Moodle para dispositivos móveis

Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Número de respostas: 12
Oi Pessoal,

Andei pesquisando se o moodle já dá suporte para dispositivos móveis, inclusive vi algumas discussões anteriores, porém um pouco antigas. Gostaria de tirar algumas dúvidas.

1. O moodle já dá suporte para dispotivo móvel? Se sim, como? Ele adapta a interface às características do dispositivo?

2. Ainda sobre a questão anterior. Preciso configurar algum pacote ou o suporte já é padrão do moodle? Quando pesquisando encontrei essa página: http://docs.moodle.org/en/Moodle_for_Mobiles e essas instruções: http://docs.moodle.org/en/Moodle_for_Mobiles_installation. Existe algo ainda mais recente que eu precise procurar?

Agradeço desde já a ajuda, pois estou um pouco perdido.

Atenciosamente,

Luiz Cláudio.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Ivo Soares -
Ola Luis Claudio

Sim o Moodle da suporte, e voce consegue instalar numa boa.
Clica no link abaixo, através deste material , voce conseguira atingir seus objetivos,

Link de acesso

Abração e VIVA O PALMEIRAS

Ivo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivo Soares

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Oi Ivo,

Agradeço pela resposta. Vou configurar e testar e volto aqui para informar o resultado ou mesmo pra tirar mais dúvidas com a turma aki.

Vlw!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Ivo, segui o tutorial, baixei os arquivos e blz.
Entretanto, tem uma parte que o tutorial diz o seguinte:

Enabling Mobile access:
  • Log in as Admin
  • Go to the front page and click on the button "Turn editing on" (upper right)
  • Search for a new block called "blocks" and select "Mobile Access"
No entanto, não existe este bloco chamado Mobile Acess. Ele cria 2 blocos: "MLE Download" e "Online Users (mobile)".

Você tem alguma idéia do porquê disto estar acontecendo?

Grato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Ainda referente ao mesmo problema q citei anteriormente. No tutorial diz o seguinte:

To check if you were successful, go to the "blocks" folder in the Moodle root-folder. You should see a new folder called "mle".

Porém, verifiquei lá no diretório raiz e não existe essa pasta mle no diretório blocks. Olhei lá nos arquivos que baixei e tbm não vem essa pasta no blocks. Vem justamente 2 pastas respectivas aos blocks que citei no último post (mle_download e online_users_mobile).

E agora?


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Opa,

Ivo e os demais: o problema é que esse link aí que vc passou é o da nova página do MLE-Moodle-End Users For institutions/companies.

Vou explicar: quando vc acessa este link: http://mle.sourceforge.net/, vc cai na página do projeto. Este, por sua vez, é divido em 3 colunas. A do meio, é a do MLE-Moodle-End Users For institutions/companies. No entanto, se você clicar em ENTRAR, vc vai para a nova página. Nessa página vai ter um link para download do pacote do mle. Porém, É UM LINK PARA UMA VERSÃO MUITO ANTIGA! É a versão mle_moodle_0.5, que é de 01/08/2008. Caso tente seguir o tutorial para esssa versão, não dará certo.

Por isso, quem quiser encontrar a versão mais nova, tem que entrar na página antiga do site, que é encontrada na mesma coluna, porém lá em baixo (To view the old homepage click here.). O link desta página antiga é: http://mle.sourceforge.net/old/. Nessa página é possível encontrar o link para a versão mais recente (2010-05-13), que é a mle_moodle_0.8.8.3.zip.
O link direto para ver todas as versões é esse: http://sourceforge.net/projects/mle/files/.

Espero que possa ajudar iniciantes no mle como eu!
Abraço e em breve I'll be back! ehehehe
vlw!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Ivo Soares -
Ola Luis Segue link

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivo Soares

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Marcela Barbosa -

Olá Ivo,

Assisti o seu vídeo e segui os passos para instalar o bloco. De acordo com o que vc disse no vídeo depois da instalação vc podia testar tudo na pagina do moodle e para usar no celular bastava ir pela URL. Quando eu testei no celular, a pagina fica em branco, mas quando eu testei no moodle deu tudo certo.

Além da instalação, é necessário configurar mais alguma coisa, instalar algum aplicativo no celular ou algo do tipo?

Aguardo retorno!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Solange Pertile -
Olá Luiz;

Sim, tem um boco que vc instala no moode. O mle. Depois é só acessar um endereço criado na instalação.

Eu tenho o bloco, só nào lembro da onde fiz o download. Posso te mandar por email se vc quizer. Eu estou trabalhando com o moodle pra dispositivos móveis. É bem simples..Basta colocar a pastinha mle dentro do diretório.
C:\xampp\htdocs\moodle\blocks

Abraços
Solange
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Pertile

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Luiz Cláudio Nogueira -
Obrigado pela resposta Solange. Acho q entendi qual era o problema: somente a versão do pacote...
Expliquei melhor no post anterior para ajudar os demais colegas.

Abraços,

Luiz Cláudio.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Cláudio Nogueira

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Paulo Patto Rocha dos Santos -
Bem, eu como desenvolvedor, vou mais no técnico.

Se o cara vai fazer um curso de EaD por um dispositivo como um celular, ele muito provavelmnte deve ter um aparelho moderno com um browse que suporte HTML 4.1 e Javascript no mínimo e conexão 3G.

Com esses pré requisitos, sim suporte total, já customizei um moodle, onde não tinha esta preocupação inicial, mas que depois foi solicitado no escopo.
E para minha supresa, funciono perfeitamente, em celulares como n95, N8, N9 (todos Nokia), SonyEricsson XPeria e iPhone (alem do iPod Touch).

Assim apenas algumas poucas adaptações de layout para facilitar a leitura por parte destes dispositivos (folha de estilo css com diretiva handheld.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Patto Rocha dos Santos

Re: Moodle para dispositivos móveis

por Solange Pertile -
Olá Pessoal;

Preciso de uma informação, que esta muito dificil de encontrar. Eu desenvolvi um módulo para o Moodle desktop e agora preciso habilita-lo neste Mle- Moodle, para acesso pelo dispositivo móvel. Alguém tem idéia de como posso fazer isso?

Abraços
Solange
Contagem das avaliações:  -