS: lembrando que mais a frente use:

dbuser: root

dbpassword: em branco

Boa sorte! e Boas Festas! 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá José,

Vou tentar as operações sugeridas. Obrigado e boas festas pra você também!

 

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Probelmas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá José,

Olha só o erro que deu agora:

 

Warning: mysqli::mysqli() [mysqli.mysqli]: [2002] Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado nã (trying to connect via tcp://localhost:3306) in C:\xampp\htdocs\moodle\server\moodle\lib\dml\mysqli_native_moodle_database.php on line 275

Warning: mysqli::mysqli() [mysqli.mysqli]: (HY000/2002): Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado não respondeu corretamente após um período de tempo ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não respondeu. in C:\xampp\htdocs\moodle\server\moodle\lib\dml\mysqli_native_moodle_database.php on line 275

Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:\xampp\htdocs\moodle\server\moodle\lib\dml\mysqli_native_moodle_database.php on line 275

Será porque estou usando uma cópia não licenciada do windows 7?

 

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por José Albuquerque -

Eu recomendo,

1. Desinstalar o xampp (arquivo uninstallxamp)

2. Excluir a pasta c:\xampp

3. Baixar e executar o xampp 1.7.4 beta 4

4. Criar uma pasta c:\temporária

5. Baixar para essa pasta a última versão do Moodle 2.0.zip

6. Descompactar o Moodle2.0.zip

7. Abrir a subpasta moodle criada em c:\temporária

8. Dar um Ctrl A e um Ctrl C

9. Colar na subpasta htdocs da pasta c:\xampp

10. No navegador digitar: http://localhost/

...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá José,

Obrigado por sua atenção! Vou tentar!

 

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Jose Vidal de Melo -

Olá Renato, boa tarde

Tem uma aplicação muito boa, você pode instalar em seu computador, em um hd externo ou em um pendrive e é tudo automático, é so baixar a aplicação e escolher os componentes.

Da uma olhadinha ai... http://www.chsoftware.net/en/mowes/mowesmixer/mowesmixer.htm

Se precisar de mais alguma coisa me fala - vidaldf@gmail.com

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá José Vidal,

Estou com o seguinte problema no momento da instalação:

Server checks

NameInformationReportStatus
php_extension curl must be installed and enabledmust be installed and enabled Check
php_extension openssl should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

Installing the optional OpenSSL library is highly recommended -- it enables Moodle Networking functionality.

Check
php_extension intl should be installed and enabled for best resultsshould be installed and enabled for best results

Intl extension is used to improve internationalization support, such as locale aware sorting.

Check

Fiz todos os procedimento que o amigo José passou mas não funcionou. Vou tentar a sua dica. Muito Obrigado!

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Olá José Vidal,

Como funciona esse site com relação a instalação do Moodle 2.0? Você poderia me dar mais dicas?

Obrigado!

Renato.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Jose Vidal de Melo -

Renato,

Com relação as variáveis que estão com problemas no seu post anterior, tente o seguinte:

Para instalar a biblioteca curl no Windows

- Abra o arquivo php.ini encontrado na pasta php/php.ini (na versão mais antigas do XAMPP na pasta moodle/apache/bin)

- Procure a linha: ;extension = php_curl.dll

- Retire o ( ; ) do início da linha

- Salve o arquivo

- Reinicie o Apache pelo menu de administração do Xampp

Para instalar o openssl no php para Windows

- Abra o arquivo php.ini, pode ser encontrado na pasta moodle/apache/bin ou na pasta server/php do Xampp

- Procure pela linha ;extension=php_openssl.dll

- Remova o ( ; ) do início da linha

- Restart o apache no menu de gerenciamento do Xampp

Se o Moodle falhar na criação da chave publica em Admin → Networking → Settings, você vai precisar configurar o caminho para o OPENSSL_CONF, abra o explorer e procure pelo arquivo openssl.cnf, esse arquivo fica geralmente na pasta php/extras do Xampp. Renomeie esse arquivo para openssl.conf. Agora set o Openssl.conf nas variáveis de ambiente do windows, deverá ficar uma linha mais ou menos assim C:/xampp/bin/php/extras/openssl/openssl.conf.

Para setar uma variável de ambiente no Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, selecione Propriedades, clique na aba Avançado, clique em Variáveis de ambiente, na nova janela, na caixa Variáveis do sistema, clique em Nova, em Nome da variavel, coloque Openssl, em Valor da variável coloque o caminho C:/xampp/bin/php/extras/openssl/openssl.conf.

Não me recordo se precisa reiniciar o computador para essa alteração fazer efeito, em todo caso, reinicie.

Para habilitar a extensão Intl.dll

Para habilitar essa extensão adiciona a seguinte linha ao seu arquivo php.ini:

extension = php_intl.dll

E, em seguida, definir as diretrizes para o intl.default_locale e intl.error_level no arquivo php.ini, procure pelo grupo [Intl] e insira as linhas como mostrado abaixo. A diretiva intl.error_level é opcional.

[Intl]

intl.default_locale = en_utf8

intl.error_level = E_WARNING

 

Com relação a esse post, se você baixou e instalou o Moodle do MoWeS, exclua a pasta Moodle 1.9 que foi instalada com o MoWeS e coloque a pasta Moodle da versão 2.0, vai ser feita uma nova instalação.

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Jose Vidal de Melo -

Renato

Você está tentando instalar mudando o idioma de inglês para português? Se sim, tente a instalação padrão, em inglês e se der certo, depois do moodle instalado, instale o idioma português.

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Renato Nicodemos -

Certo! José Vidal,

Suas dicas deram certo e consegui fazer a instalação do Moodle 2.0 (offline), agora vou poder explorar os recursos do Moodle 2.0.

Obrigadíssimo pelo apoio, em contrapartida eu estou com um e-book em inglês do seguinte material: "Moodle 2.0 - First Look", caso seja de seu interesse posso entar te enviando.

Um grande abraço!

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Jose Vidal de Melo -

Olá Renato, bom dia.

Bom saber que deu certo, parabéns pala sua determinação.

Me manda esse e-book sim, por favor.

Att

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Vivian Almeida de Oliveira -
Esse era o meu problema, tentava instalar em portugues e sempre dava erro (tempo esgotado, mais de 30s, em curl - mais ou menos isso). Depois vi seu post mudei para o inglês e tudo ok. Agora meu moodle já está em portugues e com a cara do meu site (Só no localhost). Muitíssimo obrigada.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vivian Almeida de Oliveira

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Jose Vidal de Melo -

Olá Vivian, boa noite

Que bom saber que deu certo a sua instalação. Qualquer novidade posta aqui.

Abraço

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Mateus Cheles -

encontrei esse erro na instalação do moodle: Intl extension is used to improve internationalization support, such as locale aware sorting.

fiz esse procedimento relacionado abaixo:

Para habilitar a extensão Intl.dll

Para habilitar essa extensão adiciona a seguinte linha ao seu arquivo php.ini:

extension = php_intl.dll

E, em seguida, definir as diretrizes para o intl.default_locale e intl.error_level no arquivo php.ini, procure pelo grupo [Intl] e insira as linhas como mostrado abaixo. A diretiva intl.error_level é opcional.

[Intl]

intl.default_locale = en_utf8

intl.error_level = E_WARNING

 

e mesmo assim continuo recebendo a mensagem a seguir:

 Intl extension is used to improve internationalization support, such as locale aware sorting.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mateus Cheles

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Qual o ambiente dessa instalação? (ex. Linux com Apache, Windows com WAMP, Windows com IIS, etc).

[]'s

--
Gleidson Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por kenia arruda martins da csota kenia -

Olá, estou tentando instalar o moodle 2.5.1 localmente e para isso baixei o xampp e o instalei sem problemas.

Mas ao instalar o moodle, dá o erro: pht_extension - intl - should be installed and enable...

Se eu habilito o extension=php_intl.dll no php.ini, aparecem erros de localização das icu*.dll

Podem me ajudar? Obrigada.

Ps. Utilizo o windows 7.

Kenia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à kenia arruda martins da csota kenia

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Dependendo da forma da instalação, essas DLL's já estão no diretório PHP/ext, bastando apenas habilitar a extensão no php.ini.

Caso não, talvez seja possível baixar a extensão com as DLL necessárias. Veja mais no link abaixo:

http://www.php.net/manual/en/intl.installation.php

[]'s

--
Gleidson Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Problemas na instalação do Moodle 2.0

por kenia arruda martins da csota kenia -

Ei Gleidson, obrigada!

Esse problema eu consegui resolver.

Entretanto, quando começa a instalação do moodle apareceu os seguintes erros:

[14-Jul-2013 02:43:09 Europe/Berlin] PHP Fatal error:  Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:\xampp\htdocs\moodle\lib\moodlelib.php on line 8274

[14-Jul-2013 06:17:08 Europe/Berlin] PHP Fatal error:  Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:\xampp\htdocs\moodle\lang\en\error.php on line 359

Uma coisa que não entendi é por que aparece Europe/Berlin?

Você me auxiliar, na instalação do moodle, selecionei o inglês.

Obrigada pela ajuda.

Kenia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à kenia arruda martins da csota kenia

Re: Problem in install Moodle 2.0

por heri suroyo -

i have same problem when install moodle 2.0

this massage: Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:\xampp1\htdocs\moodle\lib\moodlelib.php on line 8274

who can help me ?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à heri suroyo

Re: Problem in install Moodle 2.0

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Primeiramente verifique que seu servidor tem CPU e memória RAM disponível para ser utilizada, então altere essas configurações do PHP:

memory_limit = 512M
max_execution_time = 60

Na maioria dos casos, devem garantir que os processos mais demorados da instalação possam ser executados antes do timeout.

[]'s

--
Gleidson Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -