Envio de Mensagens e atualizações (CRON.PHP)

Envio de Mensagens e atualizações (CRON.PHP)

por Flávio Galvão -
Número de respostas: 2

Amigos,

Há algum tempo que venho tendo problemas no envio de mensagens através dos Fóruns. Após ler atentamente todas as mensagens colocadas neste fórum, e a documentaçào do MOODLE, consegui resolver DEFINITIVAMENTE o problema, e por isso estou colocando a resolução do mesmo para que possa ser compartilhada por outros usuários do MOODLE.

O problema maior foi que a redação da variável MAXEDITINGTIME esta conforme abaixo:

"Este é o limite de tempo que um usuário tem para modificar as mensagens e textos enviados ao fórum. O vlor aconselhado é 30 minutos."

Com essa redação fui confundido interpretando equivocadamente, que seria o tempo dado ao usuário para redigir a mensagem, mas depois que li os e-mail de outros usuários, entendi que se trata do tempo que o usuário (aluno, autor da mensagam), dispõe para modifica-la. Só após findado esse tempo é que a mensagem poderá ser enviada a todos. Enquanto estiver dentro deste intervalo de tempo, a mensagem poderá ser visível a todos, poderá ser modificada pelo seu autor, mas não será enviada para os e-mail dos participantes do fórum. Nesse intervalo a mensagem nõa será afetada pelo CRON.

Por isso que não aceitei o tempo de 30 minutos sugerido e coloquei 5 minutos, que acho mais do que suficiente, pois após o usuário redigir sua mensagem, imediatamente ela será lida pelo mesmo, que poderá modifica-la imediatamete se constatar alguma incorreção.

Essa etapa findada, ou seja, findado o tempo definido para o usuário modificar a sua mensagem, ela ficará disponível para ser enviada, dependendo apenas do tempo definido no CRON para ser então enviada.

A variável MAXEDITINGTIME poderá ser encontrada no seguinte LINK do MOODLE de cada um, conforme exemplificado abaixo.

EducMed » Administração » Configuração » Configurar variáveis

Agora é o problema de disparar o CRON.

Ou vocÊ dispara-o manualmente de dentro do Internet Explorer ou de qualquer outro Browser, conforme já foi amplamente explicado por outros colegas do fórum, colocando no endereço do Browser o seguinte:

www.seusite.com.br/moodle/admin/cron.php

Mas isso é inadequado porque como se poderia ficar a todo o tempo disparando o cron.php manualmente?

A solução é solicitar do administrador do seu Hosted (onde está hospedada a sua HomePage ou ao administrador da rede onde está o seu sitio com o Moodle) para fazer as configurações do CRONTAB de acordo como você desejar, para que o CRONTAB do SITIO dispare o CRON.PHP do Moodle a intervalos desejados.

E sendo assim todas as mensagens dos fóruns e outras atualizações serão realizadas automaticamente.

Os Hosted que utilizam PAINEL DE CONTROLE, tipo CPANEL, a configuraçào poderá ser feita facilmente, através da opção TAREFAS CRON.

Coloca-se a linha de comando seguinte:

wget -q -O /dev/null http://example.com/moodle/admin/cron.php

Abaixo vou colocar as telas do CPANEL do meu Hosted, para melhor esclarecer, e também a tela ca configuraçào do CRONTAB.

A tela abaixo é a configuraçào do CRONTAB.

A tela abaixo é do CPANEL, onde se encontra o atalho para a configuraçào do CRONTAB.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávio Galvão

Re: Envio de Mensagens e atualizações (CRON.PHP)

por Paula de Waal -

Ótima explicação, Flavio! Finalmente um texto completo sobre o crontab sorriso

Estou mudando a frase do MAXEDITINGTIME, obrigada pela indicação, veja se esta solução é melhor:

Este é o limite de tempo que um usuário tem para modificar o texto de suas mensagens após a publicação em fóruns, diários, etc. O valor aconselhado é 30 minutos.

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Envio de Mensagens e atualizações (CRON.PHP)

por julio joner -

Valeu pela dica Flávio...Eu estava tendo o mesmo problema e resolvi com sua dica.

Valeu mesmo!!!

Abraços

Tulio Alvarez

Contagem das avaliações:  -