Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
Número de respostas: 24
Olá, gostaria de saber se tem como fazer para o aluno preencher o formulario de cadastro pelo site, mas só ser inscrito no curso quando o administrador autorizar?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
ONde eu modifico a mensagem de confirmação que o usuario vai receber por email ao se cadastrar?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por José Albuquerque -

Ingrid,

Como administrador vc pode configurar o curso com um 'código de inscrição'.

Em seguida, para que o aluno tenha acesso ao curso:

a) Você envia por email ao aluno o código de inscrição; ou

b) Você entra na administração do curso e em

Definir funções > Student

você marca o nome do aluno e clica no botão 'Acrescentar'

 era isso que vc queria?

um abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Fernando Meira da Rocha -
José,

Talvez ela já queira na página principal, antes de entrar para qualquer curso...

Respondendo à ti, Ingrid, quanto àquela mensagem principal: ela tem que ser editada no arquivo INDEX.PHP que está no login, mas ela tem que ter acesso à plataforma do provedor moodle, no cPanel. Lá pelas tantas aparecerá um trecho mais ou menos assim:

(...)

 <div class="subcontent forgotsub">
 <div class="desc">
 Esqueceu o seu nome de usuário ou a sua senha? </div>
 <form action="forgot_password.php" method="post" id="changepassword">
 <div class="forgotform">
 <input type="hidden" name="sesskey" value="zwypI9AJRx" />
 <input type="submit" value="Sim, preciso de ajuda para acessar" />
 </div>
 </form>
 </div>
 </div>
 <div class="signuppanel">
 <h2>esta é a sua primeira vez aqui?</h2>
 <div class="subcontent">
<p>Olá!</p> <p>Para o acesso completo aos cursos,
você precisa se cadastrar como usuário do site.
Além disso, cada curso pode ter um código de inscrição específico,
fornecido apenas aos participantes inscritos no curso.

Siga os seguintes passos: </p>
<ol>
<li>Preencha o <a href="signup.php">Formulário de Cadastramento</a> com os seus dados.</li>
<li>Uma mensagem de confirmação da inscrição será enviada imediatamente ao seu endereço de email. </li>
<li>Visite o endereço web indicado na mensagem para confirmar o seu cadastramento automaticamente e começar a navegar.</li>
<li>Acesse o seu curso clicando o nome correspondente na lista de cursos disponíveis.</li>
<li>Se for pedido um código de inscrição use a senha que foi fornecida pelo administrador ou pelo tutor. Esta senha é reservada aos usuários do site inscritos no curso e será necessária apenas na primeira vez que você entrar no curso.</li>
<li>Quando você retornar ao site, para entrar no curso basta usar o seu nome de usuário e a sua senha nesta página de acesso.</li></ol> <div class="signupform">
 <form action="signup.php" method="get" id="signup">
Se queres mudar, tem que ser "na unha rsrsrs".

Abraços,

Eng. Fernando Meira
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Albuquerque

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
Não, na verdade eu não quero que o aluno tenho o numero de inscriçao. Quero q ele preencha o formulario p se inscrever no curso, receba um email que diga q ele se cadastrou, mas que o administrador do sistema precisa aprovar a solicitação dele. Não queria que fosse o link para confirmar. Por isso, depois perguntei se há como modificar a mensagem de email. Pois eu tiraria o link de confirmação, e deixaria o administrador aprovar ou não a asolicitação do aluno.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Jose Vidal de Melo -
Olá Igrid

Não precisa mexer em código para alterar esses dados, dá uma olhadinha no menu Administração do site, Usuários, Gerenciar autenticação.

Veja em Parametrização padrão tem algumas informações que talvez ajudem no seu problema.

Att

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
mas lá não tem a opção de modificar o texto do email de confirmação triste
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Jose Vidal de Melo -
Ola de novo Ingrid

Para mudar o texto desejado, vá em Administração do site, clique em Idioma depois em Ediçao de idiomas, clique na aba Editar expressões, deve aparecer um tela mais ou menos assim:

pt_br_utf8_local/ Escolha o arquivo a ser editado

Então, localize na lista o arquivo Moodle.php, no lado direito tem as expressões traduzidas, procure a expressão que deseja alterar, pode inclusive usar codigos html.

ATENÇÂO!!!! Cuidado com as variáveis, não mudar nada que estiver precedido de $.

Exemplo: Acrescentando um(a) novo(a) $a->what em $a->to

Espero ter ajudado

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ivo Eduardo Seben de Azevedo -
Acho que nós estamos confundindo "cadastrar" (no site) com "solicitar matrícula ou inscrição" (em curso).
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivo Eduardo Seben de Azevedo

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -

Isso mesmo, desculpem se expressei mal. Mas, é isso mesmo, "solicitar a inscrição (em curso)" preenchendo um formulario na pagina inicial do moodle. Assim, o "aluno" solicitaria ao administrador, fazendo uma pré-matricula no curso, onde o administrador aprovaria ou não sua inclusão.

Eu pensei o seguinte: esta habilitada a autenticação por email, assim o aluno preenche o formulario no site e recebe um email para confirmar a inscrição. Enta pensei em mudar o texto do email, retirando o endereço de confirmaçao. Assim, o cadastro do aluno ficaria em espera no sistema, e o administrador poderia liberá-lo.

Tem como fazer isso?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ivo Eduardo Seben de Azevedo -
Outra ideia:

Desabilitar a inscrição interativa, em teumoodle/admin/enrol.php

Copiei e colei o texto da página:

---

Escolha os plugins de inscrição que você quer usar. Configure as opções em modo adequado.

Você tem que indicar os plugins que estão habilitados e apenas um pode ser definido como o padrão para inscrições interativas. Para desabilitar a inscrição interativa, configure "inscrição habilitada" como "não" nos cursos.
Nome Ativar Padrão Configurações
Arquivo Flat
Modificar
Arquivo IMS Enterprise
Modificar
Base de dados externa
Modificar
Gateway Authorize.net do Cartão de Crédito Modificar
Inscrição Interna Modificar
LDAP
Modificar
Paypal Modificar
Rede Moodle
Modificar

Parametrização padrão

Enviar mensagem de bem-vindos ao cursosendcoursewelcomemessage
Não Sim
Padrão: Sim
Se habilitato os usuários recebem uma mensagem de bem-vindos por email quando fazem a inscrição em um curso.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
Decidi usar o código de inscrição para os cursos.
Ou seja, o aluno preenche o formulario de inscrição.
Recebe um email para confirmação.
Quando ele confirma, é redirecionado para a tela do curso, aparece a mensagem de sucesso, mas pede o código de inscrição para poder realizar a matricula. Como ele não tem ainda, ele vai pedir para o usuario (atraves de mensagem pelo site mesmo) que administra o curso e tem o codigo.
Quando o responsavel pelo curso se logar, vai ver o pedido de solicitaçao do aluno. e responder a ele se for permitir sua matricula. O código só será usado uma vez.

sorriso



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Cintia Stoco -

Oi Ingrid, sorriso

Eu estou com o mesmo problema que vc... Estou precisando configurar a inscrição para um curso da seguinte forma:

1. O Aluno potencial recebe convite por e-mail para participar de um curso corporativo... com o link para a página de inscrição do curso - formulário.

2. Ele se inscreve e aguarda a autorização do administrador do curso.

3. O Administrador autoriza enviando e-mail de confirmação e a partir de então o aluno terá acesso ao curso normalmente.

  É preciso instalar algum plugin de inscrição??? Qual??

Na minha opção de Incrição só aparece "Plugins para inscrição": Padrão do site (Inscrição Interna) 

Vi que no início vc queria a inscrição da mesma forma que eu.... mas depois vc resolveu mudar... Não é possível a inscrição dessa forma???

Aguardo resposta anciosa, Cintia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cintia Stoco

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Ingrid Castro -
Oi Cintia. Desculpe a demora em responder. Vc conseguiu?
Então, eu também estava procurando fazer da mesma forma que você, mas utilizando a chave de inscrição, resolveu meu problema.
Ou seja, o usuario só vai conseguir entrar no curso, quando ele solicitar a chave de inscriçao para o responsavel. Que seria o mesmo q a aprovação.

Porém, desta forma, estou tendo um problema. Os usuarios não estão entendendo que devem solicitar a senha aos responsaveis pelo curso. Eles se cadastram, mas nao enviam mensagem solicitando a senha.

E é, extamente isso que estou tentando resolver hoje, encontrar o arquivo onde há a expressão : "Este curso requer um código de inscrição.
Uma senha que deve ser usada na primeira vez em que o usuário inscrito entra no curso"

alguem pode me ajudar? Onde altero essa expressao?


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Jose Vidal de Melo -
Olá Ingrid, boa tarde

Já respondi essa quastão no meu post anterior.

Mas vamos lá, para achar a expressão "Este curso requer um código de inscrição".

No menu de administração acesse:
um.JPG?psid=1
Na aba Edeção da versão local, selecione Editar expressões, no box de seleção, selecione Moodle.php, vai abrir a tradução automaticamente.
dois.JPG?psid=1
Procure pela expressão Este curso requer um código de inscrição...

No Internet explorer aperte F3 para pesquisa, no Firefox Ctrl+F.

Qualquer dúvida, posta aqui.

vidaldf@gmail.com


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Dúvidas que ainda persistem

por Luciana Moreira -

amigos, estou com o mesmo problema, criei um curso e tenho alguns usuários com senha, mas gostaria que o participante pudesse receber um código de inscrição por email e entrar no curso sem que eu precisasse cadastrá-lo como um usuário.

Li todos os posts e não encontrei onde fica o tal parâmetro que liga ou desliga a INSCRIÇÃO AUTOMÁTICA.

Além disso, gostaria de saber onde altero o código de inscrição, que eu criei mas não consigo voltar nele.

obrigada.

Luciana

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciana Moreira

Re: Dúvidas que ainda persistem

por José Carlos Antonio -
Para ativar a inscrição automática vá em administração do site->usuários->autenticação e deixe ativado "autenticação via correio eletrônico".

O código de inscrição do curso está no curso, em configurações->no quadro "disponibilidade", item "código de inscrição".

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Dúvidas que ainda persistem

por Luciana Moreira -

Obrigada José Carlos!!!

Configurações, Disponibilidade, jamais eu iria procurar aí...rsrs

Abraços!

Luciana

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cintia Stoco

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Diego Guerra -
Pessoal, Achei isso.. deve ser útil: http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=3107&filter=1 abraço, Diego
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Guerra

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Lucas Arantes -

Muito boa dica Diego,

Vai me ajudar a resolver problemas com duplicidade de usuários.

Muito Obrigado
Abraços

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Diego Guerra -
Lucas, Apesar de ter indicado o módulo, eu não consegui coloca-lo para funcionar ainda. Se conseguir me avisa. grande abraço, Diego
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Guerra

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por Lucas Arantes -

pois é Diego,

ia te falar isso agora. Não testei no moodle 1.9, mas sei que não rolou no moodle 2.0
se tiver novidades, me fala

Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ingrid Castro

Re: Cadastramento pelo site, mas com autorização do administrador

por michel melo -

Ingrid,

Bomdia,

Estou querendo fazer isso no meu moodle mais como sou iniciante não estou conseguindo ???

Recebe um email para confirmação.
Quando ele confirma, é redirecionado para a tela do curso, aparece a mensagem de sucesso, mas pede o código de inscrição para poder realizar a matricula. Como ele não tem ainda, ele vai pedir para o usuario (atraves de mensagem pelo site mesmo) que administra o curso e tem o codigo.
Quando o responsavel pelo curso se logar, vai ver o pedido de solicitaçao do aluno. e responder a ele se for permitir sua matricula. O código só será usado uma vez.

Por favor se poder me ajudar agradeço

Contagem das avaliações:  -